Subscribe to RSS Feed

Gatos que fazem cocô e xixi fora da caixa: dica definitiva!

sábado, 15 de agosto de 2009 by Leila Franca

E se apesar de todos os seus esfoços seu gatinho continua fazendo cocô e xixi fora da caixinha de areia? Bom, primeiro vamos fazer um "check list":


1) Você mantém a caixinha de areia do seu gato sempre limpa?
2) A caixinha de areia está longe da comida e da água do gato?
3) A caixinha está posicionada no lugar que seu gato gosta de fazer as necessidades?
4) Se o gato faz xixi e cocô fora da caixa você já o levou ao veterinário para saber se ele está com alguma doença?
5) Seu gato está recebendo sua atenção o suficiente?
6) Seu gato é criado dentro de casa?
7) Se você tem vários gatos, possui uma caixa de areia para cada gato?

Sobre as perguntas, posso comentar o seguinte:

1) Se a caixinha estiver suja, então o gato vai procurar outro lugar pra fazer o "serviço".

2) Se a caixinha estiver perto da comida ou da água, então ele não vai querer usar a caixa.

3) Se a caixa estiver em algum lugar escondido, pode ser que ele não encontre a caixa (por que não colocar a caixa no lugar que ele prefere fazer?).

4) Pode ser que o gato esteja com alguma doença e por isso ele está fazendo as necessidades fora da caixa, então só o veterinário poderá avaliar a situação.

5) Se seu gato estiver estressado, com ciúmes, com medo, então ele vai fazer as necessidades fora da caixa.

6) Se seu gato anda solto por aí, pode ser que ele prefira fazer as necessidades na casa dos outros, então ele corre um sério risco e se você gosta dele, deverá tomar providências para evitar que isso continue acontecendo.

7) Quanto à quantidade de caixas, o ideal é ter uma caixa por gato e uma sobrando. Se você tem 2 gatos, então tenha 3 caixas.

Observação: gatinhos bebês podem fazer cocô e xixi no lugar errado, mas isso é um período curtíssimo. No caso de gatinhos novinhos, temos que colocar a caixa no "território" dele. Não adianta colocar a caixa lá longe que ele não vai achar. Depois que ele crescer um pouco, vá afastando a caixa também.

Agora se você respondeu SIM a todas as perguntas da lista inicial e seu gato continua fazendo xixi e cocô fora da caixa, e - pior - no lugar onde não pode, como por exemplo no tapete da sala, na cozinha, dentro da banheira, num cantinho do seu quarto etc. Às vezes basta impedir o acesso do gato ao local. Se ele sujar o quarto, então mantenha a porta deste quarto fechada por umas 3 semanas, que o gato vai "esquecer" que usou aquele lugar como banheiro. Mas se não der pra fechar a porta, se for num lugar que não tem porta pra fechar, na cozinha, por exemplo, que nem sempre tem porta para o interior da casa. Nesse caso, vamos a dica final, para usar caso nada dê certo:

Suponha que seu gato ignorou a caixa de areia e foi num cantinho e fez xixi ou cocô. Primeiro, pegue um papel toalha para enxugar o xixi ou um saco plástico para retirar o cocô. Em seguida pegue umas duas colheres de sopa de SABÃO EM PÓ bem perfumado - por exemplo OMO - e coloque no lugar que o gato sujou. Coloque então um pouquinho de nada de água no sabão, menos de meio copo. Vai ficar muito sabão pra pouca água, mas é assim mesmo que dá certo. Pegue uma escovinha e esfregue fazendo espuma grossa. PRONTO! Não lave. Não retire o sabão. Deixe ficar seco durante alguns dias. O gato nunca mais vai fazer xixi ou cocô naquele lugar e provavelmente vai procurar a caixa para fazer as necessidades.

289 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 289 de 289   Recentes›   Mais recentes»
  1. Leila Franca
    24 de fevereiro de 2012 às 23:58

    É porque ele é novinho. Coloque a caixa no lugar que ele fez e fique de olho nele o máximo que vc puder. Quando começar aquela "dança" de cavar, vc pega ele e coloca dentro da caixa, até que ele faça isso sozinho.

  1. Anônimo
    14 de março de 2012 às 09:31

    Oi Leila, tudo bem?
    Estou achando que os gatinhos persas além de lindos, apresentam um “probleminha” de fábrica, fazer xixi e cocô fora da caixa...rs
    Leila, eu tenho 2 persas, 1 laranja de 5 anos e 1 bege de 4 ambos machos e castrados.
    Sempre conviveram bem, são como irmãos mesmo e o meu laranja, que é mais velho, nunca fez nada de errado, ele é o gato enfeite, adora ficar vendo o movimento pela janela da sala, não curte muito colo, adora se esfregar, sem contar que ele é muito inteligente!
    O Gordo, que é o BEGE é diferente em tudo, ele é bem mais gordinho, o LARANJA pesa 4, ele 6 kilos, mas é um gatão totalmente oposto ao outro, ele é carinhoso, adora colo, adora esconder aquela carinha linda dele, destrói tudo que vê pela frente, botas, fio das persianas, cadeiras, ele se acaba e eu nunca puni ele por isso.
    Eu tenho 2 caixas, gostaria de ter 3, mas meu espaço para isso é pequeno e não cabe, moro em AP e eles não saem de lá pra nada, não gostam.
    Sempre mantenho tudo limpo, mas acabei de aprender com vc que preciso afastar a comida das caixas, isso eu não sabia!
    O meu gato gordo, sempre deu dessas, de fazer pipi fora da caixa, era raro, principalmente atrás da porta ou em algum tapete, 1x por mês era certo eu encontrar isso.
    Agora de 1 mês pra cá, o que era raro, virou comum! Ele faz xixi embaixo da pia da cozinha e esses dias pela primeira vez cocô.
    Pensei em colocar a comida onde ele está fazendo essas coisas, talvez o afaste né?
    E ontem q ele fez isso, eu lavei com álcool e pinho sol, também não sabia da dica do OMO!
    O que vc acha que meu GORDO tem?
    Por favor, me ajuda!
    Obg,
    Bruna

  1. Michele
    14 de março de 2012 às 16:38

    Olá Leila, estou (como todos acima...) com um problema. Tinha um casal de gatos adultos e resolvi pegar uma pretinha filhotinha. Ela chegou "batizando" todos os lugares da casa. Sofá, cama, almofadas, pufês, tudo. E quando dava vontade, na caixinha de areia. Depois de três anos, resolvi adotar um novo gatinho, um machinho com um mês de vida. Como ele teve pneumonia, precisou de muito mais atenção. Agora o mais novo está com dois meses, e a pretinha está extremamente ciumenta. Só pode. Ontem ela fez novamente xixi na cama. Como de tanto lavar o protetor do colchão ele estragou, passou direto para o colchão. Lavei com sabão em pó mas como é de mola não fez muita espuma. Existe alguma outra coisa que possa ser feita, para inibi-la de fazer xixi na cama? O quarto vai ficar fechado até o colchão secar e o cheiro ameninar (porque está forte). Entendo a ciumera dela, mas, é difícil lidar com a situação... Todos os gatos são castrados, as caixas de areia são limpas e eles ganham atenção "igual", na medida do possível.

  1. Julianna
    27 de março de 2012 às 15:47

    Oi Leila, boa tarde.

    Minha filha ganhou um gatinho siamês, é filhote e desde que chegou mesmo tendo a caixinha de areia ele só faz as necessidades em baixo de nosso sofá, estou enlouquecendo, o cheiro é terrível. Já dei uns tapinhas, também esfreguei o focinho enfim, nada adianta, tentarei o truque do sabão em pó e espero q dê certo, logo estarei aqui novamente pra contar se deu certo ou não.

    Abraços.

  1. Anônimo
    11 de abril de 2012 às 02:05

    existe alguma dica para ensinar o gato fazer xixi e coco no quintal, tenho muito quintal. obrigadA.

  1. Suzane
    29 de abril de 2012 às 18:28

    Olá Leila!

    Achei o máximo o seu blog, pois ajuda a compartilharmos nossas experiências!

    Meu caso é o seguinte, tenho um gato já de 5 anos o Frank Sinatra.. E ele sempre morou em uma casa enorme e com quintal + quintais dos vizinhos rsrsr Mas Tive que me mudar para um ap de 2 quartos mas com janelas, já telei as janelas e coloquei todas as coisinhas dele em ordem, trouxe a mesma vasilha de comida e coloquei uma caixa de areia na área de serviço e a comida e água na cozinha (bem separadas).

    O caso é que ele não aceitou bem a caixa de areia e fez xixi em cima de um edredon velhinho que era meu e eu dei para ele dormir que coloquei ao lado da minha cama.

    Retirei o edredon de lá e coloquei próximo a areia e esfreguei um pouco de areia no xixi dele para ver se pega algum cheiro.

    Já mostrei a caixa pra ele várias vezes e nada.

    Será que ele irá se adaptar a caixa?

    Obrigada

    Suzane B.

  1. Leila Franca
    30 de abril de 2012 às 08:05

    Oi Suzane B.,

    Dê um tempo pra ele se adaptar ao novo lugar. Gatos detestam se mudar de casa. Ele deve estar assustado (e indignado! rs) com toda a mudança de espaço. Depois eu acredito que ele vai pegar a caixinha. Gato também adora fazer xixi sobre coisas velhas. Ele deve ter pensado que vc deu o edredon pra ele fazer xixi (e a caixa pra dormir dentro...rs). Brincadeira. Se não tiver nada no lugar ele vai fazer na areia.

    bjs

  1. Compliance em ação
    23 de maio de 2012 às 14:01

    Oi Leila, adorei o post e vou tentar a sugestão do sabão em pó. No meu caso, acredito que seja medo dele dos outros gatos, tenho 9 ao todo e ultimamente tenho visto ele muito estressado com os demais. O problema é que ele está fazendo o coco na despensa, que na minha casa é contígua a cozinha, que tem uma porta de correr, mas não tem fechadura (esta semana já vai ser instalada) e o xixi nas cubas de qualquer banheiro que esteja aberto ou no tanque da lavanderia.
    Eu dou bastante carinho para meus gatinhos, mas como são muitos acho que é ciúme. Neste caso, devo dar mais atenção a ele e deixar os demais?

    Obrigada

    Janny

  1. Leila Franca
    23 de maio de 2012 às 18:18

    Oi Janny,

    realmente alguns gatos não gostam de compartilhar o espaço com outros gatos. Tenho uma gata que é assim. Ela grita quando outro gato da casa se aproxima. O gosado é que às vezes ela "esquece" que tem que brigar e dorme abraçada com um dos gatos...rsrsrs

  1. Silvana
    24 de maio de 2012 às 10:31

    Bom dia Leila!!
    Tenho um gatinho que está com 5 meses, e ele faz coco e xixi fora da caixa (sempre onde tem piso frio). De umas 2 semanas pra cá ele tem feito somente o xixi na caixinha, e o coco fora...só se ficarmos em cima,e insistir é que ele faz na caixa, mas se descuidarmos ele faz fora. Já comprei o pode não pode, mas nada adiantou. Estamos deixando ele a maior parte do tempo na lavanderia (preso), e estamos restringindo o espaço dele lá para que cada vez mais fique dificil ele achar um lugar pra fazer o coco, deixando só mesmo o espaço da caixa, comida e a cama dele. Você teria mais alguma dica pra passar pra gente?
    Muito Obrigada, Silvana.

  1. Fernanda
    1 de junho de 2012 às 14:18

    a minha gata é senvergonha mesmo já fiz isso tudo e ela não aprende, faz coco no banheiro, lavanderia, cozinha e antes ela fazinha bonitinho dentro da areia dela, o curioso é que ela faz o xixi na areia e o só o coco fora eu estou muito aborrecida já usei o sabão, o vinagre, ela vai em outro local e faz coco, coloco a areia do lado dos locais que ela gosta de fazer ela pula o sanitario dela e faz no chão.... não sei mais o que fazer

  1. Anônimo
    1 de junho de 2012 às 15:14

    Oi, td bom??!!:

    Tenho um gato todo preto de 1 ano, e de 1 mes pra cá, vem fazendo xixi, de marcação de território pela casa, no meu quarto, quintal, varanda...ele tem livre acesso pela casa, eu limpo os locais onde ele faz xixi, e também todo dia limpo a caixa de areia dele. Resolvi fechar a casa e deixar ele somente fora, mas continua fazendo o serviço do lado de fora,rs..Além disso, ele é bem arredio.Não tenho intenção de castra-lo agora.O que vc aconselha?

    Alexandre.

  1. Anônimo
    2 de junho de 2012 às 15:45

    Oi Leila,
    tive um problema que meu gato que sempre dorme no meu quarto, ou na minha cama comigo ou no sofá pela primeira vez fez coco na minha cama do lado do meu travesseiro. Queria saber se isso pode ser um tipo de vingança por ciumes de algum cheiro de outra pessoa ou alguma coisa do tipo.Nós somos bem ligados por isso queria saber o que foi pois fiquei muito chateada com a atitude..
    Obrigada!!

  1. Leila Franca
    2 de junho de 2012 às 18:12

    Silvana,

    Esse é um hábito difícil de tirar. Às vezes eu penso que isso acontece porque o gato acostumou assim no lugar onde nasceu. Se vc já restringiu o espaço, muito bem, agora forre tudo de jornal pra ver se ele acostuma dessa outra maneira. Se o espaço for muito pequeno, tente colocar a comida no alto (num lugar que ele alcance com facilidade) porque os gatos não gostam da comida perto da caixa (pode ser até que seja por isso que ele não esteja usando a caixa).

  1. Leila Franca
    2 de junho de 2012 às 18:15

    Alexandre,

    Por que vc não quer castrar seu gato? Ele vai acostumar a marcar o território e continuará marcando mesmo depois de castrado. Castrado provavelmente ele se tornará menos arredio.

  1. luana
    4 de junho de 2012 às 11:48

    oi leila tenho dois gatos macho. um de 7 meses e outro de 3 meses.
    nao aguento mais acorda limpa coco e xixi na casa inteira na caixa de areia o de 7 meses faz xixi e coco na caixa de areia o de 3 meses nao faz na casa inteira nao aguento mais. no sofá na cama .ate quando vou dormi ele dormi na minha cama.de uns dia pra ca ta fazendo xixi no meu edredon . no meu quarto nao tem porta.ainda.nao aguento mais tenho coloca pra ele dormi fora na casinha dele ele nao quer destroi tudo fora de casa mia a noite inteira..coloco outro com ele de companhia ele nao fica ja de 7 meses.e tranquilo pqueno nao tou quase matando ele mas nao consigo educar ele.oq faço..ele parece cachorro faz xixi em tudo. nao aguento mais.!

  1. Leila
    5 de junho de 2012 às 10:39

    Xará Leila,

    Estou com um grande problema em casa, já não sei o que fazer. Tenho um gato (persa) já adulto, tem 7 anos. Morava num village e há 7 meses trouxe ele pra um apartamento novo. Logo quando cheguei, coloquei a caixa de areia dele na área de serviço e mostrei pra ele onde estava pra ele saber onde fazer as necessidades. Logo de cara ele começou a fazer xixi e coco no lugar certo, sem problema nenhum.

    Há 3 semanas, mais ou menos, ele resolveu começar a fazer xixi na sala, quase sempre no mesmo lugar (perto da porta). Já tentei várias coisas: trouxe ele pra perto do xixi e reclamei, e levei pra areia e agradei; sacudi um chocalho com ele perto do xixi, fiquei sem fazer carinho nele quando ele fazia xixi na sala; coloquei a comida dele perto do local e ele fez do mesmo jeito... Enfim, já não sei mais o que fazer!

    O coco ele continua fazendo certo, na caixa de areia. Tenho quase certeza que ele faz esse xixi na sala de pirraça: é sempre de manhã bem cedo, antes de levantarmos, e quando acordamos mais tarde é 90% certo dele ter feito o xixi errado.

    O que posso fazer pra tentar fazer ele voltar a fazer na areia? Tem alguma areia que os gatos preferem? Algum produto pra evitar que ele faça nesse local errado (estamos limpando com Veja e Pinho Sol)?

    Vamos tentar a técnica do OMO hoje!!

    Agradeço a atenção! Muito obrigada!

  1. Anônimo
    24 de junho de 2012 às 15:44

    Querida Leila, o seu blog foi um achado para mim. Só tenho um pequeno problema, ou melhor quinze pequenos problemas. Na verdade tenho 15 gatos e cada um com sua personalidade. Como faze então com as caixas, é impossível colocar 15 casa espalhadas pela casa. Tenho 3 caixas dentro de casa, uma na garagem e outra no quintal.
    Me indicaram usar silicar para que dure mais, já que gasto quase 50 kg de areia por mês, vou tentar também a mistura com farinha de mandioca, já que na cesta básica que meu genro recebe sempre vem farinha de mandioca, que eu praticamenete não uso para nada.
    Vou tentar o truque do sabão em pó, já que o meu filhote Fanana, abandonado pela mãe e amamentado pela cachorra (tenho 3) acha que o lugar de fazer coco é embaixo da pia ou do armário da cozinha.
    Em alguns blogs encontrei uma receita para retirar o odor de urina dos gatos e assim evitar que ele volte a usar o mesmo lugar, ou seja, misturar 1/2 parte e água com 1/2 parte de vinagre branco, misturar com bicarbonato de sódio e detergente com odor citrico. Será que funciona?

  1. Leila Franca
    28 de junho de 2012 às 14:22

    Nunca experimentei essa mistura. Tenho receio de misturar certos produtos e produzir algo que faça mal à saúde nossa ou dos animais. Então seria melhor perguntar a um especialista. Para limpar a área dos meus gatos/cachorro uso água, sabão e água sanitária apenas. Para limpar a área da minha coelha (que é separada dos outros animais) uso somente água com algumas gotas de vinagre porque o narizinho dela é muito perto do chão e tenho medo que o cheiro do sabão faça mal.

    Acho 3 caixas muito pouco para 15 gatos. Compre mais algumas.

  1. nina
    7 de julho de 2012 às 12:52

    meu gato faz xixi em todos os lugares nao aguemto mais voces sabe como que faz para ele para de mija em todos os lugares



    muito obrigada

  1. nina
    7 de julho de 2012 às 12:55

    ola eu tenho um gato ele nao mija na areia dele so nas coisas voce sabe como que faz para ele para de ficar mijando nas coisas brigada

  1. Anônimo
    11 de julho de 2012 às 12:46

    Boa tarde Leila,

    meu nome é Letícia e peguei um gatinho com uns 3 meses há 4 dias mas ele não sabe usar a caixa de areia. Sempre que tem vontade de fazer suas necessidades fica tentado sair de casa. Ai eu pego ele e coloco na caixa de areia (que fica no banheiro e ele usa). O problema é que fico pouco em casa e ele acaba fazendo coco e xixi pelos cantos da casa.Já deixei ele trancado no banheiro por algumas horas mas não funcionou. Acho que ele já é grnadinho para não achar a caixa de areia já que ele circula livremente por toda a casa.
    No dia que chegou deixei ele nos fundos do meu quintal e ele fez coco em um vaso de plantas.
    Depois que eu o coloquei pra dentro ele não foi até a caixa de areia.
    Me ajude, pois está muito dificil limpar a sujeira dele pela casa...e não sei como ensina-lo já que passo boa parte do dia fora.

  1. Anônimo
    13 de julho de 2012 às 15:39

    minha gata fazia xixi na caixa de areia entao tiramos e ela começou a fazer xixi e coco no tanque de lavar roupa ,e agora esta começando a corroer o tanque por dentro como faço para ela parar de fazer isso?

  1. Gabi Rowlands
    31 de julho de 2012 às 21:54

    Olá Leila, adotamos nossa gatinha quando ela tinha 2 meses, 99% das vezes ela faz xixi na caixinha, mas aconteceu de ela fazer xixi em lugares errados 4 vezes (dois pipizinhos na minha cama, uma no tapete do banheiro e uma, a ultima, no tapete da sala).
    Desde que ela chegou, nosso medo de ela fazer xixi fora do lugar fez com que criássemos o habito de leva-lá ate a caixa, ou pelo menos incentivássemos ela nos acompanhar ate a caixa. Sabemos que ela procura a caixa sozinha, mas pode ser que esses xixis errados possam ser vontade de xixi que nos não levamos?
    Beijos

  1. Anônimo
    1 de agosto de 2012 às 14:30

    olá, estou com um problemão !
    a poucas semanas um gato me seguiu na rua, ele deve ter por volta de uns 3 meses ..
    e de inicio eu o deixava no meu quarto pois na cozinha tem um portão que possui grades largas,onde ele pode passar, e mesmo com a caixinha la , ele fazia coco e xixi fora dela, ai decidi deixa-lo na cozinha mesmo !
    ele sai e volta sempre, mas mesmo com a caixinha la ele fazia coco exatamente em volta dela, ja tenteii muda-la para o lugar onde ele fazia coco mas mesmo assim ele faz do lado da caixa, e xixi ele sempre faz em camas, coxões , cobertas...
    la em casa tem outro gato , sendo uma femea, e eles não se dão bem, a femea tem 1 ano e poucos meses, e ela não aceita que o filhote chege perto dela, ela bate nele, por favor me ajuda, OQUE DEVO FAZER ?
    TENHO 16 ANOS E MINHA MÃE JA ESTA QUERENDO QUE EU ME DESFAÇA DO GATO QUE DEIXA A CASA FEDIDA !
    ME AJUDE, É URGENTE !!!

  1. Unknown
    12 de agosto de 2012 às 22:35

    Oi Leila, tudo bom?Espero que vc possa me ajudar.Tenho um gatinho que teve um problema bravo de urina. o veterinário receitou remedios e ele melhorou, só que desde então, não faz mais xixi em um lugar só. Faz na sala, na cama dele, na almofada ao lado da comida...em qqr lugar mesmo. Já não sei o que fazer, minha casa já está com cheiro de xixi e esta bem ruim...obrigada viu?Meu gato se chama Léo.

  1. Unknown
    28 de agosto de 2012 às 12:25 Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Unknown
    28 de agosto de 2012 às 12:26

    LEILA....OLA

    MINHA GATINHA OPEROU NAO FAZ 2 SEMANAS...ELA TAVA SUPER BEM...DAI DO NADA COMECOU A FAZER XIXI E COCO PELA CASA TODA...TA SUPER AGITADA..SURTADA..rsrsr pq qndo ela operou ficou no banheiro para poder se recuperar, so voltou a ter a casa pra ela depois de 2 semanas apos a cirurgia, agora
    SOBE NOS LUGARES, DERRUBA TUDO, FEZ XIXI ATE NA MESA DA COZINHA...TRANQUEI ELA NO BANHEIRO de novo P ELA ACOSTUMAR C A AREIA DE NOVO, FIZ CERTO???

  1. Unknown
    30 de agosto de 2012 às 10:41

    Notei uma coisa na minha gata preta, a Tchu (a rainha da casa rs). Quando alguém daqui fica fora pelo menos por um dia, ela fica brava com a pessoa que se ausentou rsrs chega a ser engraçado... a pessoa tenta aproximar dela e ela se afasta o tempo todo e fica com a carinha amarrada, ela franze a testinha mesmo... a gente adula mto ela, é mtoooooo mimo! Isso acontece com a gatinha ou gatinho de alguém? É normal?

  1. Anônimo
    25 de novembro de 2012 às 10:39

    Olá Leila ,

    amei o seu blog , o meu problema e que o gatinho que apareceu na minha casa não quer ir embora então adotamos ele , so que o Luan meu gato e pequeno e so quer fazer coco e xixi na minha varando ja esfreuei o focinho dele na coco e nada adiantou , e vou colocar em pratica a dica do sabão em pó , mas corre o risco dele ir embora da minha casa ?

    Meus filhos adoram ele , e fico preocupada dele sumir .

    Abraços ROSE !

  1. Leila Franca
    25 de novembro de 2012 às 10:45

    @Rose, esfregar o focinho dele no coco não adianta. A única coisa que vc irá conseguir é machucar o bichinho, inclusive poderá fazer com que ele fuja de você.

  1. Unknown
    4 de dezembro de 2012 às 12:31

    Olá Leila,

    Então,minha gata "Nia"tem alguns probleminhas que apesar de ama-la muito tem me deixado bem chateada,mas já não é de hj,ela foi sempre assim,a pequena tem 1 ano e meio e é castrada.Os probleminhas dela são os seguintes:apesar dela ser super dócil com os de casa e estranhos ela não gosta de carinho nem de colo,é só a gente chegar perto de onde ela esta deitada que ela levanta e vai pra outro lugar,isso me deixa chateada pq não tenho oportunidade de afaga-la,mima-la,é ela lá e eu aqui.
    Outro probleminha é que ela faz xixi em tudo que esta no chão,principalmente nas bonecas da minha filha,sacolas,sapatos e tapetes.A areia dela não é perfumada,nem branca é neutra e normal,sempre limpinha,pois moro em apto pequeno,então assim que ela usa já vou lá e limpo,água e comida tb ficam distantes da areia,sobre isso tb ela tem a vontade,comida e agua fresca,lavo o pote umas duas a tres vezes ao dia,hahaha é que sou bipolar e tenho toc,então pra mim é rotina manter tudo limpinho...
    Outra coisa são as fugas,é só deixarmos a janela ou porta aberta que ela foge em questão de segundos,muito ligeira,moro no apto térreo ainda bem... estou providenciando telas,mas ela é tão arteira que tenho medo que ela roa a tela ou enfie a cabeça e fique presa,pois ja aconteceu na janela...
    Eu sei que o animalzinho não sabe o que faz,sou artesã e minha casa é repleta de tecidos,eu tomo o máximo de cuidado,mas nem sei o que faria se ela fisese xixi encima de meus tecidos,nossa ficaria muito triste,pq perderia tudo,nem daria para lavar...
    Me de uma luz,pois a amamos muito...ah,tem mais uma coisa,minha filha quer mais um gatinho,mas ela não aceita,veio um bebe gatinho aqui,amiguinho da minha filha e ela bateu nele,foi horrivel...e o pequenino ficava atras dela...queremos o melhor para ela e para nós,afinal somos uma familia...
    Obrigada
    Beijos

  1. Debora
    21 de fevereiro de 2013 às 14:19

    Bom dia Leila, gostei muito do teu blog, e achei muitas dicas legais. O problema lá em casa é o seguinte, nós estamos reformando nossa casa e nossos gatos (temos três, um macho e duas fêmeas, todos castrados) estavam muito estressados, nos mudamos para o sítio devido a esta reforma e na semana passada minha mãe resolveu buscá-los para virem morar com a gente, ela coloco as caixinhas pela casa, dentro e fora, porém a casa de sítio tem um cancha de bocha bem grande, e acho que algum deles está se confundindo e fazendo o coco e xixi dentro da cancha, meu pai está pirando, porque fica cheiro das necessidades do gatinho e a cancha de bocha é um lugar onde ele se reúne com os amigos, e é dentro da casa, não temos como fechar o local, minha mãe já passou vinagre e já limpou para o cheiro não chamar mais o gatinho, mas ele continua fazendo, fora de casa tem bastante areia também, mas mesmo assim está preferindo fazer na cancha, não sabemos mais o que fazer, por isso vim pesquisar na internet, e achei teu blog!

  1. rebeca
    7 de março de 2013 às 16:28

    Oi Leila,eu tenho um gato de 2 anos e minha filha pegou mais 2 filhotes que deixaram perto de casa e no dia estava sem grana,ensinei os pequenos usarem a caixa,depois eles mudaram de lugar,sempre atrás do computador,limpei,limpei,então tive uma idéia de por a caixa atrás do computador onde eles faziam deu certo até,o que mais me preocupa é o mais velho,comprei outra caixa,outro tipo de areia e nada,aqui em casa ele não está fazendo e ele sempre usou a caixa dele,então troquei,lavei a caixa velha e coloquei e nem assim,antes ele rosnava ou rugia..rsrs mas ainda nada,ele sai cedo e a noite tambem não sei se está fazendo na casa dos outros porque ele sempre foi fresco,se tivesse um cocozinho perdido que esqueci lá,ele chorava até eu entender que era o banheiro que era pra deixar limpo,coloquei ele lá,peguei a patinha igual quando faz quando é filhote e nem assim,fiz massagem na barriga para ver se é algo,mas comer ele está comendo normal e só tenho 2 caixas ma dele e uma para os pequenos minha casa é pequena e no momento estou desempregada,pensei em molhar um algodão e passar na região genital...enfim,eu iria castra-lo hoje,mas por causa de estar muito barato mesmo sabendo que sei que é campanha,começaram a falar que já teve gato que morreu e também tem que assinar um termo de responsabilidade aí fiquei com o pé atrás,obrigada!

  1. Fabí
    11 de março de 2013 às 12:01

    Olá, Leila. Gostaria de sua opinião, conselho.

    Minha gata de 6 anos ficou dodói e levei na vet. Fez hemograma, bioquímica, ultrassom e exame de urina. Ficou 3 dias internada. Tem muitos cristais na bexiga e cistite. Depois que teve alta levei-a por 3 dias seguidos para tomar 3 injeções diárias. Foram 9 em 3 dias, tadinha. Pra dor, vitamina B12, antiinflamatório e antibiótico. Deu uma levantadinha em casa mas tá caidíssima de novo. Uma tristeza sem fim. Sempre foi brincalhona, sempre miando atrás de mim, muito carinhosa. Agora se isola, não sai da porta do meu banheiro ou então fica atrás de cortina, embaixo da cama, atrás do móvel do computador. Por duas vezes essa semana achei cocô na caminha delas (ela tem uma irmã, sempre se deram bem apesar de não interagirem e sempre usaram numa boa a mesma cx de areia). Apesar dela estar obesa os exames deram normais. Uma leve alteração no colesterol, e isso dos cristais e cistite. Não a deixo de levar na vet, que pediu novo exame de urina (no 1º exame não saiu os cristais, mas deu na ultra) e mandou passar a pepeta de vermífugo. Ela não é vermifugada há anos, mas vive num ambiente ultra limpo, em aptº, sem contato com pessoas ou outros animais. O que pode ser? Vermes deixa o gato assim, tão apático? Será dor? Não me parece. Será que essas injeções não sararam a infecção? Me dê uma luz. Quero minha gatinha de antes, de volta. :( Abraços.

  1. Fabí
    11 de março de 2013 às 12:10

    Olá, Leila. Gostaria de sua opinião, conselho.

    Minha gata de 6 anos ficou dodói e levei na vet. Fez hemograma, bioquímica, ultrassom e exame de urina. Ficou 3 dias internada. Tem muitos cristais na bexiga e cistite. Depois que teve alta levei-a por 3 dias seguidos para tomar 3 injeções diárias. Foram 9 em 3 dias, tadinha. Pra dor, vitamina B12, antiinflamatório e antibiótico. Deu uma levantadinha em casa mas tá caidíssima de novo. Uma tristeza sem fim. Sempre foi brincalhona, sempre miando atrás de mim, muito carinhosa. Agora se isola, não sai da porta do meu banheiro ou então fica atrás de cortina, embaixo da cama, atrás do móvel do computador. Por duas vezes essa semana achei cocô na caminha delas (ela tem uma irmã, sempre se deram bem apesar de não interagirem e sempre usaram numa boa a mesma cx de areia). Apesar dela estar obesa os exames deram normais. Uma leve alteração no colesterol, e isso dos cristais e cistite. Não a deixo de levar na vet, que pediu novo exame de urina (no 1º exame não saiu os cristais, mas deu na ultra) e mandou passar a pepeta de vermífugo. Ela não é vermifugada há anos, mas vive num ambiente ultra limpo, em aptº, sem contato com pessoas ou outros animais. O que pode ser? Vermes deixa o gato assim, tão apático? Será dor? Não me parece. Será que essas injeções não sararam a infecção? Me dê uma luz. Quero minha gatinha de antes, de volta. :( Abraços.

  1. dragões do arame
    28 de março de 2013 às 12:14

    olá leia, tenho 3 gatos 2 fêmeas castradas e um macho não castrado, as fêmeas são um amor, não dão trabalho nenhum, o manho é um terror, a casa ja está com um cheiro orrivel, eu não seu mais oque fazer, esse gato mija tudo, toda hora, vive mijando o sofa, minja no quato, ultimamente ele tem mijado até em cima dagente, as vezes ele mija em cima de min quando estou dormindo, meu irmão diz que é porque eu mimo ele demais, meu irmão, briga com ele e ultimamente tem dado um tapas nele (eu fico puto com isso, pois sei que não resolve), sempre aparece um gato de fora que as vezes conflita com ele, minhas plantas no corredor vivem vijadas e o cheiro entra em casa, eu até pensei que fosse o gato de fora, mas peguei alguns flagrantes e vi que é meu gato mesmo, não sei oque fazer, o sofa ja tem um cheirinho dele, entao ele sempre faz lá, troquei meu cochão mas acho que vou ter que trocar dinovo, ele ja mijou meu livros na estante de livros, vive mijando minha mala, eu e minha mãe estamos super desesperados. Para nós não existe a possibilidade de se desfazer dele, isso não se faz e amamos ele, será que estamos condenados, eu tenho uma caixinha de areia, sempre a limpamos, ja passamos um produto chamado pipi não mas só deixou a casa mais fedida porque o cheiro é forte e ele sempre acha lugar que está sem o produto, estou pensando que talves se eu castra-lo o problema possa ser resolvido mas não gostaria de fazer isso, até porque pode não e ele ficar castrado e mijão, não gosto desse negocio de castração (se isso resolve pode ser uma opção, mas só em ultimo caso) desculpe pela mensagen tão longa mas é que esta dificil aqui, não sei mais oque fazer quando estou em casa eu leve le para mijar na caixa toda hora, as vezes ele vai sozinho mas geralmente ele escolhe um lugar na casa, o negocio com o sabão omo não da pra eu fazer no sofá nem no cochão, nem em muitos outros lugares aqui, pelo amor de deus me de uma luz.

  1. josé henrique
    28 de março de 2013 às 12:19

    olá leia, tenho 3 gatos 2 fêmeas castradas e um macho não castrado, as fêmeas são um amor, não dão trabalho nenhum, o manho é um terror, a casa ja está com um cheiro orrivel, eu não seu mais oque fazer, esse gato mija tudo, toda hora, vive mijando o sofa, minja no quato, ultimamente ele tem mijado até em cima dagente, as vezes ele mija em cima de min quando estou dormindo, meu irmão diz que é porque eu mimo ele demais, meu irmão, briga com ele e ultimamente tem dado um tapas nele (eu fico puto com isso, pois sei que não resolve), sempre aparece um gato de fora que as vezes conflita com ele, minhas plantas no corredor vivem vijadas e o cheiro entra em casa, eu até pensei que fosse o gato de fora, mas peguei alguns flagrantes e vi que é meu gato mesmo, não sei oque fazer, o sofa ja tem um cheirinho dele, entao ele sempre faz lá, troquei meu cochão mas acho que vou ter que trocar dinovo, ele ja mijou meu livros na estante de livros, vive mijando minha mala, eu e minha mãe estamos super desesperados. Para nós não existe a possibilidade de se desfazer dele, isso não se faz e amamos ele, será que estamos condenados, eu tenho uma caixinha de areia, sempre a limpamos, ja passamos um produto chamado pipi não mas só deixou a casa mais fedida porque o cheiro é forte e ele sempre acha lugar que está sem o produto, estou pensando que talves se eu castra-lo o problema possa ser resolvido mas não gostaria de fazer isso, até porque pode não e ele ficar castrado e mijão, não gosto desse negocio de castração (se isso resolve pode ser uma opção, mas só em ultimo caso) desculpe pela mensagen tão longa mas é que esta dificil aqui, não sei mais oque fazer quando estou em casa eu leve le para mijar na caixa toda hora, as vezes ele vai sozinho mas geralmente ele escolhe um lugar na casa, o negocio com o sabão omo não da pra eu fazer no sofá nem no cochão, nem em muitos outros lugares aqui, pelo amor de deus me de uma luz.

  1. Anônimo
    29 de abril de 2013 às 23:36

    Oi minha gata se chama marchimalo e ela ja fez coco e xixi no colchao embaixo da minha cama no primeiro dia que ela dormiu aqui ja estou tres dias com ela eh apenas um filhote so que o gato que eu tinha pegado antes e devolvi fazia suas necessidades na caixinha.....pois eh ela so entra na caixa para subir na minha cama o que eu faço

  1. Leila Franca
    30 de abril de 2013 às 22:22

    Oi Anonimo acima,

    quando o gato é novo na casa não se deve deixar ficar no quarto nos primeiros dias porque ele ainda não conhece o ambiente, as pessoas, está estranhando tudo e por isso pode fazer suas necessidades no lugar errado. Alguns fazem certinho, mas outros demoram até se adaptar. Agora deixe a gata separada durante um bom tempo porque se ela sentir o cheiro do xixi que fez no colchão vai fazer de novo no mesmo lugar. Vc não conta porque devolveu o outro gato que tinha pegado antes, portanto pense bem se vai querer ficar com essa gata também antes que ela se acostume com vc porque depois é muito difícil.

  1. Unknown
    2 de junho de 2013 às 03:19

    Olá Leila !!
    Vamos ver se vc pode me ajudar.
    Tenho 5 bichanos que por sinal são minha vida !!!
    Acontece que com a chegada de tantos gatinhos, os meu 2 primeiros ficaram invocados e fazem xixi e todo lugar que vc possa imaginar...e isso ja fazem mais de anos, e nunca consegui dar jeito...acontece que com a chegada a "Judith" ficou impossível, está de mais,esses dias pra vc ter uma idéia, eu estava no banheiro fazendo xixi e um deles simplesmente se esfregou em mim, virou, levantou o rabo e começou a fazer xixi em mim...está terrível...
    Queria mto a sua ajuda, minha casa toda esta com cheiro de xixi por conta deles, e o pior é q minha mãe esta querendo dar eles por conta disso...e eu jamais vou deixar isso acontecer, mais está ficando uma situação em que eu ja nao estou mais conseguindo contornar...

    obrigada!
    aguardo sua ajuda...bj

  1. Leila Franca
    2 de junho de 2013 às 20:09

    Oi Vanessa,

    É verdade, eles exageram... Começam a passar dos limites. É tipo vc dá a mão e querem o braço. Isso também já aconteceu comigo. Acho que o jeito é colocar limite mesmo. Reduzir o espaço deles, não deixar que entrem em todos os cômodos da casa. Parece que eles sabem quando podem ficar à vontade e fazer tudo o que querem num lugar e quando não podem.

    Espero que seus gatos sejam castrados, porque se não forem castre logo. Gato não castrado gosta de marcar território fazendo xixi em tudo. Gato castrado às vezes faz também, principalmente se demorar pra castrar e já tiver pego o hábito de fazer xixi nas coisas. Mas castrado faz bem menos, quando faz.

    Os gatos realmente às vezes não aceitam a presença de outros. É mais fácil aceitar quando são filhotinhos, mas mesmo assim é preciso paciência.

    Se sua mãe já está querendo dar eles, é melhor então que vc não arranje outros e tenha eles todos castrados e com as vacinas em dia. Se conseguir doar algum, doe. Assim vai tranquilizar sua mãe e terá menos trabalho e despesas.

    bj

    Leila

  1. Unknown
    3 de junho de 2013 às 01:15

    Olá Leila!
    Obrigada pela ajuda.
    Os 5 são castrados sim, o problema deles realmente é o ciumes...
    estamos nos mudando par um lugar menor, onde vamos fazer um cercado razoavelmente grande para colocar os 5 dentro, para "isolar" eles da casa...
    Vou colocar uma caixinha de areia para cada um, quem sabe isso tb ajude...
    Mais a questão de doá-los, nem me passa pela cabeça, eu não conseguiria...

    Obrigada mesmo!
    Bjs

  1. Unknown
    3 de junho de 2013 às 23:16

    olá Leila,me ajude por favor,meu gato de 6 anos deu pra mijar em cima de mim,o que será que está aconteçendo?dá primeira vez briguei com ele,mais ele fez novamente,agora da segunda vez morri de pena mais dei umas palmadas nele,não sei se vai adiantar,me ajude,por favor.

  1. Leila Franca
    4 de junho de 2013 às 07:32

    Olá "unknown",

    Olha, eu não faço a menor ideia do que seja isso, só sei que de vez em quando os meus gatos também viram o traseiro na minha direção, mas eu fico ligada e saio de perto, embora eles nunca tenham feito xixi em mim não. Acho que eles se sentem nossos "donos" ou então é ciúme de algum outro animal de estimação. Por via das dúvidas,é melhor perguntar ao veterinário.

    Leila

  1. Unknown
    4 de junho de 2013 às 12:11

    obrigada por me responder Leila,então ontem meu sogro brincou dizendo que ele está marcando território em cima de mim,pra dizer que eu sou só dele,ele gosta muito de mim,será que pode ser isso?e de animal de estimação,só tenho ele mesmo,filho único,rsrs...

  1. Leila Franca
    4 de junho de 2013 às 15:34

    Acho que é isso mesmo,.... kkkk agora sabe que o meu cachorro faz xixi no gato? rsrsrs o gato está lá bem dormindo, o cachorro vai levanta a perna e já viu né... a sorte é que a pontaria dele não é boa, já está velhinho e não enxerga....rs Mas eu acho que é a mesma coisa e aquele gato é o gato do cachorro. E tem também um outro gato que faz xixi nesse cachorro, então esse gato é o dono do cachorro... e assim sucessivamente.... rs Pra vc ver como a coisa é complexa!! :D A sorte é que não sai nada, eles só fazem a pose, mas não sai xixi e o cachorro não enxerga.

  1. Lady LeBeau
    22 de junho de 2013 às 15:31

    Não sei mais o que fazer!!! Tentei seguir as dicas do pessoal mas é impossível. Tenho um gato grande de uns 6 anos que nunca tive problemas com caixinha. Então ano passado adotei 2 filhotes, um macho e uma fêmea. A fêmea é toda certinha, faz xixi e cocô na caixinha, e se a caixinha está suja ela espera eu limpar. Já o machinho simplesmente não usa a caixa de JEITO NENHUM. Às vezes ele usa pra fazer xixi, mas ele nunca usa pra fazer cocô e não aguento mais. Já tentei esfregar o chão, colocar mais caixinhas, mas nada adianta. Disseram que talvez os gatos gostem de ter uma caixinha só pra eles, comprei várias, mas como eu ensino pros outros dois gatos que aquela caixinha não é a deles??? Não estou vendo mais solução pro meu problema. Pior que talvez eu tenha de doá-lo, e temo que ninguém vai querer um gato que faz suas necessidades no chão. Não sei o que fazer. (ps: ele é manso, castrado e é mestiço persa).

  1. Leila Franca
    22 de junho de 2013 às 17:34

    Olá Lady LeBeau,

    É bom ter mais de uma caixa, e os gatos é que se entendem na hora de usar. Pode ser que seu gato teimoso não goste do tipo de areia que vc usa. Pode ser que ele prefira só o jornal. Alguns gatos gostam de fazer no jornal. Quando terminam o "serviço", amassam e rasgam o jornal todo, de modo a cobrir o cocô (portanto cuidado pra não pisar em cima!), praticamente "embrulham" o cocô. Outros gatos também não gostam de fazer na frente dos outros, então procure deixar uma caixa num lugar meio escondido, ou então observe e veja qual é o lugar secreto do seu gato e coloque uma caixa lá. Pode ser também que seu gato seja "cabeça dura"! Da mesma forma que gente, bicho também tem suas qualidades individuais. Se for o caso doe, mas para uma pessoa paciente.

  1. Unknown
    23 de junho de 2013 às 10:57

    Leila, queria sua opinião sobre meu caso, se acha que essa dica pode funcionar comigo. Minhas gatas têm 7 anos, assim que as resgatei, mal conseguia me manter, então as resgatei para doar depois e as deixei vivendo no meu banheiro. Elas faziam as necessidades no box.
    Graças aos Deuses, minha vida mudou e elas tem uma vida excelente, porém uma delas continua fazendo o cocô (note que é só o cocô) do lado de fora da caixa, porém ao lado da caixa. Tem outra que a vê fazendo isso e faz igual. Xixi é tudo na caixinha. Não sei mais o que fazer... Antes ela ia no box, mas agora que mudei pra minha casa, o box é fechado. Pra mim, ela acha que é o certo, pois aprendeu assim. O q vc acha? Bjs e são mto legais suas dicas.

  1. Leila Franca
    23 de junho de 2013 às 11:58

    Angélica, o negócio é ir experimentando as ideias e ver o que vai dar certo, porque o que dá certo com um às vezes não dá com outro. Muitos gatos fazem xixi na caixa e o cocô fora da caixa. Tenho até um gato que fazia coco numa caixa e o morro de terra em outra caixa rsrssrs vai entender..rs Meu filho teve um gato que fazia também no box, só que da casa do vizinho!!!

    Mas Angélica, coloque jornal em volta da caixa, que pelo menos fica fácil de tirar o cocô. E vá tentando outras coisas, conte o caso ao veterinário, mude a areia, coloque a caixa em outro lugar, coloque mais uma caixa ao lado dessa, que ele usa pra xixi etc. Mas eu acho esse problema de difícil solução porque os gatos já têm uma certa idade e quando um hábito se fixa é difícil mudar.

  1. Anônimo
    4 de julho de 2013 às 06:21

    OI LEILA TENHO UMA FEMEA PERSA DE DOIS MESES; ELA JA VEIO FAZENDO XIXI E COCO NA CAIXA, MAIS JA POR DUAS VEZES FEZ COCO EM CIMA DO COBERTOR NA CAMA POIS DORME COMIGO. O QUE DEVO FAZER. TENHO SHIH TZU, UM MACHO E DUAS FEMEAS. ELES SE DÃO BEM.MAIS MEU MACHO TBEM QUER DORMIR COMIGO ACHO QUE ELA NÃO GOSTA DA IDEIA. BEIJOS... DESDE JA MUITO GRATA. LUZENIRA

  1. Leila Franca
    5 de julho de 2013 às 15:26

    Oi Luzenira,

    Sua gata é novinha ainda e está estranhando tudo novo, ainda não se acostumou, mas acho que ela também não gostou da ideia de dividir o cobertor com os outros...rs Gato gosta de ter seu próprio território. Aqui em casa, por exemplo tenho vários gatos mas só um vai até a calçada. A calçada é dele, entende? rsrsrsr Ele não quer que ninguém fique na calçada, que é dele. Então ninguém pisa lá, que ele fica brabo. Já vi que tua gata não vai querer dividir cama com ninguém...rs

    bjs

  1. bruno cesar
    9 de julho de 2013 às 10:07

    a minha gatinha faz coco na debaixo na cama direto em casa tem a caixa de areia dela eu nao sei o que faço

  1. patty
    8 de outubro de 2013 às 14:02

    Oi Leila,eu tenho uma gatinha de quase três meses de idade,e eu não aguento mais o odor que fica em minha casa quando ela faz xixi ou cocô na caixinha de areia.Eu não posso deixar a caixinha lá fora porque a minha cadela come as fezes da gata,como posso amenizar isso?desde já agradeço!

  1. Leila Franca
    8 de outubro de 2013 às 20:20

    Oi Patty,

    Vc pode colocar a caixinha lá fora e cercar com um gradil alguma coisa que o gato entre mas o cachorro não entre. Também é usado misturar farinha de mandioca na areia, que tira o odor.

  1. Iaia
    13 de outubro de 2013 às 16:49

    Me ajuuude please.

    Minha gatinha persa tem 1 mês de vida e está em minha casa a 1 dia.
    A antiga dona me disse que ela usa o jornal para fazer as necessidades, porém... eu quero habituá-la a usar a caixinha.

    Comprei a caixinha com areia específica do tipo fina.
    Forrei o chão com jornal, coloquei a caixinha e apresentei a caixinha pra ela.
    Coloquei ela dentro, cavei a areia com a pata dela (vi ensinando em um site).

    Ela fez xixi e coco no jornal, do ladinho da caixa rsrs.

    Agora eu tirei um pedaço do jornal que tava sujo de xixi e coloquei dentro da caixa pra vê se ela entra pra fazer. (Fiz certo? Tô com medo de ela achar que tá sujo e ficar se prendendo ou fazer em outro local)

    O que você acha?

  1. Leila Franca
    13 de outubro de 2013 às 20:18

    Oi Iaia,

    Eu acho que o jornal é bem melhor que a areia! Quando o gato prefere jornal é maravilha. A areia faz muita bagunça. Inclusive o jornal é mais "barato" que a areia. Se eu fosse você não tentava mudar a preferência dela. Depois o gato "cava" o jornal e basicamente "embrulha" o coco no jornal.

  1. Unknown
    20 de novembro de 2013 às 23:36

    O meu problema será consertado com certeza!
    Com estas dicas, eu vou ter o meu mingau de volta!
    Mingau é o gatinho de 4 meses que tenho em casa, o problema é com ele.
    Mhia é a gatinha Manequineko ( de três cores, amarelo, preto e branco com várias tonalidades).
    Mingau está fazendo as fezes dele fora da caixinha, eu vou dar uma geral nas coisinhas deles. Eu andei observando e vi as fezes espalhadas pela casa, no ralo do banherio, perto do aquário(coitados dos ppeixinhos).
    Vou dar mais atenção á ele, porque estava deixando ele de lado por causa de mhia que chaegou á três semana s atrás. vou mudar de lugar a caixa. Vou cuidar dele e dar leitinho todos os dias para ele (só dou pouquinho, ele fica miando, e eu nem ai, cuitado).
    agora vai mudar...

  1. Barbara
    30 de novembro de 2013 às 16:17

    Leila boa tarde..vi q. Vc sabe bastante sobre gatos, e ttm varias dicass...eu tenho uma gata de 5anos antes ela nao tinha caixa de areia. Pois fazia as nessec. Num gramado q tm em casa... d um tempo p ca ela comecou a fazer dentro de casa... coloquei uma caixa, mas ela usa as vezes e coco nunca faz na caixa...xixi vira e meche ela faz num colcao q colocamos em casa p fzer um sofa... e outra ela as vezes faz coco na propria casinha onde dorme..n sei mais oq fazerr help me

  1. Thesco
    12 de abril de 2014 às 16:46

    Ola Leila
    Gostaria mt de sua ajuda. Eu queria saber de uma coisa. Eu tenho um gato macho ja tenho ele ha mais ou menos uns 10 a 11 meses peguei ele filhotinho com 1mes de idade e sempre ele fez as necessidades dele na caixinha nos mudamos de casa e ele sempre fica em casa e nao sai. Eu e minha esposa nos trabalhamos e ficamos a maior parte do tempo fora. E agora ele comecou a fazer xixi fora da caixa mais tbm as vezes ele faz na caixa e as vezes nao o que fazer pois nao quero dar ele pra ninguém pois gosto mt dele . Por favor me ajude.

  1. Thesco
    12 de abril de 2014 às 16:47

    Ola Leila
    Gostaria mt de sua ajuda. Eu queria saber de uma coisa. Eu tenho um gato macho ja tenho ele ha mais ou menos uns 10 a 11 meses peguei ele filhotinho com 1mes de idade e sempre ele fez as necessidades dele na caixinha nos mudamos de casa e ele sempre fica em casa e nao sai. Eu e minha esposa nos trabalhamos e ficamos a maior parte do tempo fora. E agora ele comecou a fazer xixi fora da caixa mais tbm as vezes ele faz na caixa e as vezes nao o que fazer pois nao quero dar ele pra ninguém pois gosto mt dele . Por favor me ajude.

  1. Thesco
    12 de abril de 2014 às 16:49

    Ola Leila
    Gostaria mt de sua ajuda. Eu queria saber de uma coisa. Eu tenho um gato macho ja tenho ele ha mais ou menos uns 10 a 11 meses peguei ele filhotinho com 1mes de idade e sempre ele fez as necessidades dele na caixinha nos mudamos de casa e ele sempre fica em casa e nao sai. Eu e minha esposa nos trabalhamos e ficamos a maior parte do tempo fora. E agora ele comecou a fazer xixi fora da caixa mais tbm as vezes ele faz na caixa e as vezes nao o que fazer pois nao quero dar ele pra ninguém pois gosto mt dele . Por favor me ajude.

  1. Anônimo
    29 de abril de 2014 às 07:50

    abandonaram um gatinho na portaria, ele é deficiente de uma patinha, dizem que passou dias sem comer, no sol e na chuva, peguei ele, dei soro, vermifuguei, ainda não levei no veterinário pois moro fora da cidade, e é muito caro pagar taxi e consulta!! ele esta vem melhor, mas muito estressado, faz cocô pela sala, camas, o apto esta muito sujo. Comprei uma caixinha de areia mas ele não vai, sera que é porque é muito pequeno? o que fazer? com os outros gatos sempre funcionou

  1. Franciellen
    28 de junho de 2014 às 20:11

    Leila por favor me ajuda, meu gatinho faz coco e xixi na areia mas também está fazendo no sofá e na cama. Não importa onde eu deixe ele, ele sempre faz onde não pode justamente quando não estou vendo, então nunca posso pega-lo e levá-lo a caixinha. E também, como é no sofá/cama não tem como fazer o negocio do sabão com água..

  1. charloso
    3 de janeiro de 2015 às 22:27

    Vi um caso de um gato que fazia cocô na casa inteira menos na caixa de areia pois tinha alguns nódulos benignos que faziam com que ele sentisse dor ao defecar. fez uma cirurgia e resolveu. teve casos que resolveu apenas umidificando a ração que muito seca fazia as fezes saírem dura.

  1. Unknown
    15 de julho de 2015 às 19:58

    oi Leila, meu nome é Jaqueline.

    eu tenho uma gata, e ela entrou no cio agora, é o primeiro cio. e ela começou a fazer xixi nas cobertas, e ontem fez cocô tbm. ela faz na caixinha, mas as vezes faz na coberta.
    mas tbm percebi q ela só faz isso quando minha irmã ta aqui... será q pode ser por ciúmes? eles tem ciumes de gente tbm? ou por causa do cio mesmo??

    Obrigada

  1. Vida de Vira Lata
    15 de dezembro de 2015 às 10:10

    O meu gato usa o vaso sanitária para fazer a necessidades, sempre fez o xixi e o coco....ele é bem caseiro e dorme com a gente, porem de um tempo pra cá, ele faz o xixi no vaso, desce e faz o coco do lado de fora. vou tentar essa tecnica

  1. Unknown
    22 de janeiro de 2016 às 20:56

    SOCORRRRRO......minha filha quis muito uma gatinha...concordei meio a contragosto pois sempre achei que lugar de animais é no quintal. A Lilica ja tem 6 meses ja ta castrada vacinada muito bem cuidada damos muito carinho a ela. Só que já está na 2a. temporada de fazer cocô em cima da minha cama. Tô possessa com isso é já avisei minha filha que vou doar a gata ela já chorou e pediu mais uma chance pra gata. Alguém aqui tem dica que resolve isso? Senão vou mesmo dar um jeito nela. Affff.

    Maria.

  1. Leila Franca
    23 de janeiro de 2016 às 18:40

    Maria,

    O jeito é manter a porta do quarto fechada até que ela "esqueça" o episódio. Tem gatos que tem mania de fazer as necessidades em cima de algum tecido ou algum cheiro que sentem os faz fazer lá. Antigamente eu tinha um sofá velho e o gato ia lá fazer xixi no sofá. Joguei o sofá fora e fiquei com o maior medo de comprar outro e o gato "batizar" o sofá novo. Levei um tempo sem sofá. Quando comprei outro, para minha surpresa nunca fizeram xixi no sofá novo. Esse sofá ficou velho e os gatos nunca fizeram xixi nele. Então por que faziam no outro sofá que joguei fora. Só pode ser algum cheiro que sentiam. Então feche a porta do quarto, mantenha fechada por bastante tempo (meses) e veja se a gata vai esquecer.

  1. Unknown
    25 de janeiro de 2016 às 23:05

    Obrigada pela dica Leila. Por enquanto tô mantendo ela fora de casa, só no quintal. Farei isso por um tempo e depois deixo ela conviver de novo dentro de casa. Acha que isso também pode ajudar?

  1. Unknown
    21 de abril de 2016 às 08:36

    Olá, Leila! Talvez você nem use mais esse blog hoje em dia, mas eu estou desesperada. Tenho apenas um gato em casa e ele insiste em fazer xixi fora da caixinha, o côcô ele continua fazendo no local certo. O problema, é que ele não escolhe apenas um local fixo para se aliviar, ele faz todos os dias em um lugar diferente! Você acha que esse problema pode ser devido à quantidade de areia que tenho colocado na caixinha? Eu não coloco muito, costumo deixar bem espalhada, porém rasa. Eu também acho que outro estopim para esse problema, seja outro gato de rua que vive aqui na região, esse gato já adentrou em minha casa e não foi nada bom, mas antes disso acontecer, o meu gato já estava fazendo isso. O gato de rua que falei, sumiu esses dias, mas como eu faço meu gato voltar a fazer xixi na caixinha? Lembrando que, todo dia ele faz em um local diferente! Espero que você possa ler e me ajudar. Obrigada

  1. Leila Franca
    21 de abril de 2016 às 09:03

    Oi Juliana,
    Eu acho que seu gato está marcando território com o xixi. Ele é castrado? Se não for, providencie a castração, pois assim o problema diminui ou pode ser até resolvido de vez. Outra coisa é vc limitar o espaço dele. Feche algumas portas da casa,não deixe ele entrar em todos os lugares. Vc também pode providenciar mais caixas e colocar em pontos estratégicos. Gato de rua entrando na sua casa é o pior problema. Vc não sabe se é vacinado, pode passar alguma doença para o seu gato e até pra vc e sua família. Vc pode colocar telas na casa para evitar a entrada dele e de outros.

  1. Unknown
    15 de dezembro de 2016 às 13:50

    Olá ,querida ,já li de tudo no seu blog ,tenho uma gata de 7 anos ,castrada há 1 ano ,mais ela só faz xixi no meu sofá ,agora faz cocô também . Pior que eu fico estressada ,bato ,esfrego o fuchinho , graças a Deus nunca feriu ,pelo que eu li aí pode acontecer. Já é o meu segundo sofá ,teve uma copa do Brasil que sentamos no chão ,pq jogamos fora .Ela faz no ralo do banheiro também não me importo acho até bonito ,não tem areia ,pq aqui em casa na área toda muita terra ,tb faz lá, talvez ,seja por que ela só dormia no meu pé na minha cama e agora deixo a porta fechada a noite ela deve estar sentindo falta disso ,mais parei de fazer isso pq ela solta muito pêlo e tenho meu filho de 5 anos que tb vai muito na minha cama. Não sei mais o que fazer ela só mija a noite ,vou impermeabilizar o sofá e comprar o xixi não pode ,não sei se vai adiantar ,meu esposo quer jogar ela fora e apesar de tudo não tenho coragem.
    Por favor me ajude.

  1. Unknown
    15 de dezembro de 2016 às 14:01

    Olá ,querida ,já li de tudo no seu blog ,tenho uma gata de 7 anos ,castrada há 1 ano ,mais ela só faz xixi no meu sofá ,agora faz cocô também . Pior que eu fico estressada ,bato ,esfrego o fuchinho , graças a Deus nunca feriu ,pelo que eu li aí pode acontecer. Já é o meu segundo sofá ,teve uma copa do Brasil que sentamos no chão ,pq jogamos fora .Ela faz no ralo do banheiro também não me importo acho até bonito ,não tem areia ,pq aqui em casa na área toda muita terra ,tb faz lá, talvez ,seja por que ela só dormia no meu pé na minha cama e agora deixo a porta fechada a noite ela deve estar sentindo falta disso ,mais parei de fazer isso pq ela solta muito pêlo e tenho meu filho de 5 anos que tb vai muito na minha cama. Não sei mais o que fazer ela só mija a noite ,vou impermeabilizar o sofá e comprar o xixi não pode ,não sei se vai adiantar ,meu esposo quer jogar ela fora e apesar de tudo não tenho coragem.
    Por favor me ajude.

  1. Unknown
    16 de janeiro de 2017 às 19:05

    (ps. antes de tudo, desculpem pelo excesso da palavra e conjugação de “cagar”).
    O que eu faço com meu gato?
    O filho da mãe NUNCA cagou na areia, não importa o que eu faço.

    Ja tinha uma gata, com um ano antes de pegar o gato, porém desde o primeiro dia ele nunca cagou no lugar certo. Achei que era manha, ai
    comprei outra caixa de areia. Nada.
    Troquei de areia, Nada.
    Troquei a caixa de lugar, nada.
    Comprei mais uma caixa de areia, nada.
    Coloquei jornal em volta, pra ele cagar no jornal, e ele caga DO LADO DO JORNAL.
    Comprei o famoso “PODE & NÃO PODE”, a partir dai ele começou a fazer xixi no lugar certo, mas só isso tbm.
    Já tentei separar uma caixa de areia só pra ele, mas mesmo assim ele insiste em fazer fora.
    Já limpei a casa inteira com tudo que imaginar, com sabão em po e deixei, com agua sanitaria, com desinfetante, e nada, ele ainda continua fazendo fora da caixa.
    Já até peguei ele cagando e coloquei na caixa, mas ele ignora o que eu fiz.

    Meus gatos não vão pra rua, só ficam em casa, então não tem como fazer em outro lugar.
    Eu já não sei mais o que fazer, alguem me ajuda por favor… u.u

  1. Unknown
    23 de março de 2017 às 18:10

    olá preciso de ajuda com urgencia !!!
    tenho um gato persa, ele tem 3 anos ... ele tem andado a fazer coco fora da caixa todos os dias, eu tenho trocado a areia de 2 em 2 dias, mas nada resulta no qual o meu pai já coloca o meu "bebe" na rua :( e custa-me muito isso...sou totalmente contra!
    já comprei produtos para colocar nos locais onde ele faz o coco , já foi castrado, já perguntamos ao veterinário dizem que é mesmo da raça, e náo pode ser ... ESTOU DESESPERADA!! PFF AJUDEM-ME !!

  1. Unknown
    23 de março de 2017 às 18:27

    Olá Erica Irina, tudo bem?
    Então, estou passando pela mesma coisa.
    Primeira dica é:
    Leve no veterinario pra ver se tem alguma coisa.
    Segundo:
    ela faz cocô mole ou fede muito?
    Terceiro:
    Troca o tipo de areia, as vezes uma mais fina pode ajudar na sensibilidade das patinhas do gato.
    Quarto:
    Se a areia não resolver, tente comprar um cheirinho "Pode e não pode", eu comprei esse aqui pra testar:
    http://www.cobasi.com.br/adestrador-pode-nao-pode-petmais-3140651-p/p

    Quinto: Se mesmo assim não surtir efeito, tente comprar aqueles tapetes higienicos, colocar nos lugares onde o gato faz e etc

    sexto: se ele começar a fazer coco e vc perceber, pegue ele e coloque na caixa de areia (se for perto) pra ele aprender, e assim que terminar, "ensine" ele a tampar o cocô. Espero ter ajudado.

  1. Unknown
    24 de abril de 2017 às 21:39

    Adotei uma gatinha filhote há pouco tempo, já tinha uma fêmea de 1 ano e meio em casa. As duas se deram bem. Porém apenas à noite, a mais nova faz as necessidades fora da caixinha. Ñ entendo o motivo. Tenho mais de uma caixinha e limpo todos os dias. Ela já está vermifugada. Não está doente. E toda noite faz o cocô bem ao lado da caixinha. O que pode ser?

  1. Leila Franca
    25 de abril de 2017 às 20:53

    Renata,

    eu acho que é porque ela é nova e ainda não acostumou com toda a mudança na vidinha dela.

  1. Marina
    23 de junho de 2017 às 21:17

    Boa noite Leila, por favor, gostaria de sua ajuda.

    Tenho um gato, amarelo, sem raça definida, macho, castrado (aos 7 meses), que hoje está com aproximadamente 1 ano e meio. Ele é o único gato da casa e está conosco desde que tinha 1 mês.

    Ele sempre fez xixi só na caixinha de areia (uso a de grânulos), mas NUNCA, faz cocô na caixinha. Nunca fez pra falar a verdade. Já tentei por 2 caixinhas, até 3! Mas, mesmo com a caixinha limpa ele não usa.

    O lugar predileto dele (para fazer cocô) é na entrada da sala, bem de frente para a porta!!! O mais engraçado é que quando a fechadura da porta da sala quebrou e eu tive que passar uma semana saindo pela porta do fundo, ele passou a fazer cocô atrás da porta do fundo!!!?? Sério que eu fiquei intrigada com essa mudança.

    Ele também não se importa com cheiro de produtos de limpeza, pelo contrário. Se eu não limpar o "serviço" anterior ele faz no quarto do meio (também de frente para a porta).

    Se eu tranco ele no quarto, e ele fizer cocô lá dentro (também de frete para a porta) ele mia sem parar, até eu abrir a porta, pois ele detesta ficar lá dentro com o cheiro.

    Realmente eu não sei o que fazer, pois se colocar sabão em pó na sala ele vai achar outro lugar...

    E por que ele sempre escolhe fazer cocô de frente para a porta? Principalmente, para a porta da entrada principal?

  1. Unknown
    13 de fevereiro de 2018 às 23:00

    Pelo contrário, quando meu gato não era castrado, ele usava a caixa certinho, depois que castrei começou cagar fora da caixa, ele faz xixi na caixa depois sai e faz coco do lado da caixa,é o pior, não é questão de quantidade de caixa muito menos de limpeza é safadeza mesmo não sei mais oq fazer

  1. josiane cavalini de oliveira dos santos
    15 de fevereiro de 2018 às 17:33

    Tenho 2 gatos, uma eu ganhei e outro eu adotei quando encontrei na rua.
    A gatinha Mel é um doce como o nome mesmo, não come nada além da ração , não sobe na mesa, não rasga sacos,faz sua necessidades somente na caixa de areia.
    Já o Tom,meu Deus você não pode comer nada que ele fica em cima miando sem parar, sobe na mesa com um descuido que dá, rasga sacos de pães, sai de casa...além de soltar o intestino quando come outra coisa sempre que não seja a ração e fazer em qualquer lugar, no corredor dentro do meu banheiro, no box, aff, meu marido tomou raiva do gato.
    Quer dar ele pra alguém,mas eu amo ele demais, queria muito saber o que posso fazer com tudo isso.

  1. Leila Franca
    19 de fevereiro de 2018 às 10:13

    Oi Josiane, alguns gatos são assim mesmo. Questão de temperamento. O tom é castrado? Gatos que não são castrados fazem mais essas bagunças. Aqui em casa eu não deixo os gatos entrarem na cozinha nem nos quartos. Talvez vc deva limitar o espaço dele. Agora, alguns gatos também conseguem fazer as necessidades na privada. Eu tenho um amigo que o gato dele faz isso. Só acreditei quando vi. Então ele sempre deixa a tampa da privada levantada e a porta do banheiro aberta. Vc pode experimentar isso também. Do jeito que está a coisa, vale tentar de tudo. Outra coisa: vc coloca farinha misturada na areia? Isso tira um pouco o cheiro e facilita a limpeza.

  1. Unknown
    4 de janeiro de 2021 às 11:38

    Bom dia
    Então viajei eu e mei filho.Meu esposo ficou cuidando do gato.Ele sempre faz a necessidades na caixinha. Agora esta fazendo fora será que esta sentindo falta de nós 🤔

  1. Unknown
    12 de janeiro de 2021 às 09:21

    Tenho uma gata de 5anos, ela era da minha avó que faleceu a 8meses e esta na minha casa desde então, e de duas semanas pra cá toda vez q saio pra trabalhar ela faz cocô em.cima da pia, quando estou em casa ela faz na caixa de areia normalmente como sempre fez, não sei o que fazer!

  1. Anônimo
    17 de agosto de 2022 às 14:23

    É só enfiar a porrada no gato, q ele para com essa mania

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 289 de 289   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget