Subscribe to RSS Feed

A gente tem que lutar contra a bagunça!

quinta-feira, 4 de março de 2010 by Leila Franca


Tive um amigo, que já morreu inclusive, que sempre falava a seguinte frase: "A gente tem que lutar contra a bagunça!" Sua casa vivia arrumada, limpa e organizada, mas como ele dizia, era uma luta manter tudo assim. Muitas vezes me vejo em plena batalha para organizar minha casa e minhas coisas. Em um minuto que eu olhe para o lado, a bagunça ataca em vários flancos de uma vez. É muito difícil manter tudo em ordem e então me lembro do meu amigo dizendo sua frase favorita.

Interior of home from living room through entry way and dining area

Tive uma vizinha num prédio que todos os dias dava brilho em suas panelas de alumínio e as deixava para secar ao sol, na meia parede que dividia nossas áreas de serviço. Até uma bacia velha, daquelas que não se usa mais, se transformava numa jóia de prata. Eu admirava aquelas panelas como quem admira uma obra de arte num museu. Uma vez esta vizinha me ensinou a ariar as panelas como ela fazia: "Não precisa fazer força!" - ainda me lembro de sua voz suave, me explicando a arte doméstica.

Metal watering can

Tive também uma amiga que por várias vezes ao chegar em sua casa a encontrava dobrando as roupas recém recolhidas do varal. A brancura das meias que ela juntava em par chamava atenção. Um dia não me contive e perguntei o que ela fazia para manter as meias da casa tão branquinhas. Alvejante? Sabão Omo? "Quando termino de lavar as meias, então lavo de novo. E faço isso até que fiquem brancas!", ela disse. Não esqueci mais!

Meu pai costumava dizer: "Se o chão estiver limpo, a casa toda está limpa." Há verdade nisso aí. Com o piso limpo, temos meio caminho andado. E o inverso também é verdadeiro. Se estiver tudo arrumado e o chão estiver sujo, parece que está tudo sujo.

Young woman vacuuming floor in hallway of home

A louça lavada e a pia limpa e seca também coloca "moral" no resto da casa. Todo mundo respeita uma pia sem louça e sequinha. Li uma dica num site sobre manter a pia assim limpa e ir guardando a louça suja numa caixa plástica pra não enfeiar o ambiente. Duas ou três vezes ao dia pega-se a caixa e lava-se tudo o que estiver lá, secando a pia de novo.

a kitchen wash basin with a plate rack

Sobre roupas, uma amiga uma vez me contou que não passava suas roupas... "Ninguém repara!", ela disse. Já cheguei a conclusão que, em parte, isso é verdade. Agora quanto às roupas pra lavar, é horrível ficar com uma montanha na área de serviço. Ligar a máquina uma vez por dia pode evitar isso.

mid section view of woman ironing a shirt

Em relação à papelada, principalmente as dezenas de papéizinhos que vão se acumulando na nossa mesa, resolvi o problema da seguinte maneira. Comprei um caderno e lá vou colando todos esses pedacinhos de papel. Assim eles ficam reunidos no mesmo lugar, sem bagunça.

Woman sitting on floor with disorganized paperwork

Também há a novena feng shui. É assim: escrevemos num papel 25 coisas que precisam ser feitas dentro de casa e durante 9 dias fazemos um tiquinho de nada de cada uma dessas 25 tarefas. É impressionante como no final dos 9 dias a casa parece outra!

A verdade é que a bagunça dentro de casa interfere na nossa vida. Atrasa o nosso lado. Por isso presto atenção nos pequenos truques que as pessoas amigas nos vão passando. Não sou maníaca por organização e limpeza, acredito até que um pouco de desordem indica que há "vida" no ambiente, mas não podemos deixar que se transforme num obstáculo para o bem viver.

13 comentários:

  1. Anônimo
    21 de abril de 2010 às 17:39

    Concordo plenamente. Um ambiente sujo ou bagunçado, resulta em mal estar para quem nele convive ou visita. Com pouco tempo ao dia, podemos deixar tudo em ordem.
    Beijocas

  1. Rumquatronove
    21 de abril de 2010 às 18:44

    Como vai,Leila? Morri de rir com "a bacia velha" brilhando...Sua vizinha talvez esperasse q um gênio saísse das panelas!Mas,falando sério,limpeza e organização é um dom,tirando-se do meio os maníacos,claro... Aquela idéia do caderno eu tb usei mas ficava tudo caíndo pelo chão,e aí mudei p/ 1 pasta catálogo.tenho várias.Gostei da dica do Feng Shui,vou tentar isso,porque vivo me sujando em poeira rs...Quanto às teias de aranha,até gosto;dá aquele clima de mansão assombrada e castelo nobre... 3.075rs!

  1. Deus é fiel
    21 de abril de 2010 às 19:45

    Olá amiga!
    As panelas brilhando me deixou com saudades da minha mãe.Eu vivo juntando a bagunça dos meus meninos(marido e filho) odeio quando eles perdem alguma coisa e perguntam pra mim...
    Coisa boa andar de pés descalços num chão limpinho.
    Beijos!

  1. Marina Canfield
    21 de abril de 2010 às 20:34

    Ótimo post Leila!
    Concordo com tudo o que você disse!
    Não é fácil manter tudo organizado, mas é necessário!
    Este ano a minha professora de Comportamento Humano me falou que sempre que vamos ter alguma decisão importante ou precisamos desestressar é só organizar algo, arrumar alguma coisa, pode ser até o guardarroupas! Eu sempre faço isso e acho que consigo ficar mais de bem! Não suporto bagunça e nem desorganização!
    Beijão Leila, e boa noite!

  1. J.R. Fernandez
    21 de abril de 2010 às 21:10

    Olá Leila!
    Realmente é uma luta manter tudo arrumado.
    Em casa dividimos os afazeres domésticos. Não sou maníaco por limpeza, mas deixar as peças da casa limpa "inibe" (um pouco) a bagunça. Pois quando tem um ou dois pratos sujos na pia rapidinho vira uma pilha. :-) rsrs
    Concordo que o chão realmente dá um aspecto de limpeza. Creio que por ser o "pano de fundo" de toda casa. :-)
    Beijos, Fernandez.

  1. Anônimo
    22 de abril de 2010 às 00:08

    Oi, Leila! Eu tenho uma mania: Quando lavo as roupas, penduro todas as blusas e vestidos em cabides de plástico no varal. Assim evito marcas de pregadores e muitas vezes, dependendo do tipo de tecido, nem preciso passar. Beijos.

  1. Leôncio
    22 de abril de 2010 às 00:36

    Realmente manter tudo organizado, sem bagunça é um pouco dificil e olha que eu só tenho que cuidar do meu quarto... kkkkkkk...
    Muito interessante o seu texto... Parabéns...

    Beijos

  1. Anônimo
    22 de abril de 2010 às 00:41

    Leila gostei das dicas.Aqui eu uso cabide mesmo para pendurar as camisetas,é uma mão na roda.Eu já sou maníaca por limpeza e organização,não posso ver nada fora do lugar ou uma sujeirinha no chão,que estou lá limpando...
    Bjs!

  1. Educação Ativa
    22 de abril de 2010 às 10:27

    LEILA QUERIDA!
    VC JA DEVE TER OUVIDO FALAR DO PERSONAGEM "MONK", POIS É SOU IGUAL A ELE.
    NÃO SÓ NO MEU LAR ,MAS TAMBÉM NO MEU TRABALHO.
    VER AS COISAS SUJAS OU FORA DO LUGAR ME DEIXAM IRRITADO .
    O PROBLEMA É QUE NÃO SÃO TODOS QUE TEM O MESMO PENSAMENTO, ENTÃO POR VEZES SOU OBRIGADO A ENGOLIR ALGUMAS COISINHAS, OU ENTÃO COLOCAR MINHAS MÃOS A OBRA.
    QUANDO LEVANTO PELA MANHÃ , MINHA ESPOSA JÁ SAIU PARA O TRABALHO, ENTÃO EU ,O POBREZINHO DO WANDERLEI, TENHO QUE DOBRAR A ROUPA DE CAMA ,LAVAR A LOUÇA DO CAFÉ, E ASSIM POR DIANTE..., QUANDO CHEGO NO TRABALHO , E VEJO MINHA "COOK STATION " FORA DE ORDEM, JÁ ME EXAUTO, E NOVAMENTE COLOCO TUDO EM ORDEM. COMO VC VIU NÃO É FÁCIL SER ORGANIZADO E "CLEAN", E AGORA AINDA ESTÃO DIZENDO QUE EU TENHO ESSA DOENÇA ESQUISITA QUE EU MAL CONHECIA...; UM TAL DE TOC, TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO... JÁ PESQUISEI E VI QUE ISSO É COISA DE GENTE FAMOSA rsrsrsrs(ROBERTO CARLOS, MONK...) MENOS MAL NÉ?
    FELICIDADES,PAZ E SUCESSO!!!!!!!!

  1. Leila Franca
    22 de abril de 2010 às 17:10

    Agradeço a todos que comentaram aqui...

    bjs

  1. AugustoCrowley
    29 de abril de 2010 às 02:03

    Adorei o texto, e dizem que a casa reflete nosso interior, nossa persona num determinado momento, se ela esta desorganizada,algo na gente esta tambem fora do eixo.O simples ato de organizar a casa, faz com a mente tambem ordene os pensamentos,planos,projetos.Beijos,excelentes textos!

  1. Darcy Mendes
    14 de maio de 2010 às 12:05

    Quando minhas crianças eram menores, a bagunça era tanta que eu trouxe da empresa um daqueles manuas de 5S para ver se dava um jeito. Melhorou por uns tempos, mas depois começou tudo de novo. Eu sou um cara bem organizado, mas tenho minhas falhas também e as vezes minha mulher pega pesado. Não é fácil para ela que além de trabalhar, ainda tem que chegar em casa e ver a bagunça feita pelos marmanjos.

  1. EXPEDITO GONÇALVES DIAS
    9 de outubro de 2011 às 15:39

    Leila, concordo com todo o texto. Eu sempre tive um senso de organização, o que já ´[e meio caminho andado. Depois senti necessidade de buscar esse outro de eliminar a bagunça. Quando a ordem se instaura fica tudo mais fácil. Tudo rende mais...
    Parabéns pela postagem...
    Bom domingo!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget