Subscribe to RSS Feed

Caminhando de bom humor

quinta-feira, 26 de abril de 2012 by Leila Franca

Quase todos os dias de manhã eu saio para dar uma caminhada pela praia. Às 6h30 e no máximo às 7h da manhã o tempo está fresco, a praia vazia e várias pessoas de todas as idades vão até a praia caminhar também.

Tudo bem até aí. O caso é que eu já observei como as pessoas caminham sérias, com cada cara fechada de espantar qualquer um! É uma coisa impressionante! Cada um mergulhado em seus pensamentos - em seus problemas!

Noutro dia arrisquei sorrir para uma senhora que passava por mim e ela me olhou com estranheza. Como se sorrir fosse um gesto ousado, quase proibido. Sorri então para uma outra senhora idosa que passava e esta retribuiu o sorriso! Ainda bem!

 

Cheguei a pensar em fazer tipo uma campanha do sorriso. Fazer uma série de cartazes e colar nos postes da rua da praia. "Moramos no mesmo bairro" - diria o primeiro cartaz. "Estamos fazendo a mesma coisa" - seria o segundo. "Com o mesmo objetivo" - seria o terceiro. "Por que não sorrir, dizer oi, dizer bom dia!" - seria o quarto.

Passei uns dias dizendo "bom dia" e sorrindo para os caminhantes da praia às 6h40 da manhã. A maioria respondia. Outros permaneciam com as caras amarradas. Depois de alguns dias, percebi que as pessoas que no início responderam já tomavam iniciativa de falar bom dia primeiro para mim.

Passou-se algum tempo. Essa semana um casal que eu nunca havia visto e que se exercitava de manhã cedo na praia falou "bom dia" pra mim. Acho que a minha "revolução" começou a dar certo!




Imagem: encontrei essa imagem aqui:http://ticketyboohealthcoaching.blogspot.com.br/2012/01/10000-steps.html

17 comentários:

  1. Jeferson Cardoso
    26 de abril de 2012 08:16

    Olá Leila!
    Cuidado: revolução começa a partir de um pensamento. [risos]
    Um bom dia para você com um lindo sorriso também!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido para que leia e comente “O FIM DO MUNDO, ENFIM” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

  1. Leila Franca
    26 de abril de 2012 10:31

    Oi Jeferson,

    Valeu pela visita e comentário. Vou ver seu blog tb.

    Leila

  1. Menina das Agulhas
    26 de abril de 2012 11:02

    Oi Leila,

    Isso é uma verdade... a maioria das pessoas andam tão introspectivas que nem se permitem sorrir... quando sorrimos para elas parece que levam um susto: a impressão que dá é que alguém gritou: mãos ao alto! Isso é um assalto!!!

    Muito boa sua iniciativa... vamos sorrir mais e quem sabe isso torne-se um hábito!

    Bjs e um grande sorriso :)

    Lu

  1. Guria Faceira
    26 de abril de 2012 13:41

    olá minha rica

    haaaaaaaaaaaaaa comigo num existe cara feia

    num faço caminhadas mas em qualquer lugar que

    vou se me olham eu ja saio dando oi batendo um papo

    mas é estranho este lance dda caminhada ate por normalmente

    vcs devem se verem diariamente , mas acho que mts pessoas

    tem isso como um momento de meditação

    deve ser por isso a caara de poucos amigos


    bjim guria caminhadeira kkkk4
    estou sorrindo sorria tbm kkk

  1. Samanta Sammy
    27 de abril de 2012 19:06

    Olá Leila !!

    Adorei a postagem ! A 1 ano eu malho na mesma academia, e percebi a mesma coisa quando entrei, alguns praticamente esbarravam em mim, mas sempre fechados, talvez tímidos, desconfiados ou então, como disse, imersos em seus problemas e pensamentos. Então comecei a mesma campanha, um sorriso, um bom dia, uma pergunta sobre o aparelho, um comentário sobre a música etc... E realmente funciona, aos poucos as pessoas vão se sentindo à vontade e retribuem :) Alguns não me cumprimentam até hoje, mas felizmente a maioria já perdeu a vergonha e tem dias que o professor nos chama atenção de tanto que paramos para papear rsrs Muito válida a sua atitude, desta forma contribuímos de forma simples e significativa para um mundo melhor e de mais sorrisos :)

    Beijossssssssss e bom fim de semana !

  1. Massoterapeuta no rio de janeiro
    27 de abril de 2012 23:18

    Leila ,

    Achei uma boa iniciativa a sua de distribuir sorrisos .
    As coisas grandes começam de pequenas iniciativas e vão se propagando . Mas para dar certo , é preciso que haja grande sinceridade no seu interior . Além de força de decisão e persistência .
    Sucesso na sua campanha do sorriso !
    abs
    Francisco

  1. ELAINE
    28 de abril de 2012 21:47

    Olá! Te encontrei em um Blog amigo, vim conhecer, gostei e já estou seguindo! Ficarei muito feliz, honrada e agradecida se quiseres retribuir me seguindo também! Adorei a iniciativa! Parabéns! Um abençoado Domingo! Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

  1. Luísa L.
    29 de abril de 2012 09:49

    Olá Leila, boa tarde!

    Tens razão. As pessoas fecham o rosto a sete chaves, como fecham a porta de casa, cheias de medos grandes e receios miudinhos, tantas vezes injustificáveis, mas nem sempre. Lembras-te da época em que todos saíamos de casa e deixávamos as portas apenas encostadas? :)

    Foi uma surpresa agradável ver-te aqui de novo a contar as tuas histórias!

    Um super abraço apertado e cheio de saudades. Beijinhos!

  1. Sissym
    29 de abril de 2012 14:08

    Amiga Leila, saudades.... voltarei a lhe visitar, ler com calma e deixar meus pensamentos.

    Desejo tudo de bom!

    Beijinhos

  1. Leila Franca
    30 de abril de 2012 08:11

    Luísa, Sissym, ADOREI a visita de vocês duas! Eu tive de voltar pro blog porque estou cheia de ideias querendo sair da minha mente...rs

  1. Van
    30 de abril de 2012 12:54

    Oi Leila,

    que ótima revolução esta sua, e dá certo sim, é só alguém começar que contagia. Um sorriso faz tão bem, alivia tanto, vários sorrisos e vários bom dias então, enchem o dia de ânimo, no final da caminhada e depois de vários sorrisos e bom dias, a pessoa inconscientemente deve acreditar que terá um bom dia, muito bom para o ânimo.

    Abraços! :)

  1. Sissym
    8 de maio de 2012 23:56

    Leiloca, isso me fez lembrar quando estive visitando Berlin. Todo dia ia tomar um lanche, a tarde, com minha mãe, numa delicatessen. Eu dizia sorrindo "guten Tag" e minha mãe me chamava atenção. Dizia que eram mumias que nao sabiam ser simpaticas. Um dia... eu venci! kkkkk é isso, eu fiz a minha parte e me senti bem por isso.

    BEIJOS

  1. António Jesus Batalha
    23 de maio de 2012 18:02

    Olá Leila, gostei de seu blog e desde já quero dar-lhe os parabéns, Sou Antonio Batalha portugues e gostava de lhe fazer um convite: Tenho um blog Peregrino e servo, e se desejar fazer parceria me deixava muito honrado em tê-la como minha amiga virtual, claro que vou retribuir. Obrigado e tudo de bom.

  1. Leila Franca
    23 de maio de 2012 18:21

    Olá Antonio,

    Obrigada pela visita ao meu blog e pelo seu comentário gentil. O problema é que não tenho tempo! Olhe as datas das minhas postagens e verás que raramente escrevo aqui...De qualquer forma obrigada.

    Leila

  1. Fernandez
    16 de agosto de 2012 10:30

    Olá Leila! Como vai indo?
    Com certeza o sorriso contagia. :-D
    Também noto que a maioria das pessoas praticam exercícios com a cara fechada... talvez seja um reflexo de um momento de introspecção somado ao próprio cansaço do exercício... ou por ter que acordar cedo para isto. ;-) rsrs
    Da minha parte sempre sai um "bom dia". E noto que sempre surge uma expressão de surpresa, porém logo depois vem um sorriso e a retribuição do "bom dia".
    Grande abraço, Fernandez.

  1. Marina
    23 de agosto de 2012 15:11

    Nossa, eu adorei a sua ideia e a forma como ela impactou e gerou uma mudança nas pessoas. A gente joga um pequena pedrinho num lago e as ondas se propagam ao longo de toda a superfície da água, né? Eu moro em uma cidade onde as pessoas são meio frias e reservadas(Curitiba); aqui quase ninguém se cumprimenta dessa maneira e as pessoas não interagem, raramente conversam com desconhecidos (Sabe aquelas conversas de fila de supermercado? Não acontece isso por aqui!). Sinto muita falta dessa atmosfera mais afetiva e gentil. Abraço!

  1. António Jesus Batalha
    13 de agosto de 2013 10:57

    Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget