Subscribe to RSS Feed

10 Dicas sobre a caixinha de areia dos gatos

quinta-feira, 11 de junho de 2009 by Leila Franca


O gato é um animal super limpo. Passa o dia limpando o corpo e arrumando seus pelos. Na hora de ir ao banheiro não é diferente. Alguns gatos são até capazes de ir ao banheiro e usar o vaso sanitário (eu já vi!!!), outros gostam de fazer suas necessidades sobre jornal ou papel picado, mas em geral, quando temos um gato devemos adquirir uma caixinha de areia para que ele use como banheiro. Reuni aqui algumas dicas sobre a caixinha de areia do seu gato.


1. A caixinha deve ser de plástico lavável e que não seja muito rasa para que a areia não saia facilmente. Na verdade, qualquer bacia plástica pode servir de caixinha de areia, mas existem vários tipos de caixinhas, das mais simples às mais sofisticadas. Algumas caixinhas têm cobertura, uma espécie de tampa, com uma portinha onde o gato pode entrar e fazer suas necessidades. Essa tampa evita que a areia caia no chão e evita o odor no ambiente. Eu prefiro as caixinhas comuns. No final, a tampa acaba sendo mais uma coisa pra se lavar!


2. A caixinha de areia pode ser comprada em pet shops e supermercados, mas você pode encontrar a mesma caixinha por um preço bem menor nas lojas de "1,99".


3. Quanto à areia, existem vários tipos no mercado. O ideal é experimentar vários tipos e escolher aquela que gostar mais. Eu tenho a minha preferida. Os gatos também se acostumam com um certo tipo de areia e podem não gostar de algum outro tipo. Então você faz a vontade do seu gato!!! Os meus gatos gostam mais da areia mais fina e rejeitam as que são mais grossas, com pedrinhas maiores. O segredo para economizar areia, facilitar a retirada da sujeira e evitar o mal cheiro no ambiente é misturar farinha de mandioca na areia. Podemos colocar 3 partes de areia na caixa e 1 parte de farinha e depois misturar para ficar homogêneo.

4. Compre também uma pá especial para retirar a sujeira da caixinha.

5. Logo que começa a andar, o gatinho bebê já é capaz de usar a caixinha de areia. Alguns mais espertos vão direto ao lugar onde está a caixinha para fazer suas necessidades. Mas em geral, no início, o gatinho vai procurar um cantinho pra fazer xixi e cocô. Devemos ficar atentos para descobrir onde será este cantinho que ele vai escolher. Então colocamos a caixinha de areia neste lugar! Sim! O gato é que vai escolher o lugar da caixa! Colocamos o gatinho na caixa e a maioria das vezes isto é o suficiente. Ele começará a cavar e pronto! Outras vezes o gatinho não entende a função da caixa e em vez de fazer xixi, ele vai se deitar e até dormir na caixa!!! Se isto acontecer, pegue em uma de suas perninhas e faça o movimento de cavar a areia. Os gatos nascem sabendo usar a areia para fazer as necessidades, você só estará despertando o que ele já sabe instintivamente.

6. Se o cantinho escolhido pelo gato para a localização da caixa não for conveniente, depois que ele estiver acostumado a usar a caixa, você vai tirando a caixa do lugar, cada dia um pouquinho, até que ela fique no local que você preferir. Mas cuidado pois alguns gatos insistem em fazer suas necessidades no cantinho que ele escolheu e se você mudar a caixa de lugar, mesmo que só alguns centímetros, eles continuarão fazendo as necessidades no cantinho escolhido, fora da caixa. Nesse caso, deve-se deixar a caixa onde estava por mais algum tempo.


7. O gato sempre cava um buraco na areia antes de fazer xixi ou cocô (para não sujar o traseirinho!) e depois cobre sua "obra de arte" com areia. A maioria deles se empolga na hora de cobrir o cocô e quer usar a areia TODA da caixa para fazer o morro mais alto possível!!! O que acontece é que muitas vezes a areia sai fora da caixa. Por isso, sempre coloco jornal embaixo da caixa, pois a maior parte da areia que cai da caixa fica no jornal. Pelo menos duas vezes por dia, eu levanto a caixa, pego o jornal cuidadosamente e coloco a areia de volta na caixa. Já ouvi falar que algumas pessoas colocam a caixinha de areia dentro de uma caixa de papelão grande para evitar que o gato espalhe a areia pelo chão. Isso pode funcionar para gatos adultos, mas para filhotes não daria certo.

8. Se você tem mais do que um gato, vai precisar de mais de uma caixa de areia em casa. É recomendável usar uma caixa por gato. Distribua as caixas em pontos estratégicos da casa. Parece que será mais trabalhoso e dispendioso, mas é o contrário disso. Tendo várias caixas, elas não ficarão muito sujas, será mais fácil de limpar e a areia vai durar mais.

9. Um detalhe importante é o seguinte: nunca coloque uma caixinha de areia próxima da comida do seu gato. O gato não vai usar a caixa se ela estiver perto da comida.

10. O gato não usará a caixa se ela estiver suja. Retirar a sujeira das caixas deve ser parte de sua rotina da manhã e da noite, no mínimo. Então já sabe: quando você acordar, além de lavar o rosto e escovar os dentes, tire a sujeira das caixas. Antes de dormir a mesma coisa. Uma vez por semana, ou assim que a areia começar a acabar ou ficar suja na caixa, jogue esse resto fora, lave a caixa, enxugue e coloque areia nova, farinha e misture. Aproveite para colocar uma folha nova de jornal sob a caixa.


Mas se apesar de tudo, se o seu gato insistir em fazer as necessidades fora da caixa? Pode ser que ele esteja com algum problema de saúde. Uma visita ao veterinário para tirar essa dúvida é o mais indicado. Também pode ser que ele esteja querendo chamar atenção por algum motivo. Alguns gatos não aceitam a presença de outros gatos ou cães, podem estar querendo "exclusividade", então podem protestar fazendo as necessidades fora da caixa. Outros, sem nenhum motivo, parecem preferir o piso liso, ou o quintal, em algumas ocasiões. Em tudo há exceção e não será diferente no que se refere ao uso da caixinha.

199 comentários:

  1. Unknown
    25 de junho de 2009 às 09:47

    sempre, desde que nasci tive muitos gato, morando emcasa com terreno, ja viu nunca usaram caixinhas, porem isso mudou. tive uma gata, a Nenem, que gostava de usar o vaso sanitario para fazer nao so o xixi mas o pumpum tb, nunca ensinamos, foi ideia dela, a outra,nunca gostou de se colocar na cx, areia, terra, pedrinhas, jornal, nada, nada, jogava tudo pra fora da cx, gosta dela sem nada e fica berrando qdo vai fazer pumpum pra eu ficar esperando ela, pra limpar o bumbum, pode isso ?

  1. Anônimo
    14 de agosto de 2009 às 05:52

    que sorte a sua eu tenho um gato que mesmo castrado e tudo marca território, e o mais novinho que encontrei t/b na rua abandonado gosts de fazer no chaono wc ou na cozinha a um cantinho que ele entende e não sei como mudar isto, me ajuda?

  1. Leila Franca
    15 de agosto de 2009 às 22:44

    Oi Anônimo, seria bom perguntar ao veterinário por que ele ainda marca território. Será que ele está mesmo castrado? Sobre o que faz coco no chão, tente colocar a caixinha no cantinho que ele prefere fazer. Vou escrever mais sobre isso num novo post.

  1. Anônimo
    17 de outubro de 2009 às 23:21

    Eu estava querendo adotar um gatinho, mas me parece que a coisa não é tão seimples assim. que dá um trablhinho, não restam a menor dúvida.
    Gostei de ler essa matéria.
    Parabéns!
    JBCPOETA (dihitt)

  1. Anônimo
    28 de dezembro de 2009 às 07:56

    Olá,
    acabei de ganhar um gatinho e pensei q fosse ser mais fácil sua adaptação a cx de areia, mas ele insiste em fazer td fora do lugar! Será q pode ser pq ele é recem chegado? Me diz q ele vai aprender, pq n quero ter q doá-lo!

  1. Leila Franca
    28 de dezembro de 2009 às 10:43

    Olá,

    Alguns gatinhos mesmo muito novinhos já sabem, por intuição que o lugar de fazer é na caixinha de areia, mas outros não entendem logo e até dormem na caixinha. O que a gente faz é o seguinte: durante algum tempo, até ele se acostumar, coloque a caixinha no lugar que ele escolheu pra fazer coco e xixi (geralmente num cantinho, não é?), coloque o gatinho dentro da caixinha segure uma das patinhas e faça o movimento de cavar. Assim ele vai aprendendo. Nunca bata no gatinho nem esfregue seu nariz no lugar que fez (só vai machucá-lo e talvez vc tenha que gastar $$$$ no veterinário).

    Vou ser sincera contigo. Gatos fazem um monte de coisas que as pessoas em geral não têm muita paciência. Se vc já está pensando em doá-lo porque ele pequenininho fez fora da caixa, talvez fosse melhor procurar alguém que tenha mais paciência enquanto ele ainda é novinho, pois quando ficar maior vai ser mais difícil de doar. Imagina quando ele fizer outras coisas "erradas"? A gente tem que ser meio resignado pra ter um bicho e ter bastante paciência. Por outro lado, tenho um amigo, cujo gato não faz coco na caixinha, porque prefere o vaso sanitário. Meu amigo tem que avisar as visitas pra deixar a tampa do vaso sanitário aberta porque o gato vai lá e faz. Só vendo pra crer...Os gatos são surpreendentes! Quem sabe o seu não vai preferir o vaso sanitário também?

    Obrigada pela visita ao meu blog.

  1. Anônimo
    7 de janeiro de 2010 às 08:07

    o meu gato saddam tem 6 anos e sempre fez no lugar certo, mas qdo me mudei a 3 meses ele ficou com a minha mae, e a pedido dela tive q traze-lo pq ele começou a fazer coco pela ksa.aki onde estou morando atualmente tem tres caes do meu sogro q odeiam gatos,e por conta disso ele nao pode sair.fiz a bandeja, mas ele a usa qdo quer, e jah fez coco ate no sofa!!!nao sei mais o q fazer, pq nao quero doa-lo, tenho ele há muitos anos...por favor me deem uma dica!!

  1. Leila Franca
    7 de janeiro de 2010 às 08:34

    Olá Anônimo (teria sido melhor deixar um endereço de e-mail) mas vamos lá: gatos são territorialistas e detestam mudanças, não são como cachorros na hora de se mudar. Tem que ter um tempo maior para adaptação. É preciso paciência. É melhor impedir a entrada dele deste lugar onde o sofá está senão poderá continuar fazendo lá, nem que vc compre uma porta sanfonada provisória e a coloque para o gato não ir até a sala. Veja então qual vai ser o lugar que ele irá preferir e coloque a caixa neste lugar. Alguns gatos de apartamento são capazes de usar o vaso sanitário que nem gente (também só acreditei quando vi), então não custa também deixar a porta do banheiro aberta e o vaso sanitário com a tampa levantada, quem sabe vc tem sorte e ele faz lá? Gatos se adaptam muito bem dentro de casa e não precisam sair mas vc deve castrá-lo. Gato não castrado também faz mais no lugar errado. Coloque tela nas janelas e pronto. Veja mais dicas aqui: http://leilafranca.blogspot.com/2009/08/gatos-que-fazem-coco-e-xixi-fora-da.html

  1. Anônimo
    11 de janeiro de 2010 às 09:24

    Oi Leila, adotei um gatinho que estava machucado na frente do meu prédio, levei no veterinario e ele ja foi vacinado e desverminado. Nunca tive gato, sempre cachorro, agora resolvi tentar. Fiz um caixa de areia e ele já soube usar. Muito esperto e brincalhão, prefere um grampo de roupa do que o brinquedinho que comprei..rs. Adorei a ideia do vaso sanitario, achei que só acontecia nos filmes..rs..

  1. LUANA
    20 de janeiro de 2010 às 16:58

    Achei bem interessante esse negócio da farinha de mandioca, vou tentar, pois meu apê é um tanto pequeno e se eles (Nego e Sara)fazem cáca, dá pra sentir o cheiro na casa toda. Obrigada!

  1. Anônimo
    21 de janeiro de 2010 às 10:30

    Eu testei a farinha e achei bem legal, pq economiza na areia, ja que eu a compro, vem com cherinho bom (funciona). Pra não dar cheiro da cáca, eu tiro logo depois que o Chico faz, ou logo qdo chego em casa.

  1. Anônimo
    31 de março de 2010 às 13:58

    Oi, tenho dois gatinhos de +/- 4 meses. Um deles ja aprendeu a fazer as necessidades na cx...mas o outro não. Nao sei o q fazer, deixei as caixas longe uma da outra. Já sequei onde ele fez o xixi e coloquei o papel dentro para ver se ele faz lá. Já mostrei onde está a cx....Oq fazer agora?

  1. Leila Franca
    31 de março de 2010 às 17:13

    Olá,

    O ideal é que a caixa fique no local onde o gato gosta de fazer suas necessidades, não adianta mostrar a ele onde está a caixa. Vc coloca a caixa neste cantinho que ele fez o xixi, deixe lá por uns dias e depois vá "andando" com a caixa... a cada dia mova a caixa um palmo pro lado,até que ela fique onde vc quer. Muitas vezes o gato faz xixi no lugar errado para protestar de alguma coisa. Talvez ele esteja com ciúmes do outro que faz xixi no lugar certinho. Será que ele não está querendo chamar atenção, receber um pouco mais de carinho que o outro? Muitas vezes são coisinhas assim que fazem o gato fazer xixi no lugar errado.

  1. Anônimo
    5 de abril de 2010 às 21:04

    Boa noite!
    Deixei um comentario sobre um dos meus gatinhos q ainda nao tem usado a cx de areia. Tentei deixa-la no lugar que ele gosta de ir, mas ele faz cada hora em um lugar e nao usa a cx. Ele cheira mas nao à usa. Quando faz no chao tenta enterrar, mas nao tem areia dai ele desisti. O que você sugere que eu possa fazer para ensina-lo?
    Obrigada

  1. Leila Franca
    6 de abril de 2010 às 14:36

    Olá,

    Eu experimentaria reduzir seu espaço mantendo as portas de alguns cômodos fechadas e mantendo a caixa sempre num cantinho onde ele já fez ou usa fazer. A caixa não pode ficar perto da comida (senão ele não usa) nem ficar suja (que o gato também não gosta). Se vc tem 2 gatos também é recomendável ter 2 caixas porque às vezes um não gosta de fazer no mesmo lugar onde o outro fez. Alguns gatos também preferem usar o jornal, experimente forrar alguns lugares com o jornal pra ver se ele procura esses lugares, então coloque a caixa lá. Também pode ser que seu gatinho esteja com algum problema urinário, que é muito frequente nos gatos. Se o problema persistir, consulte o veterinário e exponha o problema.

  1. Anônimo
    13 de abril de 2010 às 16:18

    Oi, tudo bom?
    Eu tenho deixado alguns comentarios sobre os meus gatinhos LINDOS, que um dele ainda nao tava usando a caixa. Fiquei muito feliz que nos ultimos dias ele tem feito o coco na caixa. Ele nao ta enterrando, mas ja é um avanço!!! Ah! To usando farinha de madioca junto com a areia, gostei muito pq nao deixa AQUELE cheiro. Ele ainda ta fazendo xixi pela casa toda, mas ele aprende né?!!Enfim, obrigada pelas dicas, valeu!

  1. Luiza
    14 de abril de 2010 às 21:37

    Boa noite,

    eu tenho dois gatos, um faz tudo certinho na caixinha de areia e o outro faz o xixi na caixinha e o coco fora, mas bem perto da caixa. Eu adotei ele com mais ou menos 45 dias de vida. Já tem dois meses que ele está comigo e ainda não aprendeu. Eu até já vi como ele faz. Ele entra na caixinha, cheira, faz xixi, cheira novamente, não cava nada e sai. Aí ele cheira o chão, na frente da caixinha, começa a tentar cavar, se posiciona e faz coco. Depois faz o movimento de cavar novamente e sai. Ja tentei puxar a caixa pro lugar exato que ele faz, mas ele passa a fazer em outro lugar tb perto da caixa. Já tentei pegar ele no exato momento e colocá-lo na caixinha. Na maioria das vezes ele se recusou a fazer e foi brincar... esperou o momento que eu não tava vendo e fez fora da caixa. Já tentei pegar o coco e colocar na caixinha mostrando pra ele que esse é o lugar certo, mas tb não obtive exito. Pelo amor de Deus, o que eu devo fazer?
    Anonimo, o que vc fez pra conseguir? Quanto tempo de vida tem o seu gato.

    Luiza

  1. Leila Franca
    14 de abril de 2010 às 21:49

    Oi Luiza,

    Primeiro obrigada por visitar o meu blog e deixar seu comentário. Eu acho que o seu gatinho já sabe que o lugar é a caixa, mas ainda não acertou a "mira"...Creio que ele ainda não entendeu os limites da caixa, embora já saiba que o lugar é ali. Acho que em breve ele vai fazer dentro da caixinha. Vou dar uma sugestão pra vc experimentar. Meus gatos adoram quando vou limpar a caixa ou mexo na areia. É só eu ir em direção a caixa, pegar a pazinha e começar a mexer na areia que sai todo mundo correndo pra fazer as necessidades todos ao mesmo tempo! Parece até que eles têm ciúme da caixa. Estou falando de gatinhos com 2 meses de idade... Então experimente fazer isso pra ver o que acontece. Quando seu gatinho estiver por perto da caixa, venha vc como quem não quer nada, sem nem olhar pra ele e comece a mexer na areia...Faça a experiência e depois me conte, tá?

  1. Anônimo
    28 de abril de 2010 às 13:51

    Toda vez que eu vou limpar a caixa meu gato vai e faz as necessidades..rs..é bem engraçado.

  1. Anônimo
    6 de maio de 2010 às 17:09

    oi minha gata não faz coco na caixinha de areia de jeito nenhum o que eu faço me ajude por favor?

  1. Marina
    11 de maio de 2010 às 10:29

    Olá!
    Tenho dois gatinhos que adotei há uma semana. O Donavan é menorzinho. Deve ter uns 4 meses. O Xerxes é maior (bem maior) mas a moça do pet onde adotei me disse que deve ter uns 5 ou 6 meses... Enfim... O Xerxes é bem comportado. Faz tudo dentro da caixa. Já o Donavan estava fazendo também, normalmente. Este final de semana saí para a casa da minha mãe e eles ficaram uma parte da manhã e da tarde sozinhos. Quando cheguei o Donavan tinha feito sua obra de arte na caminha deles. Eu achei que era porque a areia estava suja, então limpei a areia e ele não fez mais. Só que hoje de manhã encontrei mais uma obra de arte do Donavan. Desta vez na sala!!! E a caixa não estava suja. E também é estranho porque quando ele vai fazer as necessidades ele dá uns miados meio desesperados. Será que ele está doentinho?

  1. Leila Franca
    11 de maio de 2010 às 10:33

    Oi Marina,

    Se eu fosse vc levava ele no veterinário pra tirar essa dúvida. Já vi alguns gatos miarem enquanto fazem as necessidades, mas só aqueles filhotinhos bem novinhos. O veterinário também poderá dizer a idade dele melhor do que qualquer pessoa. Geralmente a gente usa uma caixa por gato. Se vc tem dois gatos, tenha 2 caixas de areia. Alguns não gostam de fazer na mesma caixa que outro.

  1. Karla
    14 de maio de 2010 às 20:54

    olha, gostei muito das dicas que li aqui. Tenho duas gatinhas Sagrado da Brimania, são muito lindas e carinhosas.minha unica dificuldade com uma delas e a mania de querer ficar arranhando o sofá, mesmo ela tendo um brinquedo de arranhar!

  1. Leila Franca
    14 de maio de 2010 às 21:12

    Oi Karla,

    Muito obrigada pela visita ao meu blog e pelo elogio. Vou te dizer: aqui em casa tenho o mesmo problema. Um dos meus gatos gosta de arranhar o sofá. A minha sorte é que ele não arranha o sofá todo, ele quer arranhar apenas uma lateral do sofá. A única coisa que funcionou foi encostar um lado do sofá na parede e no outro lado coloquei uma mesinha. Assim não dá jeito dele arranhar ali. Mas se ele arranhasse o encosto ou o assento, eu teria que impedir a entrada dele no local até que "esquecesse". Muitas vezes isso funciona. Basta ficar sem acesso ao local da travessura durante umas 2 semanas e ele esquece o que vinha fazendo.

  1. Anônimo
    23 de maio de 2010 às 05:46

    Olá
    Recebi na 6ª à tarde uma gatinha de rua que ainda está um pouco assustada. Mas desde que a trouxe para casa que ela não faz xixi nem coco. Como faço para ele ir à caixa de areia. Tenho receio que ela fique doente. Já tive muitos gatos e nunca tive este problema. Ontem fomos com ele ao veterinário e ela achou normal, porque a agatinha está com stress. Algum truque para me ajudar?

  1. Leila Franca
    23 de maio de 2010 às 08:59

    Concordo com o veterinário. Tente manter o ambiente bem calmo, deixe ela quieta onde ela quiser ficar, pois nos primeiros dias ela vai querer apenas observar tudo. Só quando ela ver que não corre mais perigo (como na rua) se aproximará. Fique de olho nela o máximo possível pra ver onde ela vai querer fazer as necessidades, mas é bem capaz que ela procure a caixinha (não deixe a caixinha e a comida próximos ou então ela não usará a caixa). Boa sorte e obrigada por visitar meu blog.

  1. Rose
    29 de maio de 2010 às 10:27

    Bom dia , tenho uma dúvida , ganhei uma gatinha que tem 2 meses e 10 dias , estamos com ela a 1 semana , nos 2 primeiros dias ela fazia na caixinha e agora qdo chegamos em casa ela faz fora da caixinha meu marido já está querendo doa-la mas eu gosto muito dela é não queria doa-la , é uma persa linda, outra dúvida é qual a idade que posso castra-la ? E também qto e qta vezes ao dia deve alimenta-la? Agradeço Rose

  1. Leila Franca
    29 de maio de 2010 às 10:38

    Rose,

    vou te ser sincera: gatos fazem coisas que seus donos tem que ter muita paciência, mas muita mesmo e gostar muito do animal. Talvez seja melhor doar agora que ela é filhote do que quando ela for adulta, quando vocês duas iriam sofrer muito mais. Se seu marido já está querendo doar agora porque está fazendo fora da caixinha e ainda é um bebê, imagina quando ela começar a aprontar mesmo? Gato apronta muuuuito.

    O gato persa tem cuidados especiais. Deve ser levado ao veterinário para obter toda a orientação.

  1. Rose
    29 de maio de 2010 às 11:51

    Outra dúvida é qual a idade que posso castra-la ? E também qto e qta vezes ao dia deve alimenta-la? Agradeço Rose

  1. Leila Franca
    29 de maio de 2010 às 12:18

    Oi Rose,

    É como eu disse antes, o persa tem cuidados especiais. Essa pergunta quem deve responder é o veterinário. Não tenho experiência com persas...

  1. Anônimo
    10 de junho de 2010 às 13:50

    Olha gente essa coisa de caixinha de areia é complicada...Tenho duas femeas adultas, e todas duas gostam de fazer suas cacas no chão. Já tentei de tudo e espalhar caixinhas pelo apt.não seria a solução, já que elas possuem vários "banheiros" pela casa! Então, como amo gatos, o que faço é ter paciência e limpar a sujeira das duas. Meu marido é que não tem tanta paciencia...

  1. Sara
    29 de agosto de 2010 às 14:26

    Boa Tarde!

    Desde já deixo-lhe os meus cumprimentos por ajudar tantos donos preocupados! Tenho uma gatinha persa com dois meses de idade e que está cá em casa há apenas cinco dias, desde o primeiro dia que usa a caixa de areia para fazer cócó, mas para fazer xixi só vai à caixa se estiver na divisão onde ela se encontra senão qualquer local lhe serve... já li todos os seus conselhos quanto a esta questão e não consigo arranjar explicação para o comportamento da minha gatinha...
    Obrigada!
    Sara

  1. Leila Franca
    29 de agosto de 2010 às 21:37

    Olá Sara, obrigada. Com 2 meses muitos gatinhos ainda fazem em qualquer lugar. A gente é que tem que ficar atrás deles com a caixa pra eles entenderem que é pra fazer "tudo" lá (xixi e coco). Depois eles ficam de tal maneira condicionados a fazer na caixa,que se não tiver caixa vão ficar procurando. Por isso que é bom ter 2 caixas, se estiver lavando uma, então usa a outra. Se a gatinha está há apenas 5 dias na sua casa, ela ainda está meia perdida e pode estar procurando o lugar preferido de fazer o xixi, mas o lugar lá da outra casa de onde ela veio...rsrsrs!

  1. Sara
    30 de agosto de 2010 às 06:30

    Bom dia Leila!
    Eu sempre achei que era por ser tudo novo para ela mas assim fico mais descansada! :) Muito obrigada pela sua disponibilidade e conselhos! Até à próxima!

  1. Unknown
    21 de setembro de 2010 às 17:52

    Boa tarde Leila!!!

    Ganhei um gatinho há 03 dias, porém ele não se adapta de forma alguma a caixinha e quando faz as necessidades na caixa ele acaba deitando por cima da sujeira e fica daquele jeito. Outras vezes ele dorme em cima da areia e faz as necessidades no chão.
    Ah!!! Estou alimentando ele com leite, porém o coco dele está muito mole, será que é devido está se alimentando com leite?
    O que faço???

  1. Leila Franca
    22 de setembro de 2010 às 08:21

    Olá Aline,

    Não se deve dar leite a gato porque causa diarréia. Vc deve dar ração de filhotes apenas. O gatinho, há apenas 3 dias na sua casa, ainda está na fase de adaptação. Ele ainda não está entendendo direito coisa alguma. Gatinhos bebês e até mesmo alguns um pouco maiores gostam de entrar na caixa de areia para descansar. A gente tira o gato e coloca num outro lugar confortável. Gatinho novo é assim mesmo. A gente tem que ficar de olho nas primeiras semanas. Mantenha a caixa limpa e quando vc ver que ele vai fazer fora da caixa, corra e pegue ele e coloque na caixa. Vc pode pegar uma de suas patinhas e fazer o movimento de cavar a areia, porque isso pode "despertar" nele a idéia de fazer as necessidades ali. Nunca bata ou grite com o gatinho, pois ele fica magoado e não vai esquecer, podendo até prejudicar o aprendizado e não aprender nunca.

  1. Paula da Franca
    24 de setembro de 2010 às 17:12

    Boa tarde, estou adorando as dicas!!!
    Bom, tenho um gatinho de 4 meses, branquinho, chamado Thomáz... tem um gato da visinha adulto que só fica atrás dele, será que o danado está querendo cruzar com ele?
    Outra coisa, a noite deixo meu fofinho dormir fora de casa, pois a caixinha dele fica no quintal, e tenho medo dele começar a fazer as necessidades dentro de casa, será que eu deixa-lo dormir dentro de casa ele consegue segurar o pipi até de manhã?
    Muuito obrigadaa, aguardo resposta... beijokas...

  1. Leila Franca
    25 de setembro de 2010 às 18:50

    Oi Paula,
    Obrigada por visitar meu blog. Converse com a sua vizinha e aconselhe ela a castrar seu gato. Ele está fazendo isso com seu gatinho porque os hormônios dele devem estar a mil... Não deve ter fêmea por perto. Pode machucar seu gatinho na nuca. O gato da vizinha vai acabar se distanciando de casa a procura de fêmeas e poderá se perder ou algo pior. Por isso é melhor castrar o gato.

    Acho que seu gato não vai segurar o pipi até o dia seguinte... Coloque uma caixinha dentro de casa, só à noite ou então deixe a janela um pouco aberta, que ele vai sair e fazer lá fora. Experimente pra ver o que vai acontecer!

  1. Paula da Franca
    26 de setembro de 2010 às 01:19

    ... Obrigada pela resposta Leila!!! então, mas sabe aquelas pessoas que não se pode falar nada? ignorantes? é o caso da dona do gato! ela fala que gato não engravida, então não precisa castrar, uma chatisse, nossa!
    E, aqui onde eu moro é perigoso deixar a janela aberta, vc sabe como é! amiga, que dilema... mas, será que ele acostuma fazer pipi na caixinha dentro de casa à noite e de dia na do quintal?
    Tenha um ótimo domingoo, beijus... até mais...

  1. Leila Franca
    26 de setembro de 2010 às 09:09

    Oi Paula,

    Acho que não haverá problema em ter as duas caixas. Vc pode também cercar seu quintal com tela para impedir a entrada de animais da vizinhança. Se não der pra cercar tudo de uma vez, vá de pouco em pouco.

    bjs

  1. Paula da Franca
    27 de setembro de 2010 às 16:01

    Oiii Leila como vai?
    É uma boa idéia, vou tentar... obrigadaa...
    Viu, e qd eu castrar o Thomáz o comportamento dele vai mudar? o que melhora amiga? vc que ja tem experiência em gatinhos... e como é a recuperação neste caso?
    Beijosss...

  1. Leila Franca
    28 de setembro de 2010 às 12:09

    Oi Paula,

    Depois de uma certa idade, os gatos começam a "marcar território", ou seja, borrifam as coisas com xixi. Não é "fazer xixi" simplesmente. É um negócio que o xixi sai pra trás e pro alto. Então eles começam a fazer xixi em tudo. Na porta da geladeira, de armários, sobem em estante ou armário e fazem esse xixi na parede lá no alto, em livros, televisão, computador, encosto de cama, em tudo. Com a castração, eles param de fazer isso ou então nem começam a fazer. Esse é o ponto bom pra gente da castração.

    Os gatos também costumam ficar mais calmos depois da castração. Dormem mais, não se afastam de casa, pois não irão a procura de fêmeas. O gato não castrado começa a procurar fêmeas e podem se perder, ser atropelado, atacado por gente ruim, cachorro e mesmo se metem em brigas horríveis com outros gatos e podem voltar pra casa muito machucados. Machucados em gatos são muito difíceis de tratar, pois eles não param de se lamber com aquela língua áspera e a coisa vai piorando em vez de melhorar. Pode dar bicheira ou outras doenças piores por causa desses machucados. Os gatos não castrados podem se meter em brigas com gatos doentes e ficar doentes também.

    Já ouvi falar que a castração também evita que os gatos tenham câncer, mas não sou veterinária, então é algo que não posso explicar. Gato castrado também não vai engravidar nenhuma gata por aí, então são menos filhotes abandonados pelas ruas.

    Dizem também que não são todos os gatos que mudam de comportamento depois da castração. Mas no meu caso, os meus 8 gatos mudaram radicalmente. Eles ficaram mais quietos, não se afastam de casa, não se envolvem em brigas e não marcam território. Ficaram mais bonitos depois de castrados.

  1. Paula da Franca
    29 de setembro de 2010 às 14:52

    Oiiii minha amiga, como é bom falar com vc... dúvidas tiradas, nossa é muito bom! ainda mais pra mim, que sou mamãe de um gatinho de primeira viagem rsrs... obrigadaa...
    Não vejo a hora de castrá-lo então, quero ele bem carinhoso e amigo, ele já é, mas quero mais kikiki... é tão gratificante não é, ver um bichinho te olhar com carinho e afeto!!!
    E sobre a recuperação Leila? é demorada?
    Beijusss...

  1. Leila Franca
    15 de outubro de 2010 às 11:52

    Oi Paula, sabe que eu não tinha visto seu último comentário? Mas vamos ao assunto. A recuperação é rápida. Os machos não levam nem ponto. No dia seguinte nem parece que operou.

  1. Unknown
    24 de outubro de 2010 às 21:36

    Boa noite!
    Sempre criei cachorros ,agora meus filhos adotaram um filhotinha gata e não sei bem o que fazer...ela faz as necessidades no chão do banheiro..e toda vez que eu vou para a cozinha ela vai atrás e fica miando tipo pedindo comida ,mesmo com o pote cheio de ração.
    A relação com os cães está amigavel e olha que são 4 pit bull...
    Bom agradeceria sxe me dessem dicas sobrev esse novo ser que habita o meu lar.
    Bjos.

  1. Leila Franca
    25 de outubro de 2010 às 17:02

    Oi Adriana,

    Dê ração de filhotes para a gatinha, não de comida de gente nem leite (que dá diarréia), coloque uma vasilha com água perto da comida e a caixinha de areia não pode ficar junto da comida. Gatos gostam que a gente coloque só um pouquinho de comida várias vezes por dia. Não é como cachorro que a gente enche o pote e eles comem tudo uma vez ao dia. Pra gato a gente coloca um pouquinho umas 4 vezes por dia (os meus são assim. Alguns gatos gostam que o pote esteja bem limpo, senão eles não comem. Então se for este o caso, lave e seque o pote antes de colocar a comida.Leve ela no veterinário para vacinas e vermífugo. O vet pode te dar mais orientações.

    Leila

  1. Anônimo
    28 de outubro de 2010 às 18:12

    Ola, tem um gatinho persa de 02 anos, ele foi castrado aos 04 meses, porem continua super agitado, parece mais um macaquinho que um gato, não faz as necessidades na caixa de areia mesmo que ela esteja limpinha, e pra piorar, tem o habito de morder, fica escondido para dar o bote quando alguém passa, sei que esta brincando, mais essas mordidas estão cada vez mais forte e não consigo fazer com que ele para de morder.
    Por favor, me ajude, não quero ter que doa-lo
    Muito Obrigada, Alessandra

  1. Leila Franca
    28 de outubro de 2010 às 21:32

    Oi Alessandra,

    Na minha opinião, isso tudo que vc descreveu mostra que é o temperamento desse gatinho. É que nem gente. Uns são mais extrovertido, outros mais calmos e por aí vai. Cachorro também. Alguns cachorros são mais agressivos, outros são mansos. Eu nunca tive um gato assim agitado e agressivo, mas tenho uma amiga que tem uma gata braba, que faz exatamente isso que vc falou. Fica escondida, dá o bote e morde pra valer, mas só com visitas. Tenta mostrar que vc não gosta disso, mas sem falar alto brigando ou qualquer coisa que vá excitá-lo ainda mais. Eu acho que vai ser difícil ele mudar. Mas será que vc vai ter que doar por causa disso? E quem vai querer, se ele é assim agressivo? Numa casa estranha é bem capaz de piorar.

  1. Anônimo
    22 de novembro de 2010 às 11:45

    Oi gente,

    Li as postagens com as angústias de donos de gatos por eles não aprenderem a fazer as necessidades na caixa. Tive gatinhos assim, bem novinhos, que não tinham tido tempo de aprender com a mãe o certo e o errado da vida dos gatos... Foram gatinhos abandonados ao nascer e estavam há poucos dias comigo.
    Pois bem, tem um produto que a gente compra em pet shops, (vêm com dois frascos) com cheiros diferentes, um para PODE e outro para NÃO PODE. Não tem como vc se enganar, pois vêm com o rótulo.
    É só borrifar com o frasco de "NÃO PODE" lá nos cantinhos onde ele está fazendo errado. E com o frasco de "PODE" na caixinha. Como o gatinho sempre cheira o lugar onde vai fazer, ele aprende a "discernir". É rapidinho o aprendizado...

    Quanto à mania de morder, pode ser simplesmente porque está com verme! Isso torna o gato mais agressivo...
    No seu caso, seria bom levá-lo a um veterinário. O comportamento de morder apareceu depois da cirurgia? Pode ser algum problema resultante da cirurgia, ou algum outro problema de saúde. E esse é o seu modo de dizer que algo não vai bem...

    Aí galera! Mas... não sou veterinária! Apenas, assim como a Leila e os frequentadores do blog, amo os bichinhos e os bichanos!

    Fátima Melo

  1. Roseneide Margarida dos Santos
    22 de novembro de 2010 às 14:38

    URGENTE............Boa tarde, gostaria de saber se os gatos persas , são porquinhos , pois ja conheci duas pessoas , que deram o gato por fazer suas necessidades fora da caixinha. Tenha uma gata q tem 8 meses , sempre fazia dentro da caixinha , só qdo a caixa estava muito cheia . E ultimamente anda fazendo tudo fora ate xixi, ela faz do lado e nao faz na caixa , lavo toda semana , troco a areia toda semana , nao sei mas o que fazer , meu marido já ta querendo me matar e matar ela , ele diz que nunca viu um gato fazer fora da caixa. Por favor preciso de ajuda , senão vou ter que me desfazer dela.
    Rose

  1. Leila Franca
    23 de novembro de 2010 às 13:10

    Oi Fátima Melo,

    Obrigada pela colaboração e visita ao meu blog. Eu conheço esse produto que vc citou, mas não indiquei na postagem nem nos comentários porque aqui em casa NÃO deu certo. É um produto um pouco caro, a minha casa é grande e perto da praia, quer dizer, muito vento. O produto é em spray, conforme ia jogando ia "voando" pra longe e uma embalagem deu pra cobrir uma área bem pequena. Mesmo nesse espaço pequeno, que eu praticamente esvaziei o tubo ali, a duração do efeito foi muito curta. Se vc pisar no local, já não faz mais efeito. Então a coisa durou poucas horas. No dia seguinte o gato teimoso já tinha feito bem no lugar onde eu tinha colocado o produto. Por isso não aconselhei. Vc tem que colocar o produto no chão, mas não pode andar ali. Se andar já era.

  1. Leila Franca
    23 de novembro de 2010 às 13:22

    Oi Roseneide,

    Lendo seu comentário, percebi uma coisa: vc lava toda semana, eu lavo todos dos dias!!! Limpar a caixa, eu limpo todos os dias também, mais do que uma vez por dia! Eu acho que vc deve começar daí. A limpeza do local deve ser diária, senão ninguém suporta. Alguns gatos podem mesmo não aprender nunca. Já observei, por exemplo, que os siameses, todos os que eu tive, são muito mais exigentes que os gatos SRD. Nunca tive um persa, então não posso comentar. Experimente conversar com o criador onde vc comprou a gata. No mais, leia bem o artigo e os comentários e experimente todas as dicas durante algum tempo pra ver o que dá certo. Agora quando a gente tem bicho tem que ter também muita paciência. Bichos sujam, fazem bagunça e ficam doentes. Talvez fosse melhor vc doar a gata enquanto ela é novinha, do que quando for mais velha, pois ela sofrerá mais. Lembre que os gatos podem viver mais de 20 anos.

  1. Anônimo
    13 de dezembro de 2010 às 12:25

    Boa tarde Leila, estou prescisando de uma orientação urgente. Adotei uma gatinha que tem aproximadamente 2 meses, no inicio ela esta fazendo o xixi na caixa e na última semana já fez três vezes na minha cama e sempre quando estou. Ela usa a caixa também, estou com dúvida se é a areia q troquei pela vegetal se tem haver ou qual seria o outro motivo? Grata.

  1. Leila Franca
    13 de dezembro de 2010 às 15:41

    Olá,

    Realmente, os gatos têm um tipo de areia "preferido" ou um tipo que "não gostam". Aqui em casa meus gatos não gostam de uma areia que é feito umas pedrinhas brancas, que é, inclusive, uma das mais caras. Se você observar que sua gata não gosta de um certo tipo, não compre mais.

    Mas isso é mais pra gatos mais velhos. O filhote, com dois meses, ainda pode fazer nos lugares errados até "engrenar"...rs Mas se ela já "batizou" seu colchão com um xixizinho, pode ser que mais tarde ela procure o mesmo lugar pra fazer de novo. Nesse caso, o jeito é manter a porta do quarto fechada durante um longo período.

  1. Anônimo
    21 de dezembro de 2010 às 08:46

    Olá Leila, acabei de adotar uma gatinha, linda, faz 4 dias, ela tem 1 mes, mas ja achou o lugarzinho das necessidades, uma caixinha de papelao deitada com jornal, a caixa de areia ainda é alta pra ela, mas o negocio é que ela é muito chorona, mia muuuito, mesmo no colo, solta no chao, ou quando deixo ela no quartinho dela com uma barreira, ela so para quando pego ela, levo pro sofa pra brincar e ela morder minhas maos, será que isso é so manha, ou quer atenção?

  1. Leila Franca
    21 de dezembro de 2010 às 10:22

    Olá,

    Com um mês a gatinha deve estar sentindo falta da mãe e dos irmãos, pois eles ficam todos juntinhos dormindo e mamando e agora ela está sozinha. Veja se ela está conseguindo comer a ração. Compre ração de filhotes. Pode ser que ela esteja com fome. Com um mês, vc deve levar no veterinário para que a gatinha seja vermifugada. O veterinário também poderá te orientar quanto às vacinas e a alimentação.

  1. Anônimo
    21 de dezembro de 2010 às 15:39

    Ótimo leila, vou levar sim no veterinario, mas ela esta comendo muito bem, comprei uma racao para bebes de boa marca, pois sei que agora ela precisa de muita vitamina, e tambem comprei uma lata de leite propria para gatinhos bebes para suprir o leite da mamae.De qualquer forma vou leva-la para vermifugar pois jaja ela vai tomar a primeira dose da vacina.

    Obrigada. Michele.

  1. Leila Franca
    21 de dezembro de 2010 às 17:24

    Michele,

    Gatinho muito novinho também chora muito quando quer fazer cocô. Ainda bem que ela está comendo. Eu falei sobre isso porque já vi gatinhos bem novinhos que conseguem apenas quebrar em pedacinhos cada grão de ração, mas comer que é bom, não comem... então seria o caso de amolecer a ração e dar o leite próprio pra gatos. Também tenho uma receita muito boa de leite, pra fazer em casa.

  1. Unknown
    23 de dezembro de 2010 às 19:23

    Olá Leila, tudo bem? Eu e minha irmã temos nossa gatinha, Frida Kahlo, há oito anos e além de ser linda, ela nunca fez xixi fora da caixinha, mesmo quando mudamos de apartamento. Desde a primeira vez ela fazia suas necessidades na caixinha com areia, porém de um mês pra cá, ela vem entrando e saindo do cio constantemente e agora começou a fazer xixi no sofá! (detalhe mudamos o sofá há mais ou menos 40 dias)só que o coco ela ainda faz na areia dela....compramos inclusive aquele produto felliway difusor e colocamos numa tomada do lado do sofá pra ver se adianta alguma coisa mas até agora nada! pensamos em comprar o spray também...estamos muito preocupadas pois minha mãe não aguenta mais isso...você tem alguma sugestão? beijos

  1. Leila Franca
    23 de dezembro de 2010 às 22:13

    Oi Alice,

    Mas depois de 8 anos, ela foi fazer no lugar errado? Eu acho que nesse caso vc deveria levá-la ao veterinário, pois ela pode estar com algum problema urinário ou renal.

    Mas ela pode estar também protestando em relação a alguma coisa. Eu já observei que os meus gatos não gostam que eu mexa na arrumação da casa! Se começo a arrastar móveis, mudar as coisas de lugar, eles ficam aborrecidos. Se vc adquiriu esse sofá há 40 dias, pode ser que ela esteja querendo o sofá velho de volta! E está mostrando claramente que não gostou deste!
    Será?

  1. Anônimo
    27 de dezembro de 2010 às 21:41

    Olá
    tenho dois gatos, ja castrados, com cerca de um ano. Um deles faz tudo no lugar certo mas, o outro nao faz. Pensei que a castração resolveria este problema, que foi realizade a alguns meses. Eu deixava a caixa dentro de casa, com o mau cheiro resolvi deixar no quintal, um deles vai certinho, e o outro cheira e cheira e acaba fazendo dentro de casa e no chao. Devido eu ja ter pego no flagra,falar Não e colocar na caixa ele raramente faz o serviço quando tem alguem por perto, axo que ficou com medo... Nao sei qual o problema, voce pode me ajudar?
    Obrigada Mari

  1. Leila Franca
    28 de dezembro de 2010 às 10:42

    Oi Mari,

    Alguns gatos não gostam de fazer as necessidades na mesma caixa que outro gato faz. Então, se eu fosse você compraria mais uma caixa e colocaria dentro de casa.

    Alguns gatos também só usam a caixa se esta estiver bem limpa. Então, eu tentaria limpar a caixa com mais frequência, se possível, a cada vez que ele usasse.

    Quanto ao cheiro, misture farinha de mandioca (daquelas que se usa pra fazer farofa na areia. Pode colocar até 2 medidas de farinha para cada uma de areia. A farinha tira o cheiro.

    Outra coisa: gatos reagem diferente de cachorro. Muitos não gostam de fazer as necessidades e até mesmo comer enquanto tiver alguém por perto. Tenho um gato que jamais vejo ele comer ou fazer as necessidades. E ele não foi o primeiro. Já tive outros que agiam da mesma forma. Acho que não é medo. O meu penso que ele é muito tímido e discreto.

    Agora já reparei que gato siamês prefere fazer no chão. Não sei se tem alguma "ciência" nisso ou se é coincidência.

  1. Anônimo
    13 de janeiro de 2011 às 16:16

    OI LEILA É A MICHELE NOVAMENTE, SURGIU OUTRA COISA, MINHA GATA BEBE DE 2 MESES NAO PARA DE MORDER, MINHAS PERNAS, MAOS BRACOS E DO MEU MARIDO TAMBEM ESTAO ACABADOS, FALO COM AUTORIDADE MAS ELA NEM LIGA SE AFASTO ELA, AI QUE ELA VOLTA COM MAIS FORCA, O QUE PODE SER????

  1. Leila Franca
    14 de janeiro de 2011 às 10:56

    Oi Michele,

    Eu já ouvi falar em histórias de gatos que são bem agressivos. Nunca tive nenhum assim, mas acho que alguns gatos não gostam que se pegue neles e então se as pessoas tentarem tocar neles, eles respondem assim. Há uns 2 anos atrás abriguei uma gatinha por umas duas semanas que não gostava que mexessem nela e ela mordia. Eu via que ela ficava irritada. Então não toquei mais nela. Ela foi adotada então não soube mais.

    Tenho uma gata que gosta de ficar no colo, mas se por acaso eu colocar a mão sobre ela, ela morde (mas fraquinho, não dói), então cada vez que ela faz isso, eu a tiro do meu colo e boto no chão. Eu acho que o problema todo é esse: gato que não gosta que se pegue neles. Então a única coisa a fazer, a meu ver, é não pegar neles.

    A sua gatinha também pode estar tentando brincar, mas não sabe como. Talvez se vc der brinquedos pra ela se distrair, ela pare com isso. Gato adora brincar com bolinha de papel, principalmente papel laminado. Uma vez eu amarrei uma bolinha de papel com um barbante na minha mesa da sala para um gatinho deixar minhas pernas e pés em paz...rs Aí ele ficava lá distraído brincando.

  1. Unknown
    14 de janeiro de 2011 às 17:45

    Olá,
    Eu peguei uma gatinha de 3 meses para mim ,e já tenho uma de 5 meses.Elas não estão se dando mto bem não podem nem chegar perto uma da outra...o q faço?????????????????
    outra pergunta:com quanto tempo posso castrá-las?????
    Desde já obrigada.
    PS:meu email é dddomingos@live.com

  1. Leila Franca
    15 de janeiro de 2011 às 09:52

    Oi Daniele,

    É comum que os gatos não gostem da chegada de um novo gato no local onde moram. Mas daqui a umas 2 ou 3 semanas pode contar que eles estarão dormindo juntos, abraçadinhos! É só ter um pouquinho de paciência e não forçar a aproximação deles. Tudo vai acontecer naturalmente. Quando um começar a estranhar o outro, fale de forma branda pra eles pararem com isso e faça bastante carinho nos dois e quando cada um estiver sozinho também vá lá e faça carinho.

    Quanto a castração, no posto do projeto Bicho Rio, onde tenho castrado meus gatos, há um cartaz que diz para castrar os gatos a partir de 6 meses. As gatas não podem estar no cio nem amamentando. Também não devem usar coleira de pulgas.

  1. Denise Domingos
    10 de fevereiro de 2011 às 13:34

    Olá Leila!!!!!!!Tenho duas gatinhas em casa,e coloquei mais uma caixinha de areia assim q a mais novinha chegou.Só q as duas usam as duas caixas.Isso é normal?Tem algum problema????Devo ensiná-las a usar uma só????????

  1. Leila Franca
    11 de fevereiro de 2011 às 14:44

    Oi Denise,

    Isso é normal. Não tem problema. Deixe as duas caixas para as gatas usarem a vontade.

  1. Anônimo
    18 de fevereiro de 2011 às 23:44

    Leila, tudo bem?

    Que bom que existam pessoas dedicadas como você atenciosa, generosa em compartilhar as experiências, se pudessem os gatos agradeceriam... Enfim,você faz a sua parte pra melhorar o mundo, parabéns...

    Estou com um problemão que hoje me tirou do sério. Já tentei quase de tudo, menos levá-la ao veterinário, mas aparentemente não tem problema, já apalpei, observei comportamento diferente e não percebi nada. Tenho duas gatinhas adultas. A Nina peguei filhote, depois de 1 ano, pensando em fazer companhia ã NIna, adotei a Bela, já adulta provavelmente com 2 anos e que já tinha passado por momentos ruins. Já há anos tenho gatos e achava que os entendia.

    O relacionamento das duas é de desputa por atenção minha, será que isso acontece pelo fato das duas serem fêmeas?). Acabo até dando mais atenção à Bela que é grude e que faz xixi em locais que tenha pano, cadeiras, sofá, tapetes e até na minha cama, também nos vasos de plantas. Quando coloquei o vaso na varanda, se é que se pode falar assim, pois é bem pequena, coloquei uma caixinha lá, mas nenhuma das duas usou. Não sei mais o que fazer, tentei duas caixinhas (ela até usa, mas continuou fazendo xixi onde tem pano), essas fraldas descartáveis de cachorro (ela fez uma vez e depois não mais), mudei de tipo de areia e nada. Costumo retirar as cacas e xixis assim que elas fazem.

    Não posso doá-la (a Bela), por ser adulta e passar o problema para outra pessoa que venha maltratá-la e também porque gosto muito dela. Esqueci de dizer que as duas são castradas.

    Creio que o problema se agravou porque não permito mais que durmam comigo, embora já fizesse antes nos locais indevidos.

    Não me separarei das duas, mas está me fazendo muito mal ficar irada e duas vezes fiquei histérica com ela, esfreguei o nariz no pano. Depois fiquei muito chateada. Ela é muito carinhosa e carente. Acho que aprendeu assim e não esquece... ou foi criada em quintal e está agora em apartamento. Estou com esse problema já há mais de um ano.

    Desculpe escrever tanto, mas li todas as suas respostas postadas e dicas.

    Você tem alguma idéia do quê tentar? Tenho dó de deixá-la isolada ou presa, principalmente porque tem a outra gata que ficará a vontade. acho que pode se agravar.

    Me ajude, se tiver alguma alternativa. Gostei das dicas, achei pertinentes e sei que entende de gatos.

    Um abraço e agradeço sua disposição em responder e ajudar.

    Meu nome é Nancy e meu email nancy.keid@uol.com.br

  1. Leila Franca
    19 de fevereiro de 2011 às 07:34

    Oi Nancy,

    Tenho a sensação de que essa coisa de disputar atenção acontece mais com os cachorros, os gatos conseguem compartilhar melhor o que gostam. Uns são mais "grudentos" e "colentos" que outros. Em relação ao xixi e coco, se eu fosse vc, deixaria as caixas lá e tiraria do alcance os panos e tapetes (enrole e guarde ou coloque num cômodo que as gatas não tenham acesso). O sofá já ouvi dizer que o problema pode ser resolvido mandando fazer uma capa de plástico grosso. E quanto às camas, o negócio é manter as portas dos quartos fechadas. Nos vasos de plantas, o que pode dar certo é colocar garrafas cheia de água tampadas, deitadas em torno do pé da planta (é isso que fazemos aqui em casa para cachorros e gatos não fazerem xixi nos canteiros). Garrafas pet de vários tamanhos cheias de água pra ficar pesada, deitadas em volta das plantas. Mas não adianta estressar. Ter bicho é que nem quando a gente tem criança pequena, que tem que tirar as coisas do alcance. Esfregar focinho só vai machucar o nariz do bicho, mas não funciona como medida disciplinar nem pra cachorro nem pra gato. Tem que tomar conta dos gatos, sempre que possível, e quando vc ver que vão fazer o que não devem, brigue e impeça a ação. Gato é esperto, logo ele vai saber o que não pode, embora continue tentando fazer.

    Leila

  1. Anônimo
    14 de março de 2011 às 13:50

    Leila....
    Me ajuda a minha gata não cobre as necessidades, ela tenta cobrir mas acaba esticando demais a pata e vai alem da caixinha
    dá p entender???
    Eu pensei que era instinto deles, mas acho q a minha não é normal!!!
    Adri

  1. Bárbara Mourad
    14 de março de 2011 às 18:34

    Oi Leila, como vai?
    a minha gatinha vladi insiste em fazer por tudo que é canto xixi e coco
    ela faz na caixinha, embaixo da mesa, embaixo da cama, do lado do tanque.
    o que eu faço???
    pq ela não faz só na caixinha.
    eu passo varios desinfetantes nos lugares que ela faz, mas mesmo assim ela continua
    outra pergunta
    ela tem 2 meses , mas é muuuiiiittttooo bravinha. morde e arranha a gente.o que eu faço
    acho que ela é assim pq estava abandonada na rua


    beijos

  1. Leila Franca
    15 de março de 2011 às 10:05

    Oi Adri,

    É normal sim. Já vi outros gatos fazerem isso também. É o instinto deles. Eu tenho um gato, inclusive, que faz o cocô numa caixa e depois ele faz um morro de areia em OUTRA caixa!! rsrsrs Eu acho que eles fazem e depois começam a cavar instintivamente, mesmo que no lugar não haja areia, ou fora do "alvo", que é o cocô. Tente colocar uma caixa maior pra ver se funciona.

  1. Leila Franca
    15 de março de 2011 às 10:21

    Oi Bárbara,

    Com apenas 2 meses a gatinha pode fazer as necessidades em tudo que é lugar mesmo, além de fazer na caixinha. Reduza o espaço dela pra evitar que ela faça em toda parte da casa, pois é nessa idade que o gato começa a criar seus hábitos e aí se acostumar mal, será difícil desacostumar depois. Um gatinho de 2 meses não precisa ter a casa inteira pra brincar e andar. Feche algumas portas para que ele não tenha acesso a certas partes da casa e deixe a caixa num lugar que seja fácil dele encontrar, principalmente num lugar que ele já usou pra fazer as necessidades.

    Quanto a ela ser "bravinha", pode ser o temperamento. Alguns gatos são mais dóceis, outros não. Mas gatinhos novinhos também adoram brincar de "lutinha". Como não tem outros gatos, então ela está "lutando" com as pessoas da casa. É uma brincadeira comum entre os filhotes. Tive um pequenininho que se jogava de "bracinhos" abertos pra atacar um gatão, que não dava a menor bola...rs Eu imagino que gatos que sofreram o abandono na rua podem se tornar medrosos, ela é muito nova pra ter se tornado "agressiva". Não deu tempo... Acredito mais que seja a brincadeira de luta, que é muito comum entre os filhotes.

  1. Leila
    17 de maio de 2011 às 21:00

    Leila, sou sua chará, adotei uma gatinha que veio em minha janela ou melhor ela nos adotou! Coloquei a caixinha de areia para ela, e desde o primeito dia ela tem feito xixi e coco na areia. faz uma semana que a castramos, e tres semanas que esta conosco. Ontem e hoje por minha surpresa ela fez coco fora da areia ontem no banheiro de cima, hoje de manhã no mesmo banheiro só que em lugar diferente e hoje perto da areia, mas no chão, não sei o que está acontecendo pois as tres vezes a areia estava limpa. O Que pode estar acontecendo?

  1. Leila Franca
    18 de maio de 2011 às 13:25

    Oi!

    Uma semana que castrou, ainda é pós-operatório. Ela ainda não voltou ao normal nem tirou os pontos. Seria legal perguntar ao veterinário se há alguma relação.

    Também pode ser outras coisas. Vc trocou a marca da areia? Outro gato usou a caixa? Meus gatos não gostam de certas marcas de areia.

  1. Anônimo
    27 de maio de 2011 às 00:12

    Boa noite,
    Adotei uma gatinha de rua, ela deve estar agora com uns 2 meses, ela durante o dia faz suas necessidades na caixinha, mas a noite faz na sua própria caminha, principalmente se ela dormir junto com a minha cadelinha pintcher. Daí é um horror, tenho que jogar toda a coberta fora.
    Me ajude a mudar isso!!!
    Grata
    Kelly

  1. Leila Franca
    27 de maio de 2011 às 11:41

    Oi kelly,

    Pode ser que ele esteja fazendo isso só porque é muito novinha e os gatinhos novos às vezes fazem as necessidades em qualquer lugar, mas... quando um gato pega a mania de fazer xixi na cama dificilmente abandona esse hábito. Dos meus 10 gatos tenho 1 que não pode ver um pano que faz xixi e por causa dele nenhum pode ter cama. Ele já está com 2 anos e continua assim. Então, no seu lugar eu colocaria a cama da sua cadelinha fora do alcance da gatinha. Aqui em casa esse meu gato que faz xixi em pano também ia fazer na cama do cachorro. Só parou quando eu coloquei um tapete para o cachorro dormir, porque o gato não faz em tapete, só em tecido mole. Talvez essa também possa ser uma solução pra vc.

  1. Anônimo
    14 de julho de 2011 às 11:07

    Tenho 2 gatos que ainda não são castrados e um deles começou a fazer xixi no sofá, fica um fedor horrível, moro num apartamento de quarto e sala a noite deixo a janela eberta pra elea saírem ja que o espaço pra eles é pequeno no apartamento, mas eles ficam miando no condomínio tipo lobos, não sei o que fazer, tenho pena de deixar eles sempre dentro do apartamento, mas também não quero ter que me mudar né...me ajudemmmm!!!

  1. Leila Franca
    15 de julho de 2011 às 23:44

    Eles estão fazendo isso porque não são castrados. O xixi é marcação de território. Os miados também fazem parte do "namoro". Vc deve castrar os dois logo.

  1. Anônimo
    29 de julho de 2011 às 22:12

    Tenho uma que peguei filhote olhinhos fechados ainda, abandonaram na calçada, debaixo de um sol escaldante, sorte que eu tinha duas gatas que tiveram filhotes e cuidaram dela, ela tem um probleminha agora que já está bem espertinha 1 ano que eu vejo ela fazer as necessidades em lugares úmidos, ela chega a empurrar o bebedouro para derramar água, fica com as patinhas, puxando a água, ela costuma dormir também dentro da pia, eu seco ela sempre porque se estiver com gotinhas de água ela nem pensa duas vezes vai lá e faz o xixizinho, ainda bem que é só xixi, não sei como ensinar ela a usar a caixa de areia, ela é levinha e correndo aos pulos que nem um coelhinho, e parece que nem tem miado, é tão baixinho e só quando deixa de me ver por algum tempo, eu a chamo de Luna, adora ficar de barriguinha para cima para eu dar carinho.

  1. Leila Franca
    1 de agosto de 2011 às 10:26

    Olá Anônimo,

    Eu sei como é isso. Também tenho uma gatinha que foi encontrada ainda de olhinhos fechados dentro de uma caixa de papelão num calor de fevereiro. Tenho também 2 gatos que procuram lugares molhados pra fazer as necessidades. Mas descobri que quando os cachorros do vizinho começam a latir, eles ficam com medo e fazem na caixinha!!!Não me pergunte por que isso acontece... rsrsrs O jeito é deixar a caixa com areia nos lugares onde ela gosta de fazer e de vez em quando coloque ela dentro da caixa, segure a patinha e faça o movimento de cavar. Pode ser que ela entenda que é pra fazer ali. Na verdade quando ela começa a "puxar a água", como vc diz, ela está cavando, ou seja, o movimento de cavar é instintivo, quer tenha areia ou não pra cavar.

  1. Anônimo
    21 de agosto de 2011 às 15:12

    Olá, tenho uma persa de 7 anos , não castrada e confesso estar ficando desgostoso com ela. Acho que depois dela não quero outro gato. A Ágata tem feito xixi nas entradas da casa e às vezes dentro da mesma. Não tenho deixado ela nem entrar mais... Além dela tenho um pittybul e os dois se dão muito bem, graças à deus! Mas já presenciei que ela faz xixi e ele logo em seguida faz em cima do dela. O meu cachorro fica preso de um lado da casa, porque ele é muti baderneiro, já ela fica no outro quintal. Será que ela tem se sentido sozinha? Infelizmente não fico muito em casa devido o trabalho, mas procuro dar toda a atençao para a mesma qdo estou, limpo sua caixa somente de cocô ,todos os dias, enfim, gosto muito dela, mas ela está me chateando com isso.Vou tentar a dica do sabão, porque estou cansado de chegar em casa e limpar xixi todos os dias.

  1. Pa.
    23 de agosto de 2011 às 02:49

    Oi Leila!!!

    Tenho uma gata de 1 ano e 2 meses, e ela foi mãe ha 5 meses. Desde então ela tem feito xixi fora da caixa sempre. Já tentei mudar marca de areia, lugar das caixas, e nada! Pra piorar a situação eu tive que trazer de volta o macho que era namorado dela. Os dois foram castrados, mas ela não se acostuma com ele de jeito nenhum! Arranjando briga sempre, vivendo mal humorada com ele, comigo e fazendo xixi cada vez mais fora da caixa! Faz xixi principalmente nas minhas coisas, no puff onde eu sento, tudo meu!! Será que tem gato que realmente não gosta da cia de outros gatos? Será que ela está com tanto ciume assim?

  1. Anônimo
    23 de setembro de 2011 às 20:58

    Tenho duas gatas, as duas usaram durante 10 anos a mesma caixa sem problemas. Atualmente, uma delas faz xixi e coco por vários lugares e a outra está entrando no mesmo esquema fazendo xixi na minha cama, já limpei, perfumei, coloquei sabão omo...Agora a última que fez xixi está sumida dentro do apartamento (ela consegue se esconder) porque sabe muito bem quando faz alguma coisa errada mesmo sem bater nela. Gosto delas, mas estou muuuuuito chateada, acho que não aguento mais.

  1. Anônimo
    26 de setembro de 2011 às 08:58

    Eu tenho um gato de u ano.
    Me mudei pra um nova casa. Mas to com probleminha ele ta levantando muito a bunda e o xixi ta saindo da areia, e duas vezes já fez coco ond enão deveria o primeiro foi no sofa no outro dia foi no tapeta do quarto.
    A gente fica fora o dia todo será que ele ta tentando chamar a atenção? Pois a minha sogra tem um cachorro também , sera que tem algo a ver.
    O que mais preucupa que estressada com a situação botei o fusinho dele no xixi e dei uma palmada .
    Como ele em tudo é medroso ele hoje de manha não quis ir na caixinha de areia só ficava miando e não ia . Fiquei preucupa fiz besteira e depois de muito carinho ele na sala não aguentou e saiu correndo para a areia . Mas não fiz nada deixei . Será que agora ela não vai mais fazer xixi na areia ?
    Pois ele é muito medroso até quando chega gente diferente alem de mim e meu esposo ele se esconde embaixo das cobertas e fica o tempo todo não sai nem pra comer ou tomar aguá.
    So quando a pessoa vai embora.
    Se tem barulho então fica pior vive se escondendo de tudo .
    Estou preucupa pois gosto dele. Ele é castrado .

    Obrigada

  1. Anônimo
    26 de setembro de 2011 às 19:44

    Ola, tudo bem?
    ref. meu post de 18/2/11 - para dar feed back e ajudar outras pessoas que passam por este problema

    Após tomada todas medidas para inibir o mijo em lugares indevidos, levei minha gata na veterinária, que após exames, de urina e ultrassonagrafia, detectou que a mesma está com DTUIF, constatou que existiam cristais (importante saber de qual tipo para indicar os procedimentos a tomar). A correção do problema foi a troca da ração que deve ser medicamentosa e no caso dela, por estar sintomas de cistite, os cristais dificultam a saída da urina, também antibiótico. Sugiro atenção para o problema e levar a um médico, quando ocorrer este problema.

    Atenção para quem tem gato (macho) pois o problema pode se agravar e levar ao falecimento.


    Agradeço a atenção.

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 12:09

    Olá Anônimo (acho que vc é a Nancy, não?)

    No último parágrafo do meu post eu falo sobre a hipótese de ser um problema de saúde e aconselho a levar o bichano ao veterinário. Ainda bem que vc fez isso e tratou o seu gato.

  1. Anônimo
    27 de setembro de 2011 às 15:39

    ola eu gostava que alguem me ajudasse a compreender a minha gata ela tem poucos meses e quando eu a trouxe para casa ela fazia as necessidades todas na caixa mas de um momento para o outro ela comecou so a fazer xixi e o resto vem fazer fora da caixa eu ja experimentei em mudar a areia ate comprei uma caixa maior mas nada feito vai a caixa urina e a seguir sai e faz o resto o que axam k pode ser?

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 16:08

    Olá Anônimo,

    Leia o que o anônimo acima escreveu. Talvez possa ser um problema de saúde. Leve ao veterinário para ver se é algo assim.

  1. Leila Franca
    25 de outubro de 2011 às 13:14

    Oi Cláudia,

    Dá uma olhada em lojas de material de construção e lojas de 1,99. Nessas lojas as caixas são para outros fins, mas servem para gatos também. Nas lojas de material de construção há bandejas pra colocar argamassa que dá uma boa caixa de areia pra gatos e nas lojas de 1,99 existem aquelas bacias gigantes, acho que pra roupa, mas serve pros gatos também.

  1. Juliana
    7 de novembro de 2011 às 08:43

    Leila,
    Tenho uma gata ela ta com 1 ano e 1 mes, fazem uns dez dias que ela entrou NOCIO, e eu arrumei um namorado pra ela, ele ficou la em casa uma semana. Porem depois disso, a malu ta fazendo coco só fora da caixinha de areia, sendo que ela nunca tinha feito, e eu mantenho a caixinha limpa, fica proximo da comida dela, (no mesmo quarto)acredito q não seja por esse motivo, por outro lado ela pode estar PRENHA, pode ser que seja por isso ou isso não interfere em nada...OBS* douu muita atenção pra ela, muito eu e meu marido!

  1. Leila Franca
    7 de novembro de 2011 às 09:04

    Oi Juliana,

    Essa pergunta vc deve fazer ao veterinário. Realmente eu não sei se a gravidez pode interferir.

  1. Anônimo
    25 de novembro de 2011 às 15:54

    foi super importante as informaçoes aqui postadas, pois ganhei um gatinho e nao sabia como lidar com a caixinha e agoera aprendi.

  1. Leila Franca
    26 de novembro de 2011 às 20:00

    Oi Anônimo,

    obrigada pela visita.

    Leila

  1. erina
    27 de novembro de 2011 às 21:31

    Olá! Bafão a vista!!
    Veja se você já ouviu estória mais louca: recebi pela primeira vez visita em casa, depois que adotei o Benicio Gato; ele ficou o dia todo escondido, sabemos que gatos não gostam de visita.
    A noite saimos para jantar e na hora que chegamos advinha; o Benicio fez xixi nos travesseiros das visitas e tambem nos colchoes; é ciume?
    agradeço a resposta

  1. Leila Franca
    28 de novembro de 2011 às 10:58

    Oi Erina,

    Mas que coisa!!!! Ah que problema que deve ter sido pra vc! Eu imagino possa ser ciúme sim, mas os gatos são territorialistas. Eu imagino (não sei se é...)que, pra eles, tudo o que há no território deles tem que ter a "marca" deles. Então se aparece uma coisa qualquer nova na casa, eles vão ficar em cima até que aquilo tenha o cheiro deles. Quando a coisa está bem impregnada com o cheiro deles, eles partem pra outra. Uma maneira de marcar o objeto rápido é fazendo xixi. Então, esses travesseiros das visitas deviam ser objetos que estavam guardados e seu gato ainda não tinha visto... Portanto pode ser que ele estivesse só colocando a marca dele, tipo "carimbo", nada tendo a ver com ciúme. Frequentemente donos de gatos castram os animais porque assim essa coisa de marcar território diminui ou mesmo desaparece. Mas não é garantia! Gatos castrados às vezes continuam marcando território e fazendo xixi em tudo.

    Agora pode ser ciúme do brabo também. Eu trabalho em casa e tenho um gato que só quer ficar em cima do meu trabalho, tenho que escorar o computador pra ele não jogar no chão,faz tudo pra eu não conseguir trabalhar! Quer que eu dê atenção só pra ele.

    E tenho outro gato que toda vez que vou na casa da minha mãe (que é nos fundos da minha casa), ele vai atrás de mim e me morde até que eu vá embora da casa da minha mãe e volte pra casa!

  1. Saraiva
    6 de dezembro de 2011 às 22:05

    E quando o gatinho de 2 meses faz necessidades pela casa toda e qundo chega perto da areia e a come? O que fazer? Já foi trocada a areia, mais grossa e a mais fina, e ele continua comendo a areia...

  1. Camila
    9 de janeiro de 2012 às 11:27

    Oi, Leila! Td bem?
    Adorei suas dicas, e vou tentar usa-las. Mas gostaria de colocar meu caso pra vc. Adotei uma gatinha que tem uns 2/3 meses. Ela sabe direitinho ir pra caixinha pra fazer cocô, mas insiste em fazer xixi em cima dos sofás. Faz uma pocinha de xixi em cada sofá. Tenho dois cachorros em casa, e agora eles começaram a fazer xixi no pé do sofá pq ela faz em cima... tá uma bagunça isso aqui...ehehe! Achei estranho pq ela é femea... nao deveria marcar territorio. Oq posso fazer?

  1. Anônimo
    15 de janeiro de 2012 às 12:16

    Oi Leila
    tenho dois gatos 'adolescentes" e castrados,antes eles saiam pra fazer as necessidades do outro lado da rua, moro em um lugar calmo, mas por esses dias meu gato sumiu e voltou muito cansado como se estivesse vindo de muito longe, eles são muito bonitos e atraem a atenção das pessoas, fiquei com muito medo então comprei as bandejas e areia sanitária, mas eles não querem usar, miam, reclamam, ontem consegui que o mais novo fizesse xixi mas até agora nenhum dos dois fez cocô, estão se segurando o máximo que podem, o que devo fazer? por favor me ajude.

  1. Leila Franca
    19 de janeiro de 2012 às 10:01

    Oi Saraiva,

    Estou atrasada para responder os comentários, mas antes tarde do que nunca.. Eu nunca ouvi falar em gato comendo areia... eu levaria ao veterinário.

  1. Anônimo
    25 de janeiro de 2012 às 11:29

    OI LEILA, TENHO DOIS GATOS QUE SAIAM Á NOITE MESMO SENDO CASTRADOS, DEVIDO AOS PERIGOS E A PREOCUPAÇÕES CONSTANTES, ELES NÃO SAEM MAIS, UM DELES MIA A NOITE SE DEPENDURANDO NAS CORTINAS PARA SAIR, PELA MANHÃ E Á NOITE SEMPRE PASSEIO COM ELES E OS DEIXO NO QUINTAL UM POUCO SOB MINHA SUPERVISÃO, GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL O COMPORTAMENTO DELE TENTANDO SAIR, SE ESTOU FAZENDO MAL A ELES. FAVOR RESPONDA MINHA PERGUNTA ESTOU MUITO AFLITA SEM SABER SE O QUE ESTOU FAZENDO É O CERTO.

  1. Leila Franca
    25 de janeiro de 2012 às 23:43

    Olá anônima,

    Aqui no blog a gente apenas troca ideias e experiências. Eu não sou veterinária. Se você está muito aflita, deve perguntar sua dúvida a um profissional (veterinário), que lhe responderá com mais correção, precisão e conhecimento.

  1. Shirlei
    29 de janeiro de 2012 às 01:44

    Oi Leila, acabei de comprar uma gatinha de 4 meses pra minha filha. As duas brincaram o dia inteiro. Minha filha já está apaixonada. A mulher que me vendeu disse que ela já estava acostumada com a caixa de areia, mas pra minha surpresa, ela não defecou nem urinou durante o dia inteiro, e passava longe da caixinha de areia, e durante a noite entrou no quarto e urinou e defecou encima do cobertor!Será que ela realmente já usava a caixinha? Se ela começar a defecar pela casa, temo em não conseguir ensina-la a usar a caixa. O q. eu faço?

  1. Shirlei
    29 de janeiro de 2012 às 01:45

    Oi Leila, acabei de comprar uma gatinha de 4 meses pra minha filha. As duas brincaram o dia inteiro. Minha filha já está apaixonada. A mulher que me vendeu disse que ela já estava acostumada com a caixa de areia, mas pra minha surpresa, ela não defecou nem urinou durante o dia inteiro, e passava longe da caixinha de areia, e durante a noite entrou no quarto e urinou e defecou encima do cobertor!Será que ela realmente já usava a caixinha? Se ela começar a defecar pela casa, temo em não conseguir ensina-la a usar a caixa. O q. eu faço?

  1. Leila Franca
    29 de janeiro de 2012 às 10:38

    Oi Shirlei,

    É provável que a gatinha esteja apenas assustada com a mudança de ambiente, mas se esse comportamento persistir, leve no veterinário pra afastar a hipótese de ser algum problema de saúde.

  1. Anônimo
    9 de fevereiro de 2012 às 21:08

    minha gata,é diferente ela usa a caixinha,porém ela faz a obra num canto,depois cava do outro lado e por ultimo enterra algo q esta no outro canto,sendo assim fica td exposto,um buraco vazio e um monte de areia sem necessidade.kkkk

  1. Leila Franca
    10 de fevereiro de 2012 às 00:48

    Anônimo,

    meu gato willian wallace faz algo parecido... rsrsrs Ele faz o "serviço" numa caixa e faz um morro enorme de areia em outra caixa (sem cocô)...rsrsrs vai entender...

  1. Anônimo
    15 de fevereiro de 2012 às 16:16

    Olá, nunca tive um gato, peloa primeira vez estamos com um filhote em casa, um persa que chegou a 5 dias, ele deve ter uns 2/3 meses, se alimenta bem, brinca muito, é carinhoso, está sempre perto da gente, ainda não consegue pular no sofá então pede colo...ele já escolheu o lugar pra fazer suas necessidades, um quarto vazio que temos,pus a caixinha la mas ele não usa, faz do lado dela, ou vai pra outro canto do mesmo quarto, daí troco a cx de lugar ele vai pra outro canto, ensino ele cavar na areia, ele sai correndo...já pus sabão em pó nos outros cantos pra ele usar só onde tem a caixa, mas ele fez igual, do lado do sabão, geralmente ele tem feito ao lado da caixa o cocô e no outro canto o xixi, onde pus um papelão. Alguma dica? Será pq ele é bebê e novo na casa? Abraços, Adriana

  1. Leila Franca
    16 de fevereiro de 2012 às 18:12

    Oi Adriana,

    realmente ser um bebê e novo na casa pode a causa. Continue insistindo com a caixinha. Vc deve castrar o seu gato também quando tiver uns 6 meses. Fale com o vet. Quando o gato não é castrado pode começar a fazer xixi em tudo que é lugar pra marcar território.

  1. GabrielFelix'
    5 de abril de 2012 às 01:48

    oi galera eu achei uma gatinha aqui no quintal de casa, provavelmente sua mãe deixo ela escondida ou algo parecido.

    aii decidi criar ela, pq vim morar só a alguns meses e mim sinto muito só as vezes. Só que as vezes ela se escondi dentro de casa, e se depender dela ela fica com fome. aii eu fico feito um louco procurando ela dentro de casa na hora de alimentar ela.
    Ela já come ração, bebe leite e água.
    Gostaria muito se alguém mim ajudasse com dicas de como tirar esse costume dela, de ficar se escondendo com medo de mim.

  1. GabrielFelix'
    5 de abril de 2012 às 01:50

    oi galera eu achei uma gatinha aqui no quintal de casa, provavelmente sua mãe deixo ela escondida ou algo parecido.

    aii decidi criar ela, pq vim morar só a alguns meses e mim sinto muito só as vezes. Só que as vezes ela se escondi dentro de casa, e se depender dela ela fica com fome. aii eu fico feito um louco procurando ela dentro de casa na hora de alimentar ela.
    Ela já come ração, bebe leite e água.
    Gostaria muito se alguém mim ajudasse com dicas de como tirar esse costume dela, de ficar se escondendo com medo de mim.

  1. Leila Franca
    5 de abril de 2012 às 18:58

    Oi Gabriel,

    Acontece muito das pessoas quererem tratar um gato como se fosse um cachorro, querendo fazer as mesmas brincadeiras, etc, mas gato detesta isso! Gato gosta de ficar na dele, uns até gostam de colo, mas tem gato que não gosta que ninguém toque nele. Pode ser que seu gato seja assim. Não fique atrás dele nem tentando pegar se ele não quiser ser pego. E lembre-se sempre que gato não é cachorro. Se vc deixar o gato pra lá, sozinho, o mais provável é que depois de algum tempo ele venha ficar perto de vc.

  1. Anônimo
    21 de abril de 2012 às 19:30

    Olá Leila,

    Recebi hoje uma gatinha com mais ou menos 5 semanas. Acontece que já são 11h da noite e ainda não fez a suas necessidades, ela chegou aqui eram 11h da manhã.
    Tem uma caixinha com areia mesmo ao lado da caminha, coloco ela na caixa, ela cava, mas consegue sair e regressa para a alcofinha dela, ficando lá toda enrroscadinha e caladinha.Só mia se pegarmos nela, mas se cala quando a mimamos.
    Acontece que estou preocupada, pois além de não ter feito nada, ela pouco ou nada mamou; dei leitinho próprio para gatinhos pela mamadeira e não faz o ato de mamar, tenho de quase espremer a mamadeira para sair o leite.
    Será que ela foi retirada da mãe e dos irmão muito cedo? Será que está sentindo a falta dos irmãos e por isso não come e nem defeca?
    Será normal?
    Até quando devo esperar, se ela continuar assim?
    Obrigada

    Cláudia

  1. Leila Franca
    23 de abril de 2012 às 07:00

    Olá Cláudia,

    Às vezes no primeiro dia que o gatinho chega isso acontece. É a mudança de ambiente ou até mesmo o bichinho vem de barriga vazia, sem comer, então não tem o que defecar. Mas eu acho sempre bom levar o gatinho no veterinário para uma consulta assim que ele chega na nossa casa. O veterinário vai falar das vacinas, da alimentação, dos cuidados. Vale a pena fazer essa visita inicial, principalmente se vc acha que a gatinha está tristinha.

    Leila

  1. angelica
    25 de abril de 2012 às 11:39

    oieee
    preciso de uma ajudinha, minha gata ta fazendo xixi dentro do vaso de planta,jah troquei o vaso de lugares varias vezes ma ela não para...mas mesmo assim continua usando a propria caixinha de areia..como eu faço pra tirar o rastro de xixi da planta? obrigada!!!

  1. Leila Franca
    25 de abril de 2012 às 14:20

    Oi Angélica,

    Pegue umas garrafas pet encha de água pra que fiquem pesadas, coloque as tampas e coloque elas em pé ou deitadas dentro do vaso de plantas ou do canteiro. Assim a gata não tem espaço pra cavar e fazer o xixi nem força pra tirar as garrafas. Com o tempo o cheiro sai.

  1. Anônimo
    4 de maio de 2012 às 14:17

    Olá, Leila!

    Meu nome é Roberta. Primeiramente, parabéns pelo blog e pela sua paciência em responder a todos, sempre! As suas postagens são, certamente, muito úteis para quem tem um gatinho.

    Bem, vamos ao meu problema:

    Em Dezembro de 2011, eu e meu marido compramos um gatinho da raça maine coon, nascido em 05/09/2011. Enquanto pequenininho, fazia todas as suas necessidades na caixinha de areia, posicionada na área do nosso apartamento (ele não sai do apto, pois todas as janelas possuem grades e redes próprias para ele não cair/sair). Tudo vinha muito bem até cerca de um mês e meio atrás, quando ele resolveu, do nada, deixar de fazer cocô na caixinha para fazer em cima da minha cama! Quando aconteceu pela primeira vez, eu e meu marido brigamos com ele, até batemos um pouquinho para tentar ensinar a ele que fazer na cama não estava certo, o levamos até a caixinha e mostramos que ali era o lugar onde ele deveria fazer... enfim, acredito que seja a primeira tentativa de todos que passam por esse problema com o seu gato. Bem, o método não funcionou. Uma semana depois, ele tornou a fazer cocô na minha cama. Eu e meu marido brigamos novamente, mas não adianta. Hoje, ele não quer fazer mais as necessidades na caixinha, parece estar com "nojo". Quando o colocamos dentro da caixa, ele imediatamente pula para fora. Então insistimos ele até faz o xixi ali, mas em vez de cavar a areia, ele cava a parede da área, como se não quisesse encostar a pata na areia. Pisa na ponta do pé e dá um pulo para fora da caixa o quanto antes. Eu e meu marido não compreendemos essa atitude dele, POIS A CAIXINHA ESTÁ SEMPRE LIMPA E COM A AREIA TROCADA. Já experimentamos trocar a marca da areia e nada! Já colocamos aqueles flocos de madeira, areia tipo silica (a mais higiênica que existe), mas ele não se adapta a nada! Por que, de repente, ele passou a rejeitar a areia que sempre usou desde filhotinho? Siceramente não sei mais o que fazer... Eu e meu marido o tratamos como se fosse nosso filho, com todo carinho, até dormir conosco na cama ele dorme! Ele é super apegado a nós, pricipalmente a mim. Tem toda a nossa atenção, não possuímos outro animal.

    Agora estou fazendo o seguinte: assim que levantamos de manhã, fecho a porta do quarto para ele não ter acesso à cama. Pois bem, quando ele se depara com a porta fechada, procura outro lugar qualquer da casa para fazer as necessidades: tapete da sala, sofá, algum pano de chão... Enfim, ele agora não tem mais um lugar específico, prefere fazer xixi e cocô em qualquer lugar que não seja a caixinha dele. Vai entender? Por favor, me ajude! O meu marido já está impaciente e comentou algumas vezes que não vamos ficar com o Boop (nosso gatinho) se ele continuar desse jeito. Não quero me desfazer dele de jeito nenhum, mas o meu marido tem razão ao falar que não dá para termos um gato fazendo xixi e cocô pela casa inteira! E agora, o que eu faço?

    Aguardo ansiosamente a sua ajuda! Um grande abraço!

  1. Leila Franca
    10 de maio de 2012 às 10:51

    Olá Roberta,

    Bom, no seu lugar eu faria 3 coisas:
    1)reduzir o espaço do gato - feche portas de modo que ele tenha uma área restrita.
    2)compre uma caixa nova e jogue essa fora. Vai ver que o problema não é com a areia, mas com a caixa.
    3)Castração já. Você vê que essa mudança toda de comportamento corresponde com a fase onde ele já está ficando um "rapazinho". Ele está marcando território!!! Quer namorar! Castrando o gatinho, muitas vezes esse problema desaparece (ok, às vezes não resolve...rs)

    Sei que o Maine Coon é um gato caro e não sei se vc comprou com a intenção de criar a raça, ter filhotes para vender etc. Mas se for este o caso, deixe um cômodo da casa para o gato, tipo um quarto que vc coloque um piso fácil de limpar e mobiliário adequado, não o deixando circular pelo resto da casa.

  1. Anônimo
    13 de maio de 2012 às 21:12

    Olá Leila, li suas dicas e vou tentar aqui, eu abriguei uma gatinha e ela teve filhotes, ficamos com uma fêmea, que insiste em fazer suas necessidades em todos os lugares da casa, tá bem difícil, mas, vou tentar... bjos

  1. Roberta
    14 de maio de 2012 às 12:34

    Olá, Leila!

    Obrigada por responder!

    O Boop realmente ainda não é castrado, pois estou esperando que ele cresça bastante primeiro (o veterinário disse que a castração interrompe o crescimento e fará com que ele engorde apenas). Por isso, a intenção era aguardar que ela cresça até uns dois anos de idade, pelo menos (os Maine Coons crescem até os cinco anos, porém nos dois primeiros que eles crescem mais).

    Comprarei outra caixinha, como você sugeriu. A sua primeira dica eu já fiz: fecho a porta do quarto assim que acordo para ele não ter mais acesso à cama. Agora ele cismou de fazer o cocô em panos de chão que ficam pela área. Menos pior que na cama, né? Rs. Mas ainda assim está longe do ideal... Pensei em comprar uma segunda caixinha e por jornal em vez de areia, já que ele parece gostar de uma superfície lisa para fezer cocô.

    Se isso não funcionar, não haverá outro jeito senão castrar logo, mesmo...

    Obrigada mais uma vez pelas dicas e parabéns pelo blog, é um sucesso! Beijos!

  1. Leila Franca
    14 de maio de 2012 às 18:45

    Roberta,

    só não esqueça que a castração não é garantia de que ele vá fazer as necessidades no lugar certo! Muitas vezes isso acontece, mas também acontece do gato continuar fazendo as necessidades no lugar errado mesmo estando castrado! principalmente se o hábito já se instalou.

    A questão fica difícil mesmo... eu não sabia que a castração interferia no crescimento. Conseguir um exemplar da raça e não vê-lo crescer ao máximo seria frustrante! Acho que eu aguentaria bravamente...rsrsrsrs Seria bom se ele tivesse sempre alguém por perto, quando começasse a cavar pra fazer coco a pessoa agarrava ele e colocava na caixa!!! rsrsrs

  1. Léo
    24 de junho de 2012 às 12:26

    Olá leila, tenho 2 gatos, o meu PRIMEIRO gato ja está acustumado a fazer suas ' nescessidades ' na caixinha

    mais meu segundo gato faz XIXI fora da caixa, ou seja, pela casa, coco ele faz na caixa mais xixi não. ( Apesar de eu não saber quem faz as coisas fora da caixa, mais concerteza é o segundo )
    Então o jeito é colocar 2 caixas ? o segundo gatinho ele é raro de fazer xixi na caixa.., tenho ele a 2 anos, e a outra 6 anos..

  1. lula
    26 de junho de 2012 às 17:07

    Oi Leila,eu tenho 4 gatos,tres filhotes e sua mãe.Eles tem 1 mes e alguns dias.Queria saber se eu posso usar terra em vez de areia,e tambem não sei se eles vão fazer as suas´´nessecidades``na caixa,pois eles fazem sua ´´obra de arte``em toda a casa..
    Haaa...queria saber tambem se essas dicas valem para os gatos que ficam mais no quintal do que dentro de casa!!!
    Tambem queria saber como vou adaptalos ao seu nome,pois acho que eles vão misturar tudo(eles se chamam:Adam,Luca,Tom e sua mãe eu quero que você escolha!!!
    OBRIGADA!!!TE ADMIRO MUITO...

  1. lula
    27 de junho de 2012 às 13:44

    Me responda por favor
    Caroliny...

  1. Leila Franca
    28 de junho de 2012 às 14:08

    Oi Caroliny,

    Os gatos não atendem pelo nome como os cachorros fazem. Acho que o nome é mais pra gente identificá-los. Vc pode usar terra, mas tem que trocar com alguma regularidade também, lavar a caixa etc. A areia que vende nos supermercados e nas lojas de animais é preparada pra absorver a urina, então acho que a terra comum pode não absorver tanto quanto a outra, além de ser mais pesada. Experimente as duas e veja por vc. Os gatos gostam da areia que é vendida em sacos porque é soltinha. Na mesma hora vão lá cavar e fazer xixi e coco. A terra comum é mais compacta, pode ser que eles nem liguem, preferindo fazer pela casa.

  1. Leila Franca
    28 de junho de 2012 às 14:10

    Caroliny,

    eu não respondi logo porque estava ocupada com meu trabalho...

    Leila

  1. Manú
    29 de junho de 2012 às 10:30 Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Manú
    29 de junho de 2012 às 10:34

    Oi Leila, preciso de orientação.
    Moro em casa e minha gata já está aqui há cerca de 8 meses, peguei da rua, é deficiente, mas faz suas necessidades normalmente. Porém já tinha seus hábitos, como de fazer xixi e cocô na areia, portanto ela prefere fazer no jardim ou qualquer cantinho com areia que encontra. Ela tem caixinha higiênica, mas nunca usa. Como faço pra que ela pare de usar o jardim ou pergolados e use somente a caixinha???
    Detalhe: às vezes quando está chovendo e ela "não tem onde fazer ", deixo entrar em casa e fazer no pergolado do meu banheiro, onde tem areia, pois imagino que não vai conseguir fazer na caixinha e termina que, claro, o meu banheiro fica com um odor horrível... tô errada, neh?!
    Por favor, me responda e desde já, muito obrigada!

  1. Anônimo
    2 de julho de 2012 às 14:13

    Obrigada por me responder
    CAROLINY..

  1. Ana
    5 de julho de 2012 às 17:55

    Oi Leila, muito bom o seu blog!
    Queria uma ajudinha com os meus gatos. Tenho 2 gatos (um macho e uma fêmea), eles já tem 4 anos e estavam bem acostumados a usar a caixinha de areia, mas sempre faziam a maior sujeira. Antes eu morava em uma casa grande, então tinha lugar para deixar a caixinha e era fácil de limpar. Agora que estou em um apartamento e a areia se espalha por todos os cantos. Recentemente comprei uma caixa com tampa para resolver esse problema. O macho entendeu que ali era o novo banheiro, mas a femea só usa a caixinha para fazer o cocô e faz o xixi no chão. Acho que ela estava acostumada a ficar na bordinha da caixa para fazer xixi e agora com a tampa ela não consegue mais. Será que minha única opção é escolher entre limpar um monte de areia que eles espalham pela casa ou limpar o xixi da gata? =( Conhece alguma maneira de fazer a gata se acostumar com a caixa com tampa?
    Desde já, muito obrigada! bjs
    Ana

  1. Anônimo
    23 de julho de 2012 às 18:04

    Eu e meu namorado adotamos um gatinho, já compramos tudo de antemao: caixa com areia, pazinha especial p remover as fezes, comida... E quando levamos o gatinho para casa, soltamos ele no chao, ele comeu, bebeu agua, cheirou tudo e logo de primeira, ja se aproximou da caixa de areia e fez xixi, nem precisamos ensina-lo, foi instintivo. O problema foi a caminha dele, improvisamos uma caixa de sapato com uma toalha velha forrando a mesma, ela nao gostou, preferia dormir na nossa cama que era mais quentinho. Um dia eu vi ela entrar na caixinha e fazer xixi dentro! Ela confundiu. Eu acabei tirando a toalha ,deixando no chao e um dia ela fez coco na toalha! Tivemos que jogar fora e limpar todo o canto para que ela nao fizesse mais nada ali (se um canto tá sujo eles fazem ali mesmo, entao é bom manter o ambiente limpo). Depois desse episodio ela nunca fez mais nada fora da sua caixinha e toda vez que ela faz, eu vou la e limpo, seja xixi ou coco.

  1. Charon Nun
    6 de agosto de 2012 às 04:46

    AJUDA Urgente!
    Olá...
    Encontrei o seu blog por acaso, estava pesquisando como ensinar um gatinho filhote a usar a areia. Li o comentário da Roberta, sobre o Maine Coon dela, por isso resolvi pedir ajuda!
    Eu tinha um gato siamês, ele morreu por causa de uma doença no coração, a "cardiomiopatia felina" no dia 11 de Julho, quarta feira. e no sabado da mesa semana ganhei o Thomas, um Maine coon q fez 2 meses de 20/07.
    Eu NUNCA tive problemas com o Miu, castrei ele com 4 meses e ele nunca marcou territorio.
    Mas com o Thomas enfrento problemas, no primeiro dia em casa, ele fez o coco e o xixi fora da caixa de areia. Pensei que poderia ser o cheiro do Miu, o siames, em volta, troquei a caixinha de lugar. Comecei a levar ele a areia sempre meia hora depois de comer, e na minha frente ele fazia na areia td.
    Com isso ele aprendeu a fazer xixi na areia que eu coloquei no banheiro do meu quarto.
    Um dia eu sai e quando voltei ele tinha feito xixi e coco dentro do box.
    Limpei e fechei o box p ele não ir e continuei com o processo de levar ele, somado a não deixar a comida e a água a disposição dele, mesmo com medo que ele passe fome durante a noite.
    Ele voltou a fazer coco na areia, mas o xixi fazia no chão a um passo da caixinha em frente.
    Li sobre passar sabão em pó e deixar secar, isso deu certo por dois dias. Mas logo ele voltou a fazer xixi em frente a caixa de areia, e onde ela ficava antes.
    Comprei o Lux pet No-bite, o repelente, foi a mesma coisa, funcionou no primeiro dia e depois lá tá ele urinando em cima do repelente.
    Já tentei assustar ele qd ele faz em lugar errado, e dar uns tapinhas, não funciona também. Ele odeia que eu limpe o pipi e as pernas dele molhadas de xixi, por que ele faz xixi sentado!
    Ele está com 2 meses e 17 dias. Tentei dar tapinhas e bronca qd ele urina no chão e dar prendas e fzer carinho quando ele faz na areia. Não deu certo.
    Usei todas as dias a cima, inclusive da areia, vou tentar trocar a caixa ainda. Nada parece dar certo, e eu não gosto de ficar brigando ou dando tapinhas nele y.y
    Eu ainda não castrei ele. Li em um site especializado em Maine coon que diz que a idade certa para se castrar é de 7 semanas. A veterinaria queria castrar ele mas não deixei por achar cedo demais p meu bebê operar. Não sei mais o que fazer!
    Quanto ao que a Roberta falou, não ouvi nada sobre impedir o crescimento do Maine coon se castrar, minha veterinaria tem uma amiga que é veterinaria especializada em gatos e vou perguntar a ela sobre isso e volto com a resposta.
    Mas acho que não tem nada a ver, o meu siames era castrado e ficou enorme, pelo contrario, eu li mt a respeito de que a castração tardia pode trazer alguns prejuizos.
    Por favor, preciso saber o que fazer, não quero que ele acostume a urinar no lugar errado, não quero passar a vida td dele tendo que limpá-lo sempre que ele faz xixi.
    Obrigado desde já

  1. Charon Nun
    7 de agosto de 2012 às 02:27

    Olá.... Eu fiquei de passar aqui e deixar uma resposta quanto ao que a Roberta falou. Encontrei a resposta a duvida da castração super completa no site do fan club oficial da raça maine coon. No começo do texto fla mesmo sobre a inibição do crescimento além de outros problemas, mas no final fla q a teoria foi testada e provou que Maine coon castrado até 7 semanas crescem mais e evitam outros problemas como o q ela ta enfrentando.O site é Maine Coon fan club oficial internacional... Está em portugues e segue o endereço a baixo.

    http://www.mainecoonfanclub.com/coonies/index.php?option=com_content&task=view&id=30

    Espero ter ajudado ^.^

  1. Leila Franca
    7 de agosto de 2012 às 07:12

    Olá Milo,

    Queria deixar claro que aqui somos somente donos de gatos conversando sobre nossas experiências com nossos animais de estimação. Não sou veterinária e todas essas dúvidas que vc tem deveriam ser levadas a um veterinário.

    Aqui só posso dizer que castigos físicos só vão prejudicar o seu bichinho. Não funciona nem nunca funcionará. Acho 2 meses muito novinho pra já fazer xixi sempre no lugar certo.

    Tudo de bom pra vocês

  1. Leila Franca
    7 de agosto de 2012 às 07:20

    Olá Ana,

    Já conheci uma moça que arrumou uma caixa grandona e então ela colocava uma caixa dentro da outra. Assim, a areia não ia pro chão, mas pra dentro da caixa maior. Volta e meia ela despejava a areia da caixa grande na pequena.

    Eu sei como é que os gatos fazem na beirada...rsrsrs tenho um que faz assim também. Acho que são esses que devem acostumar a fazer no vaso sanitário do banheiro...rs Os meus não fazem, mas eu já vi gatos fazendo xixi no banheiro de gente. Tem apenas que deixar a porta do banheiro aberta e a tampa do vaso levantada. Quem sabe o seu não faz assim?

    Eu costumo colocar jornal em volta da caixa pra areia não espalhar, mas realmente alguns gatos só fazem fora da caixa, no jornal. O gato da minha vizinha não tinha caixa. Ela colocava apenas jornal. Tem que descobrir o jeitinho de cada um...

  1. Charon Nun
    7 de agosto de 2012 às 21:47

    Verdade... Eu morreria de remorsos se batesse nele. Ao que parece o repelente está dando certo o/
    Obrigado pela atenção...

  1. Anônimo
    11 de setembro de 2012 às 19:10

    olá boa noite

    precisava da sua ajuda, se possivel

    eu tenho um gato persa com 7 meses que nao tapa as fezes nem a urina. Ele faz as necessidades na caixa, tudo muito bem, mas o que acontece é que ele nao as tapa. Mais: antes de entrar, fica a raspar a pata na entrada da caixa ( é coberta com uma portinha ) e lá dentro, depois de fazer as necessidades, fica a raspar as patas no interior da caixa. Já lhe peguei na pata e e fiz o movimento com ela de raspar na areia por varias vezes mas nada. Numa caixa de areia rasa, fica a "raspar" com as patas no ar...

    o que poderá ser?

    cumprimentos

  1. Anônimo
    3 de outubro de 2012 às 08:39

    Ola Leila, tenho um gato de aproximadamente 1 ano de idade, e ele foi abandonado e faz xixi na areia que fica no banheiro, mas ele insiste em fazer xixi na sala.
    Meu marido ja deu varias palmadas nele, mas não adiantou, vou tentar a dica do sabão e deixar a porta trancada, voce acha que ajuda? Mesmo que tenha um gato da vizinhança rondando o quintal de madrugada>>> Aproveitando, como consigo afastar esse gato das visitas noturnas.
    Obrigada

  1. Anônimo
    3 de outubro de 2012 às 10:46

    Olá ganhei um gatinho e ele tem feito coco no sofá o que eu faço? as vezes ele faz na caixinha mas tem hora que ele faz no sofá

  1. Francesa
    8 de outubro de 2012 às 10:11

    Oi... Bom dia. Adotei uma gatinha e nao sei quanto tempo ela tem de vida, mas percebe-se que ainda e um bebe.
    Ela so fazia suas necessidades dentro do quarto, entao comecei a deixar ela fora do quarto, pois o cheiro era insuportável.
    E entao ela comecou a fazer na sala atras das poltronas.. e xixi no canto da sala.. ja coloquei a caixinha aonde ela costuma fazer, mas ela insiste em fazer fora, faz do lado da caixinha mas nao faz dentro. o que devo fazer? o cheiro esta ficando cada vez mais insuportável e eu ja criei muito amor por ela, nao quero ter que me desfazer da minha princesinha.

  1. Leila Franca
    18 de outubro de 2012 às 15:47

    Inazuma Break,

    poder, pode, mas a areia de praia não absorve a urina, então fica cheiro desagradável. A areia comprada em sacos em pet shops não é na verdade argila esfarelada, que absorve a urina. Aí eu ainda misturo um pouco de farinha pois absorve mais ainda.

    Leila

  1. Thierry Olivier
    22 de outubro de 2012 às 11:13

    Bom dia Leila
    Tem um gatinho há dois dias na minha casa pq o resgatamos, acontece que ele não faz as necessidades há dois dias...não sei realmente o q fazer, a caixinha de areia é uma velha churrasqueira que deixei como caixa p coco e xixi por não ter dinheiro pra comprar mais nada...tá longe da comida, mas ele cheira a areia e não se estimula, o que posso dizer é que por estar nas ruas ele veio na capa da costela pra minha casa e somente come um caroço de ração e bebe o leite, mas ainda não fez nada e estou preocupada...já viveu algo q possa m ajudar?obrigada

  1. Leila Franca
    23 de outubro de 2012 às 09:42

    Oi Cherly,

    Se eu fosse vc tentaria doar esse gatinho para alguém que possa arcar com as despesas. Se ele não está bem deve ser levado ao veterinário, tomar as vacinas e tudo isso pode sair caro.

    Leila

  1. DANUZA
    28 de outubro de 2012 às 10:07

    tenho uma gata de 10 meses que ha uma semana deu cria de 3 lindos filhotes,,, sempre gostou muito de leite, mas de um mês para cá, não quer saber,,, toma pouca água e estou achando que está com dificuldades de amamentar,,,os gatinhos miam muito e ela está sem paciência pois um dia apos o nascimento dos filhotes mudamos de casa. não sei como fazer ela voltar a tomar o leite, acho q só ração e agua não esta sendo suficiente......

  1. Leila Franca
    29 de outubro de 2012 às 00:17

    Oi Danuza,

    o melhor nesse caso é levar todos ao veterinário (mãe e filhotes).

  1. Matheus Carogio
    3 de novembro de 2012 às 12:31

    Muito legal a postagem. Ajudou bastante. Possuo 15 gatos e 4 cães. Muitos deles adotados, retirados da rua. Há menos de um mês adotei uma filhotinha muito esperta, uma fêmea que foi abandonada dentro de uma caixa. Ouvi os miados e a resgatei. Fiz uma caixinha de areia apenas para ela, pois meus gatos, já adultos, não usam e saem para fazer suas necessidades, pois há muta areia e terra disponível no exterior da casa. Ela, muito esperta, logo começou a utilizar sua caixinha de areia, sem eu ensinar nada.

  1. Anônimo
    28 de novembro de 2012 às 20:39

    Tenho varias perguntas:
    - Vou ganhar um gatinho adotivo, estou só esperando ele desmamar da mãe. Gostaria de saber, se eu comprar um piniquinho de criança, será que o gatinho vai acostumar a fazer as necessidades futuramente no vaso, se eu o doutrinar com paciencia e carinho? seria ótimo... E como vou ganhar ainda bebe, não sei o sexo, isso influencia na personalidade do bichano?
    - Eu posso levar o gatinho pra castrar ainda bebezinho? ou apartir de que idade posso castra-lo?
    - Qual o nome das vacinas que ele deve tomar, tem calendario pra ele igual temos de crianças pra poder acompanhar as vacinas certinho e mante-lo sempre saudavel?
    - Posso acostumar meu gatinho a tomar banho quase morno,pelo menos 1x por mes mesmo sabendo que ele mesmo se limpa por natureza?

  1. Leila Franca
    29 de novembro de 2012 às 04:44

    @ anônimo acima: a maioria dessas perguntas devem ser feitas ao veterinário. A consulta ao veterinário deve ser a primeira coisa quando ganhamos um filhotinho.

    A única coisa que posso lhe dizer minha opinião é que acho que ele não vai usar piniquinho de criança.

  1. Anônimo
    11 de dezembro de 2012 às 12:51

    Leila,

    Achei muito instrutivo seu post, servico de utilidade publica mesmo rsrs. Obrigada!

    Gostaria de uma opiniao. Ganehi um gato ja adolescente (6 meses) e no geral ele eh bem educado, faz as necessidades na caixinha sem grilo. O problema eh que ele tem mania de deitar na caixa de areia, usada, com coco e tudo.Resultado: fica podre, fedido e considerando que ele se deita depois pela casa toda, sofa, cadeiras, etc, estou preocupada com as implicacoes disso. Alguma pista de por que ele faz isso ou de como posso mudar esse habito horrivel dele? qualquer dica sera muito valiosa e apreciada.
    Muito obrigada!
    Eunice

  1. Leila Franca
    11 de dezembro de 2012 às 13:14

    @Eunice, gatos novos fazem isso depois passa. Ele fica tipo "curtindo" a caixa, né? Gostando, querendo usar de todas as maneiras. Manter a caixa limpa sempre que possível. Não adianta querer brigar com o gato, pois pode ser até que pare de usar a caixa, que seria pior. Mas entendo o que vc está falando. Aqui em casa parei de deixar os gatos entrarem em todos os cômodos. Comecei não deixando entrar na cozinha, depois não deixei mais entrar nos quartos. Limitei o espaço. Fechava as portas. Não só pelas patas sujas em cima da cama ou da mesa, como também pela "caça" (morria de medo dos gatos levarem um bicho qualquer pra minha cama enquanto eu estivesse dormindo!!!) Hoje em dia ficam apenas na varanda, área de serviço e quintal.

  1. Anônimo
    24 de dezembro de 2012 às 13:21

    Adotei um gato adolescente, ele é educado e faz na caixinha, não dá muito trabalho não.Acho que vale a pena, estou pensando em ter mais um de cor diferente.Dou preferencia aos gatos machos, eles são menso complicados é melhor ter dois gatos pais solteiros que uma gata mãe solteira em casa.(rs)

  1. Unknown
    26 de dezembro de 2012 às 06:29 Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Unknown
    26 de dezembro de 2012 às 06:32

    Leila, tenho uma gatinha de 4 meses, ela faz coco e xixi direitinho na caixinha na maioria das vezes porém a caixinha dela fica no andar de cima (a casa é grande) e agora começou a fazer tambem no corredor do andar debaixo da minha casa. Estou pensando em colocar outra caixinha de areia nesse local pois é um local que transitamos pouco, o unico problema é que ela está fazendo no chão. Será uma boa idéia?? Obrigada

  1. Anônimo
    1 de fevereiro de 2013 às 01:14

    Olá Leila:
    Sou Cíntia e tenho um gato persa de 10 meses. Pegamos ele com quase 3 meses, super educadinho, fazendo tudo na caixa de areia. Castramos ele aos 5 meses. É na lavanderia que a casa, o playground, a ração, a água e a caixa de areia ficam. Bem separados. Há umas semanas, ele começo9u a fazer coco ao lado da caixa, mesmo estando periodicamente limpinha. As vezes eu acabo de trocar toda a areia, ele corre fazer 1 xixi, mas o coco faz fora. Não aconteceu nada de novo conosco, aparentemente. Já tentei todas as dicas de desenfetar os locais do coco, devolve los à caixa, brigar com o gato no flagra e logo colocá lo na caixa, até já impedi ele de começar o coco colocando o na caixa, mas ele saiu disfarçando e minutos depois voltou e aprontou. Se tiver mais alguma dica...agradeço. A caixa é um pouco maior que ele (a maior que eu achei no 1,99). Será que compro uma maior? É a primeira vez que tenho gato. Muito obrigada pela atenção.
    Se puder responder via email, agradeço: pedagogacintia26@yahoo.com.br. beijão!

  1. Anônimo
    28 de fevereiro de 2013 às 08:52

    O meu caso é parecido com a Cíntia, eu meio que adotei uma gata da rua, ela vinha no patio da do apartamento, porque do lado prédio tem uma horta, que está cheia de gatos, como uma colonia, a única que mansa é essa gatinha, mas nunca ficou em casa, e tem uns 3 meses que está em dormindo em casa porque aqui agora é inverno. O problema é que o coco faz na caixa, mas o xixi faz fora, na porta que dá para o patio, no tapete e agora encima da mesa. No sei o que fazer. Agora em Março vamos castra-la. Pode me ajudar? O que tenho que fazer para ela fazer xixi na caixa? tenho que colocar outra caixa para o xixi?

  1. Déborah
    10 de março de 2013 às 14:42

    Olá Leila! Tenho 3 gatinhos filhotes, a Donatela, que achei na rua e o Pierre e Marie, que eu achei no lixo do meu prédio com uns 45 dias de vida. Eles são bem comportadinhos e sempre fizeram xixi na caixinha, mas agora que está muito calor (eu moro em Niterói) o cheiro de amônia começou a ficar insuportável! Uso a areia mais barata, a Uricat, porque já usei a Fillcat que custa o dobro do preço e não adiantou nada... Também usava aquele pó higiênico da São Pet odor Lavanda, mas ficava caro demais porque tem que usar muito... Eu limpo a caixinha todos os dias. Usei a sua dica na proporção 3:1 de areia e farinha e foi sensacional, funcionou MESMO! Usei a farinha de mandioca grossa Granfino. Suas dicas sobre gatos são ótimas! Muito obrigada por compartilhá-las conosco!

  1. Anônimo
    18 de março de 2013 às 00:45

    Olá Leila... achei ótimo suas dicas de com lidar com os nossos gatinhos que fazem cocô e xixi no lugar errado! há alguns dias adotei uma gatinha, ela deve ter no máximo um mês. No entanto tenho duas cadelas e a esmeralda não tá muito legal com elas não... Só quer ficar em cima das coisas (sofá, escricaninha) e não desce p/ nada... Eu que tenho que leva-la p/ comer e coloca-la na areia de vez em quando p/ ver se ela quer fazer suas nessesidades... Como devo agir agora?! no primeiro dia ela fez cocô e xixi em cima da minha cama do meu irmão, pois sempre estava em cima delas e eu nao tinha a areia ainda.... Agora que já comprei ela sempre faz quando eu a levo, ou a noite faz sozinha pois dorme isolada das cadelas e levo a areia p/ esse local. Nao quero que ela fique tão dependente de mim p/ fazer xixi, cocô e comer. Como devo agir?! Sou alergica e estou passando por cima de td p/ criar a Esmeralda, foi paixão a primeira vista!!! Gostaria da sua ajuda p/ solucionar esse pro... obrigada! aguardo um retorno( email p/ possível contato: joyce-dedeus@hotmail.com)

  1. Anônimo
    25 de março de 2013 às 11:48

    Olá Leila, pra economizar na areia comprei um Gatoalete e ensinei meu gatinho a usar o vaso sanitário. Estou economizando muito com isso. É um sistema que ensina o gato a partir do chão e só depois passa pro vaso. Fica a dica! www.gatoalete.com

  1. Anônimo
    12 de abril de 2013 às 23:27

    Olá, Leila!!! Precisava muito da sua ajuda...
    Adotei a Paçoca, de 45 dias, num sábado. Ela só fez o primeiro cocô e o primeiro xixi fora da caixinha de areia, no domingo. Após, toda vez que ela ameaçava fazer no chão eu a pegava e a botava na areia, conforme haviam me sugerido. Funcionou! Ela começou a fazer sempre no lugar certo e eu pude ficar tranquila!
    Quinta-feira a empregada veio fazer faxina aqui em casa e, talvez por isso, tudo começou a desandar... Enquanto a faxineira limpava a sala (onde fica a caixinha dela), a Paçoca subiu na cama e fez cocô em cima do meu cobertor, onde ela costumava dormir comigo, mesmo a empregada não tendo tirado a caixinha de areia dela do lugar!!! Depois disso ela começou a fazer as necessidades nos lugares errados e, mesmo eu a colocando na caixinha, como no início, não está funcionando!!! O que eu posso fazer??? Me ajuda, por favor!!! Há algum produto q venda em pet shop que seja similar ao pipi dog e eu possa utilizar para incentivá-la a usar a caixinha???? Obrigada!!! Se puder, responda tambem para o meu e-mail: pamella_jn@hotmail.com

  1. Leila Franca
    14 de abril de 2013 às 15:54

    Pamella, parece que a Paçoca não gostou muito do cheiro dos produtos de limpeza usados pela faxineira... e foi para o seu quarto onde ela encontrou cheiros "familiares" no cobertor... O que eu posso dizer é que ela ainda é muito novinha e "pode" errar... mas se eu fosse você não deixaria ela entrar mais no quarto pois ela pode continuar fazendo no mesmo lugar, no cobertor, na sua cama, o que não é bom. Em relação a esses produtos, já experimentei, mas aqui em casa é um lugar muito ventoso, perto da praia, então acho que o cheiro do produto some logo e não funciona por muito tempo.

  1. Anônimo
    2 de maio de 2013 às 12:26

    Nossa, ajudou muito mesmo! Muito obrigada!

  1. Marcello Pinho
    4 de maio de 2013 às 11:25

    Olá, Bom Dia! =D
    Sou Marcello Pinho e estou com uma dúvida muito grande em relação ao meu filhote de gato.
    Ganhei um recentemente e ele nao quer usar a caixa de areia, ele faz as necessidades dele embaixo da pia, atraz dos móveis mas nao usa a caixa de areia.
    Quando eu coloco ele dentro da caixa, ele rapidamente sai de dentro.
    O que fazer, ele nao quer usar a caixa de areia de jeito nenhum??!!
    Me ajude, por favor, jah estou ficando "MARLUCO"!! rsrsrs
    Atc. Marcello Pinho

    OBS: Quando responder este comentário, me mande uma confirmação da resposta por email para eu poder conferir a resposta!
    EMAIL: marcelopinho2011@gmail.com

  1. Leila Franca
    4 de maio de 2013 às 21:36

    Oi Marcello,

    Gatinho novinho é assim mesmo. Ele ainda está conhecendo o dono e a casa. Tem uns gatinhos que fazem certinho, mas outros vão errar até "descobrir" a caixa. Alguns até usam a caixa para dormir no início! Agora, cuidado pra não "traumatizar" o gatinho. Digo assim: o gato percebe certas coisas, tipo a sua ansiedade em colocá-lo na caixa e pode vir a fugir da caixa como diabo da cruz! Veja que ele já está saindo de dentro da caixa rapidamente. Então é melhor agir diferente. Conforme for o espaço que vc tem disponível, vc poderia reduzir o espaço do gatinho, deixando ele num cômodo só, em vez de ficar solto na casa inteira, assim a caixa ficaria mais visível pra ele. Deixe a caixa longe da comida e nada de querer forçar a barra com o gatinho. Coloque a caixa lá, como quem não quer nada... prefira um cantinho escondido que ele já usou (tem gato que não faz na frente de ninguém!). De vez em quando vc põe o gatinho na caixa delicadamente, segura a patinha dele e ensina a cavar (aí, se ele começar a cavar por si só vc larga e sai de perto, porque ele pode finalmente usar a caixa!). Mas eu acho que é só uma questão de tempo e ele vai logo aprender a usar. Gatos adoram a caixa de areia.

    Leila

  1. Kell Pranksdie
    17 de maio de 2013 às 20:16

    Olás, meu nome é Kell.
    Tenho 3 gatos atualmente, 1 macho "Adolescente" nomeado de Marshall, 1 femea "Pré-adolescente" Lilly, e uma Filhotinha órfã de 1 mês, a Robin. Marshall e a Lilly dormem lá fora, pelo fato de fazerem muita bagunça aqui dentro de casa, e enquanto os gatos não se acostuma com a Robin, a mesma está morando no meu quarto.
    Eu já tive caixa de areia, porém como é meio caro aqui no bairro, eu parei de comprar, e botei os gato para fazer as necessidades na terra do quintal. Como citado anteriormente a Robin vive no meu quarto, e faz coco em tooooodo o quarto (irei fazer o que está escrito no post, sobre o sabão em pó), e como no momento estou sem condiçoes de comprar a areia (sim, sou pobre), eu queria saber se tem algo q poderia substituir a tao famosa "Caixinha de Areia"?

  1. Leila Franca
    17 de maio de 2013 às 23:47

    Oi Kell,

    Se vc colocar jornal forrando a caixa (sem a areia), eles fazem do mesmo jeito. Até mesmo se vc tiver um cantinho onde eles sempre façam xixi ali, e vc forrar esse cantinho com jornal, nem precisa da caixa, eles fazem também. O que os gatos fazem é começar a cavar o jornal até picar o jornal todo e cobrir o coco com o jornal picado.

    Agora outra coisa, tenta doar essa filhotinha de 1 mês e castra os outros dois. Gatos às vezes tem tratamentos de saúde que são bem caros e não tem "hospital público" ou gratuito para animais. Devia ter, né? Essa semana por exemplo gastei o maior dinheiro com um gato no veterinário. Infelizmente,tem que pensar bem na hora de adotar um animal. Os custos são altos e os gatos podem viver muitos anos. Pense bem.


  1. Anônimo
    6 de junho de 2013 às 13:49

    olá, gostei muito do seu blog, tenho um gato idoso 12/13 anos ele recentemente está se envolvendo em brigas mesmo sendo castrado pretendo deixa-lo preso em casa durante a noite e solta-lo durante o dia para evitar este problema mas preciso de uma caixa de areia(ele nunca usou)vc acha que ele consegue se adaptar nos dois ambientes te confesso que estou preocupado pois ele sempre foi livre para passear.
    obrigado

  1. Tereza Raquel
    6 de junho de 2013 às 16:03

    Olá, meu nome é Tereza,
    Meu marido tem um estacionamento com um terreno enorme de 2.000 m² e tem um gato chamado Príncipe que foi adotado ainda filhote pois estava sofrendo maus tratos. Hoje ele tem 4 anos, é castrado e vive solto no terreno..sobe nas árvores, caça passarinho, micos, e até ratinhos...é terrível, adora caçar..Cheio de manias, só come ração que acabou de ser colocada no pote e não come o resto de jeito nenhum... Não utiliza caixa de areia pois como tem árvores, ele se utiliza da terra ao redor das plantas... Bem, agora o terreno foi vendido e teremos que levá-lo para nosso apartamento..Não sei como fazer, ele nunca usou caixa de areia,e apesar de castrado, ainda faz xixi para cima nas árvores, está acostumado com aquele terreno enorme... Não sei como fazer a adaptação..estou pensando em deixá-lo a principio na varanda que é bem grande para ver se ele se adapta.. comprei uma casinha para ele e deixei no terreno... ele olha, olha, mas já tem uma semana e nunca entrou na casa..acho que vou comprar a caixa de areia e tentar apresentar para ele ainda lá... Me mudei em janeiro e minha casa é TODA nova, nunca tive gato em casa... mas de maneira nenhuma podemos abandona-lo... Me dê algumas dicas
    Obrigada

  1. Leila Franca
    6 de junho de 2013 às 19:14

    Olá "anônimo" acima,

    É estranho que seu gato esteja se envolvendo em brigas só agora. Será que ele está irritadiço por causa de alguma dor ou incômodo? Antes de pensar na caixa, eu procuraria um veterinário para falar sobre isso. Quanto à caixa, você teria de fazer a experiência, pra ver se ele vai aceitar. Coloque jornal também perto da caixa. Talvez ele prefira o jornal.

  1. Leila Franca
    6 de junho de 2013 às 19:27

    Oi Tereza Raquel,

    Primeiro, cuidado pra ele não pular da varanda ou de qualquer outra janela ou basculante numa tentativa desesperada de fugir desse novo ambiente. Coloque tela em tudo. Se o gato está acostumado com liberdade, pode ser que ele tente fugir até mesmo pela porta, quando alguém entrar ou sair de casa. Já vi várias pessoas falando de gatos que sumiram dentro de prédios.

    Mas pode ser que a reação dele seja diferente. Ele pode gostar do conforto e aceitar a nova morada. Acho que a caixa ou a casa no terreno não chamaria mesmo a atenção dele, mas possivelmente chamará atenção quando ele estiver no apartamento. E ele vai arranjar o que caçar, nem que seja mariposa e bichinho de luz.

    Agora, vá apresentando o novo espaço aos poucos. Não abra todas as portas pra ele de uma vez ou ele poderá "batizar" seu apartamento todo novo com xixi pelas paredes e móveis. Veja como será o comportamento dele primeiro na varanda e depois no resto da casa, aos poucos.

  1. Indara
    12 de julho de 2013 às 01:07

    Oi Leila amei o sei post e vou tentar usar as dicas!!
    A quase uma semana adotamos um gatinho de 2 meses...ele faz as necessidades no lugar errado :S
    Ou faz no box do banheiro ou em baixo de um balcão da cozinha, bem escondido...o cheiro é terrível!! É a primeira vez q temos um gatinho, não sei direito o que faço..Fui na veterinária para dar as vacinas e ta tudo ok com ele !
    Compramos uma caixa pra ele mas ele fica brincando com a areia, q na verdade é um granulado de madeira!
    Tem alguma outra dica pra mim de como educá-lo??Apesar de tudo ele é muito carinhoso...adora estar no colo as pessoas :)
    Bjs

  1. Indara
    12 de julho de 2013 às 01:09

    Ahhh e além dele fazer xixi no lugar errado (no piso), ele tenta cavar e sai com as patinhas molhadas por tudo, por cima do sofá..etc :S

  1. Indara
    12 de julho de 2013 às 10:57

    Bom Dia! Ontem eu postei o comentário...ai minha mãe colocou no cantinho q o Napoleão faz xixi bastante vinagre..bom lógico, ele odiou e dai nessa manhã fez xixi na caixinha de areia \o/!!! Para nossa alegria!!! KKKK espero que agora ele aprenda :)

  1. Leila Franca
    14 de julho de 2013 às 20:22

    Oi Indara,

    Ele ainda é muito novinho, ainda está se acostumando, mas vai aprender. Vinagre foi uma ótima ideia!
    bjs

  1. Anônimo
    21 de setembro de 2013 às 13:08

    Leila, meu gatinho Donatello tem 4 meses e uns dias e desde que o peguei, com 40 dias, aprendeu a usar a caixinha. As vezes jogava muita areia pra fora, mas ha umas semanas ele comecou a sujar o chao da casa com suas patinhas sujas de fezes. Sera que tem algum motivo para isso ou eh uma questao acidental? Sera que ele pode estar sujando as patas de proposito? Trabalho o fia inteiro e nos fins de semana estou sempre dando uma olhada e nao vejo ele brincar com as fezes ou algo do tipo, mas qdo olho pro chao... la estao as pegadas! Rs tem alguma ideia, Leila, que possa me orientar?

  1. Leila Franca
    23 de setembro de 2013 às 19:46

    Oi Mariana Lima,

    Eu acho só que ele é novinho e ainda não sabe direito. Possivelmente ele não está cobrindo as fezes com a areia. Será que não tem pouca areia e não dá pra cobrir? Isso também varia muito de gato pra gato. Eu tenho um gato que faz um morro enorme com toda a areia da caixa, e sem se dar por satisfeito, vai até a outra caixa e faz outro morro (sem coco nenhum embaixo, né?) E tem um outro que não cobre, mas sai correndo de perto das fezes, como se fosse um explosivo que estivesse ali! Vai entender... Espere o seu crescer mais um pouco pra ver qual vai ser o "estilo" dele...rs Por enquanto vc podia diminuir o espaço dele, já que vc não fica em casa, deixando as portas fechadas, para que ele não suje tudo.

  1. Anônimo
    26 de setembro de 2013 às 18:07

    Obrigada pela resposta, Leila!
    Esses dias ele não fez mais.. Acho que realmente é um acidente por ele ser novinho.. E sim, nem sempre ele cobre as fezes. Vou pôr um pouco mais de areia a partir de agora pra ver se ele se anima de cobri-las! rs
    Adorei seu blog, parabens!

    Beijos.

  1. FRAGMENTOS
    27 de setembro de 2013 às 12:43

    Desculpa minha ignorância, mas tenho uma duvida cruel. Fubá é a mesma coisa que farinha de mandioca???

  1. Anônimo
    27 de setembro de 2013 às 13:42

    Oi Fragmentos,

    Não, não é. Farinha de mandioca é branca e o fubá é amarelo. A farinha de mandioca é feita com a mandioca ou aipim, o fubá é feito com milho e por isso é amarelo.

  1. Unknown
    17 de janeiro de 2014 às 12:25

    Eu tenho 2 cachorros e peguei um gatinho, de um mes ,mais ou menos, q uma mulher jogoou fora no mato, literalmente. Nos compramos areia e colocamos numa caixa de sapato ele, faz tudo certinho. Mas tem alguma recomendacao de colocara a areia do gato longe do local de necessidades das cachorras?? Gostei muito das recomendacoes dadas acima. Mas tenho essa duvida.

  1. Rita Nascimento
    9 de abril de 2014 às 17:30

    Leila, Boa Tarde
    Outro dia, já desesperada com o mal cheiro na caixa de areia, estive aqui e li as suas dicas, infelizmente naquela hora eu não não tinha nada em que pudesse segui-las, daí peguei o fraco de Glade Tecido & Ar eliminador de odor e borrifei nas caixas o odor desapareceu e os gatos não se importaram, continuaram a a usar a areia cheiros!! Bjs

  1. Léia
    6 de agosto de 2014 às 15:01

    Olá Meu nome é Léia e sempre tive gatos, a minha vida inteira...mas não como essa que tenho agora. Sempre tive muita paciência com animais, mas confesso que essa gata está me tirando do sério, até meu marido está com raiva dela (ele também sempre teve gatos). A história dela é a seguinte: me mudei para esta casa em março deste ano, e assim que me mudei uma gata siamesa da minha prima/vizinha, não saía daqui de jeito algum, então adotamos ela, sabíamos que estava prenha, e que ficaríamos com os filhotes (não faço idéia da idade dela, mas sei que já teve bastante cria), ela é um anjo inteligente e bastante obediente colocamos o nome dela de Ravena. Então em maio ela deu cria de somente uma gatinha que colocamos o nome de Miná. Confesso que nunca tive gatos que deram cria na minha casa, sempre adotava, então tudo está sendo novo pra gente, mas muito estranho, de mais ou menos dois meses pra cá, ela está literalmente infernizando a nossa vida, já tentei de tudo e não sei mais o que faço (fico ainda mais frustrada por ser bióloga), para começar ela desenvolveu o hábito de subir na mesa e na pia (sem a necessidade de busca de alimento), pois por vezes acabamos de dar a ração e não adianta ela vai lá e faz. De uma semana pra cá, comecei a sentir o cheiro de xixi na pia da cozinha, pois é...ela faz xixi lá, assim como já fazia pela casa nos cantinhos e principalmente na cozinha. Como disse já tentei de tudo o que poderia tentar e não consigo saber o que fazer (fitas pela casa, acredita que ela faz xixi até próximo da comida, borrifador não adianta porque ela adora água e não respeita, barulho então!!!Ela adora e não se intimida), ela tem a caixinha dela e a mãe dela também tem outra. Ela é uma gata que não tem limites, até a mãe dela está evitando ela agora, não dá mais mamadas e não brinca mais com ela, avança nela o tempo todo (porque ela morde e arranha muito), a mãe dela está prenha novamente, mas com a gente a mãe dela não mudou o comportamento somente com ela. E acredite sou uma dona muuuuuuuuito carinhosa e atenciosa, mas toda vez que ela faz algo errado tento repreender (borrifador), o que não adianta porque ela continua fazendo.Dou bastante atenção e brinco bastante com ela..e tudo o que já li, já fiz com ela e nada resolve, ainda não posso castrar ela por ser nova. Moro em residência, e queria muito manter ela dentro de casa (claro que deixo portas abertas pra elas entrarem e saírem. a mãe dela faz isso), só que como está muito frio esses dias tenho muita dó de deixar elas lá fora, só que não estou encontrando outro remédio, terei que deixar ela lá fora...a mãe dela por exemplo, sai à noite e volta só de manhã, passa o dia todo dormindo. Sei que ela é como uma criança, o que acho estranho é que não é um comportamento normal, ela faz sim de propósito. Sei também que são várias perguntas, me desculpe!!!Mas por favor me ajude!!

  1. Anônimo
    3 de novembro de 2014 às 06:12

    Olá. Tenho um gato de 1 ano. No começo ele só utilizava o chão do banheiro pra fazer as necessidades depois descobriu um monte de terra no vizinho e não sai de lá mais. Ele tem a caixa de areia mas não usa. Quero evitar deixa lo sair pra rua, mas ele começa numa miacao pra sair pra fazer xixi e cocô que acabo deixando. O que posso fazer nesse caso? Meu email crikinha -uva@Hotmail.com

  1. Unknown
    16 de março de 2015 às 09:32

    Olá! Empréstimo oferta
    Você está à procura de financiamento para impulsionar o seu negócio, seja para um projeto ou para comprar um apartamento, mas, infelizmente, o Banco determina as condições para as quais é incapaz de responder. Me deparei com um empresário francês que me deu um empréstimo de 25.000 € o que me permitiu completar o meu projeto. Ou se você está proibido banco está disponível para emprestar para alguém capaz de cumprir os seus compromissos. se a taxa de juros é de 2% ao ano. E-mail: duranddupond290@gmail.com

  1. Unknown
    11 de junho de 2015 às 09:38

    Olá,
    Tenho um gato de 7 meses tenho ele desde que desmamou, e ele logo aprendeu a usar a caixinha de areia e sempre usou direitinho, mas de umas semanas para cá ele vem fazendo coco no quarto da minha mãe que foi onde minha irmã passou alguns dias com o marido e minha sobrinha bebê quando foram nos visitar, minha irmã já retornou para sua casa, mas meu gato continua fazendo a mesma coisa ontem por exemplo deixamos a porta do quarto aberta e ele fez isso novamente só que em cima da cama. Isso deve estar acontecendo por ciúmes minha minha irmã, sobrinha e cunhado? O que faço?
    Pois todas as vezes que ele fez isso o aproximei fazendo ele sentir o cheiro e o coloquei na caixinha de areia mostrando que a caixinha é lugar para fazer isso. Mas ele continua fazendo isso o que posso fazer alem disso?

  1. Leila Franca
    11 de junho de 2015 às 19:15

    Olá Maikeli, o único recurso que eu vejo para esses casos é fechar a porta do tal quarto até o gato esquecer completamente o que aconteceu e parar de fazer o que está fazendo. Gato é territorialista e ele não gostou dos visitantes naquele espaço. Então feche a porta até ele esquecer o que aconteceu. Passe algum produto com outro cheiro no piso, coloque algum bom ar aerosol, tente mudar os cheiros. Talvez ajude.

  1. Anônimo
    17 de junho de 2015 às 13:23

    Olá Leila. Estou com problema sério. Tenho um persa macho de 1 ano. Recentemente adotamos uma persa femea (irmã) de 3 meses, a qual está conosco hà 1 mês. Ela faz xixi e cocô em vários pontos da casa. Já adotei os seguintes procedimentos que vc sugeriu ( sabão em pó nos locais onde ela costuma fazer e pego a patinha dela e cavo na areia), mas ela continua fazendo, inclusive em cima do sabão em pó. E Agora? Help!!!!

  1. Leila Franca
    17 de junho de 2015 às 22:09

    Ela é muito novinha ainda e está há pouquíssimo tempo em sua casa. Deixa ela quieta, sem fazer muito "auê", pra ela se familiarizar com o ambiente que ainda é novo pra ela. Gato sabe quando a gente está ansioso e aflito com alguma coisa. Deixe ela pra lá um pouco, faz que não está nem vendo. E também espere um pouco porque ela ainda é criancinha que faz em lugar errado. Feche as portas e limite o espaço dela. Deixe uma caixa de areia sempre limpa por perto. Sacuda a caixa, pra areia ficar lisinha, sem morro, senão o gato pensa que alguém já fez lá e aí não faz.

  1. Unknown
    21 de outubro de 2015 às 13:23

    tenho um gato de 2 anos e ele era o dono da casa. peguei uma gatinha de 47 dias e ela tomou a caixa do james para ela. Arrumei outra caixa de areia para ele mas ele nao faz lá. Esta indo fazer no tanque. Nao sei mais o que fazer com eles.

  1. Leila Franca
    21 de outubro de 2015 às 18:55

    Carol Vic,

    Aqui em casa as gatas não topam os gatos. Elas batem neles. Os gatos são territorialistas. Ela dominou o espaço dele. Vai ser uma briga lá entre eles pelo domínio do território. Espero que vc leve os 2 para castrar senão o negócio vai ficar feio. Acompanhe o "entendimento" entre eles e logo que eles decidam qual o espaço de cada um vc coloca a outra caixa de novo.

  1. Unknown
    21 de dezembro de 2015 às 14:38

    Tenho duas gatinhas quantas caixinhas eu preciso ter?

  1. Leila Franca
    21 de dezembro de 2015 às 19:59

    Tente uma caixa. E veja se as duas gatas vão usá-la. Se as duas usarem a mesma caixa, ótimo! Mas se vc ver que alguém está fazendo xixi num outro cantinho. Compre outra caixa e coloque lá.

  1. Unknown
    17 de maio de 2017 às 10:59

    O meu faz xixi fora da caixa desde que chegou em casa,ele ja tem 1 ano,não é castrado,mas ele é muito tranquilho,só o cocozinho que faz na areia,não tem problema de saúde,
    Ele já não fica dentro de casa,por que a hr que dá na telha vai lá e faz,estou desesperada.......
    Já tentei inumeras dicas......

  1. Unknown
    7 de julho de 2017 às 11:08

    Meu gato Faz Xixi na Caixa de areia.Mas quando faz cocô ele faz No Chão e de tanto passar desefetante para tirar o odor que me dar dor de cabeça o que eu faço?

  1. Anônimo
    15 de fevereiro de 2018 às 09:45

    Tenho 2 gatos, uma eu ganhei e outro eu adotei quando encontrei na rua.
    A gatinha Mel é um doce como o nome mesmo, não come nada além da ração , não sobe na mesa, não rasga sacos,faz sua necessidades somente na caixa de areia.
    Já o Tom,meu Deus você não pode comer nada que ele fica em cima miando sem parar, sobe na mesa com um descuido que dá, rasga sacos de pães, sai de casa...além de soltar o intestino quando come outra coisa sempre que não seja a ração e fazer em qualquer lugar, no corredor dentro do meu banheiro, no box, aff, meu marido tomou raiva do gato.
    Quer dar ele pra alguém,mas eu amo ele demais, queria muito saber o que posso fazer com tudo isso.

  1. Sonia lopes
    17 de julho de 2019 às 17:32

    Olá Leila.
    Tenho 4 gatas e 1 gato.
    1 das gatas não usa areia de jeito nenhum desde bebê, na troquei a areia,coloquei grama sintética,tapete,e nada,gosta de fazer no chão. E na copa atrás da mesa ou na sala . Não sei pq fazer ,os outros usam areia normalmente.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget