Copyright 2010 Leila Franca. All Rights Reserved.
Snowblind by Themes by bavotasan.com.
Blogger Templates by Blogger Template Place | supported by One-4-All
Para fazer o dinheiro durar um pouco mais em sua carteira, tendo ou não uma crise internacional no ar, é preciso que a gente saiba com o que está gastando. Aquela conhecida sensação de que o dinheiro sumiu não deve acontecer com tanta frequência.
Uma das maneiras interessantes de economizar é acompanhar de perto o caminho que o dinheiro está fazendo. Para onde ele está indo. Não deixar que ele desapareça assim sem mais nem menos de sua carteira.
Há um exercício que nos ajuda nesse sentido: durante um mês inteiro, anote num caderno tudo o que você gastou. Todos os gastos, das moedinhas que você deu para o garoto que calibrou os pneus do seu carro, o refrigerante que tomou na rua num dia quente, até sua maior prestação. Anote tudo, com todos os centavos. Não deixe passar nada. Você vai ver que irá formar uma lista enorme no final de um mês.
Esse exercício parece fácil de fazer, mas não é. A gente gasta tanto e tão rápido que é difícil anotar. Experimente pra ver. A gente fica a ponto de desistir de tão difícil.
A finalidade deste exercício é que tendo a totalidade de seus gastos escritos num papel na sua frente você pode ver com bastante clareza o que está fazendo seu dinheiro desaparecer. Poderá somar os gastos de um determinado tipo (ver quanto realmente gasta por mês com supermercado, por exemplo) e comparar com os gastos de outro tipo. Poderá, inclusive, descobrir quanto realmente gasta com despesas pequenas que, somadas, podem constituir um gasto grande.
Assim, chegamos ao ponto principal do exercício: olhando a lista podemos finalmente decidir o que pode ser cortado e quanto você terá disponível caso deixe de gastar com aqueles itens. Desta forma, da próxima vez que retirarmos dinheiro do banco (ou usarmos o cartão de débito) saberemos exatamente como e com que gastar.
Muita gente poderá dizer que já sabe "de cabeça" o que faz o dinheiro desaparecer, mas não é bem assim. Podemos até ter uma idéia, mas só fazendo essa lista durante um mês inteiro teremos a noção real do que está acontecendo, pois muita coisa passa sem que se perceba.
Não é necessário fazer esta lista todos os meses. Ela deve ser feita somente quando o dinheiro começar a acabar de repente, quando tivermos aquela sensação de que o dinheiro sumiu. Isso ajuda a nos manter no controle sobre nossos gastos.
0 comentários:
Picapp Widget
Subscreva
Seguidores
Visitantes
Quem sou eu
- Leila Franca
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Escritora freelance, arquiteta, escultora, pintora,miniaturista, professora... a cada dia descubro mais sobre mim.
Rio de Janeiro
Meus visitantes:
This obra by Leila Franca is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.