Subscribe to RSS Feed

Gatos que fazem cocô e xixi fora da caixa: dica definitiva!

sábado, 15 de agosto de 2009 by Leila Franca

E se apesar de todos os seus esfoços seu gatinho continua fazendo cocô e xixi fora da caixinha de areia? Bom, primeiro vamos fazer um "check list":


1) Você mantém a caixinha de areia do seu gato sempre limpa?
2) A caixinha de areia está longe da comida e da água do gato?
3) A caixinha está posicionada no lugar que seu gato gosta de fazer as necessidades?
4) Se o gato faz xixi e cocô fora da caixa você já o levou ao veterinário para saber se ele está com alguma doença?
5) Seu gato está recebendo sua atenção o suficiente?
6) Seu gato é criado dentro de casa?
7) Se você tem vários gatos, possui uma caixa de areia para cada gato?

Sobre as perguntas, posso comentar o seguinte:

1) Se a caixinha estiver suja, então o gato vai procurar outro lugar pra fazer o "serviço".

2) Se a caixinha estiver perto da comida ou da água, então ele não vai querer usar a caixa.

3) Se a caixa estiver em algum lugar escondido, pode ser que ele não encontre a caixa (por que não colocar a caixa no lugar que ele prefere fazer?).

4) Pode ser que o gato esteja com alguma doença e por isso ele está fazendo as necessidades fora da caixa, então só o veterinário poderá avaliar a situação.

5) Se seu gato estiver estressado, com ciúmes, com medo, então ele vai fazer as necessidades fora da caixa.

6) Se seu gato anda solto por aí, pode ser que ele prefira fazer as necessidades na casa dos outros, então ele corre um sério risco e se você gosta dele, deverá tomar providências para evitar que isso continue acontecendo.

7) Quanto à quantidade de caixas, o ideal é ter uma caixa por gato e uma sobrando. Se você tem 2 gatos, então tenha 3 caixas.

Observação: gatinhos bebês podem fazer cocô e xixi no lugar errado, mas isso é um período curtíssimo. No caso de gatinhos novinhos, temos que colocar a caixa no "território" dele. Não adianta colocar a caixa lá longe que ele não vai achar. Depois que ele crescer um pouco, vá afastando a caixa também.

Agora se você respondeu SIM a todas as perguntas da lista inicial e seu gato continua fazendo xixi e cocô fora da caixa, e - pior - no lugar onde não pode, como por exemplo no tapete da sala, na cozinha, dentro da banheira, num cantinho do seu quarto etc. Às vezes basta impedir o acesso do gato ao local. Se ele sujar o quarto, então mantenha a porta deste quarto fechada por umas 3 semanas, que o gato vai "esquecer" que usou aquele lugar como banheiro. Mas se não der pra fechar a porta, se for num lugar que não tem porta pra fechar, na cozinha, por exemplo, que nem sempre tem porta para o interior da casa. Nesse caso, vamos a dica final, para usar caso nada dê certo:

Suponha que seu gato ignorou a caixa de areia e foi num cantinho e fez xixi ou cocô. Primeiro, pegue um papel toalha para enxugar o xixi ou um saco plástico para retirar o cocô. Em seguida pegue umas duas colheres de sopa de SABÃO EM PÓ bem perfumado - por exemplo OMO - e coloque no lugar que o gato sujou. Coloque então um pouquinho de nada de água no sabão, menos de meio copo. Vai ficar muito sabão pra pouca água, mas é assim mesmo que dá certo. Pegue uma escovinha e esfregue fazendo espuma grossa. PRONTO! Não lave. Não retire o sabão. Deixe ficar seco durante alguns dias. O gato nunca mais vai fazer xixi ou cocô naquele lugar e provavelmente vai procurar a caixa para fazer as necessidades.

289 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 289   Recentes›   Mais recentes»
  1. Clara Dejos
    16 de agosto de 2009 às 00:00

    Estou passando por esse problema com o Boris! Ele cismou de fazer xixi embaixo e do lado da minha cama. Faz isso todos os dias. E sempre que ele quer comer (toda hora), se eu não der a ração quando ele quer, ele vai lá e faz xixi. Muito levado!

  1. Leila Franca
    16 de agosto de 2009 às 04:19

    Ele pode estar aborrecido e fazendo xixi onde não deve como uma forma de protesto. Meu gato Preto também fica querendo que eu coloque comida toda hora, mesmo estando com o pote cheio. Eu engano ele mexendo na ração do pote com a mão. Ele pensa que estou colocando ração nova. Pode ser também que seu gato esteja com medo de algum outro gato da casa. Gatos adultos entram muito nesse esquema. Um não quer a presença do outro. Assim, quando faz xixi onde não deve, ele pode estar tentando chamar sua atenção para o que está acontecendo. Quer sua proteção. Tente resolver o que está acontecendo com ele, caso continue a fazer xixi no lugar errado, apele para o sabão OMO, da maneira indicada no post.

  1. Mara Sop
    16 de agosto de 2009 às 04:29

    Menina, essa dica do sabão cairia como uma luca há alguns meses atrás... A Merit toda vez que se estressa, faz xixi no lugar errado (em cima da cama ou no sofá), e até eu conseguir sanar o stress, quem acaba se estressando sou eu, né? Rs rs... Mas nunca briguei com ela, sempre fui cheia de dedos, tanto que ela é a mais temperamental dos meus peludos.
    Mas esse lance de stress, falta de atenção, ciumes... Nossa, como pega com alguns gatos mais sensiveis...

    beijocas e saudades!

  1. Jacque
    16 de agosto de 2009 às 05:44

    Inauguração do meu novo Blog: PRA VOCÊ COM CARINHO. Visite e pegue o selinho.

    Beijo.

    Jacque

  1. Clara Dejos
    16 de agosto de 2009 às 12:15

    Então, Leila.. Acho que não é problema com os outros gatos, porque ele se dá bem com todos.
    Aqui em casa, eu não deixo os potes cheios. Coloco algumas vezes por dia, senão ele não para de comer e vai ficar uma bolona de gordo. Tentei colocar só 2 vezes por dia, mas não dá, eles pedem outras vezes... rs.
    Sobre o xixi, vou fazer a dica do sabão agora. E manter minha porta fechada por um tempo.
    Vamos ver se dá certo. ^^

  1. Amaral
    20 de setembro de 2009 às 11:35

    Li muitos comentários pela internet e hoje pela manhã, quando meu gato fez pela terceira vez consecutiva o coco ao lado da caixinha eu joguei toda a areia fora e limpei tudo. Funcionou de imediato. Me disseram que os gatos podem preferir duas caixinhas: uma pra mijo, outra pra fezes. ainda vou fazer este teste.
    obrigado pelas dicas.

  1. sandra lia
    25 de setembro de 2009 às 20:48

    Bem, não sabemos quem está fazendo xixi no sofá no mesmo lugar, já que o gato do vizinho está entrando em casa. Ufa !!! que cheiro ruim que fica...Li a dica do sabão e imediatamente passei o sabão. Deus ajude que de certo.

  1. Priscila Damasceno
    5 de outubro de 2009 às 10:34

    Ola Leila, o Hugo esta fazendo coco na minha cama, ja fez 3 vezes, me disseram que é porque ele não é castrado, porem não quero castra-lo, esfreguei o focinho dele na terceira vez que ele fez e dei umas palmadas, mas não sei se vai adiantar pq foi ontem, fico muito triste pq eu faço de tudo pra ele e no meu quarto não tem porta pra eu fechar...Não sei mais o que fazer, se eu fizer o teste do sabao eu fico sem ter onde dormir... Que dilema!

  1. Leila Franca
    5 de outubro de 2009 às 12:35

    Olá Priscila, esfregar o focinho do gato no local ou dar palmadas não adianta. Gato não entende este tipo de punição. Pode machucar o focinho dele, que é muito sensível, e você terá de levá-lo ao veterinário e gastar dinheiro. As palmadas vão fazer com que ele sempre fuja de você e um dia que você estiver mais aborrecida poderá machucá-lo pra valer. A castração só irá trazer benefícios a você e ao animal. Se não for castrado o gato continuará a marcar território e em breve sua casa estará com um cheirinho de espantar visita. Pergunte ao veterinário do seu gato os benefícios da castração.
    Quanto ao problema de fazer coco na sua cama, eu resolveria isso mantendo a porta fechada durante algumas semanas, até ele "esquecer", mas se você diz que não tem porta no quarto, então você deve pensar o que custa mais caro: uma porta ou uma cama? Sim, porque se continuar assim, você acabará tendo que comprar um colchão novo, que é bem mais caro que uma porta. Inclusive o colchão se ficar molhando vai acabar mofando e pode te trazer alergias. O sabão funciona legal no piso.

  1. Débora
    6 de outubro de 2009 às 12:17

    Minha gata está fazendo xixi sempre ou no corredor (piso de tacos.. já está manchado... e não tem portas...) ou no sofá da sala... (o colchão já está todo manchado... sempre passo álcool ou desinfetante..) e ela persiste... vou tentar o OMO no corredor... mas e o sofá??? não sei mais o que fazer.... vou tentar também a segunda caixa pra ela...

  1. Leila Franca
    6 de outubro de 2009 às 13:08

    Débora, no corredor é fácil, primeiro coloque o sabão em pó com um pouquinho de água como expliquei no no post. Deixe ficar por alguns dias e depois limpe bem e coloque o pote de comida da gata bem neste lugar. Ela vai parar de fazer xixi ali. No sofá é mais difícil. Se o sofá for antigo, pode ser que algum cheiro faça a gata procurar o este local pra fazer xixi. Isso aconteceu aqui em casa quando eu tinha um conjunto de sofás velho. Acabei jogando fora o sofá e comprei um novo (até com medo de colocar na sala e eles sujarem), mas os gatos nunca fizeram xixi no sofá novo. Se você não pretende comprar um novo sofá, experimente mandar fazer uma capa de plástico bem grosso, que provavelmente vai abafar o cheiro que atrai a gata e ela vai parar de fazer xixi ali.

  1. Priscila
    10 de outubro de 2009 às 11:23

    Ai Leila, o problema é que minha casa é de aluguel e não tem como colocar uma porta, ontem pra piorar ele fez xixi, ai to desesperada, amo muito ele e não quero dar ele embora, hoje vou levar para castrar. Vamos ver se melhora...Mas ele ignora o pipi cat...

  1. Leila Franca
    10 de outubro de 2009 às 15:53

    Priscila, você pode colocar uma porta sanfonada ou uma divisória que quando você se mudar poderá levar consigo. Pode também fazer um forro de plástico bem grosso para a sua cama de modo que isole o cheiro que atrai o seu gatinho. Ele faz coco/xixi onde ele já fez antes, atraído pelo cheiro.

    Lembre também que não é sempre que a castração muda o comportamento do gato. Se ele mudar de comportamento, isso só vai acontecer mais ou menos 1 mês depois da castração. Dos meus 6 gatos, um deles marca território até hoje mesmo sendo castrado e outro, que era brigão, só foi sossegar depois de 2 meses da castração.

  1. Anônimo
    10 de outubro de 2009 às 21:50

    Leila,meus gatos tem mais o menos 50 dias(eu os adotei,pois foram jogados na casa de uma senhora que os levou para o veterinário e lá adotamos eles)São irmãos...porém um deles faz cocô no meu sofá,e o outro xixi.Ja passei confort,ja passei querosene e não resolve :(
    o que eu faço?
    são dois...eu tenho uma caixa de areia só e moro numa cobertuura mas a caixa deles é grande,cabe os dois juntos e esta sempre limpa e ainda,a caixa deles fica no andar de cima !

  1. Leila Franca
    10 de outubro de 2009 às 23:17

    Olá, gatinhos bebês muitas vezes fazem xixi e cocô fora da caixa até que fiquem um pouquinho mais crescidos. Se eles estão fazendo no sofá, deixe-os por alguns dias em outro local onde não tenham acesso ao sofá. Uma área de serviço, um quartinho, a cozinha, qualquer lugar (protegido do sol, chuva e frio)onde eles não vejam o sofá. A caixa de areia tem que estar onde eles estão, mas não pode ficar junto da comida. De vez em quando coloque os pequenininhos na caixa, segure a patinha fazendo o movimento de cavar. Quando eles começarem a querer fazer coco ou xixi, coloque-os dentro da caixa, se vc estiver por perto. Muitas vezes isso não é necessário, pois os gatinhos já nascem sabendo, mas outros demoram um pouquinho pra aprender. Depois de alguns dias, deixe-os ir para onde o sofá está, mas fique tomando conta, se começarem a querer fazer, leve-os de volta e deixe passar mais alguns dias longe do sofá. Geralmente eles esquecem e nunca mais fazem no lugar errado. Nunca dê palmadas nem esfregue o focinho, pois gato não entende isso.

  1. Anônimo
    20 de outubro de 2009 às 13:22

    Oie Leila! Minha gata Flora esta me deixando louca fazendo cocô em baixo da pia da cozinha! todos os dias no mesmo lugar, não sei mais o que fazer... Não sei se é porque estou grávida, só sei que eu fico muito brava com ela na hora e acabo brigando. Aqui em casa não dá para usar uma caixinha para cada, pois a área de serviço é bem pequenininha...

  1. Leila
    20 de outubro de 2009 às 15:38

    Pode ser que a Flora esteja querendo um lugar só dela mesmo. Lembro a vc que as caixinhas de areia podem ser colocadas também em prateleiras na parede, não necessariamente no chão. Assim vc poderá ter uma em cima da outra, ocupando menos espaço. Os gatos conseguem pular.

  1. Anônimo
    30 de novembro de 2009 às 19:05

    Ola, axei teu blog bem legall... Gostaria de saber se pode me ajudar.... O problema é que eu nao tenho gato, é o gato do meu vizinho que invocou de fazer coco na minha garagem..rsrsrs
    Parece que ainda esta com dor de barriga, eca ninguem merece.... O que posso fazer?? Falar com o tal vizinho nao vai adiantar que eu sei...O que posso fazer pra ele nao mais voltar..Ah e ele fez coco em varios lugares.. Obrigada...

  1. Leila Franca
    30 de novembro de 2009 às 20:04

    Olá Anônimo,
    Faça o que eu disse no último parágrafo do artigo. Coloque bastante sabão em pó daqueles bem perfumado tipo Omo nos lugares que o gato fez cocô, um pouquinho dágua, esfregue um pouco com a vassoura e DEIXE O SABÃO FICAR LÁ, não lave. O gato detesta o cheiro do sabão e vai parar de fazer ali. Deixe ficar bem por uma semana, que o gato sai fora. Fale para o seu vizinho castrar o gato, que provavelmente ele vai parar de sair de casa. E que ele coloque também tela na casa dele para impedir o gato de sair, senão acabará morrendo atropelado ou envenenado por alguém que não tenha tanta paciência quanto o senhor.

  1. Vivian Garcia
    15 de dezembro de 2009 às 22:45

    Leila! Tenho uma gatinha persa exótica que sempre fazia suas necessidades na caixinha. Ontem ela fez cocô em cima das roupas do meu namorado. Ela vomitou tbm. Ele ficou furioso e não quer mais a gata. O que eu faço? Gosto muito dela!!!

  1. Rita
    16 de dezembro de 2009 às 04:02

    Oi Leila.
    Meu nome é Rita.
    Tenho um gato lindo de 1 ano de idade, que sempre criei com muito carinho e dedicação, ele não gosta de ficar só e tem medo de sair de dentro de casa, mas o maior problema é que ele agora deu para fazer xixi por toda a casa, no sofá, nas camas, nas bolsas, nos sapatos, nos tapetes, em livros, em tudo, ele só usa a caixa de areia para fazer coco. Já tentei até um spray chamado Pipi Não Pode, mas não adiantou, já tentei de tudo e estou desesperada.
    Não quero me desfazer do gato, tenho medo que o próximo dono seja menos tolerante e o maltrate.
    O que faço?

  1. Noelle N
    19 de fevereiro de 2010 às 15:48

    Estou em uma situação complicada... tenho a minha gata “Izzie” desde bebê e hoje esta com 11 meses (cadastrada aos 5meses). Ela sempre fez xixi na caixinha, porém começou há alguns meses fazer xixi na minha cama, forrei o colchão com um plástico e coloquei um lençol fedendo aquele produto “não pode” e não adiantou, ela fez xixi novamente...e ainda fez xixi na mesa, no sofá, e para piorar na cama da minha mãe...(ela esta muito braba querendo que eu dê ela).

    Já a peguei no flagra fazendo xixi na cama, dei umas palmadas nela e também esfreguei o focinho no xixi... Com cães, se fazem algo errado e você os repreende no mesmo momento eles não voltam a fazer, com os gatos não funciona assim? Como podemos educá-los?

    Já tenho duas caixas de areia e as limpo todos os dias...mas não adiantou nada... o problema continua....
    Será que ela pode estar agindo assim por que no nosso quintal estamos em “obras”, fazendo calçada, jardim... e ela esta estressada com as pessoas lá fora ? Ela sempre fica dentro de casa e quando o tempo esta bom (minha cidade chove muito) eu a deixo dar umas voltinhas no quintal porem com o pessoal trabalhando não tenho colocado ela... será que pode ser isso? Temos também um cão, mas ele só fica no quintal (não entra dentro de casa), os dois (cão e gato) se toleram....as vezes ele rosna para ela...mas nunca se brigaram... será que pode ser isso também?

  1. Leila Franca
    19 de fevereiro de 2010 às 16:25

    Noelle,

    Acho que é um protesto dela por causa da obra. Além de não poder sair por causa disso, gatos não toleram gente estranha na casa. Possivelmente não consegue ficar "à vontade" pra ir ao banheiro. Obra também trazem cheiros diferentes para a casa e ela pode estar um pouco desorientada. Tenha paciência com ela,mantenha a porta dos quartos fechada até que a obra acabe e tudo volte ao normal.

    Esfregar o nariz do animal na urina e bater não funciona nem pro gato nem pro cachorro. A única coisa que vc vai conseguir com isso é machucar o nariz dela e uma enorme conta de veterinário pra pagar, além de aborrecê-la ainda mais, piorando o problema. Gatos e cães são diferentes, tanto é que cachorro não faz as necessidades em caixa e são treinados de maneira diferente, mas nenhuma das maneiras indica bater ou esfregar nariz.

    obrigada pela visita ao blog.

    Leila

  1. Priscila
    29 de abril de 2010 às 18:11

    Ola Leila..

    Voce ja me ajudou uma vez queria sua ajuda novamente, meu gatinho está com medo do meu marido, não sei o que aconteceu.. ele de repente está com um medo terrivel dele, não quer mais ficar em casa se meu marido estiver em casa, e ele jura que não fez nada de mal pro meu gatinho, o que será que acontece com ele? Não quero perder meu gatinho.... me ajude!!!

    priscila

  1. Leila Franca
    29 de abril de 2010 às 18:17

    Oi Priscila,

    O que eu já li uma vez é que gato preto e branco não gosta de pessoas do sexo masculino. Quando eu li isso nem acreditei muito, mas depois vendo que na casa do meu filho (ele tem 2 gatos) e o preto e branco tem pavor dele, passei a acreditar. Qual a cor do seu gato? Será que é isso?

    Leila

  1. Priscila
    30 de abril de 2010 às 14:22

    Oi Leila, ele é branco com umas manchas cinzas.. Ja ouvi dizer que gato macho não gosta de pessoas do sexo masculino, mas não sei se é verdade... A situação esta preocupante, meu gato não fica mais em casa se meu marido estiver em casa...

  1. Anônimo
    11 de maio de 2010 às 00:34

    Oi Leila!

    O meu gato SCOLARI foi sempre um bicho bem comportado e muito mimado está quase a fazer seis anos, já é um elemento da familia não nos vemos a passr o dia-a-dia sem a companhia dele é o nosso menino! De um tempo para cá dá para fazer xixi em qualquer lado tanto vai á caixa da areia como já está a fazer xixi num outro lugar, já aconteceu dele fazer xixi e sair sangue e aconteceu também na parte da barriga ficar sem pêlo e ganhar umas fridinhas agora está a voltar a crescer o pêlo mas as fridas também teem aparecido maiores e mais, o que pode estar acontecer com ele?

    Ana Rafaela

  1. Leila Franca
    11 de maio de 2010 às 00:39

    Olá Ana Rafaela,

    Obrigada pela visita ao meu blog. Os gatos têm muitos problemas nos rins e neste caso só mesmo o veterinário para receitar a medicação certa. Se fosse meu gato, levaria ao veterinário urgente. Ele pode estar com pedras nos rins ou alguma infecção urinária. Leve ele logo.

    bjs

  1. LIlian
    23 de maio de 2010 às 21:45

    Olá Leila!
    Tenho 7 gatos adultos e 3 filhotes(2 femeas não casatradas e 1 macho castrado) de 6 meses. 3 dos adultos começaram a fazer xixi fora do lugar: 2 femeas que não se dão bem com os filhotes e 1 macho amigo dos filhotes. Os filhotes estão em casa desde que nasceram, bem como suas mães.Ficarei muito grata se puder me ajudar.
    Lilian

  1. Leila Franca
    23 de maio de 2010 às 21:53

    Oi Lilian,

    Obrigada por visitar meu blog. Com a chegada dos 3 filhotes vc comprou mais caixas? Pode ser que esteja com poucas caixas. Eles não gostam de compartilhar o mesmo lugar.O recomendável é uma caixa por gato.

  1. Unknown
    29 de maio de 2010 às 02:57

    Olá Leila

    Tenho um gato macho que fez três meses há uma semana. Quando chegou aqui ele custou a aprender a usar a caixinha de areia, mas com alguns truques conseguimos fazer ele se acostumar. Só que depois de alguns dias ele começou a fazer xixi pela casa, e na caixinha só faz côco, muito raramente faz xixi lá... e ele sempre escolhe lugares de difícil acesso! (Tipo debaixo da cama ou atrás do centro e das estantes). Eu não tenho certeza de com qual idade posso castrá-lo, mas será que isso pode resolver? Por enquanto eu vou tentar a sua dica do sabão em pó, mas tem outra coisa; ele também tem um certo problema com o pote de água... tem dias que ele bebe no pote normalmente e outros em que ele age como se o pote não existisse, e fica tentando beber água suja do chão, das bacias de roupa, do box do banheiro... isso pode ter alguma coisa a ver com o xixi? Ele não demonstrou até agora nenhum problema mais sério, graças, mas fico com medo de que acabe conseguindo um problema de rins.

  1. Leila Franca
    29 de maio de 2010 às 09:33

    Oi Magali,

    Obrigada por visitar meu blog. Eu acho que ele ainda está meio "perdido". É um filhote ainda. Aqui em casa de vez em quando acontece, pois estou com filhote dessa idade. O que faço é ficar de olho nele até que aprenda definitivamente. Quando o vejo começar a cavar o piso, já corro pra colocar na caixinha. Mas ele gosta de fazer xixi em bolsa plástica de supermercado e jornal, se for deixado no chão, então não deixo essas coisas no chão. O seu gato também tem alguma "preferência" quando faz no chão? Prefere algum lugar especial? Se positivo, tire essas coisas da vista, feche as portas só até ele aprender. A meu ver isso não é marcação de território, que só acontece quando o gato é um pouco mais velho: levanta o rabo e faz xixi pra trás, sem se abaixar. A castração deve ser feita com 6 meses. Alguns veterinários fazem antes. Gato gosta mesmo de ficar bebendo as aguinhas que ele encontra. Acho que não tem nada a ver com o xixi. Troque a água dele sempre. Gato é cheio de vontades, como uma criança mimada... aos poucos vc vai conhecendo os gostos do seu. Se tiver desconfiada que ele está com algum problema leve a uma visita no veterinário. Gato costuma disfarçar muito bem quando está doente.

  1. Anônimo
    30 de maio de 2010 às 00:58

    Olá, meu gato Boris tem 4 anos e é diabético, descobri isso a um ano, toma remédio todos os dias. Ele fica trancado na sacada desde pequeno e tem duas caixas de areia, mas, mesmo assim ele faz xixi no chão e acaba sujando as patinhas, o que eu faço? Mariana

  1. Leila Franca
    30 de maio de 2010 às 01:03

    Oi Mariana,

    Talvez ele não goste do tipo de areia que vc compra. Experimente outras qualidades de areia. Veja se é isso. Tenho uma amiga que também estava com esse problema e ela foi experimentando até que descobriu que seu gato gostava de fazer xixi sobre jornal picado. A gente vai tentando.. Gato também não usa a caixa se ela estiver suja ou perto da comida. E gosta de um lugar reservado, sem ser muito exposto (na frente de todo mundo). Por isso procura os cantinhos. O jeito é a gente pensar em tudo até acertar.

  1. Anônimo
    30 de maio de 2010 às 01:31

    Oi Leila, o problema é que ele até gosta da areia, às vezes faz nela, mas também faz no chão. Ele só faz coco no piso da sacada, é raro fazer na areia. As caixas de areia estão sempre no mesmo lugar, e mesmo com a areia nova ele faz fora. Não sei mais o que eu faço. Mariana

  1. Leila Franca
    30 de maio de 2010 às 01:39

    Mariana,

    Os siameses costumam fazer isso. Tinha uma gata que apesar das 5 caixas espalhadas pela casa só queria fazer num cantinho do corredor, bem na porta do quarto do meu filho, onde eu não queria colocar caixa senão ele ia acabar chutando a caixa e espalhando a areia. Depois de limpar tudo bem limpo. Coloquei os potes de comida exatamente nesse cantinho. A gata nunca mais fez ali. Talvez vc possa experimentar também mudar a posição da comida e da caixa.

    Também pode ser que ele esteja protestando de alguma coisa. Ciúme de alguém, algo assim. Também pode ser algum problema de saúde. Quando os gatos estão com algum problema fazem em qualquer lugar. Uma consulta ao veterinário pode ser uma boa nessas horas.

  1. Anônimo
    20 de junho de 2010 às 18:24

    eu adorei suas dicas elas sao perfeitas

  1. Tati
    21 de junho de 2010 às 08:58

    ola, estava procurando respostas sobre o comportamento de minha gata e acabei encontrando teu blog, estou com um problemao.. Minha gata esta dodoi, o veterinario ja esta cuidado disso, ela esta com fungos e o tratamento ja esta no 24 dia, e gatinha sempre foi tranquila, mas com esse problema e o stress pelo tratamento esta com umas manias bem loucas, mas entre todas a que mais esta nos tirando a paciencia e o fato dela ter começado a fazer xixi no sofa. Li alguns comentarios no blog a respeito disso, mas mesmo lendo todos ainda nao encontrei um que me tirasse a duvida. A gata faz xixi e agora tem feito coco tambem, geralmente eh a noite quando vamoss dormir, nao tenho como isolar a sala, o unico lugar fechado que posso coloca-laa e um pequeno quartinho, ja colocamos ela la na primeira vez que ela fez, eu estou muito chateada com isso e meu marido ainda mais, aida temmos uns 20 dias de tratamento dos fungos, perguntei ao veterinario se ela nao esta com outro problema de saude, ele me disse que nao, que nesse caso era tipo uma 'vingança' pelos medicamentos... Mas realmente nao sei, parece que ela tem preguiça de procurar a sua caixa de areia a noite. O que faço para ela nao fazer mais xixi e coco no sofa?

  1. Leila Franca
    21 de junho de 2010 às 14:23

    Olá Dona Ta,

    O veterinário tem razão, é um protesto da gatinha ao tratamento do fungo. Um dos meus gatos já teve fungo também e sei muito bem como é... Levou 3 meses pra ficar bom. Quando o gato começa a fazer as necessidades no sofá é um problema. Eu sei que nem sempre a sala pode ser isolada (não dá pra botar uma porta sanfonada?) e não acho que seja bom prender a gata nesse quartinho porque ela já está estressada, e assim presa nesse espaço reduzido vai ficar mais estressada ainda. Já me recomendaram nesse caso do sofá mandar fazer uma capa com um plástico bem grosso (pode ser transparente) pois facilita a limpeza até que a gata volte ao normal. Mas isso do gato fazer as necessidades no sofá já aconteceu comigo e eu preferi tirar o sofá da sala até que o gato esquecesse o que fez. Fiquei meses sem sofá na sala. Usávamos cadeiras. Acabei dando o sofá antigo e comprei outro novo (desses mais baratos). O gato que só fazia no sofá nunca sujou o sofá novo.Às vezes acho que é algum cheiro no sofá que faz com que os gatos procurem o local pra fazer. Tanto é que foi só colocar o sofá novo e ele não fez mais. Mas no seu caso é porque a gata está doente, embora esse problema de fungo possa demorar muito pra curar, valeria a pena fazer uma capa pro sofá e tentar tomar conta da gata também... quando ela começar a "cavar", já sabe! Tira ela correndo do sofá e coloca na caixa.

  1. Anônimo
    24 de junho de 2010 às 11:47

    Oi Leila, espero q vc possa me ajudar, tenho 3 gatos num apto. 2 machos castrados e 1 femea, q ainda vou castrar, pois é nova e peguei tem +- 2 meses, o problema é q o gato mais velho dificilmente faz xix na caixa, onde eu coloco areia sanitaria, tenho sempre q colocarum jornal embaixo da caixa q é onde ele faz xixi, o q faço?

  1. Leila Franca
    24 de junho de 2010 às 15:02

    Olá Anônimo,

    Quantas caixas vc tem? De repente seu gato mais velho quer uma caixa só pra ele. Alguns gatos também preferem o jornal. Tenho uma vizinha que só usa jornal com o gato dela, pois é a única coisa que ele aceita. Experimente forrar uma caixa só com jornal, ou então encher uma caixa com jornal picado pra ver o que acontece. Mas se vc diz que tem que colocar um jornal debaixo da caixa porque é onde ele faz xixi, isso significa que ele faz junto da caixa... Ele não estaria errando o alvo? Será que a caixa não é pequena? Eu tenho um gato, o Leon, que é grandão. E tenho várias caixas, só que uma delas é pequena. Quando o Leon resolve fazer xixi nessa caixa pequena, a maioria das vezes o xixi sai fora da caixa porque ele cava, cava e no final o traseiro acaba ficando do lado de fora.

  1. Anônimo
    24 de junho de 2010 às 15:19

    obrigada pela ideia.

  1. Eliana
    6 de julho de 2010 às 14:47

    Ola Leila!
    Tenho um gatinho Fredy, ele tem 6 meses e vivi em apartamento, tenho ele desde 01 mes de idade e sempre fez as necessidades na caixinha, hoje com 6 meses ele comecou a miar muito (aquele miado grosso), se estou no quarto com a porta fechada ele fica miando ate eu abrir e tambem começou a fazer xixi na banheiro, no tanque, no chao, sempre em lugares variados...Gostaria de saber porquê ele esta agindo assim.

  1. Cintia
    7 de julho de 2010 às 13:56

    Boa tarde Leila,
    Faz uma semana que ganhei um gato persa (4 meses de idade) de presente do meu marido o Max, eu amo bicho, sempre tive cachorro, mas como fico o dia todo fora escolhi um gato, por eles serem mais independentes e sempre usarem os seus banheirinhos....
    Só que o meu bebê faz mais fora do que dentro da caixinha, ele faz mais coco fora do que o xixi, toda vez que ele faz fora eu coloco a caixinha no local escolhido, pois como vc disse ele quem escolhe o local, mas ai ele muda, de novo...
    No 3º dia eu soltei ele p ver se ele ia se acostumando com o resto da casa, ele ficava muito num outro quarto, neste local ele fez xixi na banheira e coco no quarto, troquei a caixinha mas ele fazia do lado e não na caixinha, ai fechei a porta do banheiro, ele fez xixi onde fazia coco e o coco na porta do banheiro, desisti e voltei ele para aquele quarto mas começou fazer tudo errado, principalmente coco, ontem ele fez xixi num canto (xixi é mais difícil de limpar por ir de baixo do armário) ai tranquei ele no banheiro e coloquei a caixinha onde costuma fazer o coco no chão, deixei ele de castigo lá por 3 horas, ele miou muito, mas resisti, quando eu voltei lá ele tinha feito uma bagunça, caiu dentro do vaso sanitário que esqueci com a tampa aberta, fez coco na caixinha, mas espalhou areia e água pelo banheiro todo, ai limpei ele, (ah! detalhe, ele sempre pisa no coco e espalha por toda parte e fica grudado no rabo e nas pernas, é uma tristeza!!!cortei os pelos mas ainda está grudando)
    Quando eu terminei de limpá-lo ele começou se roçar na minha perna coisa que ele nunca faz pois está sempre fugindo da gente!

    Ai ontem comprei mais uma caixa, maior e coloquei no local que ele sempre faz e na parede onde ele fez xixi eu deixei com o sabão, neste quarto tem 2 caixas uma onde eu coloquei antes onde sempre fez o xixi a outra onde ele fazia sempre o coco, hoje de manhã ele fez coco na caixa grande, ali 2 horas foi e fez coco na porta do quarto, tendo 2 caixinhas..... Estou desanimando!!! Detalhe durante o dia ele não faz nada é só qdo eu estou em cassa!
    Perguntas:
    1) o castigo adianta?
    2) qual a consistência das fezes normalmente? pois as primeiras era duras e agora estão pastosas!
    3) devo evitar pegá-lo para aliviar o stress? Só estou pegando para limpar os olhos...
    4)pq eles se roçam na gente?
    5) pq ele pisa no coco (comprei a caixa maior por causa disso!)

    Ele é muito bonzinho ele gosta de limpar os olhinhos e deixa pentear os pelinhos, só é medroso, isso é característica dele ou é pq tudo está recente?
    Eu gosto muito do contato com o bicho e queria acostumá-lo com isso, mas agora estou perdida se pegá-lo faz ele ficar mais stressado, como devo agir?
    Muitas vezes que eu faço carinho ele dorme no meu colo, e era isso que eu queria.....
    Muito obrigada pela ajuda....
    Deus te abençoe!
    Abraço
    Cíntia

  1. Unknown
    7 de julho de 2010 às 16:33

    Boa tarde Leila,
    Parabéns pelo blog, tem muitas dicas, e já vou experiemtnar a do sabão em pó, porque minha gatinha sempre utilizava a caixinha e agora está fazendo cocô ao lado da caixinha mas não dentro...já segui todas as outras dicas e mantenho a caixinha sempre limpa, mas até agora não adiantou...vou testar a do sabão em pó.
    Outra coisa que gostaria de uma opinião, é que depois que castrei minha gatinha (ela tinha 5 meses) apareceu uma bolinha na barriga dela, fora da região do corte, eu aperto a bolinha e da a impressão que ela entra e depois fica saliente de novo, acredito que não esteja incomodando minha gatinha porque ela não sente dor..mas estou preocupada. Levei na veterinária que realizou a castração e ela disse que pode ser uma hérnia, mas que se não incomodar nao tem problema...o que vc acha?
    Abraço, Héllen

  1. Leila Franca
    7 de julho de 2010 às 22:28

    Oi Eliana,

    Na minha opinião, seu gato Fredy deve estar começando a ficar "rapazinho" e querer namorada... Esse miado alto pode ser procurando fêmea e o xixizinho por toda parte pode ser já uma marcação de território. Já que não tem fêmea, ele vai ficar nesse "sofrimento" em vão, coitado. Então o melhor que vc faz é levar ele pra castrar. A maioria dos gatos muda o comportamento depois da castração. Ficam mais calmos, param de fazer xixi por toda parte (mas atenção! Alguns não mudam!) Os meus gatos machos são castrados e todos mudaram o comportamento. Observe também, que o comportamento não irá mudar imediatamente depois da castração. Demora bem de 1 a 2 meses pra ele parar com a xixizada pela casa.

    Agora também pode ser que não seja isso, pode ser que seja algum problema de saúde. Então, seria bom levar no veterinário pra tirar essa dúvida e aí aproveita pra marcar a castração.

  1. Leila Franca
    7 de julho de 2010 às 23:12

    Oi Cíntia,

    O seu gatinho com 4 meses já é bem grandinho, não é? Então está estranhando o ambiente! Só quando o gato é bem pequenininho que não estranha (tipo 45 dias a 2 meses), assim mesmo gatinhos bem novinhos ainda ficam "bufando" pra gente e se arrepiam, mas se acostumam mais rápido. Ele está meio "perdido" e por isso é natural que esteja assim rebelde. Deixe ele à vontade, pra andar e conhecer a casa e as pessoas. Não force a aproximação. Gato é diferente de cachorro nesse ponto. O cachorro se sente à vontade de imediato, mas gato não é assim.

    Ele está vivendo o período de adaptação. É assim mesmo. Depois de todo esse reboliço, ele vai se acertar. Vai ter o lugar que ele sempre vai fazer as necessidades e ele vai se acostumar com a casa e com as pessoas. Acho que toda essa confusão foi porque ele já estava com 4 meses e a adaptação demora um pouco mais, pois afinal ele já estava se acostumando com o outro lugar onde morou.

    Respondendo as suas perguntas:

    1. Castigo não adianta. Acho que está arriscado até ele piorar se for castigado.

    2. A consistência das fezes pode ser por causa da ração. Gato fica com "dor de barriga" se vc trocar a marca da ração. Tem que ser sempre a mesma marca. Se quiser trocar, tem que ser aos poucos, misturando aos poucos os dois tipos. Não se deve dar leite pra gato. Também deixa o gato com dor de barriga. Vc deve consultar o veterinário para que ele indique a melhor ração. Aliás, toda vez que a gente ganha um bichinho novo deve levar ao veterinário para que ele dê a orientação da alimentação, vacinas e vermífugo.

    3. Essa coisa de pegar no gato ou não varia de gato pra gato. Eu tenho um gato que tem 4 anos comigo e ele detesta colo, detesta que peguem nele... É como um enfeite na estante da sala, onde ele fica o tempo todo...hahaha E eu tenho um outro com 2 anos, que quer ficar no colo o tempo todo, vive pendurado em mim, que nem criança de colo. Eu costumo deixar o gato à vontade. Não forço a barra e vejo como ele vai ser.

    4. Eles se roçam na gente porque é o jeito do gato fazer carinho. É assim que eles fazem carinho. Sinal de que está gostando de você. Eles também rolam no chão mostrando a barriga, isso é um convite para amizade...

    5.Ele pisa no coco porque é novinho e desajeitado ainda. Eu tento tomar conta dos meus quando são novos. Quando vão pra caixa, eu vou atrás e tiro o cocô antes que pisem em cima. Depois não precisa mais fazer isso. Gato novo dá trabalho. Só depois de uma certa idade é que a gente não precisa mais ficar nessa luta. Mas no início realmente é assim. Vc deu sorte pois não fez coco na sua cama nem no sofá.

    Um abraço e obrigada por visitar meu blog.

  1. Leila Franca
    7 de julho de 2010 às 23:31

    Oi Hellen,

    A minha gata Preta também tinha uma bolinha, só que na testa, ganhou até o apelido de "unicórnio"... mas depois de uns 3 meses sumiu. No caso da sua gata deve ter sido o esforço dela de se mexer com a operação recente.

    Meu gato siamês "Ursinho" faz coco do lado da caixa se não estiver bem limpa. É assim, vamos supor: eu coloco a caixa com a areia e a farinha novinha ali no lugar. Ele faz na caixa. Aí eu vou lá, tiro o sujo e tal. No dia seguinte, limpo de novo, tirando o sujo. Mais um dia, e tudo de novo. Aí, de repente ele faz do lado da caixa e não dentro. Isso significa que ele quer que eu lave a caixa com sabão, coloque outra areia e outra farinha. Ele vai fazer fora da caixa até que eu troque tudo. É certo... Eu jogo a areia velha fora, lavo a caixa com sabão, seco, coloco areia nova, farinha nova e na mesma hora ele vai lá e faz dentro da caixa.

    É como um termômetro. Ele "avalia" a limpeza da caixa! Se não estiver de acordo com os "critérios de limpeza" dele... aí faz fora da caixa! hahaha Vai ver que o seu também é assim que nem o meu Ursinho. Experimente fazer isso...Quando ele começar a fazer fora, faça a faxina completa e troque a areia.

  1. Unknown
    8 de julho de 2010 às 08:37

    Bom dia Leila,
    Obrigada pelo retorno. Acredito que a bolinha na barriga dela seja isso mesmo, pelo esforço após a cirurgia...
    Quanto a caixinha, mesmo quando lavo a bandeja e coloco a areia nova, ela não faz cocô dentro, xixi ela faz dentro, mas o cocô não tem jeito...Além da dica do sabão em po, tem outra que eu poderia adotar?

  1. Leila Franca
    8 de julho de 2010 às 15:53

    Oi Hellen,

    Vc pode experimentar fazer uma mudança radical. Coloque a caixa de areia em outro lugar e no lugar que ele está fazendo cocô, coloque o pote de comida. Isso deu certo com a minha gata Preta "unicórnio". Ela sempre procurava um cantinho no final do corredor pra fazer as necessidades (ela fazia na caixa também!), então eu coloquei os potes de comida nesse cantinho, então ela não fez mais ali. Eu não queria colocar uma caixa de areia nesse cantinho porque é em frente da porta do quarto do meu filho e ele é estabanado ia acabar chutando a caixa sem querer. Por isso fiz essa mudança. Meu filho depois acabou tropeçando nos potes de comida e eu tive que fazer nova mudança... Coloquei a cama do cachorro no cantinho. Ele agora dorme ali e a gata não se aproxima...rsrsrs

  1. Anônimo
    26 de agosto de 2010 às 10:43 Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Leila Franca
    26 de agosto de 2010 às 11:06

    Olá Scheron, eu acho que ele está ficando um rapazinho e os hormônios provocam essa agitação. Deve estar na hora dele ser castrado. Muitos gatos mudam o comportamento depois da castração. Todos os meus gatos são castrados.

  1. Anônimo
    26 de agosto de 2010 às 14:16 Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Anônimo
    31 de agosto de 2010 às 23:06

    Olá, Leila!
    Peguei dois gatinhos irmãos em uma ong, ambos de nove meses, um macho e uma fêmea,castrados. Meu filho ansiava há muito em ter um animal doméstico. Adoro cachorros, mas como moro em um apt pequeno (52m2), trabalho fora o dia todo, não tenho empregada e o meu filho fica com os avós enquanto não chego, optei pelos gatos por serem mais independentes. Estou com vários "probleminhas", apesar de eles serem muito bonzinhos.
    1)sobem em tudo:mesa da sala, sofá, pia do banheiro, pia da cozinha e isso me incomoda muito pois acho uma tremenda falta de higiene.Qdo sento para fazer as refeições eles vem em cima, pulam na mesa, não posso deixar nem a louça pra secar. Por mais que sejam animais limpos, eles pisam na caixinha e algumas vezes nas fezes e vão pisoteando tudo e tb levando areia pra dentro da minha sala.Naturalmente, levam coco pro meu sofa, etc, certo? Estou tentando repreende-los, tirando-os do local e emitindo aquele som de repreensão chiiiii, na terceira vez tranco eles por alguns minutos no banheiro ou varanda.
    Certa vez um deles estava em cima da mesa da cozinha e eu falei rispidamente com ele pra descer, ele veio e me atacou, com as patas e fazendo aquele chiado, depois caiu de costas e ficou balançando as patas e chiando. fiquei muito assustada. a dona da ong disse que ele foi se defender dos meus gritos, que ficou muito nervoso (ele realmente é medroso e assustado apesar de brincar e interagir);
    2)não deixo eles entrarem no meu quarto pois tenho uma cama cara e nova de couro, uma cama bau, que nao quero q eles arranhem e estraguem. logo durmo eu e o meu filho trancados no quarto. a femea fica miando e nao se conforma;
    3)tem um deles q esta urinando dentro do pote de comida. ja aconteceu 3 vezes, desconfio que é qdo algum esta com fome e nao tem comida no pote. acho q é a femea,pois no primeiro dia em que chegaram ela urinou no ededron que dei para eles dormirem;
    3)passamos o dia todo fora, esta semana tive q viajar a trabalho, meu filho esta na casa dos avos, e ficarei fora de segunda a sexta. uma moça, empregada, esta indo desde segunda uma vez por dia colocar comida e agua e limpar a caixinha e ficars um pouco com eles. no primeiro dia, ontem, qdo ela chegou tinha varios cocos no edredon q lhes dei para dormir! eu tinha mudado a caixinha de lugar para a varanda dois dias antes e eles fizeram direitinho la (em quase duas semanas, este é o terceiro llugar em que coloco as caixinhas, coloquei na varanda, pois estou muito incomodada com o cheiro de fezes na minha casa)
    4)qdo chego em casa noto logo um cheiro de gato q pra mim é nao e agradavel. notei q qdo a femea entra no quarto do meu filho, fica esse cheiro horrivel. o que faço? banho seco adianta, visto q eles nao foram acostumados a tomar banho.
    Obs: nao faz ainda 2 semanas q eles estao conosco. nasceram na ong e ficavam em gaiolas, juntos, eram soltos em horarios especificos. compartilhavam tudo, comida, caixinha etc
    Obs: nao sei se vou aguentar, minha vida ta mudando demais estou me sentindo invadida e sem privacidade, tenho q fechar o meu quarto sempre nao posso fazer refeiçoes em paz, a femea so falta fazer eu tropeçar pq fica se enroscando o tempo todo nas minhas pernas, enao tenho condiçoes de chegar tarde do trabalho e ficar limpando cocos pela casa...
    o que faço? meu filho ta muito feliz e acho muito cruel devolve-los...ja me sugeriram de ficar so com um, mas eu peguei dois pq achei q um ia ficar muito sozinho o dia todo..
    me ajude pq to com vontade de desistir apesar deles serem uns amores..

  1. Leila Franca
    1 de setembro de 2010 às 03:15

    Olá Anônimo,

    Antes de falar de cada item, quero dizer que pra ter um animal em casa é necessário mais do que achar que eles são bonitos e "uns amores". A gente se sente assim quando o animal é de outra pessoa, pois basta isso. Sendo nosso, o sentimento tem que ser o de gostar MESMO, como se fosse alguém da família, um parente, que a gente tem que aceitar do jeito que é e que não pode "devolver". Tudo tem seus prós e seus contras e nesse caso o gostar do animal tem que superar esses inconvenientes. Se não for assim, é melhor não ter bicho em casa. A ONG devia ter lhe alertado quanto a isso.

    Agora aos itens que vc enumerou:
    1)e 2) Já ouviu falar em "pulo do gato"? Os gatos pulam e sobem em tudo, sim. Também derrubam todas as coisas que podem (se os seus gatos ainda não fizeram isso, aguarde pois vão fazer). Também acho falta de higiene. Aqui em casa, meus gatos não entram na cozinha nem no meu quarto nem no banheiro. Mantenho as portas desses cômodos fechadas. A gente acostuma a fechar as portas. Se na sua cozinha não tem porta, coloque uma. Bicho é que nem criança pequena, a gente tem que adaptar a casa a eles. Gritar com um gato (ou outro animal) é uma péssima idéia. Eles podem até piorar o comportamento por causa disso. Eu apenas falo "Ah!" no tom normal de voz e eles já sabem que estão fazendo algo errado e saem correndo. Mas gato faz MUITA travessura. Se estão contigo há 2 semanas, te digo que vc ainda não viu nada.
    3) Bem dizer seus gatos acabaram de chegar em sua casa, ainda não entenderam direito. Podem fazer xixi no lugar errado durante a adaptação, mas quanto ao edredon, é verdade que alguns gatos não podem ver um pano que fazem xixi. O jeito é tirar do alcance deles. Quanto ao cheiro de fezes, compre a areia "Pipi cat" perfumada e, o mais importante: misture farinha de mandioca (daquelas que a gente usa pra fazer farofa) na areia. A farinha tira o cheiro de fezes. Use também 2 caixas, uma pra cada gato. Muitos gatos não gostam de usar a caixa do outro.
    4) Cheiro de gato, já ouvi algumas pessoas falarem essa expressão, mas eu mesma nunca senti isso (e eu tenho 10 gatos). Mas é o tal negócio. Se vc tem cachorro, vai sentir cheiro de cachorro. Se tem cavalo, vai sentir cheiro de cavalo. Se tem carro, vai sentir cheiro de gasolina. É uma coisa muito óbvia! Vc devia ter pensado nisso antes. Devolver eles será cruel realmente, não só com os gatos, mas com o seu filho também.

    Obs.: É muito comum ouvir donos de gatos dizerem que a casa é dos gatos e que apenas moram com eles. Daí vem a sua sensação de estar invadida ou de estar sem a privacidade. Os gatos também fazem carinho se enroscando nas nossas pernas e devemos ter cuidado ao andar pois sempre tentam nos fazer tropeçar (pra chamar nossa atenção). Isso não vai mudar. Limpar coco também faz parte. Todo mundo que tem bicho limpa coco. A gente se acostuma. Quem tem carro tem que ir a posto de gasolina, tem que entrar em oficina, falar com mecânico etc. É algo assim também muito óbvio. Os únicos bichos que a gente não limpa coco são os de pelúcia, de plástico etc. É assim mesmo. Quem tem bicho tem que criar alguma resignação. Tudo é feito por amor.

  1. Freya
    5 de outubro de 2010 às 22:50

    Oi Leila, estou com um persa macho, ele está com 90 dias, mas veio prá cá com 50 dias, ele estava ótimo, perfeito, tudo certinho, lindo lindo... até que fez seu primeiro coco fora do lugar, precisamente na porta da cozinha, daí pra frente é só tranca-lo e ele faz tudo fora do lugar. Moro em apto.e fecho ele toda noite pra´dormir e não bagunçar tudo, no começo estava perfeito, agora de duas semanas pra cá ele se vê trancado, começa a miar e aí faz tudo fora do lugar, mas não é em um só lugar, é na cozinha toda, é xixi prá todo lado e coco só na porta da cozinha... Desde que ele chegou a caixa de areia permanece no mesmo local, embaixo do tanque na lavanderia. E ele fazia tudo certinho...
    Não sei o que fazer com ele... e o pior que acabo de comprar uma persa fêmea, mas ainda não a peguei.
    O quê que eu faço agora LEILA!!!
    Bjs
    Hérica Rezende

    email hericarezende@gmail.com

  1. Leila Franca
    5 de outubro de 2010 às 23:27

    Oi Hérica,

    Eu acho que ele está protestando. Gato não é como cachorro, que a gente solta num horário e prende no outro. Por isso não está dando certo. Eu não entendi isso que vc falou que fecha ele toda noite pra não bagunçar tudo. Que bagunça ele faz de noite que não faça de dia também? Acho que gato não se adapta a esse esquema de ficar trancado num aposento da casa durante um período. Ele vai destruir sua cozinha. Acho que vc deu sorte dele ainda não ter feito sujeira em cima da geladeira, da mesa ou da pia. Aqui em casa não deixo os gatos entrarem na cozinha, no meu quarto nem no banheiro, mas as portas desses cômodos ficam fechadas o tempo todo. Aí, não se trata de prender o gato, mas de isolar os cômodos. Acho que seu gato está protestando. Ele ficaria quietinho a noite toda se dormisse contigo, na sua cama. Aqui em casa eu não deixo porque os meus vão no quintal, pisam em terra, lama e depois sujam a roupa de cama com as patas. Mas vc mora em apartamento, não tem esse problema.

  1. Freya
    6 de outubro de 2010 às 00:55

    Oi Leila, você acha mesmo que ele esta protestando, ou pode ser por ele ser macho e estar demarcando o territorio? Não entendo porque eu já tive outros gatos, só que fêmea, e nenhum nunca fez nada fora do lugar, nada... e o fato de ter comprado outro filhote, so que fêmea, voce acha que pode piorar?
    beijo Hérica

  1. Leila Franca
    6 de outubro de 2010 às 01:23

    Oi Herica,

    Ele é muito novo pra estar demarcando território. Os gatos só começam a marcar território quando estão mais ou menos com uns 8 meses ou mesmo 1 ano. E quando gato marca território ele apenas faz um xixi pra trás. Não é um xixi normal, não forma poça. É feito um chuveirinho pra trás. Fica só a marca das gotinhas nas coisas. Então não é marcação de território.

    Acho que é temperamento e ele está protestando. Talvez mude depois da castração. Muitos gatos ficam bem quietos depois de castrar.

  1. Freya
    7 de outubro de 2010 às 02:00

    Oi Leila

    Desculpe lhe encher com tantas perguntas, questionamentos, mas estou com os dois pés atras com ele, e não tinha planos em castrar ele. você acha que não dá certo ter um gato macho em um apartamento?

  1. Leila Franca
    7 de outubro de 2010 às 08:06

    Oi Herica,

    Pergunte à vontade e eu te respondo dentro das minhas limitações (não sou veterinária, apenas tenho gatos há muito tempo).

    Eu acho que os gatos são ideais para apartamento, pois ficam mais protegidos, não saem na rua etc, mas se vc não planeja castrar o seu gato, que seria o melhor a fazer, vai ter que lidar com as consequências de se ter um gato não castrado, que pode ser muito mais desafiador, pois ele pode começar a marcar território, vai ser mais rebelde etc. Mas isso é básico, né? Cada coisa tem suas consequências. Quem tem bicho, tem que estar preparado para limpar xixi e cocô enquanto o animal viver, não tem jeito. Os únicos bichos que não sujam são os de corda e de pelúcia. E os gatos podem viver até mais de 20 anos.

  1. Freya
    7 de outubro de 2010 às 11:31

    Oi Leila,

    A fêmea é mais tranquila mesmo não sendo castrada, correto? E cruzar meio irmãos, ou seja, irmãos por parte de pai, o imbreeding, você acha que dá problemas, porque cada gatil fala uma coisa, cada veterinario também... eu sinceramente não sei mais o que pensa. beijos e obrigada

  1. Leila Franca
    7 de outubro de 2010 às 11:52

    Herica,

    Sinceramente, eu não acho que a fêmea seja mais tranquila. Aqui em casa tenho 2 fêmeas castradas e mesmo castradas elas são muito mais brabas que os machos. A fêmea faz uma gritaria danada não só pra cruzar como também quando ela não está a fim de cruzar. Sei que quando têm filhotes, deve-se separar o macho da fêmea porque os machos podem matar os filhotes para que a fêmea fique disponível outra vez. Vc está pretendendo fazer criação? Nunca fiz isso, mas imagino que seja meio complicado fazer criação em apartamento. É melhor perguntar a quem faz criação. Não tenho experiência nesse sentido. A palavra do veterinário é sempre a melhor, pois eles estudaram. Eu não deixaria parentes cruzarem, mesmo que seja meio irmão. Depois se nascerem gatinhos com problemas, o que vc vai fazer? Lembre que é muito difícil doar gatos (ninguém quer), ainda mais com problemas.

  1. Flaviane Paiva
    20 de outubro de 2010 às 07:35

    Oi, Leila!

    Adotei um gatinho que tem 45 dias e tem só 3 que ele está no meu apartamento. Eu trabalho o dia todo fora, mas ele estava fazendo tudo certinho, na caixinha... No entanto, na terceira noite aqui em casa, ele fez xixi na minha cama. O que eu faço? Ele vai fazer de novo? Ou será que ainda está perdido? Mudo a caixinha de lugar? ponho ele pra dormir em outro lugar que não no meu quarto?

    Detalhe: a caixinha é redonda, não sei se isso pode atrapalhar de alguma forma e antes de vir pra cá, ele vivia com a mãe, não se isso pode ajudar.

  1. Leila Franca
    20 de outubro de 2010 às 11:32

    Oi Flaviane,

    Acho melhor vc fechar a porta do seu quarto e deixar o gatinho fora do quarto durante alguns dias, pois o cheiro do xixi pode fazer com que ele procure o mesmo lugar para fazer de novo. Então deixe ele fora do quarto até ele "esquecer". A caixa redonda não tem problema nenhum. Gatinhos muito novos costumam fazer as necessidades no lugar errado, mas vai chegar uma hora que vão aprender. Pena que vc fica fora o dia todo, mas no fim de semana procure ficar de olho nele em relação a isso. Coloque-o na caixinha quando começar a cavar ou a cheirar o chão meio agitadinho.

  1. Flaviane
    21 de outubro de 2010 às 22:47

    Obrigada, Leila!!

    Problema resolvido, pelo menos por enquanto... Eu coloquei a caixinha mais proximo de onde tem o habito de ficar e funcionou... ele tem iusado até mais vezes... E não voltou a fazer na minha cama... Agora só preciso acostumá-lo a dormir longe de mim...

  1. Leila Franca
    22 de outubro de 2010 às 12:53

    Flaviane,

    Aqui em casa eu não deixo os gatos dormirem comigo porque eu moro em casa e eles vão no quintal, pegam barata e trazem pra dentro de casa e eu morro de medo que coloquem uma barata na minha cama!! rsrsrs Além disso sujam as patinhas se estiver chovendo e podem sujar as colchas e lençóis. Então eu fecho a porta do meu quarto e tem tela na minha janela. Eles gostam de dormir com alguém. Mas aqui tenho vários gatos então eles dormem juntos. Com um gato só é mais difícil. Por isso o ideal é ter 2 gatos. Eles gostam de companhia.

  1. Valeria
    17 de novembro de 2010 às 20:17

    Estava achando que só minhas gatas que estavam fazendo xixi fora da caixinha, qundo descobri seu blog.Tenho 2 fêmeas e 1 macho, e a mais velha , que tem 5 anos, está "carimbando" a casa toda.Ela faz xixi dentro da banheira, da pia do banheiro e em um canto da sala.A gatinha da raça exótico faz em tapetes que ficam na cozinha.Só o macho que faz na caixinha.Tenho 3 caixas de areia e e estou desesperada.O que pode estar acontecendo? Parabéns pelo blog

  1. Leila Franca
    17 de novembro de 2010 às 23:43

    Oi Valéria,

    Eu acho que os gatos tem "atração" por alguns lugares... Aqui na minha casa também tem banheira e se eu bobear eles vão fazer na banheira também! Eu mantenho algumas portas fechadas aqui em casa. A do banheiro fica sempre fechada, não só por causa dessa coisa da banheira, como também por causa do papel higiênico, que os gatos gostam de desenrolar. Eu tenho um gato siamês que gosta de fazer xixi em pano, mas só se estiver no chão. Então quem sofre é o cachorro, que não pode ter um paninho, que esse siamês vai lá e faz xixi. Eu acho que nesses casos é a cisma de um gato em particular.

    Se eu fosse vc, mantinha a porta do banheiro fechada, pois assim liquidava com o problema da banheira e da pia. Tirava os tapetinhos durante algumas semanas até a gata "esquecer". Depois bota os tapetes de volta. E nesse cantinho da sala que a gata procura, eu colocaria o pote de comida. Tenho uma gata que também procurava um cantinho assim pra fazer, então eu coloquei o pote de comida dela nesse canto e ela não fez mais!

    É assim mesmo... a gente tem que ir contornando, limitando para resolver.

    Obrigada pelo elogio e visita ao blog.

  1. Anônimo
    29 de novembro de 2010 às 20:15

    Ola Leila,
    Gostei muito das suas dicas. Tenho um gato com 1 anoe meio e agora adotei 2 filhos com 2meses, são irmãos.
    Acontece que o mais velho está com cuimes dos menores, Max e Myo.
    Isso é normal? Depois de algum tempo melhora?
    Espero uma dica sua. Obrigado

  1. Leila Franca
    30 de novembro de 2010 às 00:07

    Olá,

    É normal sim! Leva algumas semanas até que se acostumem com novos gatos. Faça bastante carinho em todos, não force a aproximação, brigue com o mais velho se ele bater nos pequenos, mas não grite. Faça uma voz que mostre reprovação, mas bem de leve...rsrsrs Eu costumava falar, quase sussurrando, pro gato: "Não faz isso!" quando ele atacava algum gato novo. Depois, se estivesse sozinha com o gato mais velho, fazia carinho nele... Depois ficam um amor só. Dormem juntos, etc.

  1. Anônimo
    5 de dezembro de 2010 às 19:17

    Oi Leila, tenho um gato chamado NOAH, ele chegou em casa com aproximadamente 50 dias, nasceu em abril/10, esta com 08 meses. Sempre fez xixi na caixinha de areia, nem precisou ensiná-lo, é um amor de gato, mas agora faz xixi pela casa toda, principlamente em sacolas platicas, dentro delas. É adorado por todos e tratado com o maior carinho aqui em casa. Dorme dentro de casa, mas deixou a porta da cozinha aberta para que ele posssa sair À noite, se quiser. Tem medo de ir para a rua, nunca sai mesmo que o portão da garagem esteja aberto. Voce acha que estamos tratando da maneira correta o nosso NOAH. O que fazer para que ele pare de fazer xixi em casa e seja um gato normal,que gosta de passear? Gato gosta das pessoas ou da casa, ou de ambos, pois NOAH adora dormir com a gente (so deixamos durante o dia).

  1. Leila Franca
    6 de dezembro de 2010 às 17:38

    Olá,

    O Noah está marcando território... é hora de levar pra castrar! Aí ele para de fazer isso. Os gatos são territorialistas. Mesmo depois de castrado ele ainda vai fazer xixi pela casa durante alguns dias (porque ainda haverá hormônios) e depois ele vai parar totalmente. Quanto a fazer xixi em sacolas plásticas, é mania de gato, não é marcando território. Tenho 2 gatos que também gostam de fazer xixi em sacolas. O jeito é não deixar sacola de bobeira no chão...rs Os meus gatos que gostam de fazer xixi em sacola também gostam de fazer xixi em cima de pano de chão ou qualquer tecido ou roupa que estiver no chão. Não posso deixar nada de tecido pelo chão que eles 2 procuram o pano pra fazer xixi. Esses dois também gostam de fazer em pá de lixo, se estiver deitada. Então aqui em casa a pá tem que ficar em pé ou pendurada...rs Acho que vc tem sorte do seu gato gostar só do plástico...rsrs Mas estou contando o caso dos meus gatos porque são justamente os dois que fazem no plástico são os que fazem no pano de chão e na pá. Quem sofre é o meu cachorro que não pode ter um paninho que esses dois gatos vem e fazem xixi. O único jeito nesse caso é não deixar plásticos, panos e pás ao alcance dos gatos.

    Quanto a sair na rua, é melhor que o gato não saia. Se ele não gosta, melhor ainda. Na rua poderá ser atropelado, levado por alguém que esteja passando, poderá entrar em brigas com outros gatos e pegar doenças e também poderá ser envenenado. Dos meus 10 gatos, só 1 vai até a calçada da rua quando eu chego de carro (ele vai me receber e entra quando eu entro). Os outros ficam espiando da varanda do segundo andar...

  1. Anônimo
    7 de dezembro de 2010 às 13:10

    Leila, obrigada pela orientação. Aqui é a "mãe" do NOAH, e eu so queria te contar, que ele também, assim como o seus 2 gatos, não pode ver uma sacola plastica ou pano, que ele faz xixi, inclusive nas minhas roupas se estiverem na sacola. Ele é da raça Siames, está com mais ou menos 8 meses e espero que ele volte a ser o menino comportado que foi até dois meses atras, quando começou a fazer travessuras, afinal não dá para ficar sem ele aqui em casa, ele já faz parte da familia. Obrigada. Ah, vou trocar a areia e voltar para a que eu usada antes pra ver se funciona, acho que não gostou da atual, o que pode estar ocasionando essa mudança em seu comportamento. Até mais. Tchau.

  1. Daniela
    7 de dezembro de 2010 às 15:22

    Oi Leila,
    tudo bem?
    Eu tenho 2 gatas em casa e uma foi adotada recentemente, ela, a novata, tem 4 anos e fazia xixi fora da caixa em sua antiga casa.
    Adotei-a porque a dona dela que é muito amiga minha, não a aguentava mais.
    Enfim, ela veio para cá e começou a usar a caixa de areia normalmente, se deu super bem com a minha gata que morava aqui, estava tudo lindo até que ela começou a fazer xixi ao lado da caixa de areia e não dentro dela. Depois de 3 semanas que ela estava comigo. A levei no veterinário, fizemos exames para diabetes, rins, cálculos, tireoide, não deu nada, tudo bem com ela. Mas o mau comportamento continua.
    Não sei diagnosticar se é estresse, porque ela fica bem na sala, deitado no meio de todos, às vezes ela se "entoca", fica debaixo de uma cama, mas acho que é algo normal. Ela come e bebe bem, inclusive bebe muita água.
    Eu não sei como induzi-la à caixa, já troquei de caixa, já dei uma volta de 360° na caixa, a única coisa que ajuda é que como ela faz xixi sempre no mesmo espaço é possivel colocar jornal. Eu não entendo o porquê dela entrar na caixa para fazer cocô e não entrar para fazer xixi. Ela coloca as duas patas dianteiras dentro da caixa e faz xixi. E depois ela cava o chão em volta da caixa (isso ela faz mesmo quando ela não faz xixi fora). Eu sei que a gata que morava aqui antes andou usando a caixa dela algumas vezes, quando ainda não tinha o problema, agora estou tentando inibir e desde que o problema começou não permiti mais que dividissem a caixa.
    Alguma ideia do que eu possa fazer? Esporadicamente ela ainda usa corretamente a caixa.
    A gata novata é castrada e aquela que esta aqui a mais tempo não o é!
    Muito obrigada

  1. Leila Franca
    7 de dezembro de 2010 às 18:31

    Para a mãe do NOAH,

    Sabe que meus 2 gatos que gostam de fazer xixi no plástico e nos panos TAMBÉM são siameses!!! Estou começando a acreditar que é da raça! A única vez que isso aconteceu no passado, com outros gatos que tive, também foi com um siamês! Acho que o único jeito é tirar os plásticos e panos do alcance!

  1. Leila Franca
    7 de dezembro de 2010 às 18:43

    Daniela,

    Os gatos são territorialistas, e essa coisa é mais forte quando eles não são castrados. Pra começar, vc poderia castrar a gata que vc tem a mais tempo. Eu acredito que o problema com a sua gatinha seja stress, por estar num novo ambiente.Acho que a melhor maneira de induzir um gato à caixa é colocar aquela areia novinha e limpinha. Eles adoram isso! É só a gente aparecer com a areia nova e vem todo mundo "estreiar"! Mas eu acho também que essa coisa de cavar e fazer o xixi ou coco é uma coisa muito instintiva do animal. Então eles fazem toda aquela "dança" e podem "errar o alvo". É que nem cachorro que levanta a perna pra fazer xixi no poste mas de repente o xixi vai fora do poste. Quem sabe se vc experimentasse uma caixa maior o problema fosse resolvido? Tenho um gato grandão que não "cabe" na caixa. Toda vez que ele vai usar, as patas dianteiras ficam fora da caixa - ainda bem! pois assim o xixi cai dentro da caixa. No seu caso o gato coloca as duas dianteiras dentro e faz as necessidades fora. Talvez a caixa maior resolvesse.

  1. Daniela
    7 de dezembro de 2010 às 23:57

    Acho que você tem razão, Leila, vou tentar trocar a areia dela todo dia, nem que eu compre uma areia mais barata!
    Mas quanto a liteira, comprei um grande recentemente, depois que o problema começou! vou tentar deixar as 2 para ela, e ver o que ela prefere!
    Muito obrigada pela ajuda!
    Abraços

  1. Isaac Monte
    14 de dezembro de 2010 às 02:21

    Oi Leila.

    Minha namorada, pegou um gatinho na rua, ele tem menos de um ano e ainda não é castrado, ele é super bonzinho e vive no quintal, o máximo que fez até hoje foi subir um pouco na árvore e no muro, mas sem ir longe. De uns tempos para ca, um outro gato tem aparecido no telhado da vizinha e por duas vezes ele entrou no quintal e ouvimos barulho de briga, quando fomos ver o gatinho da minha namorada estava com o corpo todo sujo de fezes. Isso pode ser o outro gato ou ele mesmo por medo?? Acho estranho pois ele fica sujo no corpo, assim ao lado e mais pra cima do tronco! Um Abraço!!

  1. Leila Franca
    14 de dezembro de 2010 às 11:00

    Oi Isaac,

    Pode ser que no meio da briga eles tenham rolado por cima de um local onde havia fezes. Mas fale para a sua namorada levar o gato para castrar pois assim ele não irá se envolver em brigas e sairá ainda menos de casa.

    Essas brigas com gatos da rua podem resultar em doenças porque eles se machucam pra valer numa briga. Acho que se sujar de cocô é o de menos nesses casos. O problema é que o gato pode pegar alguma doença de pele por causa dos machucados, doenças que às vezes levam muito tempo pra tratar, além de ser tratamentos caros e trabalhosos. O ideal seria vc impedir a entrada de gatos estranhos no quintal, colocando tela nos muros, mas castrar o gato já resolve boa parte do problema.

  1. Thaís
    17 de dezembro de 2010 às 14:03

    Seu blog e suas dicas me ajudou muito! Estou passando apenas para agradecer e parabenizá-la.
    Beijos
    Thaís

  1. Leila Franca
    17 de dezembro de 2010 às 20:33

    Oi Thais,

    Eu é que te agradeço pela visita ao meu blog. Fico feliz em saber que gostou.

    bjs

  1. Dayse
    2 de janeiro de 2011 às 19:53

    Boa Noite.

    Acho que seu blog foi um achado pro que esta acontecendo rsrs.
    Sempre tive gatos (e nunca 1 só), sempre fizeram as sujeiras certinho, nunca dentro de casa, sempre foram até comportados demais. Porém, minha gata mais velha deu cria faz qause 3 meses, e por ser a ultima antes de eu conseguir castrar resolvi ficar com as 2 mocinhas que nasceram.
    Coloquei desde cedo a caixinha de areia para elas, ela sempre usam e eu sempre deixo limpa. O problema é:
    1- elas usam a caixinha de areia, mais também adoram usar a minha cama -.-'
    (o que é dificil pra mim, porque sempre deixei meus gatos ficarem no meu quarto, agora acabo sentindo falta, mais enfim...)
    2 - eu tentei fechar a porta por alguns dias, deixei por +ou- 2 semanas , elas passaram o dia todo e a noite tranquilas comigo, só que quando foi de manha, la vao elas.

    Enfim, o sabao nao tem como fazer, porque é na minha cama. e minha porta é sanfonada,fica meio distante do chão, eu colocava almofadas embaixo da porta, mais elas aprenderam a entrar agora que estão mais crescidas.
    Enfim, não sei mais o que fazer rs.
    Alguma ideia?^=\

    Obrigado :D

  1. Leila Franca
    3 de janeiro de 2011 às 11:40

    Olá Deise,

    Alguns gatos parece que têm predileção por fazer as necessidades em algum tecido, pano e, infelizmente, o colchão. Aqui em casa tenho 10 gatos castrados, todos fazem certinho, mas tem 1 que adora o colchão e qualquer tipo de pano e por causa dele tenho que manter a porta do meu quarto fechada. Depois de meses com a porta fechada, houve um dia que ele entrou e rapidamente "batizou" meu colchão novinho com um xixi. O gosado é que no sofá ele não faz.

    Então, no caso dele acho que não tem jeito. Então o jeito é manter a porta fechada. Como a sua porta é sanfonada, eu sugiro que vc pregue uma tabuinha no vão que fica aberto, onde vc colocava as almofadas. Deixe a porta fechada um longo tempo e depois faça a experiência de deixar ele entrar (forre a cama com um plástico quando for fazer a experiência, por via das dúvidas...). Caso ele faça que nem o meu, que foi correndo fazer xixi na minha cama, aí não tem jeito mesmo. Não sei porque isso acontece... A única coisa que já reparei é que os gatos que fazem isso são os siameses. O meu que faz isso é siamês e há muito tempo atrás tive um outro siamês que era mestre em fazer as necessidades no lugar errado. Parece que eles são meio burrinhos...

  1. Dayse
    3 de janeiro de 2011 às 16:48

    Então, ontem resolvi mudar tudo deles de lugar. rs.
    coloquei a caixa de areia o mais longe possível da comida, e "por enquanto" ta tudo certo.
    o problema é que eu nao deixo eles irem pro quintal ainda, porque além de serem pequenos, a mae delas odeia o cachorro da minha tia (que mora no mesmo quintal), e ja mandou ele até pro veterinario, por conta de um rasgo que fez na orelha dele. Acabo tendo que deixar a caixa de areia e a comida um tanto proximos, porem acho que agora consegui (tomara).
    As minhas são 3 vira-latas brancas (uma com olho azul, uma com o olho verde e outra com um verde outro azul rs), e uma vira lata mestiça com siamês. (as filhotes danadas que fazem xixi são filhas dela, deve vir daí então o problema rsrsrs.)

    * ja cheguei a ter 23 gatos, e nunca tive esse problema..acho que por ser a ultima cria, resolveu fazer graça rs.
    Obrigado mesmo assim, porque seu blog enfim conseguiu me ajudar.

  1. MiLa
    16 de janeiro de 2011 às 18:08

    Olá, tudo bem? Tenho duas gatinhas de mais ou menos 4 meses... Minha mãe quer dar fim nas duas (exageros a parte) pq elas fazem suas necessidades em todo canto da casa... Além de usar a caixinha, elas fazem suas necessidades na cozinha ao lado do fogão e ao lado da pia, dentro do box do banheiro e em qualquer pano ou plástico que achar... Além disso preferem meu namorado do que eu...rs... Tenho muito medo de deixa-las sair de casa, pois além de serem pequenas, tenho um cachorro no quintal, que apesar dele ser muito dócil, estranha quando alguém fica perto da comida dele... O que você pode me aconselhar referente a elas não usarem somente a caixinha de areia? Desde já agradeço... Ah... Elas são mestiças... Vira lata com siamês.

  1. Leila Franca
    16 de janeiro de 2011 às 18:57

    Oi Mila,

    Quando começam assim a fazer sempre num lugar que não deve, tipo esses cantinhos da cozinha e do banheiro, o jeito é fechar a porta e mantê-la fechada durante um bom tempo pro gato "esquecer" e o cheiro sair. Descobri que deixando um pouco de sabão em pó bem perfumado no local, o gato não faz mais ali durante um bom tempo. Você pode tentar isso na cozinha e se não der certo, aí feche a porta. Jogue sabão em pó no lugar que ele faz xixi, um pouquinho de nada de água, esfregue com uma vassoura e deixe a espuma lá, sem enxaguar. Enquanto tiver aquela espuma ali, mesmo seco, o gato não vai fazer. Quando o lugar não der pra deixar a espuma, eu coloco o pote de ração naquele lugar (ele não vai fazer xixi no lugar que come).No banheiro o jeito é deixar a porta fechada, ou então, se vc quiser tentar, mantenha o vaso sanitário destampado, pois alguns gatos se acostumam a fazer no vaso!!! Sim, eu já vi!!! Tive que ver pra acreditar! Na casa de um amigo meu, a regra é deixar a porta do banheiro aberta e o vaso sanitário destampado. O gato vai lá e faz direitinho dentro do vaso! Mas imagino que até "achar" o vaso, o gato ainda pode passar um bom tempo fazendo nos cantinhos do banheiro. Aí quando tenta o vaso, fica sendo ali que irá fazer sempre.

    O ideal é manter os gatos dentro de casa e tela nas janelas pra ele não sair. Mas nem sempre isso é possível imediatamente porque dependendo do tamanho da casa pode ficar caro. Em geral os cachorros não atacam os gatos da casa, mas depende muito do tamanho e temperamento do cachorro. Meu tio teve 6 dobermans e 1 pastor alemão gigante e os gatos que ele também tinha dormiam por cima dos dobermans...rs

    Aqui em casa tenho um pastor alemão que vive perseguindo os gatos, mas na brincadeira, porque às vezes caminham lado a lado pelo quintal sem perseguição. Mas se entrar um gato estranho aqui, que não seja meu, o pastor alemão tem uma reação diferente, aí ele tenta caçar mesmo. Dentro de casa, tenho um cocker spanniel que fica brabo se forem mexer na comida dele, mas os gatos não são burros, ficam de longe olhando quando o cocker está comento. Acho que conseguem ouvir o rosnado do cocker de longe.

    Mila, eu acho que a gente tem que ter paciência até que o animal comece a aprender. 4 meses ainda é filhotinho e vai fazer errado muitas vezes até que aprenda. O pior que eu acho é ter alguém na família que não goste do bicho, pois esse não terá a mesma paciência que a gente tem. Aí você deve "sentir" até que ponto a pessoa irá tolerar, qual é o limite, o que pode acontecer. Se vc acha que sua mãe não quer os bichinhos, talvez fosse melhor vc doar enquanto são novinhos, do que ter que tirá-los de casa depois de adultos, que seria muito mais difícil e doloroso pra você e pros gatinhos.

  1. Anônimo
    17 de janeiro de 2011 às 09:05

    Oi, Leila!

    Estou com uma dúvida e não li aqui nada parecido. Pela terceira vez, encontrei um único cocô fora da caixa. Hoje foi no tapete da sala, embaixo da mesa de jantar. Tenho certeza que o cocô é levado pela boca para fora da caixa porque o de hoje estava até coberto com a areia higiênica. Não consigo entender o que faz o bichano pegar um cocô e levar para outro lugar.
    O que será que pode ser isso? Tenho dois gatos e por isso não sei quem é o 'autor' da obra.
    De ontem para hoje nada de estranho aconteceu, brinquei bastante com eles, dei comida, limpei a caixa...

    Beijocas!!!

    Didi

  1. MiLa
    17 de janeiro de 2011 às 19:10

    Oi Leila, tudo bem? Eu coloquei o pote de ração delas ao lado do fogão, onde elas utilizavam pra fazer xixi, porém elas continuam fazendo suas necessidades ao lado da pia... Vou usar a técnica do sabão em pó, caso não dê certo, coloco outro pote de comida para elas ao lado da pia, para evitar tbm... Muito obrigada!!!
    Beijinhos!!! ^^

  1. Leila Franca
    17 de janeiro de 2011 às 21:20

    Oi Didi,

    Também nunca vi isso. Não teria sido um cachorro, o autor da façanha? Vc tem cachorro em casa? Cachorro gosta de mexer no coco do gato, e até come! Aqui em casa tive que botar uma grade pra separar as caixas dos gatos do cachorro pra ele não mexer. Tem gente que bota até a caixa no alto, em prateleiras pro cachorro não alcançar. O gato alcança, mas o cachorro não.

    O que também pode ser é uma gata ter pego. As gatas pegam objetos e levam de um lado pro outro, fingindo ou pensando que são gatinhos filhotes. Tenho uma gata que desce as escadas e vai lá no quintal pegar folhas de abacateiro e coloca na sala, nos quartos. As folhas são os "filhotes" dela... Ela é castrada, mas faz isso. Quando encontro uma folha eu digo que é um "filho" da gata. Vai ver que alguma gata fez isso.

  1. MiLa
    18 de janeiro de 2011 às 00:33

    Leila, coloquei a comida das gatas num dos lugares onde elas costumavam fazer xixi, mas não adiantou... Elas continuam fazendo xixi ao lado do fogão, perto do pote de ração! Agora vou jogar o OMO pra ver se adianta!!!

  1. Leila Franca
    18 de janeiro de 2011 às 09:30

    Mila,

    Se nada adiantar, o jeito vai ser deixar a porta da cozinha fechada durante um bom tempo até eles esquecerem. E quando eles tiverem com uns 6 meses faça a castração, porque gato não castrado faz xixi na casa toda para marcar território.

    Aqui em casa eu mantenho a porta da cozinha fechada porque não gosto que os gatos subam na mesa nem na pia. Minha família já se acostumou com a porta fechada.

  1. Anônimo
    27 de janeiro de 2011 às 17:32

    olá, meu gato urinou no sofá, que tava com uma capa mas era um pano um pouco mais forte que um lençou tirei a capa e passei veja com um esfregão, isso 6:00 hj de manhã.Cheguei em casa umas 4:00 da tarde o cheiro ainda estava. Tenho medo que minha mãe mande ele embora, mas infelizmente acho que é isso que vai acontecer.

  1. Leila Franca
    1 de fevereiro de 2011 às 00:59

    Olá,

    Quem tem bicho tem que ter muita paciência. Se por causa de um xixi sua mãe irá mandar ele embora, então é melhor que vc não tenha mais bicho nenhum. Quando vc for independente,tiver sua própria casa, então tenha seu animalzinho. Espero que ela tenha ficado só aborrecida e deixe seu gato ficar.

  1. Anônimo
    19 de fevereiro de 2011 às 19:39

    olá!
    Há 1 ano adotei uma segunda gata, pois a primeira delas sentia-se sozinha. Até então, só conhecia gatas que faziam suas necessidades na caixinha. A primeira vez, a nova gata, chamada Mocinha, já adulta, com cerca de 5 anos, fez na caixinha. Foi uma única vez. Todas as demais vezes foram pela casa inteira. Moro numa cobertura, existe muito espaço, inclusive terra, varanda, vasos. Comprei três caixas de areia, afastei da comida, comprei todas as marcas existentes no mercado, coloquei em todos os cômodos da casa, mas quem gosta das mudanças de ambiente é a gata mandante da casa, a Amy, pois a Mocinha continuou ignorando! Tentei cd´s de relaxamento, difusores, sprays disciplinantes, produtos de limpeza, vinagre, Omo, não importa, ela acha outro lugar, senão o mesmo, para urinar e fazer cocô, geralmente no piso frio ou tapetes!!!
    A única alternativa que encontrei no mercado foi o tapete higiênico (para cachorro), pois nestes ela aceita urinar pelo menos, mas cocô somente no chão.
    Existem lugares que simplesmente não tem como trancar, como a sala, pois na realidade ela não elegeu um ponto-fixo, mais hoje são exatamente 12 pontos na casa onde gosta de fazer suas necessidades.
    Eu conviveria bem com isso, não fosse o mau-cheiro e a estética - a casa inteira com os tapetes higiênicos, trocados diariamente (custam uma fortuna - tenho um estoque, pois ela recusa-se a reutilizá-los). Ah, e o inconveniente, pois mesmo com visitas em casa, evacua e urina diante das pessoas...
    Quando dou uma borrifada, assusta-se, mas corre para outro "ponto" e faz suas necessidades com ou sem tapete.
    Não tenho mais ideia do que fazer, ou o porque disso estar ocorrrendo...

  1. Leila Franca
    19 de fevereiro de 2011 às 20:14

    Olá,

    Você esqueceu de dizer se sua gata é castrada. Geralmente gatos não castrados fazem as necessidades em toda parte. Então primeiro castrar os gatos. Vale a pena também perguntar ao veterinário se isso pode ser algum problema do trato urinário ou outro problema físico. Se não for nada disso, no teu lugar, eu fecharia as portas onde pudesse fechar, impedindo o acesso dela a determinadas partes da casa e passaria uns dias tomando conta dela e na hora que fosse fazer as necessidades num lugar impróprio, daria uma corrida nela...rs Não é bater, nem gritar. Só fazer um "Ah!" e fingir que vai correr atrás dela. Espantar ela pelo menos para que faça no setor de serviço da casa e não na sala, quartos ou cozinha. Ou então deixe ela presa do lado de fora, na varanda, durante uma parte do dia. Tem que cortar o hábito dela de fazer nesses lugares errados até que ela escolha outros lugares. Anos atrás fiz isso com 2 gatos siameses. Começaram a fazer dentro de casa, então ficaram na varanda até desacostumar de fazer dentro de casa. Depois de meses assim, deixei eles entrarem, então não fizeram mais.

  1. Anônimo
    23 de fevereiro de 2011 às 11:35

    Leila, agradeço a sugestão que voce postou aqui nesse artigo, recomendando o sabão em pó para que os gatos deixem de sujar fora da caixa de areia. Tenho 9 gatos e 3 cachorras de pequeno e médio porte. Moro em um ap. de cobertura mas que é pequeno, todos esses meus animais foram salvos das ruas e estavam quase mortos. Estou muito desanimada com o costume deles de fazerem xixi até mesmo nos porta retratos que me são muito queridos. Esse recurso eu vou começar ainda hoje. Pergunto se servirá tambem para cachorros. Obrigada,anonima

  1. Leila Franca
    23 de fevereiro de 2011 às 14:39

    Anônima,

    Tem que castrar todos eles, isso já seria meio caminho andado. Fazer xixi em porta-retratos é típico de marcação de território. Se vc mora no Rio, o projeto Bicho Rio faz castração gratuita. Se não mora, procure um serviço desse tipo em sua cidade.

  1. SUELEN
    3 de março de 2011 às 15:57

    OI, LEILA BOA TARDE
    GOSTEI BASTANTE DO SEU BLOG..
    ACONTECE O SEGUINTE MEU LEMA É...
    COCÔ NO TANQUE
    MORO SOZINHA EM UM AP...
    TENHO OS MEU BICHANOS A +/- 6 MESES, TUDO ERA OTIMO ATÉ ELE COMEÇAREM A FAZER COCÔ DENTRO DO TANQUE... MEU FIQUEI TÃO NERVOSA QUE JÁ BATI TANTO NELES MAIS PELO QUE VI Ñ ADIANTOU NADA PARECE QUE É ATÉ DE PROPOSITO ELE FAZEM PRA ME IRRITAR...
    E DETALHE LIMPO A AREIA TODOS OS DIAS DE MANHA E A NOITE A HORA QUE CHEGO DO SERVIÇO...
    JÁ Ñ SEI MAIS O QUE FAÇO QUERO MORRE QUANDO CHEGO EM CASA PARECE SINA VOU DIRETO NO TANQUE E SEMPRE TEM COCO LÁ...
    ME DÁ UMA DICA PELO AMOR DE DEUS...!!!

  1. Leila Franca
    4 de março de 2011 às 15:10

    Oi Suelen,

    Não deixe eles entrarem na área de serviço. Mantenha a porta fechada. Ou então providencie um pedaço de compensado e faça feito uma tampa pro tanque, deixando fechado enquanto vc não estiver por perto. Eles têm que desacostumar de fazer onde vc não quer. Aqui em casa é na banheira. O banheiro tem que ficar com a porta fechada. Se ficar aberta, rapidinho um gato vai lá e faz xixi na banheira. Ainda bem que não é coco. Então tem que impedir o acesso deles ao lugar. Faça o mesmo.

    Leila

  1. Mariana
    7 de março de 2011 às 12:43

    Olá Leila, adorei o blog!Parabéns.
    Bom, a minha gata É CASTRADA, tem aproximadamente 1 ano e meio de idade e sempre usou a caixinha dela.Depois de castra-la, ficamos com um dos gatinhos que ela havia tido.Estou com duas gatas agora.A filhotinha dela é super obediente, nunca fez as necessidades fora do lugar e não dá trabalho ne pra dormir.
    Já a mãe dela, tá tocando terror por aqui.Ela vai na casa da minha tia, que é vizinha, risca o carro dela, faz xixi no sofa...minha tia mora sozinha e não tem animais.A casa fica o dia todo sozinha.Ai minha gata vai pra la e da esse trabalhão todo.Minha tia não aguenta mais.Como se não bastasse, ela começou a fazer xixi e coco pela casa inteira.Hj ja passei o sabão em pó, vamos ver no que dá.Mas gostaria de uma dica pra impedi-la de ir na casa da minha tia, o que vc recomendaria?Tenho medo que isso acabe mal.Minha mãe já tá até querendo dar ela embora.

  1. Leila Franca
    8 de março de 2011 às 08:42

    OI Mariana,

    Obrigada!

    Pra impedir a gata de fazer as necessidades na casa de sua tia, vc deverá colocar tela no muro. Isso aconteceu com o meu filho. Os gatos dele estavam indo na casa do vizinho e fazendo cocô na varanda. Ele viu o lugar por onde os gatos pulavam e colocou tela ali. Eles nunca mais foram. A sua gata também pode estar com ciúme da sua tia. Se vc der uns carinhos a mais quem sabe melhora também.

    Leila

  1. Anônimo
    18 de março de 2011 às 15:56

    ola
    a um mes atras meu gato que tem dois anos teve pedra na bexiga,tratei, mudei a ração e ele melhorou bem, só que quando ele teve este problema nós mudamos de casa que fica no mesmo terreno e nasceu minha filha que hoje tem 2 meses,só que antes de engravidar, meus gatos eu tenho dois, esles dormiam comigo, com o nascimento de minha filha eu fechei a porta do quarto e els nao entram mais lá, só que este gato fica naporta querendo entrar no meu quarto e do bebe, quando ele consegue ele deita no berço do bebe, quando ele nao consegue entrar ele fica rebelde e faz xixi no porta do quarto, falei com o veterinário el disse que é para passar algum cheiro do bebe nele,o que vc acha

  1. Vanessa Lima
    20 de março de 2011 às 18:54

    Olá, meu irmao ganhou um gato sexta feira, é uma gracinha porem vem trazendo problemas, ele começou a fazer coco e xixi embaixo do sofá, e evita a caixinha de areia, enxemos o sofá de panos embaixo assim ele n consegue mais passar, só q ele rodeia o sofá miando e nao faz as necessidades na caixa de jeito nenhum! ele chegu a fazer exatamente do lado, mas nunca nela. Meu pai ja nao quer mais o gato, o que podemos fazer?

  1. Leila Franca
    20 de março de 2011 às 23:30

    Oi Anônimo,

    Já ouvi falar disso, de passar cheiro, mas assim: se chega um gatinho novo na casa, o gato mais antigo fica estranhando, então já vi aconselharem a pegar um pano e passarem no gato novo e no velho, pra um ficar com o cheiro do outro e assim não se estranham mais. Acho que o que o veterinário falou é mais ou menos a mesma idéia. No caso do bebê bastaria passar alguma coisa que o bebê usou no gato, algo que depois vc jogasse fora.

  1. Leila Franca
    20 de março de 2011 às 23:44

    Vanessa Lima,

    Gato novinho é assim mesmo. O que vc fez foi certo, impediu a passagem. O gatinho fica miando pra fazer coco, não é porque não pode entrar debaixo do sofá. Deve dar alguma cólica (tem que dar o vermífugo!). O negócio é reduzir um pouco o espaço dele no início e deixar a caixa sempre pronta, por perto pois ele vai acabar usando. Os gatos também não gostam de fazer as necessidades "na frente de todo mundo" que nem cachorro. Eles procuram um lugar mais discreto, escondido, por isso está querendo entrar debaixo do sofá. Tente botar a caixa num cantinho que ele veja, mas que não fique muito exposto. Tenho um gato que só faz quando não tem ninguém olhando. Ninguém vê ele fazer.

    Agora quanto ao seu pai não querer mais o gato é que eu acho que pode ser um problema mais tarde. Quem tem bicho tem que ter muita paciência. Se ele já não quer mais o gato, talvez fosse melhor vc doar o bichinho pra alguém porque durante a vida um gato pode apresentar problemas que exigem muita paciência mesmo e aí é quase impossível doar um gato adulto e abandonar é o mesmo que matar. Como todos os seres vivos, eventualmente gatos podem ficar doentes,se machucar e fazem mil coisas que se a pessoa não tiver paciência, não aguenta.

  1. Luci
    2 de abril de 2011 às 19:20

    Leila!
    Tenho uma gatinha de 1 ano, ja castrada, sempre fez suas necessidades na caixinha de areia. Ha alguns meses começou a ir no quintal do vizinho. sabemos que nao é certo, e ele nao mereçe isto. Agora procuro nao deixa-la sair de casa enqto nao usar a caixinha, mas ela fica miando, miando, querendo sair. Qdo sai ficamos cuidando direto, para que ela nao va pra casa do vizinho.
    Este procedimento de FORÇA-LA a usar a caixinha de areia é correto?
    Me ajude por favor.
    Obrigada
    Luci

  1. Leila Franca
    5 de abril de 2011 às 11:01

    Oi Luci,

    Os gatos sempre querem fazer as necessidades no lugar mais distante que conseguem ir. Por isso a tendência é dele ir fazendo cada vez mais longe. Os gatos castrados não costumam se afastar muito, mas alguns continuam querendo passear. No seu caso a melhor solução é colocar tela nas aberturas da casa, impedindo a gata de ir para a casa dos vizinhos. Isso não é "forçar" a usar a caixa. Usar a caixa será apenas uma consequência.

    bjs

  1. Anônimo
    20 de abril de 2011 às 02:48

    Oi Leila, adotei um gatinho de rua e a noite estamos tendo um problema com ele, tem um gato que briga com o gatinho e parece ques esfrega ele nas fezes. Já aconteceram 3 vezes, começa aquela gritaria de briga e quando vamos ver o chao e o gatinho estão cheios de fezes. Estamos tendo que deixa-lo preso em um banheiro, mas queriamos que ele ficasse pra fora pra caçar ratos que vem pelo muro do vizinho q eh um mercadinho. O que podemos fazer? Deixando ele preso ele pode ficar sem conseguir se defender depois? Nao queriamos castra-lo pq dizem q depois de castrado o gato nao caça mais, é verdade?

  1. Leila Franca
    21 de abril de 2011 às 15:56

    Olá,

    Gato castrado continua caçando normalmente. É melhor castrar para evitar certas doenças. Com a castração, diminui o risco de câncer e também evita as brigas com gatos de rua pela "namorada", que também pode causar doenças pelos arranhões e mordidas de gatos doentes. Só não vá deixar o gato sem comer pensando que assim ele irá caçar mais. O gato caça, mata, mas não come o rato. Meus gatos são todos bem alimentados e fortes (cada um pesa em torno de 8 kg) e continuam caçando camundongos quando aparecem no quintal. Então castre e alimente bem seu gatinho.

    Quanto a essas brigas com outro gato que aparece na sua casa, vc deveria procurar uma maneira de evitar que esse gato entre em sua casa. Ele pode ter alguma doença, passar para o seu gatinho e do seu gatinho pra vc ou alguém de sua família. Tente descobrir por onde ele entra e coloque tela no lugar. Inclusive ele pode também estar comendo a ração do seu gato e vc gastando dinheiro pra alimentar o outro. Prender o gatinho no banheiro não é a solução. O gatinho vai sujar seu banheiro, picar o papel higiênico, porque gato não gosta de ficar preso em lugar pequeno por muito tempo. Ele fica tipo revoltado ou medroso. E vai acabar arrumando um jeito de fugir do banheiro. Com cachorro dá pra fazer isso, mas com gato não dá. Como ele se suja de fezes? Vc deve colocar uma caixa de areia num lugar longe da comida, pois o gatinho faz as necessidades e depois cobre com a areia.

  1. Anônimo
    23 de abril de 2011 às 17:34

    oi, entao eu sou a anonima do ultimo comnetario, minha casa está em reforma, então estamos morando em 2 quarosa, a parte da sala e da cozinha que está sem janela e sem porta é onde o gatão pega meu gatinho. Quando começa o barulho de briga agente jah sai de casa, e das 3 vezes ele se sujou da mesma forma, parece que o gatão faz as necessidades em grande quantidade em uma area razoavel, e pela marca que fica no chão parece que ele esfrega as costas do gatinho em uma partes destas fezes, e o estranho é que só suja as costa, a abeças e as patas não e tb nao se machuca. Inclusive ess egatão começou a fazer tb a urina na nossa churrasqueira depois que pegamos o gatinho. Minha mae notou que algum gato estava comendo a racao dele, agora gente cuida. Desde ontem ele realmente começou a achar ruim de ficar no banheiro, mesmo deixando a caixinha de areia la dentro. qd ele esta solto tem um pedaço de areia fora q casa onde ele faz as necessidades. Onde eu moro tem bastante gato e todo mundo ficou espantado com a situçao pq nunca ng ouviu fslar disso

  1. Leila Franca
    24 de abril de 2011 às 23:09

    Oi "anônima",

    Com a casa em reforma fica difícil. Eu acho que o gatão deve estar tentando "cruzar" com o gatinho. Isso acontece muito. O gato que não é castrado e que não tem nenhuma fêmea pra cruzar pega o gato mais fraco pra ficar tentando cruzar. Eles mordem o pescoço e como dói, o gato mais fraco tenta deitar pra impedir que o outro morda. E por isso ele deve estar sujando as costas. Veja se o gatinho está com algum machucado na nuca.

    Coloque o gatinho pra dormir com você. Acho que é o único jeito. Mas vc vai acabar tendo que impedir mesmo do gatão entrar ou então ele vai sujar sua casa toda. No seu lugar, eu ficaria uns dias de "plantão" esperando o gatão aparecer pra espantá-lo com um bom susto pra ver se ele vai embora. Tente descobrir também quem é o dono do gatão e tente convencer a pessoa a castrar o animal. Assim ele não te incomodaria mais. Em alguns casos, como aconteceu aqui perto de casa, um vizinho pegou o gato que entrava na casa dele e levou pra castrar. Problema resolvido.

  1. Laura
    4 de maio de 2011 às 17:21

    Oi!

    Recentemente ganhei um gatinho persa, de 3 meses, chamado Potter, e ele está a menos de uma semana aqui em casa só. Eu tenho um cachorrinho Shi-Tzu ha 10 anos também mas ele é super pacifico e aceitou o gato rapidinho, só que o Potter tem um pouco de medo dele ainda.
    Nos primeiros dias ele não usava a caixinha de areia de jeito nenhum, fez as necessidades num cantinho no meu quarto e no banheiro, ai trocamos a areia para a que ele usava no petshop antes de vir para cá e começou a fazer xixi lá, mas não faz cocô de jeito nenhum, ele já está a mais de um dia sem fazer cocô e estou preocupada que isso dê algum problema pra ele. Já liberei o banheiro pq prefiro que ele faça lá do que não faça e fique doente depois, mas ainda não fez nada.
    Já tentamos mudar a caixinha de areia para o lugar que ele fez no banheiro, pq antes ficava na lavanderia.
    Minha mãe diz que se ele continuar fazendo fora vai ter que devolver ele, mas acho crueldade com o bichinho e também já me apeguei muito a ele, passa o dia inteiro no meu colo.

    O que eu faço?

  1. Leila Franca
    7 de maio de 2011 às 02:14

    Oi Laura,

    Provavelmente o gatinho estava mamando mais do que comendo comida sólida onde ele estava antes de ir pra sua casa, então ainda não deu tempo. Isso já me aconteceu. Comprei uma coelha e ela custou a começar a fazer cocô. Com gato também já aconteceu. Se deixar, gato mama até 1 ano na mãe.

    Agora, uma coisa eu te digo: se com menos de uma semana sua mãe já está dizendo que vai devolver, então é melhor devolver logo porque está claro que ela não gosta de gato e nem tem paciência, portanto mais cedo ou mais tarde ela irá devolver mesmo, então é melhor que seja logo, antes do gatinho se apegar a você, para evitar que ele sofra. Alguns gatos não aprendem nunca a fazer na caixa. Fazem na caixa mas fazem fora da caixa também. E se for assim com o seu? Quando a gente adota um bichinho, é pra aceitar a coisa por inteiro, as boas e as ruins. Gato fica doente, fica com diarréia, suja tudo, destrói sofá, derruba objetos. A gente não pode evitar que coisas assim aconteçam. E se acontecer sua mãe não vai aceitar. Então é melhor devolver logo.

  1. Daniel
    20 de maio de 2011 às 18:09

    Olá Leila, Ajude-me por favor. Tenho um casal de gatos que já os adotei adultos. Afinam-se muito bem. Minha esposa ODEIA GATOS, mas pelo relacionamento ela faz essa generosa concessõa.
    Moravamos em um sobrado onde a cobertura era inteiramente deles.
    Ambos castrados e devidamente vacinados. O macho ainda frequentava a vizinhança sem mais stress indo no máximo ao outo lado da rua. Já a fêmea QUE É CEGA, nunca se arriscava além da escada. Nos mudamos p/ um apartamento relativamente grande e levamos os felinos. Vivem numa área de 18m quadrado e passam o dia quase todo na área verde externa.( é prédio de escada).Quando percebem que chegamos voltam para dentro.O problea é que o macho de imediato se adaptou ao wc de jornal e a fêmea só faz fora. É impressionante as confusoes que acarreta
    junto à minha esposa pois o fedosão toma todo o ap. Fico a ponto de enlouquecer, já levei antes, durante, depois, coloco-a para cheirar um pouco do próprio xi/co na caixa para ver se aprende e nada. Tapinha , água , susto . nada! Há dois dias perdí a calma total, e batí forte cou uma toalha e ela se encolhendo foi de cortar o coração... Mas nem sequer posso coloca-la para adoção por ser cega e ninguém vai querer, estou desesperado pois minha mulher fala o tempo todo do fedor que fica e com razão, não podemos nem trazer pessoas em casa que faz vergonha o odor que fica. Socorro!!! E agora para piorar Capitú não que nem que eu encoste nela depois das toalhadas e gritaria. Me ajude, por favor!

  1. Silvia Balloni
    20 de maio de 2011 às 22:37

    oi. tava desesperada e encontrei seu blog.
    To com uma gatinha q fica fazendo coco na pia da cozinha!
    Pior q ela faz, qdo estou dormindo ou não estou vendo. Fogo!Vou tentar fazer isso com o sabaoo. obrigada

  1. Silvia Balloni
    20 de maio de 2011 às 22:41

    Daniel,
    Primeira coisa com relação ao cheiro é a ração ou algum problema intestinal. Se vc tem vasinhos com aveia ou grama para gato, isso ajuda.
    O fato dela ser cega, demora mais tempo pra adaptar. Coloque mais uma cx de areia pra ela. graminha de gato q ajuda a diminuir o cheiro e troque a ração.
    Se tem tapete, deixe sempre lavados. O cheiro q impregna faz com q o animal perceba q ali é um pto.

  1. Leila Franca
    21 de maio de 2011 às 01:12

    Olá Daniel,

    Coco de gato fede muito mesmo, se for deixado em contato com o ar. Geralmente os gatos cobrem o coco com areia, aí não fede tanto, mas se não cobrir é um cheiro horrível mesmo. Não acho que seja ração nem problema intestinal conforme comentaram acima. Pra não ficar fedendo, coloque uma camada de farinha de mandioca e uma camada de areia na caixa. Não pode deixar areia suja na caixa. Tire toda areia que sujou com a pazinha. É melhor usar uma caixa pra cada gato. Muitos gatos não fazem no jornal.

    Gato não gosta de se mudar de casa. Demoram a se adaptar, ainda mais um gato cego. Todo mapeamento mental do espaço não existe mais. Tem que ter paciência. Se a sua esposa odeia gatos, vc não devia ter adotado porque pode chegar um ponto que ela diga ou eles ou eu e aí corre o risco de vc deixá-los em qualquer lugar. Comece logo tentando doar eles. Coloque anúncio, procure protetores de animais etc. Pelo menos essa atitude vai tranquilizar sua esposa.

    Gato não é cachorro, que esquece rápido e logo vem abanando o rabo. Talvez ela nunca esqueça. Gato é muito que nem a gente.

  1. Leila Franca
    21 de maio de 2011 às 01:15

    Tancinha,

    O único jeito é manter a porta da cozinha fechada durante um bom tempo. Não deixe o gato entrar na cozinha até ele esquecer.

  1. Luisa
    4 de junho de 2011 às 12:54

    Olá! Li quase todos os comentários e ainda não sei o que fazer. Tenho dois gatos mas vou falar de um. O Sansão é um gato gordo e pede comida o dia inteiro.`Ele tem uns9 anos. Só pode comer comida urinary e agora ainda tem q variar com comida mole senão entope o intestino. Tem que comer pouco se não fica doente. Já operou 3 vezes: 1 pq caiu da varanda poucos dias dps de castrar, depois disso se recuperou de uma maneira impressionante, mas sempre ficou andando um pouco troncho. Depois disso ele começou a ter problemas urinário, fazia sonda, mas acabou tendo q tirar o pênis... ficou bem... volta e meio fazia gotinhas de sangue e tratávamos de acordo com a gravidade. A última foi que teve que abrir o intestino para tirar um fecaloma. Então eu tenho q cuisar muito bem da alimentação dele e tendo outra gata. fica super difícl. Mas isso ainda vai. Só que ele mija a casa inteira várias pocinhas, por todos os cômodos. Já tem uma caixa a mais e um banheiro na área só para eles dois! tb já tentei petaway e sabão em pó e tb citronela. A outra gata não faz nada de errado e eles se dão bem: se lambem, brincam e brigam. Eles so se afastaram qndo ele voltou do vet o q é normal. Eu sei q obra, visita etc estressa. Mas o Sansão mija de qualquer jeito o dia inteiro em todos os lugares. pocinhas e mais pocinhas. Minha casa é um campo minado. Fora essa mania de cobrir o mijo com o que conseguir puxar... Ele mija antes de comer, depois de comer, depois da gente limpar tudo. Comecei a prendê-lo na cozinha para eu ter uma vida um pco melhor e feder menos, mas fico com pena e solto. Essa noite ele ficou revoltado pq não demos comida quando ele queria e derrubou a impressora, coisa q ele nunca tinha feito. O sinteco já tá estourado em várias partes de tanto mijo e são turnos e mais turnos de limpeza. Não aguento mais viver lavando pano de chão!!meus punhos estão doendo há anos e não para essa mijação... Alguma outra dica! Detalhe: fora isso, ele é super carinhoso!

  1. Luisa
    4 de junho de 2011 às 13:01

    ele só pensa em comer mesmo. Se a gente abre a geladeira e ele não está dormindo, lá está o gato impedindo de fechar a porta da geladeira e pedindo comida, vc empurra e ele não sai!!! Agora deu para de madrugada revirar o lixo...
    Espera sairem da cozinha um segundo para dar o bote no fogão... é impressionante!

    Parabéns pelo blog!

  1. Leila Franca
    6 de junho de 2011 às 10:47

    Oi Luisa,

    O teu caso me parece mais algo para se conversar com o veterinário. Aqui a gente só troca experiências do dia a dia, o que deu certo, o que não deu e o comportamento do seu gato parece estar relacionada com esses problemas de saúde que ele teve. Então é uma coisa para o veterinário avaliar e orientar.

  1. Maria de Fatima
    12 de junho de 2011 às 02:47

    Oi, Leila.

    Estou com um gatinho de 1 mês e ele acaba de fazer cocô embaixo do rack da televisão no meu quarto, que é onde ele está se alimentando, que é o único lugar possível para isso. A caixa de areia dele fica no banheiro, um pouquinho distante. Acho que ele está com diarréia. Tenho sempre o levado à caixa de areia após as refeições e quando o vejo "ciscar" para trás. Só que o ocorrido aconteceu agora de madrugada, quando eu estava dormindo. Tenho o sono leve e cheguei a ouvi-lo movimentar-se pelo quarto, mas estava grogue e não levantei. Acordei mesmo com o cheiro do cocô. Não tinha lido o seu post antes e limpei o local com água sanitária. Não tenho como fechar o quarto por 3 dias. O que fazer?

    Abraços,

    Maria de Fátima

  1. Leila Franca
    12 de junho de 2011 às 10:00

    Oi Maria de Fátima,

    Um gatinho de 1 mês não vai "achar" a caixa no banheiro. Nessa idade, é normal que ele faça em qualquer lugar, ainda mais se está com diarréia (se bem que muitos procuram a caixa). Geralmente os gatos novinhos têm um raio de ação limitado. Eles ficam só num lugar e aos poucos é que se aventuram para as outras partes da casa. Então vc tem que colocar a caixa no lugar onde ele mais fica, embora tentando não colocar junto da comida. Aos poucos, com o tempo, vc vai afastando a caixa, pouca coisa de cada vez, até que a caixa fique onde vc quer.

    Não gosto muito de colocar a caixa no banheiro por várias razões. Eu nem deixo meus gatos entrarem no banheiro aqui em casa porque eles gostam de picar papel higiênico. Mas o banheiro é um lugar que a gente usa com a porta fechada, então se o banheiro está ocupado e o gato quer usar também? Outra coisa é que o gato sempre espalha um pouco a areia ao redor da caixa e o banheiro sempre ganha uns respingos de água do banho etc. Mistura os dois e vc tem lama no banheiro.E essa areia granulada quando molha é difícil de limpar.

    Outra coisa: se o gatinho está com diarréia, é bom ver o que é. Não se deve dar leite a gato pois provoca diarréia, também não devemos mudar a marca da ração que causa diarréia. Com essa idade, vc deve levar ao veterinário que vai indicar o vermífugo e orientar quanto as vacinas e a alimentação.

  1. Anônimo
    20 de junho de 2011 às 09:40

    Oi tenho um gato persa há 12 anos. ele sempre foi muito asseado, agora já esta na terceira idade e dando alguns trabalhos, ele começou a fazer xixi nas camas da minha casa, levei ao vet e era uma infecção urinária por causa da idade dele, tratei a infecção e agora não só ele pode fazer xixi, como começou a fazer coco no canto da sala....
    Tenho outros 4 e eles não brigam nem nada, porque como ele é o mais velho é o lider da matilha....
    Se eu tranco a porta do quarto, ele vai no sofa, se nao no sofa e minha mae esqueçe a porta aberta e ou ele vai na cama dela ou no sapatos dela...
    Dou a atenção por igual a todos, mas existe uma grande diferença de idade, ele com doze e os outros com no maximo 2 anos e meio...

    O que fazer me ajude....catitagatos@gmail.com

    grata
    Carla

  1. Leila Franca
    21 de junho de 2011 às 08:34

    Oi Carla,

    Os animais quando começam a ficar velhos é assim mesmo. Por isso muita gente abandona animais idosos (o que é uma crueldade). No seu caso, teria mesmo que reduzir o espaço dele e manter as portas fechadas. As pessoas da casa poderiam colaborar se acostumando a isso. Aqui em casa eu não deixo gatos entrarem no banheiro, nos quartos e na cozinha. Eles ficam na varanda, na sala e no quarto do computador. Todos da família já se acostumaram a manter as portas desses cômodos fechadas. Não é impossível.

  1. Anônimo
    22 de junho de 2011 às 11:59

    Elaine.

    O meu gato até faz cocÔ na caixinha, mas ele nao tampa como os outros gatos fazem, como ensina-lo a fazer isso?

  1. Leila Franca
    22 de junho de 2011 às 19:44

    Oi Elaine,

    Será que a caixa está pequena pro tamanho dele? Ou tem pouca areia? Pode ser preguiça dele também. Quando os gatos são novinhos, a gente pode colocar eles na caixa, segurar uma patinha e fazer o movimento de cavar, mas não sei se o seu gato é novinho.

  1. Ana
    6 de julho de 2011 às 05:10

    Olá. tenho uma gata de 5 meses que começou a fazer xixi no sofa. so faz coco na caixa. se puder ajude-me

  1. Leila Franca
    7 de julho de 2011 às 15:04

    Oi Ana,

    Para que não vire hábito, tente impedir que a gata entre no cômodo onde está o sofá. Uma vez isso aconteceu aqui em casa, mas o sofá era velho e eu resolvi jogá-lo fora. Quando comprei o sofá novo, fiquei morrendo de medo que os gatos fizessem xixi, mas nunca fizeram. Então eu cheguei à conclusão que o problema era com aquele sofá que eu havia jogado fora e não com qualquer sofá. Portanto talvez uma troca temporária de móveis seja a solução pra vc. Colocando este sofá num cômodo que a gata não tenha acesso durante um bom tempo e um outro assento no lugar onde o sofá está agora. Essa mudança não precisa ser definitiva. É só pra gata "esquecer" o que fez.

  1. Anônimo
    10 de julho de 2011 às 09:28

    Olá Leila,
    Tenho uma Gata Siberiana de 9 meses, sempre fez coco e xixi na caixinha, mas nos últimos dias ela anda fazendo algumas vezes dentro e outras fora. O que pode estar acontecendo? Temos mais duas gatas, uma SRD e a outa Siamesa e não tivemos nenhuma mudança na rotina da casa.
    Andressa.

  1. Leila Franca
    11 de julho de 2011 às 01:21

    Olá Andressa,

    Às vezes é o tipo da areia que ela não está gostando, ou pode ser algum cheiro nesse outro lugar que ela está fazendo. Pode ser até que ela esteja aborrecida com alguma coisa. Tente fazer experiências tipo trocar a areia, comprar uma caixa nova. É experimentando que a gente muitas vezes soluciona o caso.

    Aqui em casa as gatas não se dão bem umas com as outras (tenho 3 gatas). Elas não gostam nem de comer uma do lado da outra. Será que a sua gata não está evitando o lugar que as outras estão usando?

  1. Marina
    13 de julho de 2011 às 12:53

    Olá Leila,meu gatinho (leó) ele está com um problemão ele ao invés de fazer xixi ele faz sangue e não faz de jeito nenhum coco e não sei o que fazer pode me dar umas dicas ?????

  1. Leila Franca
    13 de julho de 2011 às 13:08

    Marina, leve seu gato a um veterinário urgente.

  1. Anônimo
    5 de agosto de 2011 às 19:08

    MINHA GATA SO FAZ XIXI NA CAIXINHA E COCO NO CHAO..????????

  1. gabriel
    5 de agosto de 2011 às 19:15

    OLA LEILA MINHA GATA BIANCA(BIBI) SO FAZ XIXI NA AREIA E COCO NO CHAO TENTEI DE TUDO O QUE DEVO FAZER???????????????ESTOU UM POUCO PREUCUPADO .MAS ESTOU TRISTE POR QUE SE EU NAO CONSEGUi da um geito nela meus pais diseram que vao soar ela :( me ajude poir favor.

  1. gabriel
    5 de agosto de 2011 às 19:17

    desculpe ........ vao doar ela:(

  1. Noemy
    6 de agosto de 2011 às 13:07

    Olá Leila. Peguei duas gainhas lindas numa adoção aqui na minha cidade. Uma delas, a Cléo, faz as necessidades certinho dentro da caixa de areia, porém a outra (Vick) faz xixi e cocô pela casa toda praticamente. A minha sorte é que ela só faz no chão. Nunca fez em cima de sofá, cama e outros móveis.Essa dica do sbão em pó até funcionaria se ela nao fizesse as necessidades em vários cantos da casa. Me ajude por favor. Abraços.

  1. Anônimo
    7 de agosto de 2011 às 00:53

    Ola Leila, tenho uma gatinha persa fazem 2 anos e meio, ela desde uns 20 dias de idade ja fazia as necessidades na caixinha e sempre continuou fazendo...

    Tive que viajar e ficar 4 meses fora, e deixei a Apple na casa da minha mae, e expliquei direitinho como faz pra cuidar dela, que tem que manter a caixinha limpinha e pra tocar a areia +- a cada quinze dias, dependendo da situacao.. (se comecar a ficar mais fedidinha a areia trocar antes e lavar a caixina e tudo)

    Mas uns 2 meses e meio ela comecou a fazer xixi na cama da minha irma, fez la umas 3 vezes, uma delas enquanto minha irma estava dormindo! Depois fez uma vez na cama da minha mae...

    Depois elas comecaram a fechar as portas dos quartos, mas tambem passaram a gostar menos dela... davam menos atencao e eu acho q isso a deixou muito estressada... mas ela parou de fazer xixi fora do lugar, pois ela so fazia nas camas ou na caixa!

    Voltei da viagem e a levei de volta pra minha casa e ela agiu normalmente la em casa, nao fez xixi em nenhum lugar indevido..

    Agora estou passando uma temporada na casa da minha mae e levei a Apple, ja fazem uns 10 dias que estamos aqui e hoje ela fez xixi na cama que eu estou dormindo, a unica que ela ainda tinha acesso, pois minha irma e minha mae nao a deixam mais entrar em seus quartos...

    O problema e que eu vou ter que viajar por um longo periodo novamente, 10 meses, e minha mae falou que nao vai cuidar mais dela se ela nao parar de ficar fazendo xixi nas camas. Nao posso deixar ela sozinha na minha casa, com minha mae passando pra trocar areia de dar comida pq estamos em cidades diferentes...

    Sera que castrar e a unica solucao pra ela? E isso e realmente eficaz, ou ha alguma coisa alem disso que eu posso fazer?? ela nunca tinha me dado nenhum problema desse tipo antes, e eu nao quero dar ela de jeito nenhum....

    Marcela

  1. Leila Franca
    7 de agosto de 2011 às 19:18

    Oi Gabriel,

    Tenta colocar mais uma caixa e não deixe a caixa ficar suja. Os gatos costumam fazer no chão se eles veem que a caixa tá suja. Vc pode também quando tiver tempo, ficar tomando conta dela e quando ela for fazer no chão coloque ela na caixa.

    Agora esse negócio de ficar ameaçando doar sua gata não é legal. Gato às vezes faz coisas piores que fazer coco no chão. Se a pessoa não tiver paciência não dá pra levar... Talvez fosse melhor vc doar pra uma família que todos tenham paciência com o bicho e quando vc for independente então tenha seus animais sem medo.

  1. Leila Franca
    7 de agosto de 2011 às 19:28

    Oi Noemy

    Não sei se vc já levou a gata ao veterinário, mas seria bom levar para uma consulta. Vc fala o que está acontecendo pois pode ser algum problema urinário. Se o vet disser que está tudo bem, então vc começa a pensar em outras possibilidades para contornar esse problema.

    A gata pode estar apenas estressada com toda essa mudança de ambiente. Ela deve ter partido de algum lugar pra feira de adoção e de lá pra sua casa. Gatos são territorialistas. Eles gostam de ficar num lugar e pronto. Também tem a história do bicho. A gata pode ter sofrido na rua antes de ser adotada.

    Compre mais uma caixa, pois alguns gatos não gostam de compartilhar a mesma caixa. Tente reduzir o espaço dela também enquanto estiver com esse comportamento.

  1. Leila Franca
    7 de agosto de 2011 às 20:11

    Oi Marcela,

    Os gatos são territorialistas e detestam ficar mudando de casa. Acho que sua gata está "protestando" com essa mudança de ambiente. Vc diz que sua família passou a gostar menos dela, é provável que a recíproca seja verdadeira!

    Independente de qualquer coisa, vc deve castrar sua gata, pois ela ficará mais protegida e menos "nervosa", mas castração não é garantia que o gato passe a fazer xixi no lugar. Entre os machos, que marcam território com xixi, acontece de pararem de marcar depois de castrados, embora muitos continuem marcando mesmo castrados.

    Vc não tem nenhuma pessoa amiga, de sua confiança que possa ir na sua casa levar comida e água pra sua gata? Talvez conversando com um protetor de animais, que possa ficar com ela enquanto vc viaja? Vc pagando a despesa dela e dá uma ajuda de alguma forma (protetores de animais estão sempre precisando de ajuda, porque não é fácil).

  1. Anônimo
    9 de agosto de 2011 às 20:22

    Olá Leila, gostei muito de ter achado seu blog. Tenho um problemão, minha gata, Branca de Neve (rsrsrrs), tem cinco anos é castrada e sempre fez suas sujeiras na areia, mas ultimamente ela faz xixi no colchão, no sofa mas continua fazendo coco na areia! Eu não sei o que fazer, ela nunca se comportou desse jeito. Eu achava que era por causa da minha prima que veio passar ferias aqui, ela tem 11 anos,mas ela ja foi e a Branca continua com esse comportamento. E o pior é que quando eu pego ela, fica assustada e força a fazer xixi, ja saiu até sangue de tanto ela forçar!!! Me ajude!
    Cássia

  1. Leila Franca
    10 de agosto de 2011 às 20:05

    Oi Cássia,

    Se ela está forçando assim pra fazer xixi a ponto de sair sangue, eu acho que vc deve levar sua gata ao veterinário urgente e contar toda a história.

  1. Silviane
    11 de agosto de 2011 às 10:11

    Oi Leila!
    Parabéns pelo blog! De tão bom vou te pedir um auxílio...
    Meu nome é Silviane e tenho duas gatas, a PEQUENA de quase 10 anos e a PITUCHA de quase 9... elas sempre se deram bem (tanto que qdo peguei a Pitucha a Pequena chegou a gerar leite para amamenta-la - e ela nunca cruzou ou conheceu um macho...rsrs).Elas são castradas e sempre foram bem corportadas (com excessão das bolas de pelo que saem em qualquer lugar da casa...rs).
    Há umas duas semanas comecei a encontrar cocos fora da caixa de areia. Primeiro foi no endredon, depois numa das camas delas e agora vem sendo no chão em qualquer lugar da casa...
    Eu cheguei a brigar com a Pitucha nas duas primeiras vezes, mas descobri (pela forma do coco) que é a Pequena que está fazendo... Briguei com ela uma vez, mostrando o que estava de errado e onde era o certo, mas acho que piorei pois agora ela leva 2 dias para fazer coco e sabe lá onde será...
    Eu não mudei nada na minha rotina e mas a única coisa que mudei foi que troquei o cheiro da areia (Uso a Pipicat), mas já voltei para a de sempre... Ah! Elas sempre dividiram uma caixa de areia (por 10 anos!), mas coloquei uma a mais agora também...
    Li todos os posts e vou tentar a dica do sabão, mas eu queria mesmo entender o que está fazendo minha filha ficar tão rebelde... Eu as amo tanto!!!
    Obrigado pela ajuda!
    Não estou conseguindo publicar com meu nome... sorry!

  1. Leila Franca
    11 de agosto de 2011 às 11:19

    Oi Silviane,

    Pode ser que tenha sido por causa da troca da areia mesmo. Quando os meus gatos não gostam de um tipo de areia, eles olham pra mim como quem diz: "O que é isso????"

    Porém... como suas gatas têm uma certa idade, eu acho que vc deveria levá-la ao veterinário para uma consulta. A gente fica achando que é isso, achando que é aquilo, e de repente não é nada disso. Pode ser um problema mais sério ("better safe than sorry!"). Mas primeiro vc deve ter certeza que é uma delas que está fazendo no lugar errado ou deixando de fazer coco. Ver pela forma do coco não é o suficiente. Tire um dia pra observar bem atentamente qual das duas está com o problema e a leve no vet.

  1. Silviane
    11 de agosto de 2011 às 12:13

    Obrigado Leila... estou tentando ficar um dia em casa pra poder observa-las melhor, mas como trabalho com eventos tá difícil... rsrs. Eu monitoro os cocos pela forma pq é mto diferente o de uma e o da outra... rsrs, mas vou marcar uma consulta pras duas, aí já resolve...

  1. Anônimo
    11 de agosto de 2011 às 16:15

    Adorei ter achado seu blog, pois ainda não tenho muita experiência com felinos rsrsrs. Tenho uma gata, a Marie, que tem sete meses, é castrada e sempre fez suas sujeiras na areia, mas ultimamente ela tem feito xixi envolta da caixa mas continua fazendo coco na areia! Como a caixa de areia fica no quintal, será que é por causa de algum gato da rua que está entrando lá ou será algum problema com ela mesma?
    Carolina

  1. Teresa
    21 de agosto de 2011 às 19:59

    Olá Leila
    Excelente blog! Parabéns!
    Também estou com problemas de gato a fazer xixi fora d caixinha. É castrado e tem dois locais de eleição para fazer o disparate. Vou testar o OMO e a tacinha da comida. Tenho pena de não ter visto nenhum testemunho daqueles que testaram o OMO... Sera que resulta na maioria dos casos?
    Fiquem bem

  1. Anônimo
    21 de agosto de 2011 às 23:52

    Oi Leila...tb estou num dilema...meu gato , o Augusto faz xixi na cama.....não dá para castrá-lo pois nasceu sem os testículos, estou desesperada....d um lado ele, q amo tanto e de outro minha mãe totalmente histérica e querendo dá-lo...detalhe: ele eh muito amado,paparicado, nada falta....o q faço??

  1. Anônimo
    25 de agosto de 2011 às 01:37

    Estou com o mesmo problema.Marley está com 6 meses e tem mais ou menos 1 mês que ele foi castrado.Desde então ele tem feito xixi no sofá e na pia do banheiro,porém usa normalmente sua caixinha pra fazer sua "caquinha".Mais atenta,pude observar que ele só se comporta assim qdo fica muito tempo sozinho e só faz o tal do xixi no sofá assim que eu chego,pura malcriação!!Gostei da dica do OMO.
    Vou testá-la tb.....tomara que dê certo!Fiquem com Deus.

  1. Suelen
    31 de agosto de 2011 às 11:14

    LEILA BOM DIA
    A ALGUM TEMPO ATRAZ POSTEI SOBRE OS MEUS GATOS FAZEREM AS NECESSIDADES DENTRO DO TANQUE!!
    CONSEGUI TIRAR ESSA MANIA DELES E TUDO, AGORA QUE ESTAVA ME ACOSTUMANDO COM O FATO DE TER DOIS GATOS EM CASA DESCOBRI QUE ESTOU GESTANTE E COMO VOU SER MÃE SOLTEIRA Ñ TEREI CONDIÇÕES DE CRIAR DOIS GATOS E UM BEBE AS MINHAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS Ñ PERMITEM, COMO VI Q VC TEM BASTANTE INFLUENCIAS SE SOUBER DE ALGUM LUGAR QUE ADOTE, OU DE ALGUEM Q GOSTE MUITO E IRÁ CUIDAR BEM DOS MEUS BICHINHOS POR FAVOR ME COMUNIQUE!!
    OBRIGADA

  1. Anônimo
    6 de setembro de 2011 às 11:54

    Oi Leila!

    Adotei uma gatinha, faz uns 20 dias mais ou menos, ela está com uns 2 meses de idade. Quando chegou em casa fiquei até surpresa pois foi logo fazendo xixi e cocô na caixinha. Só que agora,anda fazendo nas camas da casa! Hoje subiu comigo dormindo e fez ao meu lado!!Não acreditei! O que faço? Nunca ouvi falar que gatos fazem suas necessidades em cima de camas? Ela é bem novinha, o que será que acontece? O que faço? Espero ansiosa suas dicas.
    Obrigada, abraços
    Jóici Grell

  1. gisele
    12 de setembro de 2011 às 16:12

    minha gata sempre fez xixi na caixinha,mais agora depois que eu a castrei ela começou a fazer xixi no chão...quer disser é assim ela sobe na caixinha pra fazer xixi abaixa a bundinha e começa a fazer e derepende levanta a bunda e termina o xixi na parede,suja o chão todo....eu acho que ela está marcando teritório,mais ela é castrada,o que faço?

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 12:17

    Gente, fiquei uns dias sem poder vir aqui responder vocês e agora não sei por onde começar! rsrsrs

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 12:20

    Olá Carolina,

    A única maneira de vc saber isso é fechando sua casa com tela e não deixando nenhum gato de rua entrar. Se vc puder, faça isso pois é a melhor maneira de proteger sua gata.

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 12:24

    Olá Teresa,

    Comigo aqui em casa o sabão perfumado deu certo. Os gatos estavam fazendo coco na garagem e ficava um cheiro horrível pois a garagem é fechada. Aí coloquei o sabão em pó e os gatos nunca mais fizeram coco ali. Nem uma única vez.

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 12:29

    Oi Suelen,

    O jeito vai ser colocar cartazes, usar as redes sociais da internet para oferecer seus gatos, conversar com vizinhos, parentes, até encontrar quem possa ficar com eles.

    Parabéns pelo bebê!

    um abração

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 12:31

    Gisele,

    Será que a caixa não está pequena? Tente uma caixa maior.

    bjs

  1. Leila Franca
    27 de setembro de 2011 às 12:33

    Oi Jóici,

    Isso acontece sim. O único jeito que conheço é manter as portas dos quartos fechadas e não deixar o gato entrar lá.

  1. Anônimo
    29 de setembro de 2011 às 14:19

    Oi, meu gato teve infecção de urina, ficou internado 10 dias, ele agora faz xixi pela casa toda, já faz mais de15 dias que teve alta, onde ele está faz xixi. Ele está andando, para e faz onde está. Será que ainda é do problema?
    Obrigada Danielle

  1. Leila Franca
    29 de setembro de 2011 às 16:31

    Oi Danielle,

    Vc deve fazer essa pergunta a um veterinário. Vá logo!

  1. suzi
    13 de outubro de 2011 às 10:41

    Tenho uma gatinha que faz coco e xixi na areia e tambem no resto da casa, não sei o que fazer parece que faz por safadeza nao conheço a cabeça de um gato, ela tem 2 irmaos e eles fazem na areia ela vê, e mesmo assim insiste em fazer por ai tbm, ela é pequena nao sei se é por isso to trancanco ela no box do banheiro com a areia pra ver se ela acostuma, eu aceito quase tudo de gato menos que faça fora da areia pq é muita falta de higiene eu gosto de gato pq eles são limpos infelizmente se ela nao mudar vou ter q dar ela e ela é tão bunitinha e peluda cara amassada é uma persinha, mais nao posso gente nao da, alguem me da outra dica....

  1. Andreza Brum
    26 de outubro de 2011 às 22:03

    Oi Leila ..

    Meu gato quando era pequeno não fazia suas necessidades fora da caixa,mas depois que cresceu, resolveu fazer em todos os cantos da casa e ele já é castrado.
    Já comprei produtos para mante-lo afastado mas não adianta.
    Moro em apartamento e no predio tem uma gata abandonada, desconfio que seja por isso ..
    Mas não aguento mais o mau cheiro do xixi ..
    Estou pensando seriamente em dar,mas eu e meu marido pegamos muito amor no bichano ..
    Socorro!!

  1. Leila Franca
    27 de outubro de 2011 às 07:55

    Oi Andreza,

    Tente reduzir o espaço dele para minimizar o problema. Talvez a presença da gata possa estar provocando a mudança no comportamento dele porque os gatos são territorialistas e ele pode estar marcando território. Mas cuidado porque a presença da gata pode ser só uma coincidência e o problema dele pode ser outro. O ideal seria vc levar o gato ao veterinário, expor o problema e saber uma opinião profissional a respeito dessa mudança de comportamento.

  1. Rangel
    30 de outubro de 2011 às 12:14

    Bom dia,
    A teoria é bem fácil, mas.... Já coloquei o sabão, comprei educador sanitário, coloquei a comida no local (me dei mal, agora ele faz as necessidades sempre ao lado da comida, mesmo mudando a vasilha de lugar).... tranquei o bixo fora de casa (deixo entrar apenas pra se alimentar), mas qd ele entra vai logo se aliviando... e a garagem tá um cheirinho daqueles... é um persa macho castrado.... acho ki vou quebrar o pescoço dele....

  1. Ana Magalhães
    4 de novembro de 2011 às 08:36

    Leila estou com um gatinho persa há 2 dias ele tem 2 meses, somente ontem começou a comer e ontem de manha defecou, mas ainda nao urinou , é normal?

  1. Anônimo
    7 de novembro de 2011 às 14:10

    Querida Leila,
    tenho um gato de 1 ano, castrado. Sempre fez suas necessidades na caixa de areia. Há 3 semanas, adotamos um gatinho, ele tem 45 dias. Meu gato aceitou bem o gatinho, brincam juntos e tudo, mas o adulto começou a fazer xixi no corredor do apartamento. Será que é ciúmes? Quis ter outro gato justamente porque queria que meu Mingau tivesse companhia, uma vez que eu e meu marido trabalhamos o dia todo. Será que ele não está gostando do filhotinho?? Vou tentar seu truque do sabão em pó. Mas o que mais devo fazer? Comprei outra caixa de areia para o filhotinho. Tomara que dê tudo certo... meu marido tá estressado com tudo isso!
    bjos

  1. Leila Franca
    8 de novembro de 2011 às 00:01

    Olá,

    Os gatos são territorialistas e geralmente não aceitam a presença de um novo gato em seu espaço. Demora até que tudo normalize. Penso que essa mudança de comportamento tem a ver com marcação de território. Pode ser ciúme sim. Faça bastante carinho no gato mais velho pra ver se melhora.

  1. dibu
    16 de novembro de 2011 às 14:54

    Olá,

    O meu gatinho napoleon vai fazer 1 ano amanha, este últimos dias ele mudou de comportamento, ele faz suas necessidades na caixa mas também faz xixi pela casa( sofá, cantos, sapatos, roupa e em sacos de plástico) mostra curiosidade com tudo o que seja novidade em casa e se não estou atenta parece que já quer deixar a marca dele. Era um gatinho muito carinhoso e mimado e parece já não o estar, anda mais agitado e solitário, digo isso porque me seguia pela casa mesmo que tivesse a mudar de divisão todos 5 minutos e agora já não mostra muito interesse, continua me procurando mas com menos frequência! dormia no nosso quarto toda a noite e agora mia sempre durante a noite para sair e faz barulho até abrir-mos a porta do quarto.. Resumindo não me parece estar doente, será marcação de território?? não o quero castrar..ou sera que precente nossa partida de ferias?( ele vai ficar com os pais do meu marido na mesma casa, vivemos todos juntos e ele se da muito bem com eles)

  1. dibu
    17 de novembro de 2011 às 06:53

    ola novamente, hoje o napoleon tive um comportamento diferente... reparei que ele mia muito nao procura a caixa e depois faz onde esta, lembra-m quando ele era pequena e nao conseguia ir até a caixa porque uma porta tava fechada por exemplo ele tinha exactamente este tipo de comportamento parece aflito por fazer xixi e nao ter onde fazer... eu ja le pus uma segunda caixa para o xixi mas ainda nao mostrou grande interesse e portanto a primeira esta muito limpinha nao entendo porque que ele faz isto... ele mostra tantos comportamentos que ja nem sei o que pensar... se é a caixa que nao esta ao seu gosto portanto o produto é o mesmo de sempre, se é marcaçao de territorio porque as vezes mas nem sempre faz as piguinhas porque que ele deixou a caixa de um dia para o outro se esta sempre da mesma maneira nao mudou nada e ele sempre foi muito limpinho... mia para fazer xixi e ja lhe apertei a barriga mas ele nao se queixa...

  1. Leila Franca
    17 de novembro de 2011 às 14:47

    oi Dibu,

    Se ele parece aflito, acho melhor vc levar seu gato a uma visita ao veterinário.

  1. Srta. M.
    17 de novembro de 2011 às 21:53

    Preciso de ajuda DESESPERADAMENTE! A minha filha resolveu que agora só faz xixi no sofá... a caixa dela tá sempre limpa e no mesmo lugar que ela sempre usou, mas não tem jeito! Eu to enlouquecendo! Já joguei todas as almofadas fora, e o futon que ficava em cima... coloquei uma capa impermeavel... eu naum to mais aguentando ter q ficar o tempo todo vigiando pra ela naum fazer xixi lá, já tentei de todo tipo de coisa, água oxigenada, bicarbonato de sódio, água com gás, sabão em pó, shampoo, spray repelente.. e nada funciona. Eu to a ponto de ter um colapso nervoso! Não quero ter q me desfazer dela, mas chegou a um ponto que é ela ou eu! Alguém pode me ajudar???

  1. Leila Franca
    18 de novembro de 2011 às 10:34

    Olá srta. M,

    Isso de fato já me aconteceu. O sofá era velho e os gatos começaram a fazer xixi nele. Joguei o sofá fora e fiquei 1 ano com a sala vazia, sem sofá pra ver se os gatos "esqueciam" o mau hábito. Então comprei um sofá novo (com o maior medo dos gatos irem fazer xixi nele), mas nunca fizeram. Atualmente esse sofá já está ficando velho, mas os gatos nunca fizeram. Foi assim que "resolvi" esse problema. Alguma coisa, algum cheiro, não sei o que é, que levou os gatos a fazerem xixi naquele sofá que joguei fora.

  1. EdnaNobre
    26 de novembro de 2011 às 00:32

    Puxa, depois de ler todas as postagens, vou ver se consigo fazer meu gato parar de fazer xixi no sofá. Snif, Snif, snif.

  1. Leila Franca
    26 de novembro de 2011 às 20:07

    oi Edna,

    Realmente, xixi no sofá é um problema difícil de contornar.

  1. Unknown
    26 de novembro de 2011 às 20:12 Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Nicolli Nogueira
    26 de novembro de 2011 às 20:14

    não sei mais o que fazer com minha fergie, ela tem medo de ficar no chão por causa dos cachorros de casa, e por isso ela fica só no meu quarto em cima, do guarda roupa e da tv, só que o problema é que ela ta fazendo coco e xixi em cima do guarda roupa, e o guarda roupa ja é velho e ta soltando serragem.Já ate coloquei a caixinha de areia la em cima mas ela nao fez nela, fez do lado, em cima do guarda roupa.Ela ta estragando tudo oq eu devo fazer?eu limpei bem la em cima do guarda roupa e joguei sabão, e varios tipos de veja de varios cheiros.E esfreguei so que juntou com serragem.Não sei se ela vai ainda fazer coco e xixi la.Me ajuda por favor.Meus pais querem mandar ela embora, mas amo minha gatinha muito.ela tem quase 1 ano

  1. Leila Franca
    27 de novembro de 2011 às 03:06

    Oi Nicolli,

    coitadinha da sua gata! Ela deve estar com muito medo mesmo! Não dari pra vc manter a porta do seu quarto fechada de modo a impedir que os cachorros entrem? Talvez assim, a gata começasse a ter coragem de descer do guarda-roupa pra usar a caixinha no chão. Talvez fosse melhor vc começar a procurar alguém que queira adotá-la, porque seus pais "querem mandar ela embora"... e não sei bem o que isso quer dizer...

  1. Cátia de Paula Silveira
    27 de novembro de 2011 às 13:05

    Oi Leila, eu tenho um gatinho de 1 ano e seis meses e ha dois meses ele começou a fazer coco pela casa, já segui todas as dicas do seu blog e nada, até ao lado da comida e da água dele ele faz, e o pior é que eu sou asmática, não tenho alergia dele pois tomo vacina, mais o mau cheiro que fica me faz ter crise de rinite, adoro meu gato, e estou com medo de ter que deixa-lo, pois não encontro uma maneira dele parar com isso, nem quando ele era pequenininho ele fazia isso, fiquei sabendo que os irmãozinhos dele todos fazem a mesma coisa, e por isso a dona deles os abandonou, se tiver mais alguma dica por favor me passe tenho horror em ouvir em abandoná-lo. Obrigada Cátia

  1. Leila Franca
    27 de novembro de 2011 às 19:15

    Oi Cátia,

    acho que vc deve levar seu gato ao veterinário pois ele pode ter algum problema. Vc pode procurar alguém que possa adotar o seu gato, mas abandoná-lo, não. Se vc gosta dele, vc não o abandonaria.Entregar para outra pessoa adotar é diferente de abandonar.

  1. Anônimo
    30 de novembro de 2011 às 09:56

    oooi
    meu gato tem um uns 2 meses peguei ele dia 25 desse mes quando ele quer fazer as necessidades dele ele vai pra caixinha de areia , mais ultimamente ele fica tentano bricar comigo quando estou dormindo e eu nao dou atençao ele vai e faz xixi na cama , não tem como eu joga sabao na cama , oque devo faze ?

  1. Leila Franca
    30 de novembro de 2011 às 10:00

    Aí não tem jeito: feche a porta do quarto e não deixe o gatinho entrar mais lá.

  1. Anônimo
    1 de dezembro de 2011 às 10:53

    Ele numca fez o numero 2 na casa , mais qando è xixi ele faz em qalqer lugaar è raro ir pra caixa de areia , ja segui todas suas dicas , como faço pra ele usa sò a caixa de areia ?

    by: Paulla

  1. Leila Franca
    1 de dezembro de 2011 às 11:06

    Paulla,

    Ele é castrado? Os gatos marcam o território com xixi e por isso saem fazendo xixi em tudo que é lugar. Seria bom vc castrar seu gato, pois o problema tem grandes chances de acabar, se bem que não é garantido que o gato pare mesmo de fazer xixi. Muitos gatos castrados continuam marcando o território assim.

    Mas eu acho que seria importante vc levar seu gato para fazer uma visita ao veterinário e perguntar se há algum problema de saúde com ele.

  1. Kuka
    13 de dezembro de 2011 às 23:20

    Olá Leila!

    Minha gata está com 9 meses. Desde que aprendeu a fazer xixi e cocô na caixinha nunca me deu problemas. Viajo e já a deixei mais de uma semana com estranhos que vinham tratar e dar agua e ela nunca incomodou. Porém agora, já fez 3 vezes cocô fora da caixa, em lugares diferentes. Percebi que as 3 vezes (na mesma semana) em que elaq teve este comportamento ela estava no cio. Isso tem algo haver?
    Obrigada

  1. Anônimo
    17 de dezembro de 2011 às 13:40

    Leila meu nome é Ariane..eu tenho uma gatinha a dois anos, ela sempre fez coco no quintal de casa, a janela do meu quarto fica aberta e ela sai quando tem vontade, ela teve filhotes e eu coloquei uma caixa de areia para eles, os bebes fazem certinho, mas de um tempo para cá ela está com a mania de fazer coco no chão da minha cozinha, eu já briguei tanto mas não adianta, por qual razão será que ela não quer mais usar o quintal?, meu marido limpava sempre o cantinho do quintal onde ela fazia, e nem ao menos na caixa de areia ela quer fazer..me ajuda Leila

  1. gelpaggi
    20 de dezembro de 2011 às 11:59

    Ola Leila...

    Tenho dois gatos siameses, uma macho chamado Jack e a femea, Phoebe. Eles são irmãos, criados juntos desde que nasceram, são castrados e sempre viveram em apartamento. São acostumados com areia, ração, tudo como qualquer gato de apartamento. Eu e meu noivo trabalhamos o dia todo fora, e somente a noite estamos em casa, e isso sempre foi assim, desde que os gatos entraram na minha casa. No meu trabalho tem dois gatos, que também, convivo com eles desde que tenho os meus...
    Hoje eles tem 1 ano 9 meses, porém o Jack mudou seu lugar de fazer as necessidades, mudou para o sofá, nossa cama, chão da sala...
    Bem ja disseram que era para chamar atenção, porque ele está o dia todo sozinho (de pessoas), bem, quando chego em casa, antes de qualquer coisa, brinco com ele, dou carinho, troco tudo, ração, agua, areia como sempre fiz... Já ouvi também que é ciumes, pois trabalho num local que tem gatos, bem evito o contato e quando nao dá, troco de roupa... Lendo seu artigo, pensei que podia ser medo também, pois quando ele faz as necessidades fora do local, ele já se esconde pra não ser repreendido...
    Porém isso tudo começou agora, 15 dias atras, antes disso, ele tinha achado um local pra ele fazer necessidades, uma terra, que tá lá sempre disponivel, limpo, mas mesmo assim, ele gosta da minha cama e do sofá... Não sei mais o que fazer, todos os lugares eu limpei, coloquei sabão em pó, mas não adiantou, ele continua. Pensei que ele podia estar com problemas urinários, mas não, está tudo normal... Meu noivo deu a ideia d deixarmos na casa de uma amiga nossa, que mora em apartamento, mas é no terreo, tem pátio e adora gatos... Só que lá ele vai ficar sozinho, mas é uma solução pra ele não ser mais repreendido ou ficar com medo de nós... Na verdade to desesperada... Só quero o melhor pra ele...

  1. Anônimo
    28 de dezembro de 2011 às 23:02

    Ola Leila, minha gata tem 2 meses e sempre faz coco na pia do banheiro. A dica do Omo nesse caso entao nao seria util porque estamos sempre usando la. A caixa de areia dela fica no banheiro tambem, longe da comida. Mas ela ainda nao quis usar, uma vez peguei um cocozinho dela e puis na caixa, ela embrulhou ele depois, mas nunca fez lá. O que posso fazer?

  1. Anônimo
    29 de dezembro de 2011 às 10:04

    Meu gato só urina na sala, todo dia é a mesma coisa, eu não aguento mais acordar todo dia em plena manhã sentir o fedor xixi insuportável!

  1. Giovanna
    5 de janeiro de 2012 às 15:09

    Meu gato , eu encontrei ele na rua e ele tem cerca 1 mês ou 2 nn passa disso , eu comprei a areia sanitária e ele nn faz as fezes dele na caixinha de areia sanitária, e ele nn tem nenhuma doença o que eu faço ?

  1. Anônimo
    7 de janeiro de 2012 às 09:05

    Oi Leila, meu gato tem 2 anos e meio, ele não é castrado, mas sempre usava as caixinhas, sempre tivemos mais de uma. Raramente fazia alguma sujeira fora, mas tivemos uma reforma aqui em casa e td ficou muito bagunçado, fora do lugar, depois disto a obra acabou e ele faz xixi para todo lado, até em cima dos puff, cadeira do PC, caminha dele e da cadelinha, tapete... Não sei mais o que fazer, já li suas dicas e já fazia todos os procedimentos, ele teve infecção urinária, mas levamos ao veterinário e já se curou, o veterinário disse que ele não tem mais nada! Agora pergunto, se ele estiver marcando território o que eu faço? Não tenho a intenção de castrá-lo!
    Dio JF-MG

  1. Anônimo
    9 de janeiro de 2012 às 09:02

    olá! li algumas perguntas e respostas e até identifiquei um pouco meu problema.
    tenho duas gatas adultas em meu apartamento. elas sempre fazem xixi e coco certinho na caixa de areia, mas fui viajar de férias e deixei a casa por duas semanas. um amigo ia todos os dias dar uma olhada nas gatas, fazer um pouco de companhia, mas ele viu que elas fizeram xixi na minha cama, colocou tudo pra lavar e cobriu com plástico. quando cheguei, arrumei a cama com lençóis limpos e mesmo assim, num momento em que eu não estava vendo, uma delas fez xixi novamente. eu não havia retirado ainda o plástico, então só tornei a lavar os lençóis. essa noite mesmo elas dormindo lá comigo, como é sempre de costume, acordei e vi que tinha xixi novamente. tornei a lavar lençóis e edredons, mas gostaria de uma solução definitiva. nunca deixei a porta do quarto fechada, mas agora estou tendo que deixar. se tiver alguma dica específica, por favor me fale.
    obrigada!
    cristina

  1. Edith
    30 de janeiro de 2012 às 19:33

    Depois de passar por todo o checklist (levei ao veterinário, fiz váários exames - e estava tudo ok com a saúde dela - mudei a caixinha de lugar, mudei o tipo de areia enfim...) coloquei pequenos pedaços de CÂNFORA nos lugares onde a minha gatinha costumava fazer xixi e está dando super certo, ela voltou a fazer na caixinha, sem recaídas.

  1. Leila Franca
    31 de janeiro de 2012 às 09:11

    Edith, fico feliz que vc tenha encontrado um jeito. E obrigada por deixar aqui sua descoberta com a cânfora! Vai ajudar outras pessoas!

  1. Anônimo
    5 de fevereiro de 2012 às 21:00

    Leila não sei mais o que fazer com a minha gatinha 1 ano e 3 meses.
    Tenho 6 persas - 3 machos e 3 fêmeas,todos educadíssimos por sinal, mas de uns 3 meses pra cá, a Cristal a fêmea em questão persiste em fazer xixi por toda a casa, não tem lugar determinado, cocô ela faz na caixa de areia, mas são cerca de 5 xixis por dia em diversos lugares. Ela está saudável, se alimenta bem, se dá bem com os demais, não é gata de colo, odeia que pegue ela, não há motivo aparente para esse comportamento. Parece que ela gosta de urinar no piso, pois as caixas de areias são limpas até 7x por dia, pois como são 6 gatos é constante a limpeza, já troquei marca de areia, local das caixas tudo que se possa imaginar e NADA. Xixi na porta de entrada, tive que improvisar um tapete. Xixi debaixo da mesa de jantar, improvisei almofadas p/ coibir. Xixi em todo o piso da sala, não tenho como improvisar nada, na cozinha; debaixo da pia, na porta da geladeira, ao lado da caixa de areia, na varanda. Estou esgotada, pois não consigo ver mais nenhuma solução, a não ser colocar carpete na casa inteira, inclusive na cozinha. A veterinária passou algumas dicas, mas nada adianta, já usei diversos produtos, o engraçado que as caixas são limpas e boas para o cocô, mas não para o xixi.

  1. Helenice
    20 de fevereiro de 2012 às 15:58

    Helenice
    Leila, adorei ter encontrado o seu blog. parabéns pelas orientações dadas. Vou já experimentar a técnica do sabão pois tenho gatos que vêm na minha casa acompanhando a minha irmã que mora na casa abaixo da minha. Eles entram junto com ela e tem um preto que fica fazendo xixi em vários lugares: no pé da cama, no guarda-roupa, no armário da cozinha e fica tudo fedendo. É insuportável. Já fiz várias coisas. O pior é que os meus gatos: uma gata e um gato que é castrado,raça de mistura com persa, muito bonito, dengoso, mansinho e adora crianças, não faz nada disso dentro de casa. Mas é muito petulante, teimoso, pois quando quer algo ele começa a arranhar a porta do quarto ou da sala, onde eu estiver, para atendê-lo( comida ou sair para a rua) e assim minha porta está toda arranhada e outra já destruída no lugar onde ele arranha. O que fazer com o meu Pikatchu? A outra é uma gata que herdei da minha amiga que faleceu e ela não dá nenhum trabalho. Aonde eu vou ela fica dormindo do meu lado. É um amor. Grata pela atenção.

  1. Leila Franca
    22 de fevereiro de 2012 às 18:04

    Oi Anônimo,

    A sua gata já está castrada? Algumas gatas são muito estressadas e não gostam da presença dos outros gatos na casa. Aí fazem xixi pelos cantos pra "mostrar que a casa é dela"... Observe se o comportamento dela muda se vc estiver sozinha com ela, sem os outros gatos por perto.

  1. Leila Franca
    22 de fevereiro de 2012 às 18:14

    Oi Helenice,

    Esse gato preto que acompanha a sua irmã é castrado? Ele está marcando território na sua casa!

    Quando eu vou na casa da minha mãe (que é nos fundos da minha casa), tem uns 2 ou 3 gatos que vão atrás de mim, mas eu falo com eles pra ficar do lado de fora e então eles ficam todos "me esperando" sentadinhos perto da porta da casa da minha mãe. Vc podia pedir pra sua irmã pra falar com os gatos dela também, né? Se falar sério, tipo brigando, eles atendem.

    Agora esse que arranha a porta, vc podia botar um arranhador perto da porta. Até chinelo de borracha eles gostam de arranhar.

  1. Paulo
    23 de fevereiro de 2012 às 20:34

    Oi Leila, eu estou com um problemão! Como todos deste Post... rsrsrs

    Eu tenho tres gatos persas, um tem 2 anos , uma fêmea tem 3 meses e um que chegou a dois dias e tem 3 meses.os dois o machinho de 2 anos e a femea fazem coco e xixi na caixinha de areia, mas o novo gatinho não faz na a necessidades na caixinha. ja fez coco embaixo da cama e xixi na porta de entrada.
    Ja tenho tres caixas, coloco a comida separada e mesmo assim, ainda não o vi utilizando a caixa.


    O que devo fazer?
    O que devo fazer?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 289   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget