Subscribe to RSS Feed

As cores do dia

quarta-feira, 1 de setembro de 2010 by Leila Franca

Já observei que os dias têm cores que, de certa forma, influenciam nossas sensações e atitudes.


Gosto, por exemplo, de trabalhar nos dias cinzentos de chuva fina. Parece que tudo tem a mesma cor, a mesma tonalidade cinza.

Trees outside a building

Existem as tardes douradas de verão. A hora do pôr do sol, quando os prédios espelhados começam a refletir o brilho do sol e todas as coisas, até mesmo as árvores verdes, ganham uma luminosidade avermelhada. Não tenho vontade de fazer nada nesse horário. Talvez seja hora de passear na praia, tomar sorvete ou refrigerante.

pglake10_1101 - Pine Glades Lake at sunset - Everglades National Park, Florida.

Existem uns dias em que há um fenômeno qualquer no céu, que tudo fica amarelo, com uma tonalidade muito esquisita. Não gosto de dias assim. Uma sensação de fim de mundo.

Cloudy skies over small boats on the water

E quando uma tempestade muito grande se aproxima, as nuvens escuras vão chegando rapidamente e, por alguns momentos, o céu fica verde! Isso dá medo.

Existem dias totalmente brancos, quando se há neve. É uma sensação de pureza, de algo imaculado na neve intocada. Dá vontade de escrever em dias assim. E nas noites de neve, o céu fica baixo, espesso e cor de rosa. Se vamos sair, temos de usar tantos casacos, que a sensação é a de isolamento. Cada um dentro de seu "casulo" de lã.

Alpine wilderness during a snowfall

Mas na primavera e no verão, existem muitos dias em que o céu está tão azul e num tom tão profundo que parece pesar sobre as nossas cabeças. São dias multicoloridos! As árvores ficam mais verdes, a areia mais branca, as montanhas ficam poderosas e o mar cristalino. Todas as coisas parecem brilhantes e têm suas cores acentuadas. Temos disposição para fazer tudo nesses dias. Ficamos animados e falantes.

Country road; nature scenic.

Finalmente, sinto que o arco-íris é uma espécie de bônus da natureza. É um leque de cores à nossa disposição. Atrai o nosso olhar e nos surpreende todas as vezes.

Rainbow

11 comentários:

  1. Jackie Freitas
    1 de setembro de 2010 às 19:46

    Leila querida!
    Eu adoro a primavera e o verão! Gosto do azul do céu, mesmo que traga uma chuva refrescante para em seguida apresentar um belo arco-íris! Aí é uma verdadeira bênção mesmo! Como você bem escreveu, parece um bônus da natureza, nos presenteando e nos chamando a olhar para o céu, para ver o quão grandioso ele é!
    Grande beijo, minha linda!
    Jackie

  1. Principe Encantado
    1 de setembro de 2010 às 19:47

    Com certeza amiga, este arco-íris tem a cor de nossa amizade, saudades de ti.
    Abraços forte

  1. Leila Franca
    1 de setembro de 2010 às 20:14

    PrÍncipe!!! Uns dias atrás andei lendo pelo dihitt e li que vc estaria saindo de "férias"... Férias é bom pra refrescar a mente. Saudades também!

    bjs

  1. Mr.Jones
    1 de setembro de 2010 às 21:53

    Leila
    Saudadesssssssssss! bom ver vc aqui.

    Os tons, as cores...Eu vejo a tonalidade do meu céu de acordo com minhas emoções. ahahaha
    Hoje esta tudo verde...ahahaha

    bjs

  1. Shuzy
    2 de setembro de 2010 às 08:43

    Também tenho medo dos dias amarelos...!

  1. Unknown
    2 de setembro de 2010 às 08:50

    Parabéns.:
    o seu blog muito bom mesmo.
    Convido todos a conhecerem o meu ok.
    http://aturci.blogspot.com
    Parabéns pela postagem.
    Até a próxima.:

  1. Eduardo Montanari
    2 de setembro de 2010 às 08:52

    Eu nunca tinha encarado os dias dessa forma. Achei um ponto de vista sensível e poético. Vivemos numa correria tão grande que nunca temos tempo de observar esse pequeno detalhe da natureza natural. Post muito lindo e bem ilustrado.

  1. Darcy Mendes
    2 de setembro de 2010 às 09:16

    Céu amarelado...desde criança eu tenho sensação de que algo muito estrondoso está para contecer..talvez seja o fim do mundo!
    Com certeza esse mundo colorido influencia muito nossas vidas.

  1. Eninha A Campos
    2 de setembro de 2010 às 22:04

    Aaah Leila, meu negócio é com o verão ...
    Sou movida pelo sol . "O sol nas bancas de revistas me enche de alegria e preguiça " HEHE.
    De boa disposição... bom humor , de criatividade,de força, inspira-me!
    O sol comigo é impressionante...
    Deve haver qualquer "conjunção astral" por aí que explique isso.

  1. Jairo Cerqueira
    3 de setembro de 2010 às 09:43

    Leila, não é a toa que Gilberto Gil disse que o verão é o apogeu da primavera. Adoro essas duas estações, mas preciso um pouco do frio e da chuva para aumentar, sempre, a minha contemplação ao Sol.
    Belo trabalho.
    Um ótimo final de semana pra você.
    Bj.

  1. Deus é fiel
    3 de setembro de 2010 às 19:42

    Leila minha querida!
    Tenho andado distante da Internet,mas quando tenho um tempinho dou uma espiada nos Blogs dos amigos...
    Que teus dias sejam tão lindos como o que você escreveu!
    Já estou cansada de dias de chuva,aguardo ansiosa pelos longos dias de verão.
    Beijos!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget