Subscribe to RSS Feed

Como dar banho num gato

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 by Leila Franca


Os gatos são animais limpos por natureza. Passam o dia se limpando e se você tem mais que um gato, então sabe que um felino limpa o outro nos lugares onde não conseguem alcançar com a língua, geralmente a cabeça e orelhas. A língua do gato parece uma escovinha. Talvez seja por isso que os gatos não gostam de água.

Mas às vezes o banho de verdade, com água e sabão (ou shampu), é necessário. Meu gato Willian Wallace foi jogado na minha casa quando era ainda um bebezinho. Ele estava todo sujo de lixo seco, lama e fezes. Não tinha outro jeito, teve que tomar banho. O pobrezinho deve ter sido jogado no lixo, alguém o pegou e o colocou na minha casa. Ele era mais feio do que tudo. Depois o patinho feio virou um cisne, de tão lindo.

Mas voltemos ao banho. Para dar banho num gato, precisamos começar com os preparativos. Prefira os dias quentes e a hora mais quente do dia. Escolha o lugar onde vai ser o banho. Aconselho um lugar pequeno e fechado, onde ele não possa fugir. O banheiro é o ideal.

Comece preparando o local. Gato é imprevisível. A gente nunca sabe qual será sua próxima reação. Então seja radical e tire tudo, mas tudo mesmo, que possa ser retirado, de dentro do banheiro. Toalhas, escovas, shampu, condicionador, pequenos armários removíveis, cestas, roupa, prateleiras de vidro, tapetinhos, sabonetes, etc. Tire tudo. Deixe o banheiro sem nada dentro. O gato pode tirar uma prateleira de vidro do lugar, quebrar um perfume, molhar as toalhas, escovas, virar lata de lixo, então é melhor prevenir.

Também é bom pegar uma vassoura e varrer o banheiro antes de começar o banho. Às vezes quando a gente tira um tapete fica uma poeirinha embaixo. Essa poeirinha vai virar uma lama se molhar, então é melhor varrer e tirar o lixinho.

Providencie uma bacia, uma caneca para jogar água, o shampu ou sabonete, uma toalha para enxugar o gato depois do banho. Tudo isso antes de começar o banho. Também é importante que você não fique descalço. O gato pode sair andando e fazer xixi no chão enquanto toma banho e você não vai querer pisar no xixi descalço, não é?

Pegue uma bacia e encha de água morna, quentinha, como se você fosse dar banho num bebê. Só depois de tudo pronto é que você vai pegar o gato. Entre no banheiro com ele no colo e feche a porta antes de colocá-lo na água. Se o gato ficar quieto dentro da água (o Willian Wallace fica) vá molhando com a caneca. Cuidado com os olhos e as orelhas do gato. Não deixe entrar água no ouvido nem espuma nos olhos. Dependendo do comportamento do gato na hora do banho, você poderá até dispensar a caneca e usar o chuveirinho do banheiro para tirar o sabão.

Nunca grite ou faça barulho. Vá conversando com seu gato, com a voz suave, que ele vai ficar tranquilo. Os gatos se guiam muito pelo nosso próprio comportamento. Se ele começar a andar todo molhado dentro do banheiro e você se aborrecer, a coisa só vai piorar. Em vez disso, aproveite a hora de ensaboar ou tirar o sabão para fazer carinho e falar bem tranquilamente com ele, que ele vai colaborar.

Acabado o banho, enxugue bem o gato com a toalha. Então agora já pode abrir a porta do banheiro. Gatos não gostam do barulho do secador de cabelo. Também é melhor não mexer em secador enquanto o banheiro estiver molhado, certo? Se for usar o secador, use em outro cômodo da casa.

Deixe seu gato terminar de secar no sol. Depois do banho ele vai ficar cheiroso e brilhando!


12 comentários:

  1. Anônimo
    29 de março de 2010 às 16:16

    Cara Leila:

    Já que os gatos são tão higiênicos, com que frequencia eu tenho q dar banho neles?
    Pq por ex: eu tenho 5 gatos, 3 adultos e duas filhotes. Os adultos estão castrados, mas mesmo sendo calmos correm de água como o diabo da cruz. Consegui dar banho em 2 deles [a mais velhaq é a mãe de todos, aí fiquei com um casal de filhotes dela, aí a fêmea cresceu e fiquei com 2 gatinhas filhotes dela] uma única vez, qdo pequenos, depois nunca mais...
    Se eles nunca se sujam mto, eu posso dar um banho por ano, por ex? Não tem problema ficarem tanto tempo só na base do "salivex"??
    Obrigada,
    Nara

  1. Leila Franca
    29 de março de 2010 às 20:15

    Olá Nara,

    Eu só dou banho num gato quando há necessidade mesmo, ou seja, se o gato se sujar acidentalmente com alguma coisa que ele não poderá se limpar por conta própria ou se tiver com algum problema de pele e o veterinário recomendar o banho com shampu especial ou medicamento dissolvido na água.

