Subscribe to RSS Feed

Modelagem com durepoxi

domingo, 24 de maio de 2009 by Leila Franca


Uma das coisas que gosto de fazer é criar e modelar miniaturas. Já usei vários tipos de materiais, inclusive o durepoxi. Gosto de usar este material quando vou fazer uma peça única e que exige mais rigidez em suas partes.

Para fazer uma miniatura em durepoxi, precisamos fazer um esqueleto de arame, que vai ajudar na sustentação da peça. Usando um pedaço de arame e um alicate, começamos a dar a primeira forma da peça. Se é uma figura humana, posicionamos a cabeça, tronco e membros, com um arame mais grosso, colocando o esqueleto na posição que queremos, sem esquecer de deixar pontas para prender a peça numa base. Sobre esta estrutura, enrolamos um arame mais fino, para que o durepoxi não escorregue. Também é útil deixar uma ponta de arame apenas para segurar a peça sem tocar na massa ainda mole. Depois que tudo estiver pronto, essa ponta de arame poderá ser cortada.

As ferramentas também são importantes. Ferramentas de tirar e colocar massa, estiletes, marcadores, etc. Podemos começar comprando algumas mais básicas e depois fabricar nossas próprias ferramentas. A verdade é que na hora que estamos criando uma peça tudo pode se transformar em ferramenta!

Com o esqueleto pronto, começamos a aplicar o durepoxi em camadas. A cada camada, esperamos secar para adicionar a próxima. O maior segredo para trabalhar com durepoxi é misturar creme para as mãos na massa de durepoxi. Compre um pote de creme para mãos na farmácia ou supermercado e misture um pouquinho de creme na massa enquanto estiver modelando. Além de retardar a secagem, a massa fica mais maleável e fácil de trabalhar. Com a ajuda do creme, fazemos os detalhes finais. Se durante a execução do trabalho não gostarmos de algum detalhe, podemos lixar a peça depois de seca e refazer a parte que não gostamos. É importante olhar a peça em todos os ângulos a procura de defeitos.

Costumo usar tinta esmalte sintético para pintar as miniaturas, mas já usei tinta para cerâmica e tinta comum para artesanato, todas a base de água rás. Demora bastante para secar, mas temos que ter paciência e esperar até poder pintar todos os detalhes. Acho que as peças, antes da pintura, têm um certo charme, que é perdido quando começamos a pintar. Por isso, não pinto algumas miniaturas, que foi o caso da miniatura dos lutadores de Krav Magá, que decidi não pintar.

****************************

Modeling with durepoxi

One of the things I like to do is to create miniatures and modeling. I already used various kinds of materials, including durepoxi. I like to use this material when I make a single piece, and that requires more rigidity in their parties.

To make a miniature in durepoxi, we need to make a skeleton of wire, which will help sustain the piece. Using a piece of wire and pliers, we make the first form of the piece. If we want to make a human figure, we start positioning the head, body, arms and legs, placing the skeleton in the position we want, without forgetting to leave a piece of wire to the basis. In this structure, a coiled wire thinner, for the durepoxi not slip. It is also useful to leave a piece of wire just to hold while working without touching the stuff still soft. Once everything is ready, the piece of wire can be cut.

The tools are also important. Tools to build and put mass, knives etc. We can start buying basic tools and then making our own tools as we need. The truth is that in time we are creating a piece everything can become a tool!

With the skeleton ready, start applying the durepoxi in layers. At each layer, wait to drying to add the next. The biggest secret to work with durepoxi is to mix hand cream in the mass of durepoxi. Buy a pot of cream for hands in the pharmacy or supermarket, and mix a little cream in the mass while modeling. In addition to delaying the drying, the mass is more malleable and easy to work. With the help of the cream, do the final details. If during the execution of work we don’t like some detail, we can sand the piece and then redo the part that we didn’t like before. It is important to look all angles of the piece to search for defects.

I tend to use synthetic enamel paint to paint the miniatures, but I already used ceramics and common craft paint to paint.. It takes long to dry, but we must have patience and wait until to get all details done. I think that the piece has a certain charm with no ink that is lost when we start painting. So I don’t paint some miniatures, which was the case of the “Krav Magá Fighters” miniature, which I decided to not paint.


39 comentários:

  1. Anônimo
    8 de agosto de 2009 às 14:02

    gosto de modelage, gostei das suas dicas.obrigado

  1. Leila
    9 de agosto de 2009 às 00:57

    Vou tentar escrever mais sobre este assunto.

  1. Hermann
    9 de setembro de 2009 às 18:26

    bom trabalho Leila tb fasso umas esculturas com durepox mais numca testei usar creme para as mãos vo fazer o teste
    vlw e boa sorte pra vc

  1. Anônimo
    13 de setembro de 2009 às 07:57

    Excelente tutorial! Em inglês , no lugar de escrever "durepoxi" , escreva "JB Weld" ou "epoxy mass" . A maioria deles (americanos,ingleses) não conhecem "durepoxi".
    Quando der , dê umas dicas de como lixar o durepoxi pois não tenho a mínima idéia e eu acho muito duro de lixar.
    Abraço.

  1. Leila Franca
    13 de setembro de 2009 às 16:48

    Oi Anônimo, eu escrevi esse post em inglês também porque estava fazendo assim em todos os posts. Agora até parei porque estava ficando confuso, porque os brasileiros não encontravam o lugar dos comentários e estrangeiros quando veem primeiro o texto em português nem leem. Achei melhor fazer um outro blog, todo em inglês. Assim qualquer um pode ler. Se quiser olhar, vá em "miniaturesbyleilafranca.blogspot.com".

    Os americanos têm um material que talvez seja um pouco melhor pra trabalhar. É uma fita em duas cores (amarelo e azul), cada lado da fita é como se fosse os tabletinhos do durepoxi, só funciona depois que mistura. Depois de misturar, a fita fica verde, por isso esse material é apelidado de "Green" ou "Green stuff", mas é uma massa epoxi. Eles só usam isso. Por isso não me preocupei com a tradução e deixei o nome comercial do durepoxi.

    Escrevi um post mais recente sobre modelagem com durepoxi.Vou escrever mais um, falando dessa parte de lixar. Muitas vezes uso lixa de unha daquelas de metal, que parece uma lima e também a lixa de lixar ferro e metal (aquela preta).

  1. Principe Encantado
    19 de outubro de 2009 às 09:31

    Gostei da explicação e do resultado.
    Abraços forte

  1. Leila Franca
    2 de novembro de 2009 às 03:07

    Olá príncipe! Descobri vc aqui sem querer...rs Fico feliz que tenha gostado.

  1. Geraldo
    11 de fevereiro de 2010 às 09:15

    Leila, nós tupiniquins sofremos com a falta de bons materiais para escultura. Existe um material lá fora, amplamente usado por escultores, que se chama "Green Stuff", que por sinal é fabricado no Brasil, mas só vendido lá fora, veja este link para comprar.
    http://www.maelstromgames.co.uk/index.php?act=pro&pre=gf9_hob_mod_scu_101_000

  1. Nilson Miranda
    5 de outubro de 2010 às 10:54

    Leila, eu faço miniaturas em durepox e muitas vezes perco detalhes por causa da tinta... que tipo de material você aconelharia/ indicaria para usar que não desvalorizasse os detalhes?

    Ja usei tinta esmalte, tinta acrilica e mesmo assim nao consigo dar o toque certo para eles...

    obrigado

    Nilson Miranda
    www.nmiranda.deviantart.com
    bomta.bo@gmail.com

  1. Leila Franca
    5 de outubro de 2010 às 11:06

    Nilson, realmente pintar as miniaturas em durepoxi é difícil. Eu vou repintando até conseguir o efeito que quero. Uso a tinta esmalte sintético, mas há muito tempo atrás consegui bons efeitos usando uma tinta que vinha em kits de montagem de miniaturas (sabe aqueles aviõezinhos, navios, que vem as partes, a gente monta e pinta). Antigamente era muito comum, hoje em dia a gente quase não vê mais esse brinquedo, mas ainda existe e é caro. Vinham uns vidros de tinta a base de tinner, não sei que tinta é aquela pois não tinha nada no rótulo, mas enquanto comprei esses brinquedos pros meus filhos eu usava a tinta que sobrava e era ótima para pintar minhas próprias miniaturas.

  1. Anônimo
    5 de novembro de 2010 às 09:42

    Ola você faz trabalhos por encomenda peças pequenas?

  1. Anônimo
    5 de novembro de 2010 às 20:23

    Sobre as peças sob encomenda meu email- guilhermebarbosasilva@hotmail.com

  1. Anônimo
    28 de dezembro de 2010 às 16:15

    Leila, estou trabalhando com peças miudas e queria saber direito sobre o creme para as mãos. O creme permite que se modele mais facilmente? grata . Ana L.

  1. Leila Franca
    29 de dezembro de 2010 às 09:49

    Ana,

    Coloque um pouquinho de creme Nívea na massa de durepoxi que fica mais fácil de modelar e retarda um pouco o tempo de secagem (além de ser bom para as mãos.

  1. jp nirvana
    2 de janeiro de 2011 às 14:38

    oi leila.
    bom eu queria saber se voce trabalha proficionalmente com esse tio de arte.
    pois eu estou enteresado em algumas pessas especificas.
    por ex
    ayrton senna
    renato russo
    kurt cobain
    e etc
    bom é isso se voce se abilitar a faser algumas delas por favor me mande um imail pra que posamos acertar os pressos.
    ha e sua pessa dos lutadores ficou exelente!!

    JOAO PAULO

    jp_nirvana_scc@hotmail.com

  1. Leila Franca
    3 de janeiro de 2011 às 11:29

    Olá João Paulo,

    Escrevi um e-mail pra você.

    Leila

  1. Alexandre Leão
    27 de abril de 2011 às 23:39

    Leila, parabéns pelas peças, também gosto muito desta arte maravilhosa, concordo com a parte que as peças tem um charme antes da pintura, apesar de adorar pintá-las. Visite meu Blog, também adoro esculturas.

  1. escultor solitario
    10 de agosto de 2011 às 14:32

    ola galera aqui quem fala e o escultor solitario
    trabalho com durepox tambem, esperimente a tinta rapida, com o nome de enigma , a mesma é fabricada no r.de janeiro. é uma tinta para pintura de couros
    ela adere bem nas peças feitas com durepox alem que seca em dez minutos. aqui na 25 de março é facil de encontrar. mas se alguem tiver algum problema. me contate marcossecom@gmail.com
    e quanto a seu trabalho parabens exelente detalhes que perfeição.

  1. Leila Franca
    10 de agosto de 2011 às 19:47

    Oi Escultor solitário,

    obrigada pela dica!

  1. Anônimo
    31 de outubro de 2011 às 12:17

    Oi Leila,

    EU sempre admirei miniaturas como as da Marvel, dragões e games, e por isso gostaria de aprender a modelar e desenvolver as minhas próprias, porém não sem por onde começar... Me diga, como posso aprender a fazer modelagens? existe algum curso, tutorias q possa seguir... se puder me ajudar me envie um email ou responda o post desde já agradeço e parabéns pelo post

    Meu email edu_barros@hotmail.com
    Obrigado

    Carlos

  1. Anônimo
    9 de dezembro de 2011 às 18:30

    Olá Leila,lindo seu trabalho.Primeira vez q visito o site.
    Suas explicação foram úteis p quem já conhece como se usa o durepox.
    Me diga,existe durepox de dois kg,para trabalhos demorados e afinal qual a tinta certa já q ñ podemos comprar as mais caras.
    Divida com a gente mais detalhes de como se trabalha com epoxi,eu tenho"jeito"p fazer coisas artesanais.
    Obrigada
    Rosa

  1. LicoCoelho
    19 de janeiro de 2012 às 10:48

    Leila, seu trabalho é realmente muito detalhado e de muito bom gosto!!!
    Faço trabalho em durepox pego vários objetos e cubro com durepox e depois vou fazendo detalhes umas carancas uso pedras e outros objetos. Gostaria que você me desse uma dicas de como expandir meu mercado, trabalho faço exposição do meu trabalho na Feira do Artesanato que acontece todos os fins de semanas em Belem do Pará na praça da Republica..

    Ficaria grato por alguma dica, email: elilsonsscoelho@hotmail.om

  1. Leila Franca
    19 de janeiro de 2012 às 11:04

    Olá LicoCoelho,

    Você teve uma ótima idéia usando objetos e pedras e cobrindo de durepox. Muito bom,adorei.Agora pra vender é isso: participar de feiras de artesanato e outros eventos. Vc pode tentar vender em lojas (em consignação), pode arranjar vendedores também ganhando comissão sobre o que vender (10 ou 20% por exemplo). Procure lugares turísticos... às vezes até sentar na beira da praia ou numa pracinha só fazendo seu trabalho na frente dos outros atrai curiosos e com certeza vai ter gente querendo que vc faça alguma coisa (encomendas). É assim que a gente vai tentando...

  1. LicoCoelho
    19 de janeiro de 2012 às 12:32

    Obrigado pelas dicas!!

    Você teria um email, para eu mandar algumas fotos!!!! você vai ver como é bem diferente!!!

  1. Leila Franca
    19 de janeiro de 2012 às 23:09

    Oi Lico,

    se quiser pode mandar para leilafcastro@gmail.com

  1. The Dark River
    13 de fevereiro de 2012 às 18:01

    OI Leila!
    Queria começar a brincar de modelar, como passatempo mesmo; sempre gostei de esculturas, mas moro em apto pequeno, me recomendaram argila, que deve fazer uma sujeira danada... daí pensei em durepoxi. Por isso queria saber se existe opção mais barata e com maior volume de material que não só aquelas caixinhas típicas de durepoxi. Você conhece algum tutorial bem para gente iniciante que possa me indicar? Muito obrigada, e parabéns pelo belo trabalho! Sei que nunca chegarei a isso, mas deve fazer muito bem a higiene mental que modelar traz :-)

  1. Anônimo
    14 de fevereiro de 2012 às 18:42

    Oi leila muito legal seu trabalho, sempre procuro pessoas que modelam com durepoxi, porque também trabalho com epóxi, gosto muito de dividir experiencias tenho um tutorial rápido pra quem está iniciando, fico animado em ver mais gente se interessando pelo assunto show!!!!

  1. Leila Franca
    16 de fevereiro de 2012 às 18:16

    Oi Dark River,

    realmente a argila faz sugeira. Vc podia dar uma olhada no site www.dimclay.com. Tem vários materiais assim como vc está imaginando.

  1. rodrigo
    27 de abril de 2012 às 01:38

    olá boa noite, meu nome é rodrigo, e realmente sua escultura é shown detalhes, bem legal, eu sou uma pessoa curiosa e gosto de peças ferito em artesanato, estou fazendo um boneco mk scorpion só o que está pegando é o detalhe das mãos , os dedos,e detalhes do corpo, vi que vc ajuda aos iniciantes da prática e gostaria de saber se pode me ajudar, meu e-mail é rodrigohunggar@bol.com.br, e o que vc puder me ajudar ficaria muito grato, estou gostando de esculpir, mesmo sendo um curioso sem as devidas técnicas,agradeço atenção e aguardo resposta...

  1. Anônimo
    12 de maio de 2013 às 20:16

    Boa noite Leila,
    a um tempo atras vi por foto a reprodução de uma peça medieval em um jogo e achei mto interessante para deixar exposto , vou te deixar meu e-mail para podermos entrar em contato;gabrielcunha35@yahoo.com.br

  1. Anônimo
    21 de maio de 2013 às 00:16

    Oi Leila,
    parabéns pela escultura, ficou fantástica.
    Adorei as dicas.
    bjus
    Vannuky

  1. Osmar Andrade
    22 de maio de 2013 às 09:38

    Ola Leila, parabéns pelo seu trabalho,tambem comecei a pouco tempo com trabalhos em durepox e gostaria de compartilhar com vc abraços.http://kiartsbrasil.blogspot.com.br/2013/04/xadrez-personalizado-feito-de-durepox.html

  1. Osmar Andrade
    22 de maio de 2013 às 09:39

    Ola Leila, parabéns pelo seu trabalho,tambem comecei a pouco tempo com trabalhos em durepox e gostaria de compartilhar com vc abraços.http://kiartsbrasil.blogspot.com.br/2013/04/xadrez-personalizado-feito-de-durepox.html

  1. Anônimo
    2 de janeiro de 2014 às 17:42

    Ola Leila, muito bacana da sua parte compartilhar sua experiência, parabéns!!
    Li em algum momento que você também faz pequenos trabalhos e preciso muito fazer uma miniatura de uma águia, gostaria de saber se poderia entrar em contato para que, se possível, te enviar os detalhes e você me informar quanto ficaria seu trabalho.
    Grande abraço
    Alexandre
    pretorian972@hotmail.com

  1. Anônimo
    8 de maio de 2014 às 12:24

    ola gostei, sabe eu também trabalho com o durepoxi em modelagem não sabia do creme boa dica, pena que já não vivo mais no Brasil e ca em Portugal não há esse produto tenho sempre de mandar vir dai, fica em

  1. Anônimo
    9 de novembro de 2014 às 22:45

    para lixar epoxi utilize uma maquina chamada Dremmel.

  1. Unknown
    24 de março de 2017 às 12:33

    Olá, boa tarde, gostaria de saber se há DUREPOXI em outras cores e tamanhos diferentes. Estou iniciando nessa fase muito mais como terapia ocupacional. Comecei modelando o Wolverine e estou super empolgado mas há alguns detalhes que preciso corrigir como lixar essas partes. Oque devo usar? Uma micro retifica ou uma lixa? Qual tipo de lixa.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget