Subscribe to RSS Feed

Tem roupa pra lavar?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 by Leila Franca


Um dos serviços da casa que mais toma tempo e energia é o cuidado que temos de ter com as nossas roupas. Lavar roupas não se resume em apenas colocá-las na máquina e apertar um botão. É um trabalho que começa desde a hora em que começamos a procurar por roupas sujas deixadas nos cômodos da casa até o momento que elas entram dobradinhas nas gavetas ou penduradas em cabides nos armários.

Se começarmos a adiar a tarefa de lavar as roupas, podemos chegar a um ponto em que as gavetas ficarão quase vazias e a área de serviço parecerá não caber a "montanha" que irá se formar. Então pensamos que temos "poucas" meias, "poucos" panos de prato e começamos a comprar mais, fazendo a "montanha" aumentar.

Certa vez conheci uma pessoa que tinha um bom emprego, mas que ainda morava com os pais. Conversa vai, conversa vem, ela me falou que ainda não tinha ido morar sozinha porque se fosse teria que lavar suas roupas e, morando com os pais, havia quem tratasse deste "problema" para ela e assim não tinha com que se preocupar. É por isso que muitos jovens chegam à idade adulta sem saber o que fazer para ter suas roupas limpas na gaveta.

A tarefa de lavar roupas começa no momento em que você entra no banheiro, nos quartos e até na sala e na cozinha a procura de roupas sujas. Muita gente, de todas as idades, tem hábito de deixar suas roupas sujas no chão, o que só faz piorar o trabalho de deixá-las limpas. A roupa deixada no chão vai pegar poeira, fios de cabelo, pelos de gatos ou cachorros e até pequenos insetos mortos ou vivos! A pessoa que está a procura de roupas sujas pela casa, há de olhar atrás das portas, debaixo das camas, atrás dos sofás, sobre os assentos e encostos, nas maçanetas, além de obviamente no cesto de roupa suja.

Depois de recolher todas as roupas sujas, teremos que separá-las por cor e por tipo. Roupas escuras, coloridas, claras e brancas. Roupas finas, panos de cozinha, roupas íntimas não devem se misturar. Quem tem espaço em casa pode usar dois cestos de cores diferentes e quando for colocar a roupa suja na área de serviço, já vai colocando a roupa escura e colorida num cesto e a roupa clara em em outro. Os panos de cozinha e toalhas de mesa do dia a dia podem ficar numa bacia separada das roupas íntimas e das meias.

Enquanto estamos separando as roupas, podemos verificar se existem moedas, papel, documentos etc nos bolsos. Bermudas e calças masculinas possuem bolsos até não poder mais... podemos encontrar de tudo ali, já que os homens adoram colocar tudo nos bolsos para andar com as mãos livres. Se esta etapa não for feita, podemos acabar lavando na máquina dinheiro, carteiras, celular etc.

Precisamos descobrir quais são as roupas que soltam tinta e lavá-las à mão, separadamente. A roupa de cama pode ser lavada junto com as toalhas de banho. Roupas muito sujas devem ser lavadas à mão antes de serem colocadas na máquina. Roupas claras podem ser lavadas junto com as brancas, mas algumas roupas brancas devem ser lavadas separadamente, com alvejante, ou então ficarão com aspecto encardido. A roupa mais nova ou mais fina, bordada ou com aplicações, deverá ser lavada à mão.

Se a roupa possui fechos, estes devem ficar fechados, os botões abotoados e se a roupa possui tiras de qualquer espécie, não devemos deixar estas tiras soltas. Podemos prender essas tiras ou fitas num laço ou lavar a roupa dentro de uma fronha, senão essas tiras vão dar um nó na roupa. Se a roupa tiver bolsos, estes devem ser virados para fora para que o fundo fique livre das sujeirinhas que se acumulam ali.

Quem tem bebê em casa deve tomar cuidado com as micro meias, sapatinhos de lã, camisetinhas, touquinhas e outras roupinhas pequenas. Elas podem desaparecer se colocadas na máquina. É melhor que sejam lavadas à mão, logicamente tudo separado das roupas do resto da família.

Falando em roupa de lã, temos que ter cuidado com o peso dessas roupas depois de molhadas. Geralmente as roupas de lã, assim como acolchoados e roupas de moletom, são leves enquanto estão secas mas ficam super pesadas depois de molhadas. É sempre bom verificar no manual o peso que sua máquina pode suportar.

Gosto de usar o sabão em pó da melhor qualidade, quase sempre o mais caro, nas roupas. Acho que vale a pena, mas também compro sabão em pó dos mais baratos para lavar o chão. O mesmo vale para os amaciantes. Não uso produtos sem marca vendidos nas ruas por ambulantes.

Já li em algum lugar que é bom juntar roupa suja e ligar a máquina em sua capacidade máxima a fim de economizar luz, mas não gosto muito dessa ideia. Parece que a roupa não fica tão bem lavada se a máquina de lavar estiver muito cheia de roupa. Prefiro colocar menos roupa e economizar luz de outras formas.

Mas depois que colocamos toda a roupa na máquina, fechamos a tampa e giramos o botão, parece até que a área ficou maior e mais clara! É um alívio, mas um alívio apenas temporário... Terminada a lavagem não é bom "esquecermos" a roupa na máquina até o dia seguinte, por exemplo. Muitas roupas se deixadas em contato com as outras assim molhadas poderão manchar. Então, para evitar surpresas desagradáveis, devemos tirar logo a roupa da máquina, assim que terminar de lavar.

Se você tem uma daquelas secadoras grandes, que secam a roupa com ar quente e centrifugação, tem apenas que tomar cuidado com as roupas de lã, que não devem entrar neste tipo de secadora. Seu suéter favorito pode se tornar um casaquinho de bebê... As roupas de lã encolhem muito nesse tipo de secadora. As roupas devem ser retiradas da secadora e dobradas assim que terminar a secagem, pois assim a maioria das roupas não precisarão do ferro de passar.

Mas mesmo quem tem secadora deve preferir usar o varal para estender suas roupas nos dias quentes, se houver espaço e deixar a secadora para os dias frios ou chuvosos. Para estender a roupa no varal, tome cuidado com os pregadores de madeira, que sujam com facilidade as roupas brancas e com os de plástico que podem se quebrar com uma roupa mais pesada (você não quer encontrar sua calça jeans no chão). Devemos estender as roupas escuras na sombra e deixar as claras no sol. Cuidado para não estender roupas embaixo de árvores onde os passarinhos poderão sujar as roupas estendidas. Cuidado também com varais muito baixos se sua casa tem cachorro ou gato. Eles poderão puxar as roupas estendidas para se deitar sobre elas.

Na hora de estender as roupas, procure usar os pregadores na parte mais firme da roupa. Devemos observar também se a roupa irá ficar deformada quando presa aos pregadores. Se isso acontecer, podemos colocar a roupa num cabide plástico e pendurar o cabide no varal ou então secar a roupa estendida sobre uma toalha limpa.

Nunca deixe a roupa ficar na corda ao ar livre de um dia para o outro pois pode chover durante a noite. O ar da noite também é capaz de deixar as roupas úmidas. Então é melhor recolher as roupas ao entardecer e colocá-las em algum lugar coberto se ainda estiverem molhadas. Quando retirar a roupa da corda ou da máquina de secar, use uma bancada para ir dobrando cada peça conforme for retirando os pregadores. Gosto de tirar as roupas de algodão um pouquinho "antes da hora", quando estão ainda meio úmidas, pois é mais fácil de passar. Nesse caso, passe logo estas peças de roupa e guarde nos cabides ou gavetas, mas sempre verifique se o ferro de passar está com fundo limpo. As roupas de algodão ainda úmidas ficam sujas facilmente.

Muitas roupas esticadas e dobradas assim que são retiradas do varal dispensam o ferro de passar. Na hora que estamos dobrando, podemos ver se alguma roupa está com a bainha despencada, sem botão ou com o botão quase caindo ou descosturadas. Essas roupas que precisam de reparos devem ser consertadas logo, antes de voltarem às gavetas, caso contrário, na próxima lavagem seu aspecto vai piorar. O botão quase caindo vai cair de vez, a bainha despencando vai ficar toda despencada e assim por diante.

Quando finalmente a roupa é colocada nas gavetas e cabides... Bem, então está na hora de voltar para o início e começar a procurar roupa suja pela casa, porque com certeza haverá.

Washing Day


1 comentários:

  1. Anônimo
    17 de novembro de 2009 às 19:51

    Vou escrever um pouco sobre uma pessoa que estava tão perto e ao mesmo tempo tão distante.
    Adorei tudo e te desejo o maior sucesso com as estorinhas da sua revista online, serei uma fã e seguidora

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Picapp Widget