    Por exemplo, se o gato se sujar com cocô. Isso pode acontecer com gatinhos novinhos, então tem que lavar. Uma vez também um gato adulto virou uma panela com óleo (frio) sobre ele. Teve que tomar banho, porque eu não ia deixar ele lamber aquele óleo todo.

    Mas fora esses acidentes, não é necessário dar banho.

  1. Anônimo
    30 de maio de 2010 às 12:06

    Olá Leila!

    Eu hoje estava dando um banho em meu gato, quando acidentalmente entrou um pouco de shampoo anti-caspa (para evitar pulgas) no olho, mas foi em pouca quantidade. O olho dele ficou um pouco irritado mas depois melhorou, minha mãe colocou uma gota de colírio para limpar.

    Isso pode ter prejudicado a visão dele?

    Forte Abraço, Pedro.

  1. Regina Souza
    14 de novembro de 2010 às 13:09

    Olá Leia,eu ganheu uma gata filhote a mais ou menos 1 mes e meio,o nome ela e Dulce,na hora do banho ela me morde e e arranha mt,e tambem grita,vc teria laguma sujestão de como acalmala? obrigado, Regina

  1. Leila Franca
    19 de janeiro de 2012 às 09:40

    Regina,

    o jeito que eu conheço é a gente mesma ficar calma, tranquila... vai disfarçando (finge que não vai dar banho) e não tente segurar o gato num lugar pra dar o banho à força. Deixe ele fazer o que quiser, andar onde quiser dentro do banheiro enquanto vc vai molhando, ensaboando etc. Por isso os preparativos são importantes. Eu tiro tudo de dentro do banheiro, fecho porta, basculante e só depois entro com o gato. Aí ele pode ficar à vontade. Alguns gatos choram tomando banho, mas quando sentem a água quentinha bem que gostam e param de chorar.

  1. Tania Camargo
    2 de setembro de 2012 às 14:25

    O único preparo que eu faco é tirar o papel higienico do lado do vaso, e esquentar o banheiro e a casa, que esquento bem, principalmente o quarto.

    Aí coloco o sabonete delas a mao, e pego a mais espertinha (tenho 2 e esta é muito sabida, corre como que, se perceber...).

    Fecho a porta do banheiro e sento no vaso com ela no peito (eu tomo banho junto, rsrs, entao fico vestida ‘a carater’, ou seja, sem roupa tb), e a molho com o chuveirinho quente, e vou passando o sabonete rapidinho, e depois tiro o sabonete com o chuveirinho e passo o sabonete de novo.

    Faco como quando lavo o meu cabelo, mas prefiro o sabonete ao shampoo pq é mais fácil de passar com uma mao só (a outra mao, a esquerda, tem de ficar segurando a gatinha pela pele da nuca, assim ela fica calma e nao escapa - as gatas maes fazem isso pra levar os filhotes de um lado pra outro, entao ja vi que quando pego pela nuca elas ficam bem tranquilas).

    Nao demoro nem 5 min. Depois de uns 3min ela já dá um miado alto e longo, como dizendo 'por que vc tá fazendo isso comiiiiiiiiiiiiigo?' e eu vou falando baixo e suave (essa dica funciona mesmo) que já tou terminando, que ela precisa tomar banhinho pq sua dona pirada que a ama muito tem toc e fica nervosa de dormir com a vassourinha suja, mas já ta acabando, e termino mesmo bem rapidinho... Passo a mao nela do jeito mais carinhoso possivel, como quando faco carinho nelas, mas rapidamente.

    Depois eu a enrolo bem na toalha, cabeca e tudo, e levo bem protegidinha do vento pro quarto, que já tá bem quentinho (o aquecedor fica ligado nele), e coloco-a sobre um toalha de banho na cama, e com uma de rosto seco bem, sempre segurando pela nuca pra ela ficar calma. Sempre seco um pouco mais com outra toalha de rosto seca. Aí deixo lá no quarto e vou pegar a outra e faco tudo igual. E depois elas ficam no quarto até os pelinhos ficarem bem sequinhos (leva umas 5-6h). Depois solto pela casa. No verao, libero geral, mas se estiver frio deixo as janelas todas fechadas até o dia seguinte, pra elas nao pegarem vento.

    A veterinaria disse que posso dar banho a cada 7 dias, mas a menos que esteja muito calor, eu dou banho a cada 15 dias, de preferencia num dia mais quentinho, mas se estiver no inverno dou também, mas esquento a casa toda antes, levo o aquecedor pra la e pra cá até eu achar que ta ok pra eu tirar a roupa ‘sem dor’. No final deixo o aquecedor no quarto que fica beeeem quente, pq elas nao suportam o secador, entao deixo as 2 la bem fechadinhas ate secarem direitinho.

    Ah, depois do banho sempre dou um atum ralado light (aquelas latas em conserva de atum ralado conservado na agua e sal – elas adoram. Eu não gosto dos petiscos de gatos, entao as acostumei com o atum. Só dou uma colherinha de cha por dia para cada uma, com um pouco de agua, por causa dos rins – o sal faz mal. Sempre abro uma lata nova no dia do banho, pq elas gostam mais. O resto eu faço pedrinhas de gelo e depois vou descongelando uma por dia para elas.

    Não vou dizer que é um dia feliz, pq odeio ouvir o miado longo delas, me corta o coracao. Mas eu sou muito encanada com cheiro e tato, eu sinto logo quando elas vao ficando mais sebentinhas, e num guento, tenho de lavar o cabelinho delas... Pra amenizar o trauma, sou eu que dou banho, não deixo ninguem mais traumatizar minhas queridas, só eu... (que também fico traumatizada o resto do dia...).
    Entao meu preparo se resume a
    - me agendar pra ficar em casa nesse dia, por causa do aquecedor que vai ficar ligado
    - esquentar a casa, e deixar o aquecedor no quarto ligado
    - colocar a toalha de banho grossa sobre a cama
    - deixar 4 toalhas de rosto ao lado (2 para cada gatinha)
    - deixar 2 toalhas de banho no banheiro pra leva-las pro quarto
    - deixar o sabonete delas a mao
    - abrir a lata de atum nova e colocar nos potinhos pra dar pra elas no fim

    Sempre fico pensando que devia ter feito assim logo de cara, mas eu era marinheira de primeira viagem, e entao levava no pet shop e elas eram tratadas de qq jeito, me dava a maior dó. Hoje assumo a coisa, e é bem melhor.

  1. Roseli
    16 de janeiro de 2013 às 19:31

    Que sufoco para vocês, a minha gatinha a Sisi, nome de imperatriz, rsrsrsrrs...., acreditem quem quiser, adora tomar banho, faço assim: preparo dois baldes com água em temperatura morna, como se fosse dar um banho em um bebê, pego as toalhas, o shampoo,cotonetes e coloco os baldes no quintal quando o dia está bem quente,acreditem: tenho fotos dela soltinha dentro do balde, primeiro passo o shampoo esaboo bem tiro o excesso do shampoo e coloco no outro balde para tirar todo os resíduos do shampoo. Depois que ela se banha bastante. Retiro ela e começo secar trocando as toalhas e deixo-a secando ao sol, e quando está frio, dou banho no box, também usando os baldes e depois de usar as toalhas uso o secador (uso aqueles bem fraco e na mais baixa potência) ela fica de boa. depois mantenho ela no quarto, ela é uma amor.

    Ela usa a caixa de areia, mas troco todos os dia, coloco jornal na caixa pouca areia, ela só faz sujeira durante a noite, então logo pela manhã, abro a lavanderia, pois ela dorme presa. Retiro a caixa lavo e já coloco novamente. Coloco a comida, e a deixo sair para brincar. Então vou tomar meu café.

  1. Roseli
    16 de janeiro de 2013 às 19:40

    Desculpem esqueci de explicar o porque dos cotones, é que depois do banho limpo as orelhas dela, com todo o cuidado, para não machucar, a limpeza só pode ser feita superficialmente, e com os cotonete levemente umedecido, não pode ter água, façam assim, molhe e na toalha seque tirando toda a água, aí sim use, pois seco ele machuca.

  1. Leila Franca
    17 de janeiro de 2013 às 20:02

    Roseli,

    Que maravilha! Aqui é um sufoco...rs Mesmo dentro do banheiro, o gato foge, se esconde, chora... é triste.

    Leila

  1. Anônimo
    5 de setembro de 2016 às 01:40

    Eu lembro do 1o banho que dei no meu gatinho, ele era bebezinho e foi bem conturbado. Tive que até colocar uma coleirinha, mas como veio da rua e cheio de pulgas não havia outra maneira.
    Mas, foi a partir dali que ele se acostumou a tomar banho.
    Todos os sábados dou banho no meu amado gato que hj tem 11 anos, procuro pegar a toalha e shampoo sem que ele perceba, se não se esconde debaixo da cama ou em algum lugar...kkkk
    Levo no colo com td carinho, acalmando ele, fazendo carinho e coloco diretamente na água bem quentinha que cai da ducha. Ele reclama um pouco, mas até massagem faço...kkk, e ele adora e fica muito grato depois que se seca no Sol, já tendo tirado o excesso da água com a toalha.
    Mas, eu só dou banho se realmente tiver um dia de Sol, porém, semanalmente.
    A única exigência dele é... ninguém ele deixa dar banho, só eu, se não arranha
    a pessoa....rsrs....eu amo meu filhote, além de ficar muito perfumado com shampoo específico, fica imensamente agradecido e isso é notável.
    Ultimamente notei que ele entra no banho e faz xixi. Por que será???!! Kkkk
    Alguém saberia me dizer??!!!
    Abs a TDs.

  1. morgtavares@yahoo.com.br
    17 de janeiro de 2019 às 16:24

    Puxa, eu também queria saber se é normal o gato fazer xixi no banho. Achei que era relaxamento, que estava à vontade, mesmo. Pq eles adoram tomar banho morninho, de chuveirinho, em cima de uma escadinha. Ficam bem quietinhos, nem um miado. Bem tranquilos. Eles tem quase seis meses, são uns anjos. Agradeço se alguém responder se é normal o xixi no banho.
    Obrigada.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